Auto Revista Pe 46

Page 1

PERNAMBUCO Chevrolet Equinox Do mundo para o Brasil Ano 08 - nº 46

NSI

NÚCLEO DE SERVIÇOS INTEGRADOS

Linha Hilux 2018 Modelos ganharam novas versões • Test-drives: Renegade 2018 e Fiat Argo • Caderno Sincopeças PE • Setor automotivo realiza curso de formação de líderes

TABELA DE SEMINOVOS




201 Auto Revista Pernambuco. Sua marca na direção do sucesso.


018

A Auto Revista Pernambuco é o veículo ideal para a sua autopeça, distribuidora, autocentro ou concessionária circular pela cidade com muita credibilidade. Anuncie aqui e deixe sua marca no caminho dos grandes negócios.

PERNAMBUCO

Facebook: Auto Revista Pernambuco (85) 3032.0717 | automagazinepe@gmail.com


Índice

24

HILUX E SW4 2018 Modelos passaram por reestilização e ganharam cinco novas versões. Na Hilux, destaque para a esportiva Challenge

30

GM Equinox SUV de maior sucesso da Chevrolet no mundo chega ao Brasil como a mais nova referência da categoria

38

56

67

test-drive Andamos no Argo, modelo que tem grandes chances de levar a Fiat para o topo das vendas novamente

FORMAÇÃO DE lideranças Sebrae, Sincopeças-PE e Senac lançam Programa Desenvolvimento de Líderes para gestores

CADERNO SINCOPEÇAS PERNAMBUCO Confira as últimas ações e atividades desenvolvidas pelas entidades representativas em prol do segmento de autopeças

A retomada! A indústria automobilística é um termômetro da força da economia de um país. Entre 2013 e 2016, período marcado pelos momentos mais latentes da crise econômica, o setor amargou prejuízos que resultaram no fechamento de fábricas e demissões. A partir de 2017, o cenário mudou. O desânimo deu lugar a uma série de lançamentos, modernização de plantas e contratações. E o melhor deste panorama é que as montadoras prometem injetar mais de R$ 11 bilhões no Brasil até 2020, no maior ciclo de investimentos em cinco anos. O que levou as empresas a abrirem o caixa? Confiança é a reposta. Otimismo este reforçado pelas altas de vendas de automóveis em 2017, conforme levantamento da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). Segundo o estudo, serão comercializadas até o final do ano mais de 2,2 milhões de unidades, volume que representa crescimento de mais de 7% frente ao desempenho de vendas de 2016. Sem dúvida, um resultado que, se não chega a alcançar os números pré-crise, pelo menos serve de indicador que o pior momento já passou e que a economia nacional, mesmo a passos lentos, vem tomando o caminho do crescimento. Bom para a indústria automobilística, bom para o setor de autopeças, que sai ganhando com o fornecimento de sua produção para as montadoras e também para atender o aftermarket com o aumento substancial da frota. A esperança é que este movimento de elevação na produção e vendas de veículos e de seus insumos não só continue, mas cresça ainda mais em 2018. Boa vontade, investimentos e estratégias estão sendo adotados pela indústria do automóvel. Resta torcer é que forças externas não atrapalhem esta bem-vinda retomada! O Editor

Diretor: Ariel Ricciardi Editor e jornalista responsável: Roberto Pierantoni - MTB 18.194 Jornalista: Sílvio Mauro | Diagramação: Marcos Aurelio Colaboradores - Textos: Flávio Portela, Alexandre Costa, ArnóbioTomaz, Ant/õnio de Pádua, Izabel Bandeira e Ligia Barbosa de Souza (caderno Sincopeças/PE) Impressão/Haley S/A Gráfica e Editora Contato para anunciar na AUTO REVISTA PERNAMBUCO: (85) 3023.3537 ou através do e-mail autorevistape@gmail.com Fale com a gente, envie e-mail, fotos, notícias para a redação. A sua opinião é fundamental para a melhoria de nosso produto. A revista AUTO REVISTA PERNAMBUCO é uma publicação bimestral da Editora Núcleo de Serviços Integrados Ltda. As opiniões dos artigos assinados não representam necessariamente as adotadas pela revista. Não é permitida a reprodução parcial ou total dos textos.

Auto Revista Pernambuco



Conta-giros Zen entre as melhores Pela segunda vez consecutiva, a Zen aparece com destaque no ranking das “150 Melhores Empresas Para se Trabalhar no Brasil”, elaborado pela revista Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração. Este ano, a companhia se classificou em quarto lugar na categoria Indústria Automotiva, deixando para trás grandes corporações, o que reforça ainda mais o êxito em suas ações na área de gestão de pessoas. “Acreditamos que colaboradores satisfeitos levam a clientes satisfeitos”, afirma Gilberto Heinzelmann, presidente da fabricante catarinense.

Fras-le mais internacional A Fras-le deu mais um passo em direção ao acelerado processo de internacionalização. A companhia acaba de assinar contratos para a aquisição de três empresas de autopeças, duas das quais localizadas na Argentina - Armetal Autopartes S.A. e Farloc Argentina S.A.C. y F. - e uma do Uruguai - Fanacif S.A. O valor estimado do negócio é de R$ 91 milhões. Segundo o CEO da Fras-le, Sérgio de Carvalho, a medida amplia o portfólio de produtos e reforça a atuação mundial da empresa, que já conta com unidades produtivas nos Estados Unidos e na China.

Bobina: dicas de reparo da NGK A bobina é um dos componentes automotivos que mais passou por evolução nos últimos anos. Adaptada às novas necessidades dos motores, o componente se transformou, deixou de depender dos distribuidores e, hoje, possui versões estáticas – com e sem a necessidade de cabos – e individuais – que podem ser top coil ou pencil coil. Por isso, a especialista em ignição NGK orienta os reparadores sobre os cuidados com o componente: o primeiro passo da inspeção é a análise visual, em que é possível detectar trincas e rachaduras no corpo da bobina e oxidações nas torres de alta tensão e terminais. A segunda etapa é a medição da resistência do circuito primário e secundário da bobina, além da tensão de alimentação.

Meritor: posto de asisstência técnica no Chile A Meritor - fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais na América do Sul - inaugurou no Chile o seu primeiro posto de assistência técnica preventiva e corretiva. A iniciativa está dentro dos planos da empresa de criar rede de atendimento autorizada e expandir sua atuação no mercado de reposição em regiões estratégicas. O estabelecimento localizado na capital Santiago pertence à empresa chilena Star Clutch e prestará serviços de manutenção em eixos diferenciais e seus respectivos componentes, fabricados na unidade brasileira da Meritor.

8 - Auto Revista Ceará



Conta-giros Bosch e os 10 anos do ABS A Bosch comemora dez anos de produção do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) no Brasil. Desde o início de funcionamento da linha, em 2007, foram fabricadas mais de seis milhões de unidades do equipamento em território nacional. Sete anos antes do ABS tornar-se item obrigatório nos veículos 0 Km no Brasil, a empresa já reforçava o pioneirismo em oferecer tecnologias que visam proporcionar mais segurança e conforto aos motoristas brasileiros. De acordo com um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS), a utilização de freios ABS pode diminuir em até 37% o risco de acidentes fatais.

65 anos de Nakata Mais de seis décadas se passaram desde quando a família de imigrantes japoneses de sobrenome Nakata fundou sua primeira fábrica. Era 1952 e o processo de instalação do parque da indústria automobilística nacional começava a se formar. A Nakata foi uma das empresas que investiu no setor automotivo ao iniciar, em 1957, o fornecimento de tuchos de válvulas motor para a Volkswagen. O segundo componente produzido foi a barra de direção e assim, a empresa se tornou uma das principais fabricantes de autopeças do País. Hoje, conta milhares de itens em seu portfólio. Só no primeiro semestre de 2017 foram lançados 800 números de referências. “Estamos prontos para continuar a construção do futuro”, afirma Jorge Schertel, CEO e presidente da Nakata Automotiva.

Sabó lança 36 novos itens A Sabó, atualizando seu portfólio de produtos, lança no mercado de reposição jogos de juntas superiores para a linha leve. São 36 novos itens com intuito para atender veículos nacionais, de várias marcas e modelos de motorização, dentre eles GM, Fiat, Renault, Honda, Toyota, Citröen, Ford, Volkswagen e Peugeot, alguns com opções de “com ou sem retentor” e também com tecnologia Flex. Todos possuem opção de junta de cabeçote metálica e em fibra (não amianto). Para mais informações, consulte o Catálogo Eletrônico Sabó no link http://www.sabo.com.br/reposicao/catalogos ou ligue para a Central de Relacionamento Sabó no 0800 77 12 155.

Cubos de roda Cofap A Magneti Marelli Cofap Aftermarket revelou o ótimo desempenho comercial de cubos de rodas, a mais recente linha de produtos lançada pela empresa, cujo catálogo atende mais de 80% da frota nacional circulante. Os componentes, fabricados em aço forjado, tratados termicamente e com a qualidade assegurada pela marca Cofap, estão disponíveis para veículos de 14 montadoras. Graças ao sucesso nas vendas, cubos de rodas Cofap estão presentes em todos os 60 mil pontos de venda espalhados pelo país com a ajuda da maior rede de distribuição de autopeças do mercado de reposição.

10 - Auto Revista Ceará





Conta-giros New Fiesta 2018 O Ford New Fiesta 2018 chegou ao mercado com novo design dianteiro, bem equipado, conectividade de última geração e tecnologia voltada para segurança e dirigibilidade. Uma das novidades da linha é a apresentação do modelo Style EcoBoost, de visual esportivo, com motor turbo de 125 cv, além do completíssimo Titanium 1.6. Ele vem com dois avançados motores - o 1.6 Sigma Flex e o turbo 1.0 EcoBoost - nas versões SE, SE Plus, SEL, Titanium, Titanium Plus e EcoBoost. Entre os novos equipamentos, estão central multimídia SYNC 3 de última geração, faróis com luzes diurnas de LED, câmera de ré, novos bancos e rodas.

Osram e Continental anunciam joint venture As multinacionais alemãs Osram e Continental, com o objetivo de apresentar tecnologias de iluminação ainda mais inovadoras e inteligentes ao mercado automotivo, anunciaram a criação da joint venture “OSRAM Continental GmbH”. Previsto para 2018, o projeto deve gerar vendas anuais na faixa de 400 a 600 milhões de euros, com a força de trabalho de cerca de 1.500 funcionários espalhados por 17 países. Com 50% de participação de cada companhia, o acordo global operará no mercado como uma empresa autônoma e terá sede na região de Munique, na Alemanha.

Meritor reconhecida A Meritor, fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais na América do Sul, recebeu da JS – um dos maiores distribuidores de peças e insumos de motorização diesel do País – o prêmio “Os Melhores da Indústria de Autopeças em 2017”, nas categorias Destaque de Marketing de Incentivo e Lançamentos de Produtos. A empresa foi reconhecida por causa de uma campanha de incentivo Meritor na JS intitulada “Muito Trem de Força – Meritor”. De acordo com Luis Marques, gerente de Aftermarket da Meritor, a iniciativa fez ultrapassar a meta de vendas de produtos da marca na rede JS, entre os meses de maio e julho. Isso representa crescimento de 33% com relação ao volume registrado no primeiro trimestre de 2017.

Monroe Axios premiada A Monroe Axios foi eleita pelo Prêmio Inova a fabricante de borrachas para suspensão mais admirada do aftermarket. Essa é a terceira vez consecutiva que a empresa referência na produção de componentes para a suspensão recebe o reconhecimento. “É uma honra ser eleita pelos varejistas como uma das melhores empresas do setor. Sabemos do papel estratégico desses profissionais no mercado de reposição e, por isso, temos atuado de maneira próxima dos nossos clientes para entender as suas principais necessidades”, afirma Edison Vieira, gerente de Vendas e Marketing da Tenneco. Mais de 500 profissionais do varejo, de 35 mil lojas do País, votaram em suas marcas favoritas no Prêmio Inova.

14 - Auto Revista Ceará



Conta-giros Dica ZEN A manutenção regular e preventiva do carro é fundamental para garantir a segurança do dono do veículo e passageiros. Por isso, os técnicos da ZEN alertam: o barato pode sair caro. Na hora de comprar uma peça, vale mais a pena investir em componentes com qualidade reconhecida pelas montadoras e garantia de fábrica do que arriscar naqueles sem procedência que, à primeira vista, podem parecer um bom negócio. O orçamento para reparo de um carro pode variar de uma oficina para o outra. Por este motivo, é usual que os proprietários de veículos orcem a prestação do serviço em mais de um estabelecimento. Contudo, a diferença no preço do serviço, muitas vezes significa a utilização de peças de qualidade distintas.

Schaeffler campeã Mais uma vez, a Schaeffler teve papel de destaque no Prêmio Inova, realizado pela Editora Novo Meio. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa conquistou o primeiro lugar na categoria “Melhor Embreagem”, com a marca LUK, além de conquistar o prêmio na categoria “Desempenho Empresarial”. A empresa garantiu, ainda, o segundo e terceiro lugares em “Rolamento”, com INA e FAG, respectivamente. A premiação da sexta edicao do evento ocorreu em 6 de dezembro ultimo na sede do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), na capital paulista.


Em prol dos mecânicos O “Clube Mecânico Parceiro”, programa de fidelização promovido para os clientes da autopeças pernambucanas Centrocar e Megapeças, em parceria com a Alpha Consultoria, Bosch, Magnetti Marelli, Ngk, MTE-Thonson, Luk e Viemar durante a “Semana do Mecânico”, capacitou nada mais do que 104 profissionais e teve apoio direto do Sincopeças/PE (Sindicato do Comércio de Autopeças do Estado de Pernambuco). Todos os participantes desta primeira edição da ação se dedicaram durante uma semana a treinamentos técnicos. Entre os temas abordados, foram apresentadas as novidades tecnológicas sobre os sistemas de ignição, injeção, elétrico, arrefecimento e câmbio automático e automatizado. Marcos Santana, diretor de operações do grupo JHM - do qual fazem parte a Centrocar e Megapeça -, fez questão de ressaltar que “A Semana do Mecânico cumpriu com seu objetivo ao atualizar e capacitar os mecânicos”. De acordo com o presidente do Sincopeças/PE, José Carlos de Santana “este foi o primeiro evento em que houve o reconhecimento do profissional mecânico e nossa entidade estará sempre engajada em apoiar atividades como esta”. “A Semana do Mecânico” foi encerrada oficialmente no “Dia do Mecânico” (20 de dezembro) com a presença

de cerca de cem convidados e, além de celebrar o dia deste profissional tão importante para a sociedade, consagrou os participantes com a entrega de certificados aos que marcaram presença no evento.


Conta-giros Convenção Tenneco A Tenneco reuniu em dezembro toda a sua equipe de vendas, produtos e marketing, para discutir as suas estratégias para 2018 no mercado de reposição. Neste ano, a Convenção de Vendas, que ocorre anualmente, contou com uma novidade: um fórum com varejistas e reparadores, clientes da marca, que puderam apresentar as suas principais demandas em relação ao aftermarket. Para Edison Vieira, gerente de Vendas e Marketing da Tenneco, a proposta é que a marca esteja mais próxima dos seus clientes, com o intuito de ser ainda mais assertiva em seus produtos e serviços. “Esse relacionamento com os parceiros do mercado é fundamental”, disse.

Ação Hipper Freios A emoção tomou conta da cidade catarinense de Sangão no dia 16 de dezembro, com a realização do Hipper Natal Solidário. Com a presença do Papai Noel e dezenas de colaboradores, o evento promovido pela Hipper Freios chegou aos seu terceiro ano e já se transformou tradição ao distribuir 2.200 presentes a..... crianças de até oito anos em todo o município. A alegria contagiou a todos na empresa, ao verem a felicidade e a esperança estampadas no sorriso das crianças e de suas famílias. O evento faz parte de uma série de ações de responsabilidade social da Hipper Freios, sempre com a ideia de compartilhar bons sentimentos.


Promoção da SKF A 10ª Festa do Balconista da Autopeça de Mossoró – Representantes, Lojistas, Distribuidores de Mossoró/RN e Região reuniu mais de 400 pessoas para a entrega do prêmio da promoção #TAMOJUNTO SKF, ação de iniciativa da fabricante de autopeças. O centro reparador FM Auto Mecânica de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi a vencedora entre os 4.500 inscritos e levou um cheque de R$ 45 mil para serem usados na reforma das instalações do estabelecimento de serviços automotivos. Segundo a SKF, o encontro foi repleto de momentos de descontração, alegria e distribuição de muitos brindes.

