Projeto Buriti - 4º ano

Page 164

Como as pessoas faziam para…

Unidade 5

Objetivos • Perceber as modificações, ao longo do tempo, na maneira de adoçar os alimentos. • Conhecer diversos tipos de açúcar. • Perceber que os alimentos consumidos no passado para adoçar continuam sendo usados no presente, constituindo-se um traço de permanência. • Compreender que a utilização de determinado produto – o açúcar, por exemplo – depende da quantidade ofertada e do preço praticado. • Comente com os alunos que as informações contidas nas páginas 84 e 85 foram organizadas em forma de infográfico, um recurso muito utilizado em livros, revistas e jornais. Infográfico é uma maneira de apresentar informações em que predominam elementos visuais e gráficos integrados a textos curtos. • Pergunte aos alunos: Quais eram os alimentos mais consumidos no Brasil no período colonial? Quais são os mais comuns atualmente? Os alimentos mais utilizados no passado deixaram de existir no presente? Espera-se que os alunos reconheçam que nem sempre os elementos do passado desaparecem com o passar do tempo. Muitos hábitos, principalmente aqueles relacionados à alimentação, são transmitidos de geração a geração, constituindo-se um traço de permanência em relação ao passado. • Se achar conveniente, complemente as informações do infográfico retomando o que foi estudado na abertura da unidade.

162

MAIS INFORMAÇÕES O doce nunca amargou [...] A doçaria em Portugal já estaria várias vezes centenária quando o açúcar apareceu. Doçaria na base do mel de abelhas, como fizera toda a antiguidade clássica [...]. Ainda resistem doces que são depoimentos manifestos dessa continuidade: bolo de mel da Madeira [...], tudo quanto hoje se faz com açúcar seria outrora utilizado o mel de abelhas. [...]. Durante o século XVI o açúcar, tornado mais abundante pela produção das ilhas e do Brasil destronou sem que eliminasse o mel. [...]. O açúcar ampliara a doçaria, fazendo-a variada, determinando as espécies procuradas e provocando vocações inventivas. [...] O açúcar embriagava muito mais que o vinho. [...]. CASCUDO, Luís da Câmara. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2004. p. 299-301.

162

Guia-Buriti Hist 4-U5-amostra.indd 162

8/8/13 10:08 AM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.