Edição 57 .::. Douro Press

Page 1

FOLHETO INFORMATIVO DE DISTRIBUIÇÃO QUINZENAL ANO I NÚMERO 57 – PINHÃO, 12 DE SETEMBRO DE 2009 PROPRIEDADE: ASCVD COORDENADOR: PEDRO ESPÍRITO SANTO ALEXANDRE CHAVES OS NOVE MESES DE MANDATO DO GOVERNADOR CIVIL DE VILA REAL EM PORTUGAL NÚMERO DE LICENCIADOS ACIMA DA MÉDIA Tempo Sábado Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 12/09 13/09 14/09 15/09 16/09 17/09 18/09 29ºC 27ºC 28ºC 26ºC 23ºC 22ºC 28ºC ACTUALIZAÇÃO SEMANAL www.ascvd.pt/douropress/

É AGORA!

ASSINADO PROTOCOLO PARA REABERTURA DA LIGAÇÃO ENTRE PORTO E BARCA D`ALVA

www.ascvd.pt


1

www.douropress.ascvd.pt

FICHA TÉCNICA DOURO PRESS Folheto Informativo Quinzenal de Distribuição Gratuita Online Propriedade Associação Sócio Cultural Vale d’Ouro Impressão Junta de Freguesia do Pinhão Papelaria “Borraxinha” Tiragem 50 exemplares Distribuição: Marco Costa www.douropress.ascvd.pt douropress@sapo.pt Redacção Luís Ramos Cátia Ramos Luís Almeida Rui Batista Pedro Espírito Santo Sansão Gomes Paginação Pedro Moreira Pedro Espírito Santo Manutenção Web ASCVD Departamento Comunicação Fábio Cardoso Fotografia Pedro Sousa / Sansão Gomes Todos os artigos publicados e assinados são da total responsabilidade dos seus autores, salvaguardando os valores editoriais assumidos no estatuto editorial. Os artigos de opinião reflectem as ideias dos seus autores não vinculando a direcção deste boletim ou a ASCVD.

Coordenador Geral Pedro Espírito Santo

BUSCA-PÓLOS

EDITORIAL Portugal sempre nos habituou a grandes eventos, a grandes espectáculos, a grandes actividades promocionais: O Douro Press apresenta-lhe esta semana um lote de propostas de cariz cultural, de diversos sectores, para os mais diversos gostos. Falolhe do douro film harvest - que está já a decorrer - e do tão aclamado red bull air race world championship, dando-lhe a conhecer algumas das actividades a única Enotéca da região, situada em Favaios, e que por esta altura de vindimas proporciona aos seus visitantes um conjunto de actividades, ligadas essencialmente à vinha e ao vinho. Por outro lado, salientamos-lhe a assinatura do protocolo para a reabertura da ligação ferroviária entre o Porto e Barca d’alva - questão pela qual nos debatemos desde o nosso inicio - que parece agora mais próxima de se concretizar. O Elevado número de licenciados em Portugal, em relação à média Europeia, os primeiros nove meses de mandato de Alexandre Chaves no cargo de Governador civil de Vila Real bem como um “briefing” sobre os programas eleitorais de candidatura dos principais partidos políticos do País. Tudo isto em análise nesta edição. O Douro Press é já um bem essencial para o Pinhão e populações limítrofes; Visamos a informação e de certa forma a criação de um hábito fundamental ao desenvolvimento cognitivo que passa pelo conhecimento e pela posterior formulação de uma teoria, intrínseca no conhecimento pessoal. Pedro Espírito Santo

SANSÃO GOMES http://coisasmuitoestupidas.blogspot.com


2

www.douropress.ascvd.pt

NÚMERO DE LICENCIADOS ACIMA DA MÉDIA CÁTIA RAMOS

Portugal é um dos países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) onde o aumento do número de licenciados superou os sete por cento mantendo-se muito acima da média dos outros países.

Ao apresentar estes números o secretário-geral salientou que os reflexos positivos de uma educação universitária traduzem-se mais tarde e durante a vida numa forma de salários mais elevados, por isso, o período que sucederá à crise económica mundial será caracterizado por uma procura sem precedentes no ensino universitário demonstrando que a diferença de nível de rendimentos entre indivíduos licenciados e os outros continuará a alargar-se na maior parte dos países da OCDE. Neste contexto, Angel Gurria chamou a atenção para a tendência no espaço da OCDE de "os jovens continuarem mais e mais os seus estudos", tanto pelas "vantagens líquidas de uma boa educação como pela manutenção provável dos níveis de desemprego elevados durante a saída da crise económica".

Este crescimento foi sublinhado pelo secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, na apresentação do relatório anual da organização "Olhares Sobre a Educação". Este relatório foi elaborado a partir dos dados disponíveis até 2007 e analisa as implicações dos níveis de escolaridade e formação no mercado de trabalho e na vulnerabilidade ao desemprego. Portugal aparece no segundo lugar da lista comparativa no que diz respeito a ganhos salariais acumulados das mulheres com formação superior, em relação às mulheres que têm apenas formação secundária, revelando o relatório que as que terminaram o ensino universitário são as que ganham mais. Uma mulher universitária em Portugal pode esperar uma vantagem salarial, ao longo da sua vida profissional, de cerca de 152 mil euros sobre uma mulher que completou apenas o secundário.