Prêmio para a Dayco A Dayco, especialista no fornecimento de produtos de sistemas de transmissão para as indústrias automotivas e mercado de reposição, recebeu mais uma vez o Prêmio Melhores do Ano no segmento Correias, organizado pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro. Em sua segunda edição, o “Prêmio Sindirepa-RJ - Melhores do Ano” premia as melhores marcas em diversos segmentos, de acordo com a opinião das reparadoras de veículos associadas ao sindicato. As categorias avaliadas são: qualidade, atendimento e pós-venda. “Para nós é uma honra receber mais uma vez este prêmio”, afirma Silvio Alencar, diretor Comercial para a América do Sul da Dayco.


Conta-giros

Mann-Filter apresenta seis novos lançamentos para linha leve

Eleições na Fenabrave Em Assembleia Geral, realizada no dia 23 de novembro, na sede da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em São Paulo (SP), presidentes das associações de marcas, filiadas à entidade, reelegeram Alarico Assumpção Júnior para a presidência da entidade. A nova gestão compreenderá o próximo triênio (2018-2020) e tomará posse dia 1º de janeiro de 2018. “Reforço o meu comprometimento do último mandato e traço pilares que têm por objetivo fortalecer e preparar o nosso setor para as mudanças do mercado e, assim, continuar contribuindo para o crescimento econômico do País”, disse o dirigente de 63 anos de idade.

A Mann-Filter, uma das marcas do grupo Mann+Hummel, fabricante em soluções de filtragem, lança este mês seis novos filtros para atender a demanda do setor automotivo. Entre os lançamentos estão os Elementos Filtrantes de Segurança do Ar, Filtro Blindado de Combustível, Elemento Filtrante do Ar e Elemento Filtrante do Ar Condicionado. Os novos produtos atenderão veículos das montadoras Mercedes-Benz, Ford, Hyundai e BMW.

Bieletas Samkit As bieletas, hastes que ligam a barra estabilizadora à suspensão para propiciar melhor dirigibilidade e maior estabilidade ao veículo, é mais uma das novidades na linha de especialidades da SAMKIT Kits Automotivos, marca do Grupo Estevão Caputto, que ainda tem em seu portfólio as empresas Sampel, fabricante de componentes de metal/borracha como: Bandejas, Buchas de Suspensão, Suportes de Amortecedor, Câmbio, Motor e Kits para Suspensão e Sampremium. O novo produto de qualidade original pode ser conferido no catálogo eletrônico no site da Sampel (www. sampel.com.br) e no APP. Mais informações no SAC: 0800 191 404.

App Tenneco Os clientes do grupo Tenneco já podem ter acesso a todos os produtos das marcas Monroe, Monroe Axios e Walker na palma da mão. A empresa lançou catálogo de produtos mobile em que distribuidores, varejistas, reparadores e consumidores finais podem acessar de forma mais rápida e fácil as informações sobre o portfólio da empresa. O aplicativo permite que os usuários compartilhem os dados via WhatsApp. Assim, os clientes do aftermarket pesquisam os produtos por modelo de veículo, montadora, códigos ou linha de produtos. “O formato de aplicativo traz agilidade no acesso às informações”, diz Bruno Bello, supervisor de produtos da Tenneco.

20 - Auto Revista Ceará





Lançamento

Linha Hilux e SW4 2018 mais opções Modelos ganharam cinco novas versões, sendo duas exclusivas para empresas e frotistas. Na Hilux, versão Challenge com apelo mais esportivo é o grande destaque

A

Toyota lançou no mercado nacional a linha 2018 de seus consagrados modelos Hilux e SW4 nas versões diesel e flex. A principal novidade foi a introdução de cinco novas versões, três para a Hilux e duas para a SW4. Ao todo, a picape passou a contar com 11 versões, sendo quatro com motor flex e sete a diesel. Já a SW4 ampliou o leque para sete versões, sendo quatro movidas a gasolina/ álcool e três com propulsor a diesel. A mudança que merece mais destaque para a Hilux é a chegada da versão Challenge, que substituiu a SR diesel. Baseada neste último modelo, ela se diferencia dele por um pacote estético que conta com rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta, protetor de para-choques, faróis dianteiros com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, tapetes e adesivos na lateral e na traseira da caçamba com a logo Hilux Challenge, adesivos nas portas com a logomarca Toyota, santantônio, interior com costuras vermelhas, painel com detalhes pretos e vermelhos e grade do radiador, maçanetas e estribo la-

24 - Auto Revista Ceará

teral tubular na cor preta. Ainda em relação à Hilux, foi introduzido o modelo SR flex 4x2 com câmbio manual de cinco marchas para, segundo a Toyota, reforçar a linha de entrada da picape. Ele traz como principais itens de série ar condicionado manual, banco do motorista com ajuste de distância, inclinação e altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, chave tipo canivete, computador de bordo monocromático, controle de velocidade de cruzeiro, direção hidráulica progressiva, farol alto de halogênio com nivelamento manual, faróis de neblina dianteiros, modos de condução ECO e Power, protetor de caçamba, retrovisor externo na cor preta com regulagem elétrica e indicador de direção, rodas de liga leve aro 17” e sistema de áudio digital com leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, conexão Bluetooth com microfone localizado no console do teto, conexão USB e AUX, também compatíveis com iPod e iPhone. Já em relação à SW4, a linha 2018 passou a contar com a versão SRV


flex de sete lugares, equipada com airbags laterais e de cortina, alarme ultrassônico, ar condicionado automático, assento do motorista com ajuste elétrico em distância, inclinação e altura, bancos de couro, computador de bordo em tela de TFT, paddle shift, painel com detalhes em madeira, Smart Entry System (que permite desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta), botão de ignição Push Start, maçanetas

cromadas e acionamento automático dos vidros com apenas um toque. O modelo também conta, assim como nas versões SR de cinco e sete assentos, com coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7 polegadas touchscreen com GPS integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD e rádio com CD Player/MP3,

câmera de ré, Bluetooth, conexão USB e AUX e seis alto-falantes. Por fim, outra mudança da linha 2018 é que foram incorporadas duas versões destinadas exclusivamente a vendas diretas (para empresas, órgãos governamentais, produtores rurais, taxistas e outros clientes): a Hilux diesel 4x4 Narrow cabine dupla com câmbio manual de seis velocidades e a SW4 SR diesel 4x4 automática de cinco lugares. Auto Revista Ceará -

25


Outras versões e principais equipamentos

D

esde a versão de entrada, a Hilux movida a diesel conta com direção hidráulica progressiva, ar condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis. Vidros com dispositivo antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da versão SR Challenge, sendo que nas SR Challenge e SRV, os vidros possuem função um toque para subida e descida. A SRX oferece esta mesma funcionalidade para os vidros das quatro portas, além do Smart Entry & Push Start Button. A versão SR 4x2 automática, além de todos os itens já destacados no modelo com câmbio manual, ainda conta com piloto automático, estribo lateral e Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” sensível ao toque. As versões SRV 4x4 e SRV 4x2 incorporam todos os itens relacionados aos modelos SR mais ar condicionado automático/digital com saída de

26 - Auto Revista Ceará

ar central para os bancos traseiros, banco do motorista com ajuste elétrico de distância, inclinação e altura, computador de bordo com tela de 4,2” de TFT, estribos laterais na cor preta, retrovisor externo cromado, revestimentos dos bancos de couro e material sintético, seis alto-falantes, Assistente de Reboque (TSC), Assistente de Subida (HAC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC) e sistema de alarme volumétrico. Na SW4, para as duas versões SR flex disponíveis ao público final há coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e computador de bordo monocromático, Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen com GPS integrado, sistema de entretenimento de vídeo com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth, conexão USB e AUX e seis alto-falantes. No volante, ambas configurações possuem comandos integrados de telefone, áudio, vídeo e computador de bordo. Os modelos ainda são equipados com ar condicionado integrado ana-

lógico que atua sobre todas as fileiras de bancos, incluindo saídas específicas para a segunda e terceira (para a versão de sete assentos), e tem capacidade de ajuste de intensidade para os bancos traseiros. As versões diesel SRX contam com todos esses equipamentos mais abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste de altura da tampa, computador de bordo com tela de 4,2” de TFT, luz de leitura individual dianteira em LED, porta-luvas com amortecedores, retrovisor interno eletrocrômico e faróis alto e baixo com nivelamento automático e luzes de condução diurna em LED. Motores e performance O motor a diesel Toyota 1GD 2.8 litros de quatro cilindros em linha com 16 válvulas, introduzido na linha 2018 dos dois modelos, tem turbocompressor, intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. De acordo com a Toyota, ele melhorou o nível de consumo de combustível (cerca de 11% em comparação com a geração ante-



rior) e o desempenho, entregando, tanto na Hilux como na SW4, 177 cv de potência a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm. A motorização flex 2.7L 16V DOHC tem como destaques a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível, e a adição do sistema de partida a frio, eliminando a necessidade do subtanque auxiliar. Outro aprimoramento foi o ganho de 7% em eficiência de consumo. As versões flex da picape média e do SUV apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. O torque máximo é de 25 kgfm (com álcool e gasolina), sempre a 4.000 rpm. Segurança Todas as versões da Hilux 2018 vêm com freios ABS com distribuição ele-

28 - Auto Revista Ceará

trônica (EBD), cintos de segurança dianteiros e traseiros com três pontos, airbags frontais (para motorista e passageiro) e um de joelho, além de imobilizador por código eletrônico na chave. Todas as versões cabine dupla também contam com sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro. Complementam o pacote de segurança das versões flex SRV 4x2 e 4x4 automáticas e as movidas a diesel, SRV e SRX, o Assistente de Reboque (TSC), Assistente de Subida (HAC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC) e Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS). A top de linha SRX ainda conta com Assistente de Descida (DAC), dois airbags laterais, um para o motorista e outro para o passageiro dianteiro, e dois de cortina. Fazem parte dos itens de série ligados à segurança da SW4 freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de

Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), sensor de estacionamento traseiro, Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), três airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro) e um para joelho (motorista), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, seis alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de sete assentos). Além disso, a nova versão SRV flex automática e a SRX diesel de cinco e sete assentos contam com dois airbags de cortina e dois laterais para o motorista e o passageiro dianteiro e sistema de alarme perimetral e volumétrico com acionamento à distância. O Assistente de Descida (DAC) está disponível somente na versão SRX.

Preços Modelo Versão Hilux SR 4x2 M/T flex Cabine Dupla SR 4x2 A/T flex Cabine Dupla SRV 4x2 A/T flex Cabine Dupla SRV 4x4 A/T flex Cabine Dupla Chassi 4x4 M/T diesel Cabine Simples Cabine 4x4 M/T diesel STD 4x4 M/T diesel Narrow Cabine Dupla STD 4x4 M/T diesel Cabine Dupla SR Challenge 4x4 A/T diesel Cabine Dupla SRV 4x4 A/T diesel Cabine Dupla SRX 4x4 A/T diesel Cabine Dupla SW4 SW4 SR 4x2 M/T flex de 5 assentos SR 4x2 A/T flex de 5 assentos SR 4x2 A/T flex de 7 assentos SRV 4x2 A/T flex de 7 assentos SR 4x4 A/T diesel de 5 assentos SRX 4x4 A/T diesel de 5 assentos SRX 4x4 A/T diesel de 7 assentos

Valor sugerido R$ 108.990,00 R$ 115.000,00 R$ 124.380,00 R$ 135.090,00 R$ 119.550,00 R$ 123.520,00 R$ 135.780,00 R$ 136.280,00 R$ 161.990,00 R$ 171.260,00 R$ 193.270,00 R$ 152.090,00 R$ 165.640,00 R$ 171.140,00 R$ 178.990,00 R$ 228.320,00 R$ 247.160,00 R$ 252.790,00



Chevrolet Equinox

Do mundo

para o Brasil SUV global mais vendido da marca promete conquistar os consumidores com muito conforto, performance e tecnologias de segurança embarcadas

O

SUV de maior sucesso da Chevrolet no mundo chega ao Brasil como a mais nova referência da categoria. O Equinox agrega elevada sofisticação, tecnologias inovadoras de segurança e conjunto mecânico poderoso, composto por motor 2.0 turbo de duplo fuxo de 262 cv que trabalha em conjunto com transmissão automática sequencial de nove marchas e tração integral. Esse dinamismo se reflete no design atlético e refinado produto, tanto no exterior como na ampla cabine, que acomoda confortavelmente até cinco ocupantes. O veículo conta com conteúdo inédito e acabamento premium e marca a

30 - Auto Revista Ceará

estreia da versão Premier, a mais sofisticada da linha global da Chevrolet. Ela é caracterizada pela ampla aplicação de materiais nobres e extensa relação de equipamentos de série. A lista inclui, entre outros, sistema de frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de pessoas no banco traseiro e dispositivo de abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento. O carro ainda oferece funcionalidade comumente disponível em aviões de primeira classe: sistema emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo. Outra característica marcante está na

performance e no comportamento dinâmico similar ao de modelos com apelo esportivo. Além de proporcionar acelerações e retomadas de velocidades vigorosas, os 37 kgfm de torque do motor 2.0 turbo podem ser distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das quatro rodas a fim de garantir melhor dirigibilidade. Juntamente a isso, o veículo possui sensores, radares e câmeras específicas capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para mitigar ou mesmo evitar acidentes. Em relação à conectividade, o SUV da Chevrolet conta com sistema de


carregamento wireless para smartphones, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de telemática avançada OnStar. Esta permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular. Assim, o SUV fica posicionado entre o compacto Tracker e o todo-terreno Trailblazer. Design refinado - o Equinox é caracterizado por design atlético, robusto e refinado, com o conforto e funcionalidades condizentes com sua proposta predominantemente urbana e familiar. São 4.652 mm de comprimento, 2.105 mm de largura e 1.695 mm de altura. A parte externa da carroceria traz elementos característicos dos novos produtos globais da marca, como a frente ampla e horizontal, faróis afilados integrados à grade que transmite força e

modernidade ao conjunto. O capô imponente e esculpido nas extremidades lembra que ali debaixo está um potente motor turbo. Nas laterais, vincos curvilíneos criam efeito de luz e sombra, que harmonizam com as grandes rodas de alumínio aro 19. Na traseira, as linhas horizontais e contemporâneas reforçam o foco na execução precisa. O aerofólio parece flutuar sobre o vidro, que segue envolvendo toda a área externa do compartimento de bagagem para transmitir, ao mesmo tempo, amplitude, dinamismo e leveza. Na base, duas saídas de escape completam o conjunto. Esportividade - o SUV da Chevrolet é equipado com o motor 2.0 turbo de duplo fluxo com injeção direta de gasolina, segundo a montadora, mais poderoso de sua categoria. São 262 cv e 37 kgfm de torque, capazes de

levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Como cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h. Apesar da força extraordinária e da tração integral nas quatro rodas, o SUV da Chevrolet mostra números muito competitivos de consumo de combustível. De acordo com dados do Inmetro, na estrada, o veículo percorre 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade. Isso também pelo baixo peso - 1.693 quilos – em relação as suas dimensões. Muita segurança Frenagem automática de emergência (AEB): caso o veículo esteja trafegando entre de 8 km/h a 80 km/h e detecte a iminência de uma coli-


são frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente. Função de pré-ativação dos freios: a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada assim que o motorista alivia o pé do acelerador o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência. Sistema de compensação de frenagem: o uso contínuo do freio, como em descidas de serra, pode provocar o superaquecimento dos sistemas tradicionais e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente. Em situações como esta, o Equinox é capaz de identificar e compensar variações, mantendo o curso do pedal sempre constante. Assistência de frenagem de emergência (PBA): em uma emergência em que seja necessário realizar frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido pressão máxima sobre o pedal. Alerta de colisão frontal: por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro veículo sofra uma redução de velocidade repentina.

