Reestruturação do Ensino Médio

Page 144

reestruturação do ensino médio

E para o Ensino Fundamental, conforme Resolução nº 7/CNE, de 14 de dezembro de 2010: Art. 24 [...] § 1º A oportunidade de conhecer e analisar experiências assentadas em diversas concepções de currículo integrado e interdisciplinar oferecerá aos docentes subsídios para desenvolver propostas pedagógicas que avancem na direção de um trabalho colaborativo, capaz de superar a fragmentação dos componentes curriculares; § 2º Constituem exemplos de possibilidades de integração do currículo, entre outros, as propostas curriculares ordenadas em torno de grandes eixos articuladores, projetos interdisciplinares [...] articulados aos componentes curriculares e as áreas de conhecimento [...]. (Idem, 2010).

Como podemos constatar, as legislações atuais, que normatizam a Educação Básica, estimulam a reorganização curricular da escola, propondo a superação da fragmentação do conhecimento e reforçando o desenvolvendo de uma articulação interdisciplinar, por áreas de conhecimento, para a realização de atividades que, inclusive, favoreçam o protagonismo juvenil. Como afirma Bortolatto (2005, p. 78-79): O protagonismo é considerado como uma forma de ajudar o adolescente a construir a sua autonomia através da prática da situação real, do corpo a corpo com a realidade, a partir da participação ativa, crítica e democrática em seu entorno social. Isso implica a geração de espaços e situações que iriam propiciar a sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais.

Embora possamos fazer um debate crítico da legislação em implementação, não podemos deixar de reconhecer os avanços nela contidos, sobretudo em relação a uma concepção de escola impregnada de princípios da mentalidade industrial, principalmente o da divisão vertical e horizontal do trabalho que fragmenta tempos, funções, processos, programas e conhecimentos, estratificando saberes, uniformizando percursos e tornando a educação escolar uma “chatice exaustiva”. Nesse sentido, a escola, que boa 142


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.