Manual de Implantacao da EBD

Page 1

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO

“Portanto meus amados, sedes firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que vosso trabalho não será vão no Senhor.” I Co 15.58


APRESENTAÇÃO

Amados,

Este manual visa facilitar a implantação e estruturação da Escola Bíblica Dominical – EDB nas Igrejas A.D Plenitude da Fé, de modo a proporcionar o ensino bíblico de qualidade, adequado à visão ministerial da igreja. A padronização da EBD em nossas igrejas, aliado ao preparo de nossos professores, irá contribuir para o crescimento espiritual e do conhecimento bíblico de nossos alunos. Sem dúvidas, fortalecerá nossas bases, ou melhor, nos fará prosperar.

"Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas" - Isaías 54:2

Diretoria da EBD da A.D Plenitude da Fé


INTRODUÇÃO

A Escola Dominical nasceu por uma necessidade, por meio de um homem que, compadecido com as crianças marginalizadas de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel. Aqueles menores achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos. Nesse momento tão difícil, o jornalista episcopal Robert Raikes sai pelas ruas da cidade a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, Raikes ensinava várias matérias seculares: matemática, história e língua inglesa. No Brasil, os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores de nossa Escola Dominical. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra. A Escola Bíblica Dominical continua sendo um excelente instrumento de preparação do povo de Deus em sua Palavra. A fim de cumprir o ministério de ensino contido em Mateus 28.20, a A.D Plenitude da Fé optou por utilizar a Escola Bíblica Dominical, estabelecendo-a em todas as suas igrejas como programa permanente de ensino de seus membros.

SUMÁRIO

Objetivos da EBD Implantação da EBD Organização das classes da EBD Recursos Materiais para as aulas Divulgação da EBD Ofertas para a EBD Liturgia da EBD Aplicação da Lição Controle de freqüência Solicitação de revistas da EBD Atividades extraclasses Conselhos ao professor da EBD Dicas para ser um bom professor de EBD


Objetivos da EBD Educar o ser humano na Palavra de Deus, desenvolver o caráter cristão, treinar obreiros e ganhar almas para o Senhor Jesus. Evangelização – alcançar almas para Cristo por meio do ensino da Palavra de Deus (Mc 16.15). Santificação - ensinar os irmãos a viverem de acordo com os princípios bíblicos e visão do Ministério (Mt 28.20).

Implantação da EBD Todas as igrejas A.D Plenitude da Fé deverão implantar a EBD. A escola bíblica poderá ser realizada às 09:00hs ou às 17:30hs, sempre aos domingos. Recomenda-se fazer um levantamento junto aos potenciais alunos para definir o melhor horário para a realização da EBD. O tempo de duração da EBD nas filiais será de 1h:30min. (uma hora e trinta minutos). A EBD deverá ser estruturada, considerando o espaço físico da igreja, o número de obreiros e o número de membros para definição das classes, contudo, como estrutura mínima para as filiais, serão necessárias pelo menos três classes de ensino, sendo elas: 1. Classe de Adultos/Jovens; 2. Classe de Adolescentes; 3. Classe de Crianças. Os responsáveis pela EBD local serão os membros/obreiros capacitados pelo Curso de Formação de Professores da EBD, com o material fornecido pela Igreja Central. A base de ensino para as classes de nossa EBD será a Bíblia Sagrada (preferencialmente a NTLH (Nova Tradução na Linguagem de hoje), a Revista Lições Bíblicas da CPAD (Jovens/Adultos, Juniores e PréAdolescentes) e Apostila para ensino das Crianças (criação própria).

Organização das classes da EBD A estrutura mínima de coordenadores da EBD será a seguinte: • Superintendente da EBD (Pastor ou Obreiro designado) – 1 pessoa • Secretário da EBD (Obreiro, aluno designado) – 1 pessoa • Professor da EBD (Pastor, Obreiro designado ou Líder de Ministério) – 1 pessoa por classe Obs.: É recomendável que se tenha pelo menos dois professores por classe. Assim como os líderes dos diversos ministérios serem professores de seus grupos na EBD. Os alunos da EBD serão divididos em pelo menos três classes: • • •

Uma classe de Crianças com idade de 03 a 08 anos. Uma classe de Adolescentes com idade de 09 a 15 anos. Uma classe de Adultos/Jovens a partir de 16 anos.

A identificação das classes será de acordo com os nomes dos ministérios existentes: • A classe da EBD de crianças será chamada de Classe PLENITUDE KIDS. • A classe da EBD de adolescentes será chamada de Classe PLENITUDE TEEN.


