Vereda Digital Biologia

Page 59

20. No retângulo superior da pirâmide, corresponden-

te ao nível dos consumidores primários (C1), há duas áreas coloridas em azul mais claro e outra em azul mais escuro. Por analogia ao que se discutiu para o nível trófico dos produtores, responda: a) Se o coelho se exercitasse muito, que parte azul do gráfico aumentaria: as mais claras ou a mais escura? Por quê? b) Analisando a pirâmide do ponto de vista da produtividade, o que representariam, respectivamente, as áreas em azul mais claro e aquela em azul mais escuro? Por quê?

4. (Fuvest-SP) No esquema abaixo, as setas numeradas de I a IV indicam transferências de moléculas ou energia entre seres vivos e entre eles e o ambiente. I

PRODUTORES

A alternativa do quadro abaixo que mostra, correta-

mente, as passagens em que há transferência de gás carbônico, de moléculas orgânicas ou de energia é:

Tendo em vista o que foi discutido nas questões anteriores, o que elas representam? Explique.

a) b) c) d) e)

A Biologia no vestibular e no Enem Questões objetivas

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

cos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelos shitake, está se comportando como a) produtor. d) consumidor terciário. b) consumidor primário. e) decompositor. c) consumidor secundário.

CONSUMIDORES

II III

21. Note as partes do gráfico coloridas em amarelo.

1. (Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em tron-

IV

AMBIENTE

Transferência de gás carbônico moléculas orgânicas I e II I e IV I e IV II I, II e IV III I, II e III III e IV II, III e IV II e III

energia I e III I, III e IV I, II, III e IV I, II, III e IV I e III

Questões discursivas

5. (UFV-MG) Na maioria dos ecossistemas naturais

encontramos vários tipos de produtores e de consumidores. A existência de várias opções alimentares interliga as cadeias em uma teia alimentar, como exemplificado abaixo.

2. (UFSCar-SP) No aparelho digestório de um boi, o

estômago é dividido em 4 compartimentos. Os dois primeiros, rúmen e barrete (ou retículo), contêm rica quantidade de bactérias e protozoários que secretam enzimas que decompõem a celulose do material vegetal ingerido pelo animal. O alimento semidigerido volta à boca, onde é remastigado (ruminação) e novamente deglutido. Os dois outros compartimentos, ômaso e abômaso, recebem o alimento ruminado e secretam enzimas que quebram as proteínas das bactérias e dos protozoários que chegam continuamente dos compartimentos anteriores. Considerando apenas o aproveitamento das proteínas bacterianas na nutrição do boi, é correto afirmar que o boi e os microrganismos são, respectivamente, a) consumidor primário e decompositores. b) consumidor secundário e decompositores. c) consumidor primário e produtores. d) consumidor primário e consumidores secundários. e) consumidor secundário e consumidores primários.

3. (UFPA) Os organismos fotossintetizantes formam a

base de todas as cadeias alimentares, pois conseguem captar a energia da luz solar e convertê-la em energia química. Ao longo de uma cadeia alimentar, a) a energia química armazenada nos compostos orgânicos dos seus produtores é transferida para os demais componentes da cadeia e permanece estável. b) a cada nível trófico, parte da energia que ingressou na cadeia alimentar é dissipada nas atividades vitais. c) a quantidade de energia aumenta devido à produção de energia realizada pelos consumidores. d) a energia é transferida de um nível trófico para outro e retorna integralmente ao ecossistema pela ação dos organismos decompositores. e) há concentração da energia química nos níveis tróficos superiores.

Com base na figura e nos conceitos ecológicos,

resolva, em seu caderno, os itens: a) A qual(is) ordem(ns) de consumidor(es) pertence a cobra? b) Independentemente da ordem que ocupam, quantos consumidores pertencem a um único nível trófico? c) Explique como o gavião poderia ocupar o nível trófico inferior ao da cobra.

6. (Fuvest-SP) A tabela a seguir mostra medidas, em

massa seca por metro quadrado (g/m2), dos componentes de diversos níveis tróficos em um dado ecossistema. Níveis tróficos Produtores Consumidores primários Consumidores secundários Consumidores terciários

Massa seca (g/m2) 809 37 11 1,5

a) Por que se usa a massa seca por unidade de área (g/m2), e não a massa fresca, para comparar os organismos encontrados nos diversos níveis tróficos? b) Explique por que a massa seca diminui progressivamente em cada nível trófico. c) Nesse ecossistema, identifique os níveis tróficos ocupados por cobras, gafanhotos, musgos e sapos.

57

R2-050-057-M1-Cap3-BA-1.indd 57

8/16/13 3:15 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.