Céls-tronco e a Odontologia

Page 42

In vitro: Expressão utilizada para designar processos biológicos que ocorrem fora dos sistemas vivos, em ambiente controlado e fechado de um laboratório e que são realizados normalmente em um recipiente de vidro. Plasticidade: Normalmente as células – tronco adultas de um tecido tem capacidade de diferenciação restrita àquele tecido do qual são derivadas. Plasticidade é definida como a capacidade de células – tronco de um tecido originarem células diferenciadas de outros tecidos (por exemplo, as células – tronco hematopoiéticas dando origem a células musculares cardíacas ou a hepatócitos), ou seja, a capacidade de transdiferenciação.

Sialofosfoproteína: É uma proteína precursora de três outras, que apresentam perfis estrutural e funcional próprios, denominadas de Sialoproteína dentinária (DSP), Glicoproteína dentinária (DGP) e Fosfoproteína dentinária (DPP).

Transdiferenciação: Uma alteração na diferenciação de uma célula de um tipo celular para outro. A transdiferenciação é a manifestação da capacidade de plasticidade das células - tronco adultas. Odontoblastos: São células pós – mitóticas, responsáveis pela secreção de dentina primária.

Xenogênico: As células ou tecidos para tratamento se originam de outra espécie animal, ou seja, qualquer procedimento de transplante, implante ou infusão, em pacientes humanos, de células, tecidos ou órgãos vivos de outra espécie; ou de fluidos corporais, células ou órgãos humanos que tenham tido algum tipo de contato fora do corpo com células, tecidos ou órgãos de outras espécies.

33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.