Química na Abordagem do Cotidiano

Page 34

Química na abordagem do cotidiano

15

Aspectos quantitativos das reações químicas mArtyN GoDDArD/corBis/LAtiNstock

Capítulo

Alguns conteúdos importantes: ✔ Relação entre os coeficientes

estequiométricos e as quantidades em mols dos participantes de uma reação ✔ Lei Volumétrica de Gay-Lussac ✔ Estabelecimento de relações

estequiométricas envolvendo quantidade em mols, massa, volume (no caso de substância gasosa), número de moléculas e outras grandezas correlatas ✔ Excesso de reagente ✔ Reagentes que contenham

impurezas ✔ Rendimento de uma reação

s Na produção de determinado tipo de automóvel, há uma proporção fi xa entre as diversas peças utilizadas. Ao

produzir maior ou menor número de unidades desse veículo, as quantidades de peças são alteradas, mas não a proporção entre elas. Em Química, existe uma proporção bem defi nida entre as quantidades dos participantes de uma reação. A compreensão dessa proporção é o ponto fundamental dos cálculos estequiométricos.

Usaremos a síntese da amônia várias vezes como exemplo neste capítulo A amônia, NH3, é uma substância muito importante para as indústrias químicas e para a sociedade. Ela é matéria-prima para a produção de certas variedades de plásticos, fibras têxteis, corantes, explosivos (que, ao contrário do que muita gente pensa, possuem também aplicações pacíficas e benéficas), ração para gado, medicamentos, produtos de limpeza e espuma para colchões e travesseiros. A amônia também é empregada na fabricação de ácido nítrico. Socialmente, talvez a mais importante das aplicações da amônia seja na produção de fertilizantes. Em um mundo em que 90% ou mais da alimentação mundial vem da agricultura, a produção de fertilizantes é essencial para a agricultura em larga escala.

Guia de estudo

268

268a295_Cap15_QVU_EM.indd 268

22/06/12 16:32


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.