32 - Auto Revista Ceará

Banco do motorista com alerta tátil de segurança: caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça. Assistente de permanência na faixa: câmera na parte superior do para-brisas “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h. Faróis Full LED com faixo alto inteligentes: além do alto poder de iluminação, este sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito circundante. Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes, para evitar o ofuscamento alheio. Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina: auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 metros. Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento: os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas ro-

das, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada. Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro: Toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro. Célula de sobrevivência: comum em carros de competição, este conceito conta com uma espécie de gaiola altamente estruturada e reforçada por matérias nobres na região onde ficam acomodados os ocupantes. Câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro: ao sair de marcha a ré de uma vaga ou garagem, nem sempre o condutor consegue ter uma visão periférica para executar a manobra com total segurança. Sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de um outro veículo vindo a até 25 metros na perpendicular. Quando isso acontece, bipes soam e um triângulo de advertência com uma seta apontando para o lado da ocorrência pisca sobre a imagem captada pela câmera de ré.



Test-drive Jeep Renegade gasolina com câmbio manual. E pudemos conferir que o carro mudou muito pouco. Manteve as (boas) características que têm garantido seu sucesso no mercado, como o acabamento caprichado, o design com muita personalidade (em um cenário de veículos cada vez mais parecidos, o Renegade se sobressai nas ruas em qualquer ângulo que se olhe para ele), muito silêncio e conforto no interior e ótima dirigibilidade garantida por fatores como a posição alta do motorista e a levíssima direção com assistência elétrica. Também é fato que ele permanece com alguns pontos que são motivos de controvérsia, como o motor 1.8 a gasolina que, embora tenha desempenho satisfatório, é tido como um componente que ainda pode melhorar no quesito consumo e o bagageiro que também poderia ofe-

Sem grandes alterações Com bom desempenho no mercado, o Renegade 2018 manteve suas características e continua agradando em quesitos como design, acabamento e conforto

M

esmo em um cenário de crise econômica, o Jeep Renegade vendeu, de acordo com o grupo Fiat Chrysler, proprietário da marca Jeep, o expressivo patamar de mais de 110 mil unidades desde o seu lançamento no Brasil, em 2015. Logo, não é difícil concluir que ele é um modelo vencedor – mesmo estando em um segmento

34 - Auto Revista Ceará

com concorrentes de peso - e caiu no gosto dos consumidores nacionais. Por isso, fez todo o sentido a montadora seguir a máxima de que “em time que está ganhando, não se mexe” e ter feito poucas alterações no design ou na motorização do modelo para a versão 2018. Tivemos oportunidade de guiar um Renegade 2018 na versão Sport a



recer mais espaço. Mas no conjunto, principalmente para rodar na cidade, o fato é que sobram motivos para elogiar a presença do Renegade nas ruas. Ele confere status (é impressionante como, dois anos depois do seu lançamento, o carro ainda desperta comentários e perguntas), tem conforto de carro de passeio e muitos recursos tecnológicos. No caso do carro que guiamos, ele tinha o opcional Pack Audio, que traz central multimídia com tela 6,2’’, bluetooth, entradas USB, auxiliar e MP3, navegação GPS, câmera de ré, comandos de áudio no volante e DVD player. Já entre os itens de série, a lista é considerável: computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia), controles de estabilidade (ESC), de tração e eletrônico anti-capotamento, freio de estacionamento eletrônico, Hill start assist (que segura o carro em saídas com inclinação), indicador de troca de marchas (GSI), limitador de velocidade, piloto automático (mesmo com câmbio manu-

36 - Auto Revista Ceará

al), quadro de instrumento com tela de cristal líquido de 3,5”, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos nas 4 portas com one touch e sistema Stop&Start (desligamento/ acionamento automático do motor). Sobre o sistema Stop&Start, um comentário. Se o ar condicionado for colocado na posição de mais frio, ele não é acionado para, com isso, garantir que o resfriamento seja otimizado. Isso significa que durante os dias com o carro, em uma Fortaleza cada vez mais tórrida, não foi possível usar o recurso. Com isso, o motor E-torQ Evo 1.8 registrou uma média de 6 km por litro, rodando apenas em trechos urbanos. Vale ressaltar, no entanto, que não se pode esperar um consumo muito baixo para carros grandes a gasolina, rodando nos engarrafamentos diários de uma grande cidade como a capital cearense. Portanto, não nos parece que esse seja um fator que desabone muito o Renegade, considerando o segmento no qual ele se encontra.

A parte boa do motor é que ele tem um desempenho satisfatório. Combinado com o câmbio manual, que equipava o modelo guiado (a outra opção desta versão é um automático de 6 velocidades) o Renegade cantou pneu com facilidade na primeira marcha e, em algumas situações, até na segunda. A transmissão tem relações curtas, o que também ajuda a garantir uma performance agradável dentro da cidade. Em resumo, mesmo com a concorrência feroz do Hyundai Creta e do Honda HR-V, o Renegade continua bem posicionado no mercado nacional e, talvez por isso, não tenha mudado tanto na versão 2018. Pelo teste, pudemos comprovar: ainda é um bom carro e tem atributos para continuar na briga pelos consumidores no ano que vem. Preço do modelo guiado (montado no site da Jeep)

R$ 85.980,00



Test-drive Fiat Argo

Um bom projeto

D

esde o lançamento das versões antigas do Palio e do Uno, a Fiat não teve sucessos arrebatadores no segmento de carros compactos de entrada. O Novo Palio e o Novo Uno também tiveram bom desempenho de vendas, mas foram aos poucos perdendo terreno para os concorrentes. Com o lançamento do Argo, a montadora parece ter chance de recuperar o terreno perdido. Começando pelo design, o modelo é de longe o mais bonito, dentro desse segmento, já lançado pela montadora, considerando quesitos como tendências e soluções adotadas pelos concorrentes. Sua silueta lembra um pouco tanto o Volkswagen Gol quan-

O compacto Argo, modelo compacto da Fiat, agrada bastante em relação à dirigibilidade

to o Hyundai HB20, e nesse caso, não é nenhum demérito, já que ambos têm linhas bastante agradáveis. Ainda nesse tema, chama a atenção o fato de que a Fiat parece ter deixado de apostar no visual “exótico” de faróis grandes e de bordas arredondadas, como os adotados no Novo Uno e no Novo Palio, para se concentrar naquilo que agrada os brasileiros, que é uma aparência mais imponente. Afinal, todos sabemos que carro, no nosso país, é símbolo de status e as pessoas querem que isso seja evidente até no segmento dos modelos compactos e mais “baratos”. Já em relação à abrangência de mercado, outro ponto que pode ser positivo para o Argo é o fato dele ter

nada menos que sete versões, começando em pouco menos de R$ 47 mil e chegando até próximo de R$ 80 mil. São três opções de motores (1.0, 1.3 e 1.8) e três de câmbio (manual, automatizado GSR e automático). Com isso, pode agradar desde quem procura um carro simples, robusto, bonito e relativamente bem equipado, até os consumidores que procuram um pouco mais de ostentação com seu compacto. Tivemos oportunidade de guiar um Argo na versão topo de linha HGT com câmbio manual (há uma versão acima com transmissão automática de seis velocidades), que é dotado de vários detalhes de acabamento para torna-lo mais imponente e com aparência esportiva. O detalhe mais interessante sobre o carro foi a capacidade que esse visual teve de atrair olhares curiosos e comentários. Muita gente veio perguntar e comentar sobre o design do modelo, sempre em tom elogioso. Tanto externa quanto internamente, a versão que guiamos era muito bonita. No interior, pareceu que a Fiat resolveu adotar como referência o padrão de qualidade adotado em modelos como Punto e Bravo, distanciando bastante o Argo do Novo Uno e do Novo Palio. O sistema de multimídia com tela de 7 polegadas touchscreen fica protuberante no painel e poderia até não ficar har-



monioso, mas foi bem projetado, dentro do conjunto, e vira um chamativo a mais até para quem está do lado de fora do carro. Em termos de dirigibilidade, o Argo também parece ser uma clara evolução dentro dos compactos da Fiat. Ele não é um carro grande nem longo, mas se comporta como tal. A suspensão é firme sem perder o conforto e o modelo passa pelos desníveis sem transmitir muito incômodo para os ocupantes do habitáculo. A direção elétrica, levíssima, torna a condução agradável dentro da cidade, onde as manobras para estacionar são frequentes. O câmbio manual da versão que guiamos também satisfaz. Tem engates precisos e relações curtas de marcha. Em relação ao motor 1.8, seu comportamento não é bem de esportivo, em relação ao torque. Tem um desempenho mais para suave no prolongamento das arrancadas. Mas sua potência se mostra na disposição do carro ao toque do acelerador: se o condutor pisar com um pouco mais de força, o Argo canta pneu de primeira e de segunda. Falando da posição do motorista, outro ponto positivo do compacto da Fiat é que a regulagem permite uma

considerável variação. Isso agrada tanto quem aprecia ficar mais “afundado” como os que gostam da posição alta – este último grupo, formado em boa parte pelo público feminino. Em resumo, a Fiat parece ter tentado fazer um modelo o mais versátil possível, agradando muitos tipos de consumidores, considerando tanto gostos como bolsos. Em uma pesquisa de preços entre concorrentes de peso, como o Hyundai HB20 e o Chevrolet Ônix, o Argo tem cacife para enfrenta-los. É um pouco mais caro, nas versões equivalentes às dos modelos citados, mas essa diferença é pequena. Tem a seu favor o peso da marca Fiat, associada a carros robustos, e o design mais adequado ao gosto do mercado. Pela nossa experiência como o modelo guiado, dá para ver que se trata de uma boa novidade no segmento.

Versões e preços

(valores iniciais, obtidos no site da Fiat)

Drive 1.0....................R$ 46.800 Drive 1.3....................R$ 53.900 Drive 1.3 GSR............R$ 58.900 Precision 1.8..............R$ 61.800 Precision 1.8..............R$ 67.800 HGT 1.8.....................R$ 64.600 HGT 1.8 AT6.............R$ 70.600

40 - Auto Revista Ceará

Ficha técnica do modelo guiado Motor Modelo 1.8 16V E.Torq Cilindrada total 1.747 cm³ Taxa de compressão 12,5:1 Potência máxima 135 cv / 5.750 rpm (gasolina) e 139 cv/ 5.750 rpm (etanol) Torque máximo 18,8 kgfm / 3.750 rpm (gasolina) e 19,3 kgfm / 3.750 rpm (etanol) Combustível Gasolina/Etanol Câmbio Número de marchas 5 à frente e uma à ré Sistema de freios Dianteiro A disco Traseiro A tambor Direção Tipo Elétrica com pinhão e cremalheira Rodas Aro 6,0JX16” em liga leve Pneus 195/55 R16 Peso Em ordem de marcha 1.243 Kg Capacidade de carga 400 Kg Dimensões externas Comprimento 4.000 mm Largura 1.750 mm Altura (vazio) 1.505 mm Distância entre-eixos 2.521 mm Altura mínima do solo 157 mm Volume do porta-malas 300 litros Tanque de combustível 48 litros Desempenho Velocidade máxima 190 km/h (Gasolina) e 192 km/h (etanol) 0 a 100 km/h 9s6 (gasolina) e 9s2 (etanol) Consumo Ciclo urbano 11,4 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) Estrada 13,3 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol)



Carro dos Sonhos

Bugatti Chiron:

Sucessor do lendário Veyron, superesportivo atinge 420 Km/h e acelera de 0 a 100 Km/h em 2,5 segundos, puxado por motor central de 1.500 cv

42 - Auto Revista Ceará

O

s números impressionam. E não podia ser diferente em se tratando de um automóvel lançado para suceder o Bugatti Veyron, modelo que entrou para o Guinness Book – O Livro do Recordes como o carro fabricado em série mais veloz do planeta. A façanha foi concretizada pela montadora fundada por Ettore Bugatti em 1909 e hoje pertencente ao grupo Volkswagen. Em nome da exclusividade, apenas 500 unidades serão produzidas. Trata-se do superesportivo Bugatti Chiron, batizado assim em homenagem ao piloto de Mônaco Louis Chiron (venceu o GP do principado com um Bugatti Type 51, em 1931). Ele apareceu para o mundo no Salão de Genebra (Suíça) de 2016, é produzido desde outubro do mesmo ano, na fábrica de Molsheim (França), e só para entender sua dimensão no universo automotivo tem preço sugerido na Europa de 3,04 milhões de euros (ou a “bagatela” de 10 milhões de reais). A velocidade máxima atingida pelo Bugatti Chiron, segundo a fabricante, é de 420 km/h limitada eletronicamente – 11 km/h mais rápido que o Veyron - e a aceleração de 0 a 100 km/h é de impressionantes 2,5 segundos – 0 a 200 km/h é de menos de 6,5 segundos e 0-300 km/h em menos de 13,6 segundos. Performance esta obtida graça ao motor central

de 8 litros, W16 quard-turbo - quatro turbocompressores – (o mesmo do Veyron, porém mais moderno) e arrefecido por dez radiadores. Este propulsor oferece incríveis 1.520 cv de potência a 6.700 rpm e absurdo torque de 163,1 kgfm iniciado a “meros” 2.000 rpm. Todo este desempenho - mesmo o Chiron sendo 82 milímetros mais comprido, 40 milímetros mais largo, 53 milímetros maior e 155 quilos (total de 1.995 quilos) mais pesado que o Veyron - é impulsionado por uma transmissão (DCT) de dupla embreagem de sete velocidades. A tração do Bugatti Ciron é nas quatro rodas, tendo no eixo traseiro um diferencial que distribui o torque entregue a cada roda para otimizar a tração e a eficiência em curvas. Já o chassi é adaptativo, com vários programas de condução para ajustar as respostas de direção, tração, amortecimento, altura da suspensão e controle de estabilidade e de tração. A altura em relação ao solo pode variar de acordo com o modo da suspensão escolhido para aumentar ou diminuir a pressão aerodinâmica. São cinco possibilidades, incluindo o “Lift”, ideal para velocidades mais baixas, que eleva o carro para evitar problemas com irregularidades no asfalto. Os demais modos são “Auto”, “Autobahn”, “Handling” e “Top Speed”.


Ficha Técnica • Preço: 3,04 milhões de euros (R$ 10 milhões). • Motor: central, W16, quadriturbo, 64V, injeção direta, 2 injetores por cilindro, 7.993 cm cúbicos, 86 x 86 mm, 8,3:1, 1.500 cv a 6.700 rpm e 163,2 mkgf a 2.000 rpm. • Câmbio: automatizado, 7 marchas, dupla embreagem, tração integral • Suspensão: multilink nas 4 rodas. • Freios: discos carbocerâmicos nas 4 rodas. • Direção: elétrica. • Pneus: 285/30 R20 (dianteira) 355/25 R21 (traseira). • Dimensões: comprimento, 454,4 cm; altura, 121,2 cm; largura, 203,8 cm; entre-eixos, 271,1 cm; peso, 1.995 kg; tanque, 100 litros, portamalas, 57 litros. • Desempenho: 0 a 100 km/h em 2,5 seg., 0 a 200 km/h abaixo de 6,5. seg.; 0 a 300 km/h abaixo de 13,8 seg.; vel. máxima de 420 km limitada eletronicamente.

Auto Revista Ceará -

43


Clássicos

Arnóbio Tomaz

O modelo clássico do utilitário Jeep deixou de ser fabricado na década de 1980 no Brasil. Mas suas linhas fortes estão presentes em modelos como Renegade e Wrangler

44 - Auto Revista Ceará

O

Exército americano procurava, desde o início da Primeira Guerra Mundial, um veículo que tivesse a capacidade de andar em todo tipo de solo e ao mesmo tempo fosse rápido e leve. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, essa necessidade aumentou, e para grandes quantidades deste tipo de carro. A Ford, então, obteve em 1942 uma licença da Bantan, empresa que na época produzia um modelo que foi o embrião do clássico Jeep, para fabricar unidades com um motor de sua marca. Naquela época, este tipo de veículo era destinado apenas para uso militar. No entanto, a experiência com o modelo derivado da Bantan levou as indústrias de automóveis a estudarem a possibilidade, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial

acabar, da produção de um carro robusto para utilização no mercado civil, tanto para a agricultura quanto para o comércio. A partir do modelo fabricado para o Exército, a Willys desenvolveu 22 protótipos de um veículo que levaram à produção do primeiro Jeep civil, chamado CJ2A, em 1945. Em 1954, a Willys Overland do Brasil começou a montar o carro no Brasil e três anos depois começaram a surgir os primeiros Jeeps de fabricação brasileira, ainda apresentando as mesmas características do modelo americano. Depois surgiram vários outros modelos, como o “Bernardão”, que tinha um chassi alongado, e o famoso “4 portas”, com dois bancos inteiriços acomodando confortavelmente seis passageiros. Em 1967, a Ford adquiriu a Willys


Overland do Brasil, continuando a fabricar o Jeep com pequenas modificações. Em 1975, a empresa passou a usar o motor de 4 cilindros em substituição ao anterior, que era de seis. Em 1982 a Ford paralisou a fabricação do Jeep clássico no Brasil e as últimas unidades foram vendidas em 1983, deixando saudades aos admiradores desse veículo que marcou época em nossas estradas. O velho e robusto Jeep clássico não existe mais, mas sua imagem é tão forte até hoje que o grupo Fiat-Chrysler, atual detentor da marca Jeep, fabrica modelos que são claramente inspirados e lembram muito, visualmente, as linhas do pioneiro, como o Renegade e o Wrangler.


