Vereda Digital Biologia

Page 47

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Capítulo 2

constituído por dois ou mais tipos de tecido reunidos. O coração, por exemplo, além dos tecidos de revestimento (epiteliais) e fibrosos (con‑ juntivos), é formado predominantemente por tecido muscular cardíaco. O estômago, por sua vez, é um órgão que apresenta, entre outros tecidos, grande quantidade de tecido muscular liso, responsável por sua movimentação. Um conjunto de órgãos que funcionam integradamente no desem‑ penho de determinadas funções corporais constitui um sistema corporal. Um exemplo é o sistema digestório, formado por órgãos como a boca, o esôfago, o estômago, os intestinos e diversas glândulas que atuam na digestão. Outro exemplo é o sistema cardiovascular, formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, responsável pela circulação do sangue. Em seu conjunto, os sistemas corporais compõem o organismo. A hierarquia da organização biológica continua além do nível de or‑ ganismo. O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam determinada região geográfica constitui o patamar acima de organismo: o de população biológica. Exemplos são as populações humanas dos diversos países ou uma população de bugios (um tipo de macaco), entre tantos outros. Os membros de uma população interagem com membros de outras es‑ pécies que habitam a mesma região geográfica. Ao conjunto de populações diferentes que coexistem e interagem direta ou indiretamente em deter‑ minada região dá‑se o nome de comunidade biológica, ou biocenose. Por exemplo, a comunidade da qual faz parte uma população de bugios inclui as populações de plantas e de animais que coabitam com esses macacos. As comunidades biológicas interagem com os componentes não vivos (abióticos) do ambiente, que constituem o que os biólogos chamam de biótopo. Desse modo, elas são influenciadas pelos fatores abióticos, tais como a composição química e a temperatura da água dos rios, a umidade do ar e o grau de luminosidade. Por outro lado, os seres vivos da biocenose também influen‑ ciam e modificam os fatores do biótopo. As plantas de uma comunidade, por exemplo, podem contribuir para o estabeleci‑ mento de um microclima mais úmido do que o proporcionado pelo clima regional. Ao longo do tempo, plantas e animais alteram a composição química do solo, enriquecendo‑o em matéria orgânica. O conjunto resultante da interação constante entre biocenose e biótopo é o ecossistema. (Fig. 2.8)

Biosfera

Ecossistemas

Comunidades biológicas

Figura 2.8 Representação esquemática

dos níveis de organização da vida, do nível atômico ao planetário. (Elementos fora de proporção de tamanho entre si; cores‑fantasia.)

Organismos

ILUstraÇÕes: CeCÍLIa IWasHIta

Populações

45

R2-040-049-M1-Cap2-BA-1_neves.indd 45

8/16/13 4:07 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.