Projeto Buriti - 3º ano

Page 146

Objetivos • Conhecer as características da alimentação dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses. • Diferenciar a alimentação dos povos indígenas do litoral da alimentação dos povos indígenas do interior. • Conhecer as técnicas de preparo dos alimentos desenvolvidas pelos indígenas. • Se possível, leve para a sala de aula alguns dos alimentos citados no texto, principalmente os que forem típicos da região em que vivem. É importante os alunos manusearem os alimentos para descobrir como é o formato, o cheiro, a textura, entre outras características, estimulando o desenvolvimento dos órgãos dos sentidos. • Destaque que os hábitos dos indígenas e as técnicas de preparo dos alimentos que utilizavam não desapareceram após a chegada dos portugueses. Muitos povos indígenas mantiveram esses costumes e ainda os praticam no presente.

A alimentação dos povos indígenas

1

Quando os portugueses chegaram Em 1500, quando os portugueses chegaram às terras que mais tarde seriam chamadas de Brasil, eles encontraram diversos povos indígenas, cada um com seus hábitos alimentares. Guaraná.

Os povos do litoral Os indígenas que viviam no litoral alimentavam-se principalmente de peixes, frutos, palmito e sal, retirados da natureza, e de milho, mandioca e feijão, que eles cultivavam.

Os povos do interior Os indígenas que habitavam o interior viviam principalmente da caça e da coleta de frutos e sementes, como araçá, goiaba, caju, pinhão, açaí e castanha. Eles não usavam o sal. Os grupos que viviam perto dos rios praticavam a pesca. Eles também usavam a polpa do buriti e o guaraná para preparar refrescos.

Indígena do povo Barasana prepara peixe jaraquê em folhas de palmeira na Aldeia Rouxinol, no município de Manaus, estado do Amazonas, 2010.

O preparo dos alimentos Para cozinhar os alimentos, os indígenas usavam diferentes técnicas. • Usavam um buraco no chão aquecido com brasas para assar alimentos. • Colocavam o alimento em um pote, enterravam e faziam uma fogueira sobre ele. • Envolviam os alimentos em folhas de palmeira e colocavam cinzas quentes sobre elas. • Assavam os alimentos diretamente sobre as brasas.

Palmitos na brasa produzidos pelo povo indígena Guarani Mbyá, no distrito de Parelheiros, município de São Paulo, estado de São Paulo, 2009.

144

MAIS INFORMAÇÕES O guaranazeiro O guaranazeiro [...] é uma espécie da Amazônia que vem sendo cultivada há vários anos por diversas tribos indígenas. Os produtos comerciais dessa cultura são provenientes de suas sementes, devido às propriedades medicinais e estimulantes. É a espécie vegetal com maior teor de cafeína (2-6%), superando em até três vezes o encontrado no café. A área de ocorrência geográfica do guaranazeiro é coincidente com a zona de distribuição do gênero Hevea (seringueira), abrangendo os estados do Pará, Amazonas e Acre, parte da Venezuela, Bolívia, Colômbia, a região de Loreto no Peru, a maior parte das Guianas, chegando até o Rio Pindaré no estado do Maranhão. Disponível em: Embrapa Amazônia Ocidental <http://servicos.cpaa.embrapa.br/ livraria/arquivos_gratis/folderguarana.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013.

144

PDF_BH3_142-153_U4GUIA-AMOSTRA.indd 144

14/08/13 10:24

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Unidade 4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.