Assistência Domiciliar - Atualidades dos serviços de enfermagem

Page 36

52

Assistência Domiciliar – Atualidades da Assistência de Enfermagem

Técnicos e adaptativo do lar: são aquelas atividades de adaptação funcional do domicílio necessárias para resolver situações concretas e específicas das dificuldades. Relativo a serviço de refeições em domicílio: é uma prestação complementar do auxílio domiciliar, pela qual pessoal treinado e supervisionado provê diariamente almoço a pessoas que por sua condição especial assim o requeiram. É imprescindível que o auxílio domiciliar esteja perfeitamente coordenado com a assistência domiciliar realizada pelos profissionais do Sistema de Saúde a fim de aumentar sua eficácia e evitar duplicidades e solapamentos que causam desconfiança nos pacientes e nas famílias. Para tal, é muito importante que se estabeleçam canais de comunicação e reuniões de planejamento e acompanhamento das quais participem todos os envolvidos (prefeituras, empresas privadas, centros de saúde e até mesmo associações de voluntariado).

Atenção ou atendimento domiciliar A atenção ou o atendimento domiciliar é uma expressão ampla utilizada para descrever a prestação de todo tipo de serviços no domicílio das pessoas imobilizadas, incluindo os proporcionados pela família, pelos amigos e vizinhos (cuidadores informais), assim como os prestadores pagos (cuidadores formais), que podem incluir desde os profissionais preparados até os auxiliares leigos. A maioria dos cuidados domiciliares consiste em sua maior parte em cuidados informais desempenhados pela família, incluindo-se auxílios para desenvolver as atividades da vida diária (AVD) básicas e instrumentais, além do suporte psicossocial por meio das visitas ou das ligações telefônicas de parentes e amigos. A atenção domiciliar está integrada como uma das funções próprias das Equipes de Atenção Primária (EAP). Em muitos casos é um programa de saúde, e como tal deve reunir de maneira clara, explícita e realista (planejando um programa de atendimento de mínimos e não de máximos) o ambiente geral sobre o qual se vai realizar e que deve contemplar os seguintes elementos: População-alvo à qual esse programa está orientado e a carteira de serviços que ele oferece. É importante que não vise somente à população geriátrica, já que existem outros setores da população que requer atendimento em domicílio (convalescenças por intervenções cirúrgicas, jovens com deficiência, crianças etc.). Incorporação da utilização de guias de prática clínica sobre temas prioritários (demência, úlceras, idoso debilitado etc.). Utilização de instrumentos de avaliação geriátrica multidimensional validados para diferentes aspectos do cuidado (índices de Barthel, Katz, Pfeifer, Mini-Mental, Norton, Braden etc.).

05-Assistencia Domiciliar.indd 52

25/7/2012 18:16:31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.