• •

A classe da EBD de jovens será chamada de Classe JVP (Jones Vivendo a Plenitude). A classe da EBD de adultos/jovens será chamada de Classe de ADULTOS.

Nota: As igrejas que comportarem mais classes poderão dividir os alunos de forma mais adequada, por exemplo: • Uma classe de crianças até 08 anos. • Uma classe de adolescentes de 09 a 14 anos. • Uma classe de Jovens de 15 a 18 anos, ou solteiros (as) que queiram participar. • Uma classe de Adultos acima de 19 anos, ou casados (as) que queiram participar. • Uma classe de Discipulado (novos convertidos de todas as idades)

Recursos Materiais para as aulas Como material didático para a apresentação das aulas, recomenda-se no mínimo: Classe de Adultos/Jovens: • Quadro branco ou flipchart Classe de Adolescentes: • Quadro branco ou flipchart • Pranchetas • Televisor e Aparelho DVD Classe de Crianças: • Quadro branco ou flipchart • Mesinhas e cadeirinhas • Televisor e Aparelho DVD • Outros materiais (lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel, lápis e borracha, revistas velha, cola e tesoura) Obs.: 1. O flipchart é indicado para classes instaladas na nave da igreja; 2. O quadro branco é indicado para classes que possuam salas com paredes; 3. A prancheta é indicada para apoio quando a classe não possui carteiras escolares; 4. A TV/DVD poderá ser de propriedade da igreja ou emprestado para ocasião.

Divulgação da EBD É importante que a EBD seja amplamente divulgada entre os membros da igreja e a comunidade. Para promoção da EBD poderá ser aplicado à seguinte abordagem: - Convite no púlpito feito pelo Pastor, Superintendente ou Professor da EBD, informando principalmente o dia padrão e horário da escola. - Fixação de cartazes no mural/quadro de avisos da igreja. - Convite pessoal e direto. - Folhetos. - Informativo da EBD - Fotografia das classes (envie-nos fotos para divulgação no site, blog, jornal e informativo)

Ofertas da EBD Deverá ser recolhida oferta em toda EBD. As ofertas da EBD serão para benefício da própria EBD, sendo assim, inicialmente, 80% (oitenta por cento) da arrecadação da EBD local deverá ser encaminhada à Tesouraria da EBD Geral.


Liturgia da EBD A EBD terá duração total de 1 hora e trinta minutos, sendo assim, a liturgia deverá atender ao tempo proposto, conforme abaixo. O tempo utilizado para cada etapa poderá ser alterado entre elas, porém o evento completo não deverá ultrapassar ou ser inferior a 1 hora e trinta minutos. • • • • • • • • •

Recepção dos alunos (antes do início da EBD) Apontamento dos presentes (2 minutos) Oração e louvor (8 minutos) Separação das classes (2 minutos) Desenvolvimento da aula – aplicação da lição (60 minutos) Retorno das classes (2 minutos) Verificação do aprendizado - classes (10 minutos) Coleta de ofertas (2 minutos) Oração final e avisos (4 minutos)

Aplicação da Lição A aplicação das lições bíblicas deverá ser objetiva, considerando que o tempo é limitado a 60 minutos efetivos de aula. Incentive seus alunos a lerem a lição e responderem ao questionário durante a semana, assim poderá usar melhor o tempo de aula. Faça uma pequena introdução e apresente o conteúdo da lição de modo claro e objetivo, observando se os alunos estão assimilando o assunto. Respeite as limitações e capacidedade de seus alunos. Familiarize-se com o material a ser utilizado nas aulas, principalmente a revista da lição. A revista da EBD possui 13 (treze) lições bíblicas, o que corresponde a 3 (três) meses de estudo, ou seja, um trimestre. Para o bom andamento das escolas bíblicas (EBD) em todas as igrejas A.D Plenitude da Fé, todos deverão concluir o estudo das treze lições ao mesmo tempo para que os próximos trimestres não sejam comprometidos. As revistas da CPAD são datadas, por isso a importância de atendermos o calendário proposto. As lições bíblicas deverão ser concluídas a cada domingo de aula. Se porventura não for concluída uma determinada lição, na próxima aula será necessário concluí-la, sem comprometer a lição a ser estudada. As lições bíblicas da CPAD são planejadas para o ano todo, divididas em quatro trimestres, a saber: 1º trimestre (janeiro/fevereiro/março); 2º trimestre (abril/maio/junho); 3º trimestre (julho/agosto/setembro); 4º trimestre (outubro/novembro/dezembro). Contudo, o lançamento da revista do trimestre seguinte só ocorre às vésperas do término do trimestre em andamento. As seções da revista do aluno da classe de Adultos/Jovens da CPAD possue a seguinte estrutura: a) Texto áureo Versículo principal que trás em seu conteúdo a essência do assunto que está sendo tratado. b) Verdade prática Mensagem que contém uma verdade central relacionada ao assunto da lição.


