O que revela o espaço escolar?

Page 27

26

O que fazer se sua unidade escolar não conta com espaços adequados?

pátio e qua dra

da escola também auxilia a tomar decisões mais seguras sobre os investimentos e as intervenções necessárias para o melhor aproveitamento das instalações. Um espaço e um tempo tão preciosos para o desenvolvimento humano e social da criança e do jovem merecem atenção por parte do gestor escolar. Cabe a ele definir e implantar estratégias formativas para que a equipe da escola atue sempre de forma educativa.

Problemas de infraestrutura não podem ser empecilhos para que os alunos desenvolvam atividades diferenciadas que promovam a interação e a convivência entre eles. É possível adaptar espaços e tempos dentro da escola que viabilizem atividades fora das salas de aula — a área de lazer da escola pode ser qualquer espaço, interno ou externo. Quando for restrito, é preciso buscar alternativas para que sejam agradáveis e funcionais. É possível transformar um corredor ou mesmo uma sala pouco utilizada em espaço de brincadeira e convivência a partir de ações simples, como: • Instalar mesas, cadeiras, prateleiras ou caixotes para que os materias fiquem à disposição dos alunos; • Fazer carrinhos para que materiais esportivos, jogos, livros e brinquedos possam ser transportados entre diferentes espaços da escola; • Utilizar uma parte externa que esteja desativada depois de remover mato e lixo; • Aproveitar as sombras das árvores para colocar mesas ou cavaletes e pranchas para que os alunos possam jogar, pintar, realizar tarefas, conversar; • Isolar um local com alambrado ou plantas para proteger crianças e adultos de outras movimentações da escola; • Espalhar almofadões e colchonetes em áreas internas para tornar o ambiente acolhedor para os alunos jogarem, lerem, conversarem. • Pintar o chão do pátio com brincadeiras como amarelinha, caracol, dama, trilha etc., tornando o ambiente propício aos jogos de interação entre os alunos pequenos.

Importante saber Segundo o Censo de 2006, 31% das escolas de Ensino Fundamental não possuíam quadras, e uma parcela considerável delas estava em péssimas condições, com pisos rachados ou material faltando. Já o Censo escolar de 2010 revelou que 71% das escolas de Ensino Fundamental II tinham acesso a quadras esportivas. Porém, nas escolas que atendem apenas ao Ensino Fundamental I, este número caía pela metade. Esses números mostram que, apesar de vermos avanços nessa área, ainda há muito a ser feito. Considerando que no Ensino Fundamental I, em geral, há mais tempo destinado ao uso desses espaços, é possível imaginar as condições em que esses momentos acontecem. Também é necessário pensar no uso que se faz desses espaços: será que no Ensino Fundamental II são destinados apenas para a prática de esportes?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.