Reestruturação do Ensino Médio

Page 215

aprendizagem versus reprovação no contexto do ensino médio brasileiro

diagnóstico preliminar, e entendida como processo de caráter formativo, permanente e cumulativo; XII – acompanhamento da vida escolar dos estudantes, promovendo o seguimento do desempenho, análise de resultados e comunicação com a família; XIII – atividades complementares e de superação das dificuldades de aprendizagem para que o estudante tenha sucesso em seus estudos [...].

Por meio dos destaques realizados, procuramos evidenciar a concepção de avaliação que se apresenta para a Educação Básica e que, somada a outros movimentos, como a interdisciplinaridade, a contextualização, a pesquisa como princípio educativo, entre outros, forma um arquipélago interligado por pontes sustentadas em valores, em formação ética, no desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. O Ensino Médio deve assegurar um processo de formação integral do estudante, tendo os direitos humanos como princípio norteador. A aprendizagem Romper com expedientes classificatórios, seletivos e excludentes torna-se não só necessário, mas urgente. Nesse sentido, retomamos nosso argumento inicial de superação da reprovação com práticas comprometidas com a aprendizagem dos estudantes, com perspectivas emancipatórias que visam contribuir na efetiva construção do conhecimento. Importante ressaltar que não pretendemos aqui proceder uma análise comparativa entre as perspectivas classificatória e emancipatória de avaliação. Buscamos, sim, reafirmar a necessidade da superação de práticas classificatórias que, ao selecionar, atuam na contramão da garantia do direito à educação. A avaliação classificatória, presente na escola de massas desde o século XVIII, vem apresentando perfeita sintonia com as contradições do modelo capitalista, pois concretiza, pela seleção, a justificativa da desigualdade social e econômica. A reprovação e a exclusão foram naturalizadas e explicadas pelas diferenças individuais. Cada indivíduo era responsável pelo seu fracasso. Pesquisas realizadas tornaram-se substrato para teorias que deram sustentação à seleção na escola. A teoria racial justificava 213


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.