c) Leitura diária Versículos que contêm mensagens devocionais para serem lidos todos os dias da semana. d) Leitura bíblica em classe Texto básico que dá suporte e fundamenta o comentário da lição. e) Comentário da lição Análise, comentário e aplicação do texto básico da lição. f) Vocabulário Esta seção tem por objetivo elucidar o sentido das palavras e frases obscuras, difíceis, ou pouco usadas. Nem sempre os dicionários seculares atendem a contento. Às vezes, para se obter uma definição mais apurada, é preciso recorrer a um dicionário bíblico-teológico. g) Questionário Formulado com perguntas objetivas. As respostas estão explícitas no texto da lição. Nota: A estrutura das demais revistas da CPAD que serão usadas é semelhante a esta, porém com palavras diferenciadas por público alvo.

Controle de freqüência O controle de freqüência deverá ser realizado todo domingo, durante a EBD. Utilize o formulário anexo para controle de freqüência das aulas. O formulário devidamente preenchido deverá ser entregue mensalmente ao Secretário da EBD Geral para controle dos alunos matriculados.

Solicitação de revistas para EBD A fim de diminuir os custos de aquisição de materiais para EBD é recomendável que todos os materiais sejam adquiridos de uma só vez, sendo assim, os responsáveis pela EBD das filiais deverão solicitar as revistas necessárias antes do término do trimestre em andamento. O prazo limite para solicitação das revistas será até o dia 15 (quinze) dos meses: dezembro, março, junho e setembro. Se a solicitação das revistas não ocorrerem no prazo estabelecido, a aquisição das revistas ficará a cargo do responsável pela EBD da filial. Para evitar transtornos e o comprometimento da sua EBD, atenda ao prazo.

Atividades extraclasses A interação com os alunos em atividades extraclasse enriquessem a aula e melhoram o relacionamento entre os alunos. Durante o trimestre, de acordo com a lição, é possível realizar algumas atividades extraclasses, como: Passeios ao Museu da Bíblia, Parques, Sítio; Festa de comemoração no dia da EBD, dia da bíblia e dia do professor; Aula ao ar livre; entre outros.

Conselhos ao professor da EBD Ser aluno da EBD deve ser uma escolha e não uma obrigação do crente. Estudar a Bíblia deve ser algo envolvente e prazeroso. Se for assim o estudo bíblico na classe, a melhor propaganda será feita pelos próprios alunos. a) Estudar para preparar a lição. b) Estudar a lição até que ela seja clara e familiar. c) Estabelecer uma ordem clara e objetiva para a lição.


d) e) f) g)

Refletir sobre a relação existente entre a lição e os alunos. Utilizar recursos necessários e apropriados para ajudar a comunicar a verdade da lição. Reservar tempo para estudar e orar. Ter um plano de aula.

Dicas para ser um bom professor de EBD Um ensino criativo se baseia na construção do conhecimento com a participação ativa dos alunos. Para que se sintam motivados a participar, é importante considerar a realidade deles, suas limitações e capacidades. Isto significa que o professor também deve usar a criatividade para adaptar algumas sugestões apresentadas abaixo, de acordo com a realidade de sua turma O professor precisa conhecer o que vai ensinar. a) O professor precisa ter experiência com Deus. Ninguém pode ensinar o que não sabe. b) O professor precisa ser autêntico. A palavra "autêntico" deriva da palavra authós (automática, sem ajuda externa, autêntico, com autoridade). c) O professor precisa respeitar os alunos. E, se você respeita seus alunos você vai se preparar para dar aula. d) O professor deve ser empático. No dicionário Aurélio, empatia é a tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação do outro. e) Cheio do Espírito Santo Se você é cheio do Espírito Santo, você é autêntico porque o Espírito Santo lhe dá a autoridade. Você é respeitador porque ama seus alunos como Jesus os ama. É empático porque não pensa mais só em você. Pelo contrário, você obedece a Palavra de Deus e torna-se servo, servindo aos outros, como Cristo.

“... se é ensinar, haja dedicação ao ensino;” Romanos 12.7b


Venha aprender a Palavra de Deus Domingos 09:00hs / 17:30hs

Adultos Jovens Adolescentes Crianรงas Acesse o blog da EBD: ebdplenitudedafe.blogspot.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.