Legislação

Mais rigor no trânsito Fique ligado! Agora, todo motorista que atingir 20 pontos irá responder a processo administrativo e pode ficar seis meses com a carteira suspensa

U

m dos recordistas mundiais em acidentes e mortes no trânsito, o Brasil também é célebre pelos motoristas que contam com a impunidade para não tomar muito cuidado com o que fazem nas ruas ao guiar um carro. Por isso, periodicamente a legislação passa por mudanças na tentativa de reverter – ou pelo menos amenizar o quadro trágico que o País vivencia cotidianamente. Uma destas medidas foi a lei nº 13.281, de 4 de maio de 2016, que fez algumas alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Em vigor desde o ano passado, ela instituiu que ao acumular 20 pontos na Carteira Nacional de

46 - Auto Revista Ceará

Habilitação (CNH), o motorista deve responder a um processo administrativo. O trâmite funciona da seguinte forma: o órgão estadual de trânsito envia uma comunicação para o proprietário da carteira informando que ele vai responder ao processo. Com isso, a pessoa pode se defender, mostrando, por exemplo, atestados, documentos e testemunhas para contestar as acusações. No fim deste processo, se a pessoa perder, ela tem de entregar a carteira e completar os seis meses sem o documento. Além disso, para tê-lo de volta, será preciso fazer um curso de recicla-

gem. Se o motorista não entregar e for pego em uma blitz, vai ter a carteira retida e responder outra penalidade porque estava andando com o documento suspenso. O principal objetivo da mudança na lei foi evitar que os motoristas banalizassem o sistema de pontos, já que a cada 12 meses o cadastro das infrações acumuuladas na carteira é zerado. No sistema anterior, a punição pelos 20 pontos só acontecia quando o motorista ia renovar a carteira. Com isso, muitos motoristas se livravam do acúmulo e continuavam a cometer as infrações, esperando apenas passar o período suficiente para zerar a pontuação.



Evento

Autopeças do Brasil nos EUA Um total de 14 empresas instaladas no Brasil marcou presença, em Las Vegas, da AAPEX Show, plataforma referência no aftermarket; negócios realizados chegam a US$ 3,2 milhões

E

m ação do projeto Brasil Auto Parts – Trusted Partners - parceria do Sindipeças (Sindicato Nacional de Componentes para Veículos Automotores) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) -, 14 empresas fabricantes de autopeças com atividade no País marcaram presença na AAPEX Show - Automotive Aftermarket Products Expo 2017. A conceituada feira foi realizadaentre os dias 31 de outubro a 2 de novembro, em Las

48 - Auto Revista Ceará

Vegas, nos Estados Unidos, e reuniu empresas dos mais variados portes dos cinco continentes. No estande coletivo brasileiro, foram realizados 365 encontros de negócios com representante de Estados Unidos, Colômbia, Equador, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Líbano, Bolívia, Panamá, Reino Unido, Líbia, República Dominicana, Canadá, Uruguai, África do Sul e Venezuela. E, de acordo com os participantes nacionais no evento referência mundial para o


setor de pós-vendas do mercado de autopeças, foram prospectadas vendas de US$ 3,2 milhões nos próximos 12 meses para estes e outros países. Também projetaram, através de estimativa do Sindipeças, que as exportações brasileiras de autopeças estão em ascensão e devem totalizar cerca de US$ 7 bilhões em 2017, 6,7% mais que no ano anterior. Segundo a entidade os 14 expositores visitantes do Brasil que participaram da AAPEX Show 2017 foram Autolinea, DS, Duroline, Hipper Freios, Lontra, Luciflex, Mastra, Max Gear, Shana, Suporte

Rei, Tecfil, Tecnomotor, Urba-Brosol e Vannucci. Vale lembrar que o Sindipeças é a entidade que representa a indústria de autopeças instalada no País, independentemente da origem do capital. A entidade representa cerca de 460 indústrias, localizadas em vários estados pelos brasileiros. Já a Apex-Brasil, atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia nacional. Apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 82 setores.

Auto Revista Ceará -

49




Automobilismo

Supremacia, sim! Mas com + equilíbrio Domínio mais uma vez da Mercedes, mas com a Ferrari na cola; performances ensandecidas de Max Verstappen e despedida de Felipe Massa marcaram a temporada 2017 da F1

A

temporada de Fórmula 1 de 2017 foi para lá de emocionante, apesar de ter mais uma vez prevalecido o domínio da equipe Mercedes e, por consequência, a conquista dos títulos mundiais de Construtores pelo time alemão e, claro, de Pilotos, outra vez com Lewis Hamilton, o quarto da carreira do inglês. Entretanto, o campeonato apresentou mais alternativas do que visto nos últimos anos, já que a escuderia Ferrari teve um bom início de ano e chegou a liderar a competição com o alemão e também tetracampeão Sebastian Vettel, vencedor de cinco GPs (incluindo o do Brasil) e segundo colocado na classificação final. A supremacia da Mercedes só veio depois do “recesso” de agosto, após

52 - Auto Revista Ceará

erros sucessivos de pilotos, de estratégia e de problemas mecânicos sofridos pelos carros da Ferrari. Esses revezes abriram as portas para o sucesso dos alemães e de Lewis Hamilton. A Red Bull se colocou sem maiores problemas com a terceira força, com destaque – pelos shows na pista - para o jovem holandês Max Verstappen, que protagonizou ultrapassagens insanas e venceu duas corridas. Terminou em sexto na classificação geral, atrás do companheiro de equipe, o australiano Daniel Ricciardo, e dos finlandeses Kimi Raikkonen (Ferrari) e Valtteri Bottas (Mercedes), este último com três primeiros lugares. Lewis Hamilton, com a conquista do tetra, entrou para o seleto grupo dos

pilotos que conquistaram quatro títulos na mais importante categoria do automobilismo. Antes dele, apenas Vettel e o francês Alain Prost alcançaram esse número de títulos. Apenas o argentino Juan Manuel Fangio (cinco) e Michael Schumacher (sete) levantaram mais vezes a taça. Na temporada, o britânico de 32 anos acumulou nove vitórias e quebrou recordes: conquistou o maior número de pole positions (72) na F1 e quebrou a marca de Schumacher como o piloto que mais vezes subiu ao pódio. Massa “Obrigado a todos, amo vocês, vou sentir muita falta. A emoção que eu senti hoje foi imensa, assim como no ano passado. É um dia que nun-


ca vou esquecer na minha vida”. Foram com essas palavras que Felipe Massa de despediu da F1 junto à torcida brasileira, em Interlagos. A última corrida do brasileiro na categoria ocorreu duas semanas depois, no GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em que terminou na décima colocação. No GP do Brasil, fez corrida irrepreensível e terminou como o melhor colocado (7º) entre os pilotos das chamadas equipes médias. Após a corrida, ele desfilou com uma bandeira verde, foi aplaudido de pé pela torcida e reverenciado por pilotos, entre eles o espanhol e bicampeão Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Felipe iniciou sua carreira no automobilismo no kart, com oito anos. Passou pela Fórmula Chevrolet, Fórmula Renault, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Em 2002, estreou na F1 pela Sauber, no GP da Austrália. Com todas as vagas preenchidas para o campeonato de 2003, o brasileiro foi piloto de testes da Ferrari. Em 2004, voltou como titular da Sauber e ficou até 2005. Nesse mesmo ano, Rubens Barrichello anuncia sua saída da equipe italiana. Massa então passou a ocupar o posto

a partir em 2006 como companheiro de equipe de Michael Schumacher. Em 2008, ficou muito perto do título mundial ao vencer a prova final da temporada em Interlagos. Mas Lewis Hamilton passou o alemão Timo Glock, terminou o GP em sexto e acabou o ano um ponto à frente do brasileiro. Felipe acabou terminando com o vice-campeonato. Até 2013, defendeu a equipe italiana. No ano seguinte, fechou com Williams. Em pouco mais de 15 anos na categoria máxima, obteve 11 vitórias em 268 largadas e 41 pódios.

Calendário 2018 A Fórmula 1 tem programada 21 corridas para 2018. A novidade é o retorno GPs da França (Paul Ricard) e Alemanha (Hockenheim). A baixa na categoria é a disputa da Malásia, que deixou de fazer parte do calendário organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O GP Brasil será a 20º - penúltima etapa -, no dia 11 de novembro. Outras mudanças fazem com que o GP do Azerbaijão mude de data e seja disputado no fim de abril, enquanto a etapa da Rússia será realizada em setembro, quando fará dobradinha com o GP do Japão. Vale lembrar que tanto a corrida na China quanto a de Cingapura ainda dependem de confirmações dos respectivos acordos comerciais para que sejam realizadas.

25 de março Melbourne, Austrália 8 de abril Xangai, China 15 de abril Sakhir, Bahrein 29 de a abril Baku, Azerbaijão 13 de maio Barcelona, Espanha 27 de maio Monte Carlo, Mônaco 10 de junho Montreal, Canadá 24 de junho Paul Ricard, França 1 de julho Spielberg , Áustria 8 de julho Silverstone, Inglaterra 22 de julho Hockenheim, Alemanha 29 de julho Budapeste, Hungria 26 de agosto Spa-Francorchamps, Bélgica 2 de setembro Monza, Itália 16 de setembro Marina Bay, Cingapura 30 de setembro Sochi, Rússia 7 de outubro Suzuka, Japão 21 de outubro Austin, EUA 28 de outubro Cidade México, México 11 de novembro São Paulo, Brasil 25 de novembro Yas Marina, Abu Dhabi

Auto Revista Ceará -

53


Classificação Mundial Pilotos

Fala o campeão! L

ewis Hamilton fez uma bela corrida em Interlagos. Mesmo largando em último por ter se acidentado no treino classificatório, o já tetracampeão (2008/McLaren - 2014, 2015 e 2017/Mercedes) terminou a prova na quarta colocação. Depois, se despediu da temporada 2017 - venceu nove corridas (China, Espanha, Canadá, Inglaterra, Bélgica, Itália, Cingapura, Japão, Estados Unidos) -, com o segundo lugar no GP de Abu Dhabi. Somou 363 pontos No Brasil, onde foi só simpatia e sempre que pode enalteceu Ayrton Senna, o inglês deixou sua marca na entrevista coletiva promovida pela patrocinadora da escuderia Mercedes, a Petronas.

Brasil “O Brasil sempre esteve no meu coração e tenho um carinho especial (pelo País) por causa do Senna. Comecei a entender melhor o Brasil, vindo para cá e vendo muita paixão, conhecendo a cultura e o amor. Já conheci muitos brasileiros e pessoas ao redor do mundo que são extremamente fãs do Ayrton e acho que, desde o primeiro momento, o objetivo

54 - Auto Revista Ceará

para mim sempre foi fazer algo como o Senna. Ele é minha referência.”

Tetra na F1 “Nunca me imaginei nessa situação de ser tetracampeão. A temporada 2017 foi excelente. Disputar com (Sebastian) Vettel e a Ferrari não foi fácil. O importante foi que dei meu máximo.”

Adversários “Acho que a batalha com Vettel e a Ferrari é diferente de uma disputa com um parceiro de equipe. Quanto mais escuderias participam pela briga, é melhor. Nos próximos anos, seguirei empolgado em competir com eles.”

Equipe Mercedes “A pressão por resultados é grande. É uma relação próxima e de confiabilidade. Há muitas pessoas por trás e que dependem do êxito coletivo. Nosso equipamento é muito bom e o relacionamento com a equipe é de confiabilidade dos carros e entre todos.”

1º Lewis Hamilton (ING), 363 2º Sebastian Vettel (ALE), 317 3º ValtteriBottas (FIN), 305 4º Kimi Raikkonen (FIN), 205 5º Daniel Ricciardo (AUS), 200 6º Max Verstappen (HOL), 168 7º Sergio Perez (MEX), 100 8º EstebanOcon (FRA), 87 9º Carlos Sainz Jr. (ESP), 54 10º Nico Hulkenberg (ALE), 43 11º Felipe Massa (BRA), 43 12º Lance Stroll (CAN), 40 13º Romain Grosjean (FRA), 28 14º Kevin Magnussen (DIN), 19 15º Fernando Alonso (ESP), 17 16º StoffelVandoorne (BEL), 13 17º Jolyon Palmer (ING), 8 18º Pascal Wehrlein (ALE), 5 19º DaniilKvyat (RUS), 5 20º Marcus Ericsson (SUE), 0

Classificação Mundial Construtores 1º Mercedes, 680 pontos 2º Ferrari, 522 3º Red Bull, 368 4º Force India, 187 5º Williams, 83 6º Renault, 57 7º Toro Rosso, 53 8º Haas, 47 9º McLaren, 30 10º Sauber, 5



Formação

Programa Desenvolvimento de Líderes

R

ealizado pelo SEBRAE em parceria com o SINCOPEÇAS-PE e o SENAC, o Programa Desenvolvimento de Líderes foi lançado no dia 01/06/17 e concluído em 28/11/17. Objetivando levar cada um dos participantes a ter mais conhecimento e visão sobre si, fazendo saber o seu papel enquanto gestor e líder em um contexto empresarial dinâmico, competitivo, tecnológico e globalizado, a qualificação abordou as seguintes temáticas: 1ª DISC como ferramenta de autoconhecimento 2ª Buscando o Auto Desenvolvimento 3ª Comunicação e Feedback 4ª Gerenciando competências 5ª Liderança Situacional 6ª Gestão do desenvolvimento 7ª Administração do tempo 8ª Liderança Coach

56 - Auto Revista Ceará

9ª Gestão dos resultados 10ª Plano de Ação x Estratégias e Resultados Ministrado pela Psicóloga, Coach e Consultora em Recursos Humanos Rubenita Araújo, o curso abordou as características essenciais de um líder, mostrando o desenvolvimento dessas habilidades de acordo com o que o mercado e a organização necessitam. Os participantes conheceram os diversos tipos de liderança e aprenderam a adotar atitudes mais eficazes diante de seu autoconhecimento, conhecimento do outro e das exigências do mercado de trabalho. Focado na liderança, mudança e inovação, o programa capacitou uma turma de 32 pessoas para assumir as responsabilidades interfuncionais da liderança corporativa. Centrando na gestão, os participantes aprenderam

a identificar problemas, formular soluções e adaptar-se aos ideais de suas empresas. “Mentes que se expandem jamais retornarão ao tamanho original, pois conhecimento é a base para ver o mundo de outra forma ou perspectiva”, enfatiza Rubenita. Thiago Nicolau, que participou do curso como mecânico, foi promovido a chefe de oficina através das experiências adquiridas com a qualificação. “ Eu já vinha fazendo outros cursos do Sebrae, todos são muito bons, mas esse em especial eu senti que seria diferente, algo enriquecedor profissionalmente. De cara, o que mais me chamou atenção foi uma frase citada por Rubenita: ‘uma mente que se expande, jamais volta ao tamanho original’. Era o que eu precisava escutar para engajar e co-


locar as engrenagens para trabalhar a todo a vapor. O curso fez com que eu me conhecesse melhor, eu não sabia do que era capaz e hoje sou outra pessoa, tanto em casa quanto no trabalho. Aprendi a buscar mais da equipe e a tratar e fidelizar de uma forma diferenciada o cliente. No começo eu era apenas um simples mecânico, fui fazendo cursos, saí da mesmice, procurei me capacitar e o Alexandre Costa viu o meu potencial e me ajudou a alcançar a promoção para chefe de oficina. Estou realizado, mas esse é apenas o primeiro passo de muitas conquistas. Se eu cheguei até aqui, sei que posso ir além”, afirma. O empresário Marcos Santana já consegue perceber uma mudança nas pessoas que trabalham com ele e participaram da capacitação “No

geral o curso foi excelente, com certeza irá trazer uma onda de transformações para a empresa. Nossa ideia ao fazer esse trabalho foi melhorar o gestor como líder, sabendo que a equipe é sempre o reflexo de seu dirigente. Foi uma experiência gratificante que surpreendeu e superou todas as expectativas, com um conteúdo muito rico e dinâmico que foi muito bem recebido e assimilado por todos. Das pessoas que trabalham conosco e participaram da capacitação, já consigo perceber uma evolução”. O Sincopeças-PE agradece ao Sebrae, Senac, Centrocar e a todos os participantes, em especial à professora Rubenita por tudo o que nos foi proporcionado, desde o aprendizado profissional à mudança particular de cada um. “O caminho do conhecimento é

acessível a todos, mas o privilégio da sabedoria é somente para alguns. Ensinar é arte, é doação. E a troca de informações que o ensino promove é sem dúvida, incontestável para a construção do saber. A você, Rubenita, nossos sinceros agradecimentos pela disposição de nos guiar no caminho necessário a nos conhecermos melhor e a partir desta percepção, potencializar nossas melhores forças. O amor à profissão é imprescindível para a transmissão do conhecimento e, graças a isso, você nos fez melhores líderes. Não só agradecemos a Deus por ter feito parte de nossas vidas nestes 10 encontros, mas continuaremos rogando a Ele por você, que foi peça fundamental nessa parte de nossa história”. Marcelo Magalhães, Gestor do Sincopeças-PE.

