Projeto Buriti - 3º ano

Page 228

Os adultos estão tendo que se adaptar e conviver com as novas tecnologias. É muito importante que você e seus familiares tenham uma conversa franca sobre a internet, seus usos e perigos. Que tal começar lendo juntos o trecho de um artigo escrito pela psicóloga e educadora Rosely Sayão?

Filhos nativos, pais estrangeiros Precisamos orientar os mais novos em seu mundo virtual, mesmo com o nosso sotaque de forasteiro. [...] Vamos analisar o uso da internet como exemplo. É grande o número de pais que considera normal a criança ou o adolescente participar de redes sociais de todos os tipos sem qualquer acompanhamento ou tutela. Já ouvi mães dizerem que não é possível fazer esse acompanhamento e nem sequer orientar porque os filhos têm mais experiência e conhecimento do assunto do que elas – e também porque faz parte da vida deles estarem conectados o tempo todo. É esse o tipo de pensamento que deixa crianças e jovens à deriva no mundo virtual. E os acontecimentos que envolvem os mais novos na internet têm nos mostrado que não podemos deixá-los por sua conta e risco na rede. Eles precisam de nós para aprender a viver no mundo da internet. Crianças e jovens são ainda escravos de seus impulsos e podem escrever o que pensam sem nenhuma regulação. Podem se arrepender depois. O problema é que tudo, absolutamente tudo que é colocado na internet é permanente. [...] Essa é uma característica do mundo virtual que é um perigo para os mais novos porque eles nem percebem os riscos que correm postando um comentário ou uma foto. Por isso – insisto – eles precisam de nós no mundo onde vivem, mesmo com nosso sotaque de estrangeiros naturalizados. Folha de S.Paulo, 8 maio 2012.

226

226

223-230_Guia3_Almanaque.indd 226

8/13/13 5:52 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.