Vereda Digital Biologia

Page 54

MÓDULO 1

3.2 Transferências de energia entre seres vivos

Planta

CONSUMIDOR PRIMÁRIO

PRODUTOR

Teias e cadeias alimentares Em uma comunidade biológica, os seres vivos mantêm diversos tipos de relações quanto à alimentação. Por exemplo, certos tipos de plantas servem de alimento a diversas espécies de animais. Um tipo de pássaro alimenta-se de pequenos animais, como insetos, vermes, aranhas etc. Outro só come sementes de capim; e assim por diante. Essa multiplicidade de relações alimentares constitui a teia alimentar, ou teia trófica (do grego trophé, alimentar, nutrir). Para facilitar o entendimento, costuma-se destacar, nas teias alimentares, determinadas sequências lineares de organismos, denominadas cadeias alimentares, ou cadeias tróficas. Vejamos um exemplo: plantas de capim, gafanhotos que se alimentam do capim, pássaros que se alimentam dos gafanhotos e serpentes que se alimentam dos pássaros. Os primeiros componentes da cadeia alimentar são os produtores, seres autotróficos fotossintetizantes ou quimiossintetizantes que produzem a biomassa que alimenta os demais componentes da cadeia. Seres heterotróficos, ou seja, aqueles que se alimentam de outros seres vivos, são os consumidores. Os que se alimentam diretamente dos produtores são denominados consumidores primários; os que se alimentam dos consumidores primários são denominados consumidores secundários; e assim por diante. (Fig. 3.2) Na cadeia alimentar de nosso exemplo, distinguimos quatro níveis tróficos: o primeiro — produtores — é representado pelas plantas; o segundo — consumidores primários — é representado pelos gafanhotos; o terceiro — consumidores secundários — corresponde aos pássaros insetívoros; o quarto — consumidores terciários — é representado pelas serpentes.

Pássaro

Gafanhoto

CONSUMIDOR SECUNDÁRIO

Serpente Fungos e bactérias DECOMPOSITORES CONSUMIDOR TERCIÁRIO

Figura 3.2 Em cima, representação esquemática de uma teia alimentar que ocorre em um ecossistema de terra firme hipotético. Os decompositores não foram representados. Embaixo, representação de uma sequência que constitui uma cadeia alimentar. As setas amarelas indicam que os decompositores atuam em todos os níveis tróficos. (Elementos fora de proporção de tamanho entre si; cores-fantasia.)

Em uma comunidade biológica, o mesmo organismo pode ocupar níveis tróficos diferentes. Por exemplo, um animal com alimentação variada, constituída por plantas e por animais, desempenha simultaneamente o papel de consumidor primário e de consumidor secundário ou terciário. Organismos com alimentação desse tipo são chamados onívoros (do latim omnis, tudo, e vorare, comer, devorar). Diversas espécies de animais são onívoras, inclusive a nossa. Após a morte, a biomassa dos produtores e dos diversos níveis de consumidores serve de alimento para certos fungos e bactérias, que obtêm nutrientes e energia por meio da decomposição a compostos inorgânicos da matéria de cadáveres e de resíduos orgânicos, como fezes e excreções; por isso, eles são chamados de decompositores. A decomposição é extremamente importante na natureza porque permite a reciclagem dos átomos dos diversos elementos químicos que compõem as moléculas orgânicas. Por meio desse processo, os átomos tornam-se novamente disponíveis no ambiente e podem voltar a fazer parte de outros seres vivos.

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

A massa da matéria orgânica que constitui um ser vivo é chamada de biomassa. Uma vez que as moléculas orgânicas são altamente energéticas, a quantidade de biomassa reflete diretamente a quantidade de energia química potencial presente naquela matéria orgânica. Como já comentamos, a energia entra na biosfera por meio dos seres autotróficos: algas, plantas e bactérias autotróficas. A maioria dos seres autotróficos é fotossintetizante, produzindo moléculas orgânicas a partir de compostos inorgânicos (H2O e CO2) e energia luminosa do Sol. Os seres autotróficos são os únicos capazes de produzir moléculas orgânicas, isto é, biomassa, a partir de moléculas inorgânicas; por isso, eles são os únicos “produtores” de biomassa na natureza. Os seres heterotróficos (bactérias heterotróficas, fungos, protozoários, animais e umas poucas plantas parasitas) têm de obter moléculas orgânicas prontas para, a partir delas, conseguir energia e produzir suas próprias moléculas orgânicas. Assim, eles têm necessariamente de consumir outros seres vivos. Por isso, quanto ao aspecto alimentar, os seres heterotróficos desempenham o papel de “consumidores” de biomassa na natureza.

52

R2-050-057-M1-Cap3-BA-1.indd 52

8/16/13 3:15 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.