Auto Revista Ceará -

57


TABELA

PERNAMBUCO

PREÇOS SEMINOVOS

O

MeuCarango é o site automotivo Nº1 do Nordeste. Reflexo de sua atuação no mercado nacional há 17 anos. Nosso banco de dados é um dos mais atualizados e utilizados para a precificação de veículos 0km, seminovos e usados em todo o país. Os valores publicados fazem parte do Índice WebMotors, que é tabulado a partir de critérios estatísticos e com base nos anúncios de veículos praticados no portal. O MeuCarango conta com mais de 17 mil anúncios ativos, sendo o maior acervo deste tipo na região. As informações aqui publicadas devem ser consideradas apenas como referência e são de propriedade do Grupo WebMotors, sendo vedada a sua reprodução sem o consentimento da marca.

Marca/Modelo

Versão

AUDI

2014

2015

2016

2017

R$ 2.014

R$ 2.017

R$ 2.015

R$ 2.016

A3

1.4 Tfsi Sedan Attr 16V Gas 4P S-Tronic R$ 74.938

R$ 77.307

R$ 85.856

X1

2.0 16V Tur Activ Sdrive20i 4P Autom

R$ 102.940 R$ 154.333 R$ 168.571

X3

2.0 20I 4X4 16V Gas 4P Automático

X6 Z4

2.0 16V Turbo Gasolina Sdrive20i Automático

R$ 156.482 R$ 174.433 R$ 212.600

1.4 Mpfi Ls Cs 8V Flex 2P Manual

R$ 28.038

R$ 31.925

R$ 35.387

1.4 Mpfi Sport Cs 8V Flex 2P Manual

R$ 33.929

R$ 38.433

R$ 41.936

1.0 Mpfi Ls 8V Flex 4P Manual

R$ 31.398

R$ 33.627

R$ 35.833

1.0 Mpfi Lt 8V Flex 4P Manual

R$ 33.897

R$ 37.052

R$ 36.996

1.4 Mpfi Lt 8V Flex 4P Automático

R$ 38.900

R$ 43.968

R$ 45.858

1.4 Mpfi Lt 8V Flex 4P Manual

R$ 35.527

R$ 38.208

R$ 41.927

1.4 Mpfi Ltz 8V Flex 4P Manual

R$ 39.600

R$ 40.427

R$ 47.325

1.0 Mpfi Lt 8V Flex 4P Manual

R$ 36.097

R$ 38.524

R$ 42.191

1.4 Mpfi Lt 8V Flex 4P Automático

R$ 39.933

R$ 42.547

R$ 49.020

1.4 Mpfi Lt 8V Flex 4P Manual

R$ 38.444

R$ 40.133

R$ 46.474

1.4 Mpfi Ltz 8V Flex 4P Automático

R$ 44.400

R$ 45.355

R$ 51.900

R$ 59.321

1.4 Mpfi Ltz 8V Flex 4P Manual

R$ 39.997

R$ 44.699

R$ 47.244

R$ 54.198

2.8 Ls 4X4 Cd 16V Turbo D 4P Manual

R$ 79.460

R$ 86.548

R$ 87.433

2.8 Ls 4X4 Cs 16V Turbo D 2P Manual

R$ 71.383

R$ 75.370

2.8 Lt 4X4 Cd 16V Turbo D 4P Autom

R$ 95.150

R$ 100.900 R$ 107.960 R$ 128.567

2.8 Lt 4X4 Cd 16V Turbo D 4P Manual

R$ 85.721

R$ 94.100

2.8 Ltz 4X2 Cd 16V T Di 4P Automát

R$ 95.696

R$ 108.145 R$ 117.700

2.0 16V T Gas Sdrive20i Gp 4P Autom

Onix

Prisma

S10

Sonic

Spin

R$ 151.585 R$ 166.233

Versão

2014

2015

1.6 Lt 16V Flex 4P Automático

R$ 34.767

1.6 Lt 16V Flex 4P Manual

R$ 33.700

1.8 Advantage 8V Flex 4P Automático

R$ 41.511

R$ 46.363

2016

2017

R$ 59.445

1.8 Lt 8V Flex 4P Automático

R$ 42.485

R$ 47.525

R$ 49.231

R$ 164.920 R$ 143.934 R$ 164.380

1.8 Lt 8V Flex 4P Manual

R$ 40.554

R$ 40.624

R$ 45.986

R$ 49.967

3.0 35I M Sp4X4 24V Gas 4P Autom

R$ 148.769 R$ 202.963 R$ 233.447

1.8 Ltz 8V Flex 4P Automático

R$ 45.870

R$ 47.260

R$ 56.442

R$ 60.739

3.0 35I 4X4 C 6 Cil 24V Gas4P Autom

R$ 214.115

1.8 Ltz 8V Flex 4P Manual

R$ 43.493

R$ 49.270

R$ 49.467

R$ 57.000

1.8 Mpfi Ltz 4X2 16V Flex 4P Autom

R$ 61.938

R$ 70.875

Trailblazer

2.8 Ltz 4X4 16V Turbo Dies 4P Autom

R$ 117.606 R$ 137.000 R$ 150.156 R$ 182.156

Fiorino

1.4 Mpi Furgão 8V Flex 2P Manual

R$ 34.111

R$ 37.896

Freemont

2.4 Emotion 16V Gasolina 4P Autom

R$ 65.820

R$ 88.150

2.4 Precision 16V Gasolina 4P Autom

R$ 64.158

R$ 83.357

1.4 Mpi 8V Flex 4P Manual

R$ 36.160

1.4 Mpi 8V Tetrafuel 4P Manual

R$ 36.568

R$ 39.318

R$ 45.700

1.4 Mpi Attractive 8V Flex 4P Manual

R$ 319.574 Tracker

CHEVROLET Montana

Marca/Modelo

58 - Auto Revista Ceará

1.8 Mpfi Lt 4X2 16V Flex 4P Autom

R$ 70.930 R$ 77.190

R$ 41.981

1.4 Mpi Furgão H W 8V Flex 2P Manual

R$ 51.198

Grand Siena

R$ 52.998 Idea

R$ 95.993

R$ 121.038

Linea

R$ 53.636

R$ 35.311

R$ 37.813

R$ 41.386

1.6 Mpi Essence 16V Flex 4P Automatiz R$ 35.592

R$ 39.695

R$ 43.675

1.6 Mpi Essence 16V Flex 4P Manual

R$ 36.075

R$ 38.923

R$ 42.970

1.4 Mpi Attractive 8V Flex 4P Manual

R$ 32.993

R$ 36.036

R$ 41.123

1.6 Mpi Essence 16V Flex 4P Automatiz R$ 36.143

R$ 41.745

R$ 48.828

1.6 Mpi Essence 16V Flex 4P Manual

R$ 34.813

R$ 42.200

R$ 45.020

1.8 Mpi Advent 16V Flex 4P Automatiz

R$ 37.767

R$ 43.415

R$ 52.448

1.8 Mpi Adventure 16V Flex 4P Manual R$ 39.263

R$ 45.020

R$ 50.497

1.8 Absolute 16V Flex 4P Automatizado R$ 40.170

R$ 45.395

R$ 52.299

1.8 Blackmotion 16V Flex 4P Automatiz 1.8 Essence 16V Flex 4P Automatiz

R$ 50.967

R$ 53.800 R$ 39.230

R$ 40.953

R$ 49.257

PERNAMBUCO


Marca/Modelo

Versão 1.8 Essence 16V Flex 4P Manual

2014 R$ 37.732

2015

2016

R$ 40.390

R$ 43.585

Mobi

1.0 8V Evo Flex Like. On Manual

Palio

1.0 Mpi Attractive 8V Flex 4P Manual

R$ 29.136

R$ 31.478

R$ 34.707

1.4 Mpi Attractive 8V Flex 4P Manual

R$ 32.850

R$ 34.022

R$ 36.866

1.6 Mpi Sport 16V Flex 4P Automatiz

R$ 37.000

R$ 38.118

R$ 44.974

1.6 Mpi Sporting 16V Flex 4P Manual

R$ 35.485

R$ 39.626

R$ 43.896

1.8 Mpi Adv Week 16V Flex 4P Manual

R$ 41.051

R$ 48.973

R$ 51.740

1.4 Attractive 8V Flex 4P Manual

R$ 35.223

R$ 34.624

R$ 42.286

1.6 Essence 16V Flex 4P Automatizado

R$ 35.223

R$ 36.630

R$ 44.698

1.6 Essence 16V Flex 4P Manual

R$ 35.044

R$ 40.448

R$ 41.320

1.8 Sporting 16V Flex 4P Automatizado R$ 39.844

R$ 42.317

R$ 47.026

1.8 Sporting 16V Flex 4P Manual

R$ 36.600

R$ 42.760

R$ 45.632

1.0 Mpi El 8V Flex 4P Manual

R$ 30.024

R$ 33.648

R$ 34.320

1.0 Firefly Flex Drive Manual

Punto

Siena

2017

Marca/Modelo

R$ 36.318

R$ 51.383

R$ 54.198

R$ 64.097

R$ 66.540

R$ 61.333

R$ 74.107

R$ 38.963

2.0 Titanium Sedan 16V Flex 4P Autom Fusion

R$ 58.597

Ka +

Toro

1.4 Mpi Working Cd 8V Flex 2P Manual R$ 42.330 R$ 37.305

R$ 39.800

1.4 Mpi Working Cs 8V Flex 2P Manual R$ 32.092

R$ 36.963

R$ 37.199

1.8 Mpi Adven Cd 16V Flex 2P Manual

R$ 46.938

1.8 Mpi Adven Ce 16V Flex 2P Manual

R$ 42.223

R$ 46.197

1.8 16V Evo Flex Freedom Open Edition Plus Automático

1.0 Evo Vivace 8V Flex 2P Manual

R$ 23.263

R$ 24.660

R$ 25.913

R$ 28.798

1.0 Evo Way 8V Flex 4P Manual

R$ 27.239

R$ 30.175

R$ 32.400

1.4 Evo Sporting 8V Flex 4P Manual

R$ 32.520

R$ 36.920

R$ 39.459

1.4 Evo Way 8V Flex 4P Manual

R$ 29.867

R$ 32.789

R$ 36.263

Fiesta

Focus

R$ 78.098

R$ 92.348

2.0 Titanium Fwd 16V Gas 4P Autom

R$ 74.675

R$ 83.371

R$ 83.425

R$ 80.580

1.0 Se Plus 12V Flex 4P Manual

R$ 32.442

R$ 34.823

R$ 37.132

1.0 Sel 12V Flex 4P Manual

R$ 36.525

R$ 38.818

R$ 40.850

1.5 Se 16V Flex 4P Manual

R$ 37.388

R$ 37.688

R$ 43.600

1.5 Se Plus 16V Flex 4P Manual

R$ 35.839

R$ 39.200

R$ 43.767

1.5 Sel 16V Flex 4P Manual

R$ 37.553

R$ 39.554

R$ 41.346

1.0 Se 12V Flex 4P Manual

R$ 36.263

R$ 38.145

R$ 38.835

1.0 Se Plus 12V Flex 4P Manual

R$ 34.920

1.5 Se 16V Flex 4P Manual

R$ 37.150

R$ 41.118

R$ 41.730

1.5 Se Plus 16V Flex 4P Manual

R$ 37.989

R$ 42.472

R$ 43.471

1.5 Sel 16V Flex 4P Manual

R$ 37.948

R$ 42.817

R$ 46.105

R$ 48.644

R$ 54.787

R$ 105.970

R$ 47.637

R$ 49.705

R$ 53.538

2.0 Se 16V Flex 4P Powershift

R$ 48.094

R$ 52.117

R$ 60.390

2.0 Titanium 16V Flex 4P Powershift

R$ 50.323

R$ 58.567

R$ 67.315

1.5 S Hatch 16V Flex 4P Manual

R$ 34.877

R$ 38.925

R$ 41.714

1.5 Se Hatch 16V Flex 4P Manual

R$ 35.073

R$ 38.140

R$ 40.764

1.6 Se Hatch 16V Flex 4P Manual

R$ 31.067

R$ 39.600

R$ 44.368

1.6 Se Sedan 16V Flex 4P Manual

R$ 33.654

R$ 44.421

R$ 47.967

1.6 Titanium Hatch 16V Flex 4P Manual R$ 40.290

R$ 46.146

R$ 51.756

1.6 Se 16V Flex 4P Manual

R$ 53.923

R$ 60.118

1.6 Se 16V Flex 4P Powershift

R$ 47.066 R$ 48.241

R$ 51.798

PERNAMBUCO

R$ 58.725

R$ 39.123

R$ 186.627 R$ 268.333 R$ 79.450

R$ 82.440

R$ 85.000

2.5 Xls 4X2 Cd 16V Flex 4P Manual

R$ 64.880

R$ 69.345

R$ 71.000

2.5 Xlt 4X2 Cd 16V Flex 4P Manual

R$ 70.984

R$ 79.900

R$ 83.590

3.2 Limited 4X4 Cd 20V D 4P Automát R$ 103.557 R$ 114.898 R$ 137.504

Accord

City

3.2 Xlt 4X4 Cd 20V D 4P Automático

R$ 94.125

R$ 99.500

R$ 121.609

2.4 Ex 16V Gasolina 4P Automático

R$ 79.596

3.5 Ex V6 24V Gasolina 4P Automático

R$ 89.336

1.5 Dx 16V Flex 4P Manual

R$ 40.950

R$ 50.800

R$ 57.930

1.5 Ex 16V Flex 4P Automático

R$ 48.206

R$ 58.312

R$ 69.598

1.5 Exl 16V Flex 4P Automático

R$ 133.900

R$ 59.639

R$ 70.567

R$ 47.399

R$ 55.083

R$ 61.440

1.8 Lxs 16V Flex 4P Automático

R$ 56.900

R$ 58.522

R$ 64.383

1.8 Lxs 16V Flex 4P Manual

R$ 50.982

R$ 55.782

R$ 62.963

2.0 Exr 16V Flex 4P Automático

R$ 61.688

2.0 Lxr 16V Flex 4P Automático

R$ 59.922

R$ 63.921

2.4 Si 16V Gasolina 2P Manual

R$ 92.753

R$ 95.500

2.0 Exl 4X2 16V Flex 4P Automático

R$ 86.327

2.0 Exl 4X4 16V Flex 4P Automático

R$ 89.726

2.0 Lx 4X2 16V Flex 4P Automático

R$ 80.593

1.4 Dx 16V Flex 4P Manual

R$ 38.838

1.4 Lx 16V Flex 4P Automático

R$ 44.086

1.5 Lx 16V Flex 4P Manual

R$ 61.075

1.6 Se 16V Flex 4P Manual

R$ 70.400

2.2 Xls 4X4 Cd 16V Diesel 4P Manual

1.5 Lx 16V Flex 4P Automático 1.6 Freestyle 16V Flex 4P Manual

R$ 96.933

R$ 101.198 R$ 115.933

3.7 Coupé V6 24V Gas 2P Automatico

FORD Ecosport

2.0 Titanium Awd 16V Gas 4P Autom

R$ 111.698

HONDA

R$ 25.297

1.0 Evo Vivace 8V Flex 4P Manual

R$ 98.118

Ranger

R$ 57.927

R$ 111.756 R$ 24.100

R$ 87.332

Mustang

R$ 82.798

2.0 16V T D Volcano 4Wd Automático Uno

R$ 52.205

2.0 Titanium 16V Híbrido 4P Autom

2.5 16V Flex 4P Automático Ka

2017

R$ 64.098

2.0 Titanium Plus 16V Híb 4P Autom

R$ 36.398

1.4 Mpi Working Ce 8V Flex 2P Manual R$ 34.923

2016

2.0 Titanium 16V Flex 4P Powershift

1.6 Mpi Essence 16V Flex 4P Automatiz R$ 35.900 Strada

2015

2.0 Se Plus 16V Flex 4P Powershift

1.4 Mpi 8V Flex 4P Tetrafuel R$ 32.520

2014

R$ 35.725

1.0 Mpi El Celebr 8V Flex 4P Manual

1.4 Mpi El 8V Flex 4P Manual

Versão

R$ 60.340

Civic

CRV

Fit

R$ 74.953 R$ 69.832

R$ 114.220 R$ 119.394

Auto Revista Ceará -

59


Marca/Modelo

Versão

2014

1.4 Lx 16V Flex 4P Manual

R$ 39.908

1.5 Ex 16V Flex 4P Automático

R$ 46.793

1.5 Exl 16V Flex 4P Automático Hr-V

2015

2016

2017

Marca/Modelo Renegade

Versão

2014

2015

2016

1.8 16V Flex 4P Manual

R$ 67.263

R$ 53.195

R$ 61.791

1.8 16V Flex Longitude 4P Automático

R$ 76.356

R$ 56.374

R$ 65.969

1.8 16V Flex Sport 4P Manual

R$ 65.498

1.8 16V Flex Ex 4P Automático

R$ 79.758

2.0 16V Tur Diesel Long 4P 4X4 Autom

R$ 102.393

1.8 16V Flex Exl 4P Automático

R$ 88.865

2.0 16V Tur Dies Sport 4P 4X4 Autom

R$ 93.743

1.8 16V Flex Lx 4P Automático

R$ 80.298

KYA

1.8 16V Flex Lx 4P Manual

R$ 73.765

Bongo

HYUNDAI Azera

3.0 Mpfi Gls V6 24V Gas 4P Automático R$ 91.384

R$ 123.698 R$ 125.083

Elantra

2.0 Gls 16V Flex 4P Automático

R$ 71.597

R$ 60.291

2.5 K788 4X2 Cs Tur Diesel 2P Manual

R$ 59.336

R$ 67.767

Cerato

1.6 Sx 16V Flex 4P Automático

R$ 55.473

R$ 58.043

R$ 65.023

Picanto

1.0 Ex 12V Flex 4P Automático

R$ 35.693

R$ 39.260

R$ 43.144

1.0 Ex 12V Flex 4P Manual

R$ 31.665

2.4 16V Gasolina Ex Automático

R$ 70.936

R$ 80.295

2.4 S.263 4X2 16V Gas 4P Automático

R$ 74.674

R$ 83.600

R$ 101.711 R$ 107.298

R$ 75.277

R$ 35.200

R$ 39.930

Grand St. Fé

3.3 Mpfi V6 4Wd Gasolina 4P Autom.

R$ 121.020 R$ 130.698 R$ 157.274

Hb20

1.0 Comfort Style 12V Flex 4P Manual

R$ 35.460

R$ 35.948

R$ 41.592

1.6 Comfort Plus 16V Flex 4P Autom.

R$ 44.893

R$ 43.809

R$ 51.930

3.5 S.670 V6 4X4 24V Gas 4P Autom.

1.6 Comfort Plus 16V Flex 4P Manual

R$ 39.233

R$ 39.523

R$ 45.567

3.5 V6 Gasolina Ex 7L 4Wd Automático R$ 102.226 R$ 112.123

1.6 Comfort Style 16V Flex 4P Autom.

R$ 42.323

R$ 45.336

R$ 51.096

R$ 52.800

Soul

1.6 Ex 16V Flex 4P Automático

R$ 48.193

R$ 72.295

R$ 75.533

1.6 Comfort Style 16V Flex 4P Manual

R$ 35.310

R$ 42.061

R$ 46.473

R$ 45.242

Sportage

2.0 Ex 4X2 16V Flex 4P Automático

R$ 80.963

R$ 90.700

R$ 108.945 R$ 122.373

1.0 Comfort Plus 12V Flex 4P Manual

R$ 35.682

R$ 41.000

R$ 43.480

2.0 Lx 4X2 16V Flex 4P Automático

R$ 77.100

R$ 79.932

R$ 88.123

1.0 Comfort Style 12V Flex 4P Manual

R$ 38.443

R$ 40.343

R$ 45.352

2.0 Lx 4X4 16V Flex 4P Automático

R$ 74.038

R$ 84.536

1.6 Comfort Plus 16V Flex 4P Autom.

R$ 43.743

R$ 47.167

R$ 52.682

1.6 Comfort Style 16V Flex 4P Autom.

R$ 44.005

R$ 47.900

R$ 53.016

R$ 56.857

1.6 Comfort Style 16V Flex 4P Manual

R$ 42.500

R$ 44.523

R$ 50.425

R$ 50.398

3.0 Hse 4X4 V6 24V Bi-T Di 4P Autom

R$ 243.657 R$ 363.750 R$ 327.000

3.0 S 4X4 V6 24V Bi-T Di 4P Autom

R$ 199.667 R$ 229.300

3.0 Se 4X4 V6 24V Bi-T Di 4P Autom

R$ 259.198 R$ 245.173 R$ 282.960

2.0 16V Si4 Turbo Gas Hse 4P Autom

R$ 222.167 R$ 196.633

2.0 16V Si4 T Gas Hse Lux 4P Autom

R$ 204.347 R$ 212.963

2.2 16V Sd4 T Diesel Hse 4P Autom

R$ 216.211

2.2 16V Sd4 T DiHse Luxury 4P Autom

R$ 226.267

2.2 16V Sd4 T Diesel Se 4P Automático

R$ 207.465

Hb20s

Hb20x

I30

Ix35

Santa Fé

1.6 16V Premium Flex 4P Automático

R$ 45.875

1.6 16V Premium Flex 4P Manual

R$ 40.512

R$ 48.713

R$ 41.318

R$ 48.089

R$ 56.994

1.6 16V Style Flex 4P Manual

R$ 41.300

R$ 43.835

R$ 50.641

1.6 Mpfi 16V Flex 4P Automático

R$ 55.534

1.8 Mpi 16V Gasolina 4P Automatico

R$ 56.245

R$ 65.548

R$ 77.233

R$ 64.533

1.8 Mpi 16V GasSérie Limi 4P Autom

R$ 75.297

2.0 Mpfi Gls 16V Flex 4P Automático

R$ 74.423

R$ 40.413

R$ 86.991

Range Rover Evoque

2.0 Dynamic 4Wd 16V Gas 4P Automát R$ 155.914 R$ 173.385

2.0 Mpi 4X2 16V Flex 4P Automático

R$ 67.189

2.0 Dynamic 4Wd 16V Gas 4P Automát R$ 178.215 R$ 194.249

2.0 Mpi 4X2 16V Flex 4P Manual

R$ 67.067

2.0 Prestige 4Wd 16V Gas 4P Automát

2.0 Pure 4Wd 16V Gas 4P Automático R$ 136.700 R$ 143.267

R$ 106.456 R$ 114.216 R$ 128.288

Sonata

2.4 Mpfi I4 16V 182Cv Gas4P Automát

R$ 69.267

Tucson

2.0 Mpfi Gls 16V 143Cv 2Wd Flex 4P Automático

R$ 45.223

Range Rover Sport R$ 52.703

R$ 59.797

R$ 65.544

1.4 16V Gasolina 4P Manual

R$ 25.250

J5

1.5 16V Gasolina 4P Manual

R$ 30.490

R$ 56.300

JEEP

60 - Auto Revista Ceará

R$ 64.691

A 200

R$ 46.340

1.5 16V Jetflex 4P Manual

2.0 Sport 4X2 16V Gas 4P Automático

3.0 Hse 4X4 V6 24V Tur Di 4P Autom

R$ 302.198 R$ 414.267 R$ 383.983

3.0 Se 4X4 V6 24V Bitu Die 4P Autom

R$ 292.000

R$ 371.333

MERCEDES BENZ

JAC J3

R$ 148.365 R$ 170.100

2.0 Prestige 4Wd 16V Gas 4P Automát R$ 155.083

3.3 Mpfi 4X4 7 Lug V6 Gas 4P Automát R$ 118.256 R$ 185.300 R$ 159.560 3.3 Mpfi 4X4 V6 Gas 4P Automático

Compass

Discovery 4

Discovery Sport

R$ 109.990

R$ 104.076

LAND ROVER

R$ 57.827

1.6 16V Style Flex 4P Automático

1.8 Mpi 16V Gasolina 4P Manual

Sorento

2017

R$ 71.332

R$ 58.175

1.6 Turbo 16V Flex 4P Automático

R$ 94.118

1.6 Turbo 16V Gasolina 4P Automático

R$ 95.170

1.6 Turbo Style 16V Gas 4P Automático R$ 81.675

R$ 93.267

1.6 Turbo Urban 16V Gas 4P Autom

R$ 88.946

R$ 82.626

R$ 111.983 R$ 122.399

PERNAMBUCO


Marca/Modelo A 250

Versão

2013

2014

2015

2016

2.0 Sport Turbo Gas 4P Automatizado

R$ 116.978 R$ 124.178 R$ 159.933 R$ 184.475 R$ 172.778 R$ 183.060 R$ 257.000

A 45 Amg

2.0 16V Turbo Gas 4P Automatizado

Amg Gt

4.0 V8 Turbo Gasolina S 7G-Dct

C 180

1.6 Cgi 16V Turbo Flex 4P Automático

Pajero

R$ 645.667 R$ 691.180 R$ 124.967 R$ 151.223

1.6 Cgi Avant 16V Turbo Gas 4P Autom 1.6 Cgi Coupe 16V T Gas 2P Automát

Marca/Modelo

R$ 112.258 R$ 122.424 R$ 96.313

Pajero Full

R$ 97.911

1.6 Cgi Sport 16V T Gas 4P Automático R$ 83.600

C 200

1.8 Cgi Tour 16V Turbo Gas 4P Autom

R$ 90.230

1.8 Cgi Avant 16V Gas 4P Automático

R$ 89.658

C 250

R$ 131.597 R$ 140.600 R$ 159.970

2.0 Cgi Sport C T 16V Gas 2P Automát

R$ 208.223 R$ 225.356

Pajero Tr4

2.0 Cgi Sport Turbo 16V Gas 4P Autom R$ 118.967 R$ 161.330 R$ 223.233 R$ 206.829 C 300

2.0 Cgi GasAnniversary Edit 7G-Tronic

R$ 218.297

C 43 Amg

3.0 V6 Gas Coupé 4Matic 9G-Tronic

R$ 341.975

Cla 250

2.0 Sport 16V Turbo Gas 4P Automát

R$ 156.700

Cla 45 Amg

2.0 16V Turbocharged Gas 4P Autom

R$ 225.884 R$ 252.967 R$ 300.475

Sprinter

Vito

2.2 415 Cdi Van 16 Lugares Teto Alto 16V Bi-Turbo Diesel Manual

R$ 196.576

R$ 124.500

2.2 415 Cdi Van 16 Lugares Teto Baixo 16V Bi-Turbo Diesel Manual

R$ 99.633

2.2 515 Cdi Van 21 Lugares Teto Alto 16V Bi-Turbo Diesel Manual

R$ 131.600

2.0 Cgi Flex Tourer 119 Con 9L Manual

R$ 177.800

Frontier

L200

3.2 4X4 16V Turbo Interc Di 4P Autom

R$ 132.817

3.2 Hpe 4X4 7 Lugares 16V Turbo Intercooler Diesel 4P Automático

R$ 151.082 R$ 168.370

3.5 Hpe 4X4 7 Lug V6 24V Flex 4P Automático

R$ 132.130 R$ 144.220

3.2 Hpe 4X4 16V Turbo Intercooler Diesel 2P Automático

R$ 136.265

3.2 Hpe 4X4 16V Turbo Intercooler Diesel 4P Automático

R$ 134.933 R$ 162.710 R$ 198.600

R$ 67.948

R$ 70.200

R$ 80.156

2.0 4X2 16V Gasolina 4P Manual

R$ 61.136

R$ 63.308

R$ 72.978

2.0 4X4 Awd 16V Gas 4P Automático

R$ 67.638

R$ 76.767

R$ 93.263

R$ 92.463

3.8 Hpe 4X4 V6 24V Gasolina 4P Automático

R$ 114.923

2.0 4X2 16V 140Cv Flex 4P Automát

R$ 50.233

R$ 56.784

2.0 4X2 16V 140Cv Flex 4P Manual

R$ 47.198

R$ 52.163

2.0 4X4 16V 140Cv Flex 4P Automát

R$ 56.711

R$ 65.533

2.5 S 4X4 Cd Turbo Elet D 4P Manual

R$ 81.720

R$ 79.297

R$ 93.536

2.5 Sl 4X4 Cd Turbo Elet D 4P Autom

R$ 91.378

R$ 98.555

R$ 117.293

R$ 162.600

1.6 16V Flex Rio 2016 4P Xtronic R$ 33.736

1.6 S 16V Flex 4P Manual

R$ 33.988

1.8 S 16V Flex 4P Automático

R$ 36.821

1.8 Sl X-Gear 16V Flex 4P Automático

R$ 37.147

1.0 16V Flex 4P Manual

R$ 27.531

1.0 S 16V Flex 4P Manual

R$ 27.665

R$ 30.599

1.6 S 16V Flex 4P Manual

R$ 85.150

R$ 29.384

R$ 32.624

R$ 36.490

R$ 48.990

R$ 37.918

R$ 40.484

R$ 48.122

1.6 Sl 16V Flex 4P Manual

Sentra

R$ 111.557

2.5 Gl 4X4 Cd 8V Turbo Di 4P Manual

R$ 131.930 R$ 149.600

1.6 16V Flex 4P Manual

R$ 138.330 R$ 149.520

2.0 4X2 16V Gasolina 4P Automático

R$ 185.630

Kicks

MITSUBISHI Asx

Versa

1.6 Sv 16V Flex 4P Manual

R$ 28.600

R$ 34.983

R$ 37.438

2.0 S 16V Flex 4P Manual

R$ 44.933

R$ 49.668

R$ 51.273

2.0 Sl 16V Flex 4P Automático

R$ 51.930

R$ 54.858

R$ 62.375

2.0 Sv 16V Flex 4P Automático

R$ 49.945

R$ 50.844

R$ 58.418

1.0 12V Flex S 4P Manual

R$ 37.797

L200 Outdoor 2.4 4X2 Cd 16V Flex 4P Manual

R$ 81.638

1.6 16V Flex S 4P Manual

R$ 32.567

L200 Savana

3.2 4X4 16V T Interc Diesel 4P Autom

R$ 125.900

1.6 16V Flex Sl 4P Manual

R$ 36.670

R$ 47.267

L200 Triton

2.4 Hls 4X2 Cd 16V Flex 4P Manual

R$ 35.825

R$ 42.600

Lancer

2016

Livina

R$ 86.800

2.0 John Cooper W 16V Tur Gas 2P Autom

2015

2.0 4X4 16V 140Cv Flex 4P Manual

March 1.6 S Coupé 16V Turbo Gas 2P Autom

2014

NISSAN

R$ 109.275

MINI Cooper

2013

3.8 Hpe 4X4 V6 24V Gasolina 2P Automático

1.8 Cgi Turbo Sport 16V Gas 4P Autom R$ 89.954 2.0 Cgi Avant 16V Gas 4P Automático

Versão

R$ 41.212 R$ 43.685

R$ 62.800

R$ 63.485

R$ 73.901

1.6 16V Flex Sv 4P Manual

3.2 Gls 4X4 Cd 16V T Interc Di 4P Man R$ 70.941

R$ 79.371

R$ 89.084

1.6 16V Flex Unique 4P Manual

R$ 48.661

3.2 Glx 4X4 Cd 16V T Interc Di4P Man

R$ 77.017

R$ 78.990

3.2 Hpe 4X4 Cd 16V Turbo Intercooler R$ 94.297 Diesel 4P Automático

R$ 102.898 R$ 116.145 R$ 121.233

1.6 16V Flex Allure 4P Automático

R$ 60.950

3.5 Hpe 4X4 V6 24V Flex 4P Autom

R$ 81.179

1.6 16V Flex Allure 4P Manual

R$ 58.355

1.6 16V Flex Griffe 4P Automático

R$ 67.150

1.6 16V Flex Griffe 4P Manual

R$ 61.050

R$ 70.673

1.6 16V Thp Flex Griffe 4P Manual

R$ 66.413

R$ 72.683

R$ 74.597

2.0 16V Gasolina 4P Automático

R$ 46.065

R$ 54.602

2.0 16V Gasolina 4P Manual

R$ 46.395

R$ 49.620

2.0 Gt 16V Gasolina 4P Automático

R$ 52.830

R$ 60.951

R$ 93.329

R$ 53.900 R$ 69.124

R$ 96.722

PEUGEOT 2008

R$ 111.846

R$ 58.630 R$ 76.700 208

PERNAMBUCO

R$ 50.133

1.5 Active 8V Flex 4P Manual

R$ 36.361

R$ 38.100

R$ 43.000

Auto Revista Ceará -

61


Marca/Modelo

3008

Versão

2014

2015

2016

2017

Marca/Modelo

R$ 38.040

R$ 41.747

2.0 Gt Line 16V Flex 4P Automático

R$ 52.993

R$ 41.880

R$ 46.400

2.0 Privilége 16V Flex 4P Automático

R$ 49.067

R$ 62.963

R$ 69.757

R$ 73.825

1.6 Griffe 16V Flex 4P Automático

R$ 37.950

R$ 45.875

R$ 52.238

1.6 Express 16V Flex 3P Manual

R$ 29.597

R$ 33.710

R$ 37.420

R$ 41.404

1.6 Griffe 16V Flex 4P Manual

R$ 42.120

R$ 42.445

R$ 47.700

1.6 Express 16V Flex 4P Manual

R$ 29.884

R$ 33.873

R$ 38.020

R$ 44.073

1.6 Allure Thp 16V Gas 4P Automático

R$ 51.533

1.0 Authentique 16V Flex 4P Manual

R$ 33.233

R$ 30.406

R$ 39.933

1.6 Griffe Thp 16V Gas 4P Automático

R$ 57.860

R$ 72.597

R$ 85.518

1.0 Expression 16V Flex 4P Manual

R$ 30.880

R$ 34.433

R$ 36.932

R$ 42.097

1.6 Dynamique 8V Flex 4P Manual

R$ 34.616

R$ 38.376

R$ 43.982

R$ 46.254

R$ 40.650

R$ 45.633

R$ 36.588

R$ 41.803

R$ 45.984

1.6 Griffe Thp 16V Gas 4P Automático

R$ 59.503

Kangoo

Logan

1.6 Expression 8V Flex 4P Automatiz R$ 54.508 R$ 67.980

R$ 32.281

R$ 37.697

R$ 41.707

R$ 34.178

R$ 30.263

R$ 33.823

R$ 35.156

R$ 37.278

R$ 37.036

R$ 40.667

R$ 41.849

R$ 47.130

1.0 Authentique 16V Flex 4P Manual

R$ 25.717

R$ 63.100

1.0 Expression 16V Flex 4P Manual

R$ 27.374

R$ 52.630

R$ 60.891

1.6 Expression 8V Flex 4P Manual

R$ 31.405

1.6 Gt Line Limited Flex 4P Manual

R$ 34.730

2.0 Allure 16V Flex 4P Automático

R$ 45.466 R$ 95.175

408

1.6 Bus 16V Turbo Flex 4P Automático

Sandero

R$ 34.673

R$ 54.827

1.6 16V Turbo Gasolina 2P Automático

R$ 76.417

R$ 69.967

1.6 Griffe 16V Turbo Flex 4P Automátic

R$ 74.095

1.6 Griffe 16V Turbo Gas 4P Autom

R$ 47.763

R$ 56.380

R$ 72.613

2.0 Allure 16V Flex 4P Automático

R$ 39.160

R$ 47.846

R$ 67.229

2.0 Allure 16V Flex 4P Manual

R$ 35.333

1.6 Privilége 16V Flex 4P Automático

R$ 33.267

Grand Vitara

2.0 4X2 16V Gasolina 4P Automático

R$ 60.234

Jimny

1.3 4All 4X4 16V Gasolina 2P Manual

R$ 46.698

1.3 4Sport 4X4 16V Gas 2P Manual

R$ 74.626

R$ 74.240

R$ 86.800

R$ 50.547

R$ 54.698

R$ 61.567

R$ 51.932

R$ 55.520

R$ 59.856

R$ 73.723

1.8 Gli 16V Flex 4P Automático

R$ 60.900

R$ 64.267

R$ 72.173

R$ 78.797

1.8 Gli 16V Flex 4P Manual

R$ 49.474

R$ 62.995

2.0 Altis 16V Flex 4P Automático

R$ 67.900

R$ 77.617

TOYOTA

718

2.0 16V H4 Gasolina Boxster Pdk

911

3.0 24V H6 Gasolina Carrera Pdk

R$ 370.982

2.7 I6 24V Gasolina 2P Automático

R$ 747.333 R$ 292.450 R$ 311.267

2.9 I6 24V Gasolina 2P Automatizado 3.4 S I6 24V Gasolina 2P Automático

Corolla

R$ 511.971

3.8 6 Cilindros 24V T Gas 2P Autom

Etios R$ 348.430 R$ 389.000

3.4 S I6 24V Gasolina 2P Automatizado 3.0 V6 Turbo Diesel 4P Tiptronic 3.6 4X4 V6 24V Gasolina 4P Tiptronic

R$ 277.963

R$ 349.997

3.6 S 4X4 V6 24V Gasolina 4P Tiptronic

R$ 359.750

Etios Cross

RENAULT

R$ 63.417

R$ 74.222

R$ 82.084

R$ 32.448

R$ 38.146

R$ 40.678

R$ 42.478

1.5 Xls 16V Flex 4P Manual

R$ 37.550

R$ 40.048

R$ 43.853

R$ 49.267

1.5 Xls Sedan 16V Flex 4P Manual

R$ 36.665

R$ 41.016

R$ 45.297

1.5 Xs 16V Flex 4P Manual

R$ 33.836

R$ 36.859

R$ 40.782

R$ 47.293

1.5 Xs Sedan 16V Flex 4P Manual

R$ 33.696

R$ 36.260

R$ 42.633

R$ 49.263

R$ 38.328

R$ 40.925

R$ 45.700

2.7 Sr 4X2 Cd 16V Flex 4P Automático R$ 81.010

R$ 79.900 R$ 101.046

1.5 16V Flex 4P Automático

R$ 55.330

1.0 Authentique 16V Flex 2P Manual

R$ 18.230

R$ 19.321

1.0 Authentique 16V Flex 4P Manual

R$ 21.218

R$ 21.893

3.0 Sr 4X4 Cd 16V Turbo Int Di 4P Man R$ 99.460

1.0 Expression 16V Flex 4P Manual

R$ 24.390

R$ 26.550

3.0 Srv 4X4 Cd 16V Turbo Int D 4P Aut R$ 119.506 R$ 128.731

1.6 4X2 16V Flex 4P Manual

R$ 41.699

R$ 43.852

1.6 Dynam 4X2 16V Flex 4P Manual

R$ 41.875

R$ 47.824

R$ 59.080

2.0 Dynam 4X2 16V Flex 4P Autom

R$ 48.227

R$ 53.370

R$ 62.740

2.0 Dynam 4X2 16V Flex 4P Manual

R$ 43.589

R$ 49.304

R$ 57.745

2.0 Dynam 4X4 16V Flex 4P Manual

R$ 44.948

R$ 54.586

Hilux Sw4

2.7 Sr 4X2 16V Flex 4P Automático

1.8 16V Híbrido 4P Automático 2.0 4X2 16V Gasolina 4P Automático

R$ 81.078

R$ 111.615

R$ 90.418

R$ 111.458

2.5 4X4 16V Gasolina 4P Automático

R$ 99.182

R$ 113.140

2.0 Highline 4X4 Cd 16V Turbo Intercooler Diesel 4P Automático

R$ 102.297 R$ 121.224 R$ 135.917

2.0 4X4 16V Gasolina 4P Automático 2.4 4X2 16V Gasolina 4P Automático

1.6 16V Flex Expression 4P Manual

R$ 59.998

2.0 16V Flex Dynamique 4P Manual

R$ 63.882 R$ 41.108

R$ 54.969

R$ 65.299

2.0 Dynamique 16V Flex 4P Manual

R$ 42.383

R$ 49.323

R$ 56.265

R$ 55.540

R$ 59.073

2.0 Dynam Plus 16V Flex 4P Autom

62 - Auto Revista Ceará

R$ 104.917

Prius

R$ 60.578

R$ 54.900

R$ 107.140

Rav4

R$ 61.510

2.0 Dynam 16V Flex 4P Automático

R$ 94.347

2.7 Sr 7 Lug 4X2 16V Flex 4P Autom

R$ 67.296

R$ 93.709

2.0 Xei 16V Flex 4P Automático

1.5 16V Flex 4P Manual Hilux

R$ 79.930 R$ 84.331

1.5 X Sedan 16V Flex 4P Manual

Duster Oroch 1.6 16V Flex Dynamique 4P Manual

Fluence

R$ 35.047

R$ 64.997

2.0 Premium 4X4 16V Gas 4P Autom

PORSCHE

R$ 66.675

1.6 Expression 8V Flex 4P Manual

R$ 52.570

308Cc

Duster

2017

R$ 37.748

1.6 Griffe Thp 16V Flex 4P Automático

Clio

2016

R$ 34.197

1.6 Allure 16V Flex 4P Manual

Cayenne

2015

1.5 Allure 8V Flex 4P Manual

1.6 Active 16V Flex 4P Manual

Boxster

2014

1.5 Active Pack 8V Flex 4P Manual

2.0 Premium 16V Flex 4P Automático 308

Versão

R$ 83.098

2.4 4X4 16V Gasolina 4P Automático R$ 69.600 VW Amarok R$ 72.808

PERNAMBUCO


Marca/Modelo

Versão 2.0 S 4X4 Cd 16V Turbo Intercooler Diesel 4P Manual

R$ 69.575

2.0 Se 4X4 Cd 16V Turbo Intercooler Diesel 4P Manual

R$ 76.723

2.0 Trendline 4X4 Cd 16V Turbo Intercooler Diesel 4P Automático 2.0 Trendline 4X4 Cd 16V Turbo Intercooler Diesel 4P Manual Cross Up

2013

R$ 95.657 R$ 83.421

2014

2015

R$ 94.400

R$ 87.813

R$ 84.765

Fox

Fusca

Gol

Golf

Jetta

Kombi

R$ 91.128 R$ 38.895

R$ 39.660

R$ 45.890

1.0 Mpi 12V Flex 4P Manual

R$ 37.437

R$ 42.122

R$ 44.698

R$ 43.619

R$ 47.574

1.6 Mi Flex 8V 4P Automatizado

R$ 42.405

R$ 49.925

1.6 Mi Flex 8V 4P Manual

R$ 39.688

R$ 51.379

1.6 Msi Flex 16V 4P Automatizado

R$ 51.306

R$ 61.957

1.6 Msi Flex 16V 4P Manual

R$ 54.330

R$ 58.263

R$ 32.963

1.0 Mi 8V Flex 4P Manual

R$ 30.875

1.6 Mi 8V Flex 4P Automatizado

R$ 34.416

1.6 Mi 8V Flex 4P Manual

R$ 33.664

1.6 Mi Prime 8V Flex 4P Manual

R$ 33.787

2.0 Tsi 16V Gasolina 2P Automático

R$ 80.641

2.0 Tsi 16V R-Line Gas 2P Automático

R$ 86.293

1.0 Mi 8V Flex 2P Manual G.iv

R$ 21.170

1.0 Mi 8V Flex 4P Manual G.iv

R$ 23.623

1.0 Mi 8V Flex 4P Manual G.v

R$ 26.765

1.0 Mi Ecom 8V Flex 4P Manual G.iv

R$ 22.774

1.6 Mi 8V Flex 4P Manual G.v

R$ 30.893

1.6 Mi 8V Flex 4P Manual

R$ 40.267

1.6 Mi Sportline 8V Flex 4P Manual

R$ 45.468

2.0 Comfortline Flex 4P Manual

R$ 59.967

2.0 Comfortline Flex 4P Tiptronic

R$ 57.350

R$ 88.398

Up

R$ 68.173

2.0 Tsi Highline 211Cv Gas 4P Tiptronic R$ 73.925

R$ 85.700

R$ 36.744

1.4 Mi Std 8V Flex 4P Manual

R$ 37.567

1.4 Mi Std Lotação 8V Flex 3P Manual

R$ 36.113

1.6 Mi 8V Flex 4P Manual G.iv

Passat

2.0 16V Tsi Bluemotion Gas Comfortline 4P Dsg 2.0 Tsi 16V Gasolina 4P Automatizado

2014

1.6 Mi 8V Flex 4P Manual

R$ 37.150

1.6 Mi Sportline 8V Flex 4P Automatiz

R$ 40.932

1.6 Mi Sportline 8V Flex 4P Manual

R$ 38.119

1.6 Mi 8V Flex 4P Automatizado

R$ 39.713

1.6 Mi 8V Flex 4P Manual

R$ 36.333

1.6 Mi Comfortl 8V Flex 4P Automatiz

R$ 36.428

1.6 Mi Comfortline 8V Flex 4P Manual

R$ 40.143

2.0 Mi Comfortline 8V Flex 4P Manual

R$ 38.300

1.6 Cross Ce 8V Flex 2P Manual

R$ 41.214

R$ 47.126

1.6 Mi Ce 8V Flex 2P Manual G.vi

R$ 35.345

R$ 37.164

1.6 Mi Cs 8V Flex 2P Manual G.vi

R$ 31.782

R$ 32.027

1.6 Mi 8V Flex 4P Automatizado

R$ 41.054

1.6 Mi 8V Flex 4P Manual

R$ 40.541

Voyage

2015

R$ 57.665

R$ 62.267

1.6 Msi Comfort 8V Flex 4P Automatiz

R$ 51.648

R$ 53.567

1.6 Msi Comfortline 8V Flex 4P Manual

R$ 48.732

R$ 56.960

2.0 Tsi 16V Turbo Gasolina 4P Tiptronic R$ 79.391

R$ 95.481

R$ 118.425

2.0 Tsi R-Line 16V Tur Gas 4P Tiptronic R$ 92.011

R$ 110.313

1.6 Mi 8V Flex 4P Manual

R$ 38.333

1.6 Mi Trend 8V Flex 4P Automatizado

R$ 37.650

1.6 Mi Trend 8V Flex 4P Manual

R$ 36.383

3.6 Fsi V6 24V Gasolina 4P Tiptronic

R$ 132.735 R$ 200.223

4.2 Fsi V8 32V Gasolina 4P Tiptronic

R$ 149.633

1.0 Mpi High Up 12V Flex 4P Manual

R$ 33.276

2016

R$ 33.550

R$ 43.425

1.0 Mpi Mov Up 12V Flex 4P Automatiz

R$ 35.383

R$ 38.627

R$ 42.623

1.0 Mpi Move Up 12V Flex 4P Manual

R$ 34.028

R$ 35.335

R$ 38.930

1.0 Mpi Take Up 12V Flex 2P Manual

R$ 26.375

R$ 27.385

R$ 32.893

R$ 44.233

R$ 44.798

1.0 Mi 8V Flex 4P Manual

R$ 31.748

1.6 Mi 8V Flex 4P Automatizado

R$ 34.418

1.6 Mi 8V Flex 4P Manual

R$ 35.794

1.6 Mi Comfortline 8V Flex 4P Manual

R$ 33.720

R$ 36.600 R$ 36.463

R$ 44.000

VOLVO S60

2.0 T4 Kinetic Gasolina 4P Automático

R$ 126.267

2.0 T5 Kinetic 16V Turbo Gasolina 4P Automático

R$ 124.266 R$ 107.200 R$ 89.963

2.0 Tsi Cc 16V Turbo Gas 4P Automatiz R$ 103.210 R$ 118.230 R$ 121.267 3.6 Fsi Cc V6 24V Gasolina 4P Tiptronic R$ 112.120 1.6 Mi 8V Flex 4P Automatizado

2013

1.0 Tsi Move Up 12V Flex 4P Manual

R$ 63.893

1.4 Mi Furgão 8V Flex 3P Manual

Versão

1.6 Msi 16V Flex 4P Manual

Touareg

2.0 Trendline Flex 4P Tiptronic

R$ 89.486

Space Cross

Tiguan

R$ 78.567

1.4 Last Edition 8V Flex 4P Manual

R$ 60.493

Saveiro

Spacefox

R$ 69.567

Parati

Polo

Polo Sedan

1.0 Mpi 12V Flex 4P Automatizado

1.0 Mi 8V Flex 2P Manual

Marca/Modelo

R$ 93.809

R$ 112.600 R$ 119.458

1.0 Tsi 12V Flex 4P Manual Crossfox

2016

R$ 101.367

2.0 T5 R Design 16V Turbo Gasolina 4P R$ 88.930 Automático

R$ 103.973

Xc60 2.0 T5 Dynamic Fwd Turbo Gasolina 4P Automático

R$ 107.797 R$ 121.200

2.0 T5 R Design Turbo Gasolina 4P Automático

R$ 146.082 R$ 132.506 R$ 150.500

R$ 36.376

PERNAMBUCO

Auto Revista Ceará -

63




Perspectiva de Mercado

Flávio Portela é executivo e palestrante. Formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral-SP, flavio.portela@globo.com

2018 chegou. Pronto para o crescimento? O próximo ano promete ser de retomada para a economia, beneficiando o setor automotivo. É hora de se preparar para aproveitar o bom momento que virá

E

stamos encerrando o ano de 2017 com vendas de carros 0 Km acima de dois dígitos de crescimento, resultado não apresentado desde 2012. Esta evolução acompanha a reação da economia que em 2018 voltará a crescer, registrando aumento de 2,5% no PIB. Com a contenção da inflação, a taxa Selic se mantém em progressiva redução, diminuindo em dezembro para 7% ao ano. Nesta base, aumenta o estímulo para as pequenas e médias empresas negociarem recursos nas instituições financeiras com juros mais atraentes, visando o investimento em modernização e em estoques. Outro ponto positivo com a diminuição da taxa básica de juros é o relevante aumento nos financiamentos de veículos. As montadoras passaram os últimos quatro anos administrando fortes quedas nas vendas, deixando de colocar no mercado interno cinco milhões de unidades

66 - Auto Revista Ceará

neste período. Para enfrentar o cenário adverso, a solução encontrada para manter um nível de produção que tornasse viáveis as operações no Brasil foi intensificar as exportações, sem nenhum apoio do governo. Hoje o Brasil é o único país do mundo, depois da Alemanha, a exportar veículos BMW para os Estados Unidos e para o Canadá. A Argentina continua sendo o país que mais recebe carros brasileiros. A América Central e a África também estão com crescentes volumes de negócios com o Brasil. Esta evolução proporcionará um crescimento, em 2017, de 43% nas exportações, um número recorde para a nossa história. Com as montadoras operando em “força máxima”, o mercado interno recebeu uma grande disponibilidade de automóveis, o que está resultando em um final de ano muito acima do esperado pela Fenabrave. Vendas em alta e economia estabilizada. Já entramos em um novo e esperado

ciclo de crescimento. A venda de autopeças para montadoras, de janeiro a novembro, cresceu 34,5% sobre o mesmo período do ano passado. A alta é consequência do aumento da produção de veículos pela maior demanda interna e também pelo envio de veículos ao exterior. As exportações em dólar cresceram quase 10% no período e o faturamento com o mercado de reposição aumentou 6,1% sobre os mesmos nove meses de 2016, ano em que o pós-venda já havia registrado alta significativa e ajudado os fabricantes a atravessar esse período difícil. 2018 será o ano da retomada. Voltaremos a crescer independentemente de Copa do Mundo, eleições, delações etc. O Brasil está se superando e a expectativa em todos os níveis do segmento automotivo é de forte e intensa retomada. Chegou a hora! Treine a sua equipe e cresça sem moderação!








Precisamos debater o futuro da mobilidade e você deveria participar dessa conversa Por Luiz Fernando Diniz (*)

C

omo vai ser a mobilidade daqui há cinco ou dez anos? Será com carros compartilhados, autônomos e inteligentes? Essa é a tendência: hoje, 34% dos jovens norte-americanos não sonham em ter seus carros próprios; 96% dos acidentes de trânsito atualmente são causados por erro humano; 12% do salário do brasileiro, em média, é gasto com transporte e 29% dos carros noruegueses já são elétricos. Esses dados dizem muito sobre o futuro, por isso, trabalhamos fortemente investindo em tecnologias que permitem, cada vez mais, vendermos carros pensando na solução da mobilidade. Esse futuro pode ser lindo, mas o presente traz ainda uma grande preocupação: 68% das empresas não estimulam transporte alternativos, segundo uma pesquisa do IBOPE do ano passado. Isso reflete diretamente na sociedade, só ver que 22% das pessoas responderam que mudariam de emprego para ganhar menos e morar mais perto do trabalho. Além disso, 43% respondeu que talvez também mudasse. Dura realidade! Somos uma empresa tradicionalmente digital, com mais de 20 anos

de existência, e que se preocupa constantemente em transformar o jeito com que as pessoas se relacionam no setor automotivo. Um bom exemplo foi um programa de aceleração que criamos recentemente para encontrarmos startups ligadas às transformações como mobilidade e carros conectados. Precisamos acompanhar e entender o contexto que a mobilidade converge, isso é fundamental. Até o final deste século quase 90% da população da Terra estará vivendo em centros urbanos. O Brasil não é exceção e hoje o país tem quase 20 cidades com mais de 1 milhão de pessoas, as maiores delas concentradas nas regiões metropolitanas de São Paulo, com 20 milhões, e Rio de Janeiro, com cerca de 11 milhões. Para melhorarmos a qualidade de vida precisamos discutir mais sobre mobilidade, que é um tema protagonista quando o assunto é o acesso a serviços e oportunidades de trabalho e lazer. Para se obter qualquer coisa, conseguir chegar é fundamental. Atendimento médico, escola, entrevista de emprego, supermercado, passeio no parque no final de semana e muitas outras coisas. Tudo está

atrelado ao seu deslocamento. Para acompanhar essa evolução é que estamos firmando parcerias que possibilitará explorar novos modelos de negócio, oferecendo diferentes soluções que entreguem valor ao usuário dentro da jornada de compra e venda de um veículo. Para melhorar ainda mais a nossa eficiência investimos fortemente nos últimos dois anos em inteligência de marketing, a partir de soluções tecnológicas. Não podemos se conformar que, em São Paulo, o Paulistano gasta em média 3 horas no trânsito por dia, isso significa que o carro fica parado em estacionamentos em média 87,5% do tempo ou 320 dias por ano. As perspectivas para o futuro da mobilidade, são fortemente baseadas na tecnologia, claro, respeitando as diferentes cidades, com diferentes contextos, inevitavelmente farão diferentes escolhas e seguirão diferentes caminhos. Há muitas questões em aberto nesta área e estamos apenas iniciando uma discussão que terá um longo caminho, contamos com sua participação para fazer um futuro melhor. *Luiz Fernando Diniz é diretor de produtos da Webmotors

Auto Revista Ceará -

73




Super Rodotrem R 620 6x4

De olho na produção rural Scania investe em caminhão fora de estrada 6x4 de 11 eixos, motor V8 de 16 litros, para atender setor da economia nacional que não para de crescer

O

setor agrícola é um dos poucos que passa pela crise brasileira com sua economia específica com números positivos. Isse, graças às safras recordes e aos preços de muitas da comodities? em alta no mercado internacional. E é de olho neste mercado que a Scania apostou na reta final de 2017 no lançamento de um modelo para atender em cheio este segmento. Trata-se do Super Rodotrem R 620 6x4, equipado com motor V8. Inédito, este caminhão chega para atender às necessidades dos setores canavieiro, de grãos, insumos agrícolas e de produção rural, com um novo conjunto de 11 eixos e capacidade de carga para até 91 toneladas. “Esse lançamento faz parte de nova fase dos motores V8. Atenderemos ao segmento fora de estrada e 11 eixos com alternativas que reduzem custos operacionais e aumentam a rentabilidade”, afirma Eronildo Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil. O Super Rodotrem Scania R 620 6x4 pode ser utilizado na operação

76 - Auto Revista Ceará

completa, desde o carregamento da cana na lavoura, passando pelas estradas de terra de acesso até a rodovia e no trajeto de asfalto até a usina para o descarregamento. Esses percursos usualmente não ultrapassam 100 quilômetros de distância em cada trecho, conforme a nova legislação nº 663/2017 permite (leia texto na sequência).

Desempenho em campo Após estudos completos, a Engenharia Scania chegou à conclusão de que o motor V8 seria o ideal para a nova aplicação, devido aos grandes esforços para este tipo de operação severa. Formado por quatro cilindros de cada lado, em um total de 8, o trabalho é melhor distribuído. A potência de 620 cv supera o que a Lei pede,


pois a Scania sempre teve como padrão fornecer veículos com reserva de potência e torque, para maior longevidade e durabilidade do propulsor. Os motores de alta potência e torque V8 são construídos com pistões na disposição em “V”, estrutura que agrega maior durabilidade aos componentes. Um benefício obtido em razão da acomodação das peças, que também permite melhor lubrificação e arrefecimento do bloco. A arquitetura ainda possibilita três diferenciais: a árvore de manivelas curta gera menor torção e consequente aumento de vida útil, o bloco em V melhora a passagem de ar e proporciona arrefecimento mais perfeito e os 8 cilindros são importantes reforços para diminuir a potência gerada na cabeça do pistão, na busca por melhor mistura ar/combustível. O motor V8 Scania, de 16 litros, desenvolve torque de 3.000 Nm já entre 1.000 a 1.400 rpm. Assim O Super Rodotrem Scania R 620 6x4 tem desempenho eficiente também em regiões com topografia irregular, com aclives e declives constantes, carregado total ou parcialmente. Nessas condições de solo, o motor V8 Scania tem facilidade para manter o bom desempenho, a velocidade média constante em subidas e também em baixas rotações de torque. O resultado é a diminuição

do número de trocas de marchas, do tempo de viagem e do consumo de combustível. Um diferencial do Super Rodotrem é o controle de tração mais inteligente. O recurso constantemente faz a leitura da rotação das rodas e efetua a devida correção quando detecta que está havendo patinação. Dessa forma, há controle mais suave do deslocamento do veículo e menos desgaste dos pneus. O modelo chega com algumas alterações para o desempenho ideal, como o sistema de filtragem de ar do motor específico para a aplicação fora de estrada, instalado na traseira da cabine. Essa é uma estrutura inédita para a aplicação. Outra mudança está no sistema de freios, que recebeu uma terceira linha de ar para permitir a frenagem simultânea em toda a composição (caminhão, semirreboque e reboque) quando o freio de estacionamento for acionado. A oferta de itens de série contempla ainda caixa totalmente automatizada Scania Opticruise, de 14 velocidades (duas superlentas), Driver Support e freio auxiliar Scania Retarder. Mais alterações estão na parte externa, com mudanças na suspensão metálica e no para-choque em aço. Como opcionais, a Scania disponibiliza bafômetro integrado ao painel e computador de bordo.

Lei para os agrícolas Há alguns anos, os transportadores e produtores de cana pediam um veículo que transportasse mais carga. Em 2015, o assunto esquentou. A Scania participou desde o início das conversas de entidades do setor canavieiro, que chegaram ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Em 2016, após compreender a demanda, o Contran iniciou a burocracia para autorizar a circulação. A marca foi a escolhida para um período de testes. A resolução entrou em vigor em abril de 2017, com o nº 663/2017. Ela mudou as regras para concessão da AET (Autorização Especial de Trânsito) para CVCs (Combinações de Veículos de Carga). As alterações são para veículos com PBTC (peso bruto total combinado) superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas, com altura máxima de 4,40 m e comprimento de 28 a 30 metros.

Auto Revista Ceará -

77


Inteligência em vendas

Está preparado para a mudança?

Alexande Costa é consultor, palestrante, diretor da Alpha Consultoria e MBA em inteligência competitiva com vinte anos de experiência no segmento automotivo alpha@alphaconsultoria.net

Estar preparado para o que vem pela frente é algo tão importante quanto estar pronto para o hoje!

J

á há algum tempo, em minhas palestras, venho falando muito das tendências para o futuro de nosso setor e quais inovações vão ter maior impacto na venda de peças e serviços automotivos. Haverá grandes mudanças daqui pra frente. E não serão poucas. É fato que o produto, o automóvel, está mudando. E, rápido! Novas tecnologias vão sendo embarcadas nos veículos a cada dia! E, somente isso já será um grande desafio! Como estar preparado para tanta inovação tecnica? Essa é uma questão a se refletir. Mas, não bastasse essa avalanche tecnológica, o novo contexto mundial vai sacudir nosso setor, onde novos negócios surgirão e outros serão extintos. Na verdade, todos os segmentos do setor automotivos estão passando por uma grande mudança. Da fabricação a distribuição dos veículos, da manutenção e fornecimento de peças. Cada elo da cadeia de alguma forma será afetado. Apenas para ilustrar o que digo, cito abaixo três exemplos impactantes que pretendem mexer com o setor automotivo. Distribuição de veículos A Tesla não inovou apenas ao tornar o carro elétrico viável. Talvez sua inovação mais disruptiva seja a for-

78 - Auto Revista Ceará

ma como comercializa seus veículos. A empresa não possui rede distribuidora. Nem um único concessionário sequer. Seus carros são vendidos em modernas e vistosas lojas, localizadas em shoppings e grandes centros comerciais. Há apenas um carro em cada unidade, e um chassi destacando a plataforma elétrica com suas baterias. No mais, as opções de cores, opcionais e formas de pagamento são definidas em telas interativas. Não há sequer um vendedor na loja. Apenas um demonstrador para esclarecer dúvidas dos clientes. O pedido é feito diretamente no site da empresa e o veículo entregue na residência do cliente. Fornecimento de peças Alguns das maiores empresas de distribuição de peças não possuem um único item sequer em seu estoque. Não há prédios grandes para alocar mercadorias. Muito menos vendedores internos ou externos. Tudo está na web, através de uma plataforma que liga o fornecedor ao comprador. Tal modelo de negócio, conhecido por Marketplace, permite comercializar uma infinidade de produtos, sem a necessidade de possuir estoque ou estrutura logística. A empresa apenas se preocupa em intermediar as operações,

ganhando uma comissão por isso, ficando ao encargo do fornecedor garantir o envio da peça ao cliente. É assim que empresas como o Canal da Peça e o Buscar Peças estão crescendo. Serviços automotivos No dia 30 de novembro, o fundador do Waze, Uri Levine, esteve no Brasil para lança seu mais novo app. O Engie, pretende solucionar algumas questões relacionadas aos diagnósticos dos veículos. Isso mesmo, o criado de um dos mais bem sucedidos aplicativos de todos os tempos promete agora resolver um problema antigo dos clientes. Um dispositivo eletrônico conectado aos veículos vai transferir dados relacionados aos sistemas do carro, indicando a causa de algum defeito. Não satisfeito, o aplicativo ainda indica a melhor oficina mecânica para solucionar o problema. Dessa forma o aplicativo promete resolver duas questões: motivo do defeito e quem está mais habilitado para resolvê-lo. A questão é? Como você se porta diante disso? Vai dizer que esse tipo de inovação é só uma moda e que não vai efetivamente vingar, ou vai de algum modo aprender com essas empresas e tentar melhorar seu próprio negócio. A escolha é sua!




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.