OCDE. A juntar a este facto, aludese ao problema da inexistência de um modelo de empréstimos para o sector. Mesmo sem um sistema de empréstimos estabelecido e um o valor de propinas tão elevado, Portugal é dos países do mundo onde o ensino universitário continua a ser procurado e terminado, proporcionando várias vantagens e oportunidades de grande sucesso profissional. "Olhares Sobre a Educação" introduz, pela primeira vez, dados sobre o impacto do nível de formação nos indicadores de saúde e sociais no espaço da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos.

SOCIEDADE A vacina contra a Gripe A (H1N1) deverá chegar a Portugal durante a primeira quinzena de Setembro. Reino Unido e França já receberam as primeiras doses da vacina para o vírus da Gripe A e a ministra da saúde portuguesa está segura de que Portugal não vai ficar para trás.

Mesmo assim, em Portugal, um jovem recém-formado demora em média cerca de dois anos a ser colocado na sua área de estudos, sendo comum atingir estabilidade profissional e financeira depois dos trinta e cinco anos. Além disso, é no nosso país que se verificam as propinas mais elevadas e o mais baixo apoio do Estado aos estudantes. Só 2,2% das verbas estatais para o ensino superior são canalizadas para bolsas de estudo cerca de um quarto da percentagem do apoio médio dos países da

Apesar de estarem encomendadas vacinas para 30% da população nacional, as primeiras doses serão apenas para os grupos de risco, como profissionais de saúde e grávidas. diariodagripe.com


3

www.douropress.ascvd.pt

OS NOVE MESES DO GOVERNADOR CIVIL DE VILA REAL Foi no final do mês de Janeiro que o Governador Civil do Distrito de Vila Real tomou posse. Com o fim da actual legislatura, Alexandre Chaves ficará dependente de uma decisão do futuro Governo, se irá ou não ser reconduzido no cargo. Durante cerca de nove meses, a sua actuação foi marcada pela proximidade com instituições e com a população. Adoptou uma espécie de “presidência aberta” para estar ainda mais atento aos problemas que afectam o distrito de Vila Real. Em entrevista, Alexandre Chaves abordou o seu percurso de 9 meses enquanto Governador Civil. “A experiência tem sido muito interessante em termos pessoais e institucionais. Quando comecei o meu mandato, tinha uma ambição de sentir o nosso distrito mais seguro, mais desenvolvido e mais solidário. Foram essas as três grandes ideias que lancei no início do meu mandato como Governador e agora estão perfeitamente consolidadas”. “Estive próximo das pessoas, senti e auscultei os seus problemas sem olhar às cores partidárias. Entendi que deveria visitar todos os concelhos e, assim, fazer a ponte entre os municípios e o Governo para encontrar soluções para os problemas que me foram transmitidos”.

E AINDA … VINDIMAS TAMBÉM PARA TURISTAS POR 55 EUROS NA ENOTECA DE ALIJÓ Em Setembro, na Enoteca Douro, concelho de Alijó, é época de vindimas também para os turistas, que desde cortar as uvas até à pisa nos lagares tradicionais, podem participar no programa que custa 55 euros. A Enoteca Douro, na Quinta da Avessada, teve que antecipar o seu programa de vindimas porque o corte das uvas este ano começou mais cedo na Região Demarcada do Douro. Luís Barros, o proprietário da Enoteca, refere que este espaço é o "único" do Douro que oferece o programa de vindimas todos os dias até 05 de Outubro. Por 55 euros, os turistas podem-se munir de tesouras e baldes e, ao som da concertina, seguir para o meio dos valados para o corte das uvas. O responsável referiu ainda que os programas de vindima começaram a ser vendidos em Janeiro mas com especial incidência para a segunda quinzena de Setembro.

O seu conhecimento da realidade social permitiu-lhe considerar e traçar no distrito duas realidades distintas. “A zona Sul do distrito, o Douro, está muito focada na problemática da vinha e do vinho, que continua a preocupar as populações e os empresários. Na Esta Enoteca é a primeira zona Norte do distrito, os problemas são diferentes. Tem uma interactiva da Península Ibérica e panóplia de actividades a desenvolver, não são da monocultura, são mostra os processos e tradições da da policultura.” produção de vinho na mais antiga No balanço destes nove meses de governação, este região demarcada do mundo. Segundo Luís Barros, a responsável reconheceu desenvolvimento, mas quer mais. “O distrito Enoteca possui 25 produtoresdeu um grande salto qualitativo, mas ainda é preciso fazer mais e do Douro como melhor. Esse é o desafio para o futuro. Demos um salto qualitativo na engarrafadores parceiros e 220 produtos em exposição. solidariedade, no distrito, houve investimentos de grande qualidade que estão semeados por todos os concelhos. Agora, é necessário potenciar todas essas valências”.

7,5 MILHÕES DE EUROS PARA ANIMAÇÃO TURÍSTICA DO DOURO Na passada sexta-feira (ontem), a CCDR-N e a Estrutura de Missão do Douro anunciaram, na Régua, os resultados do concurso de financiamento a projectos de promoção e animação turística do “Douro”. Os projectos, orçados em 7,5 milhões de euros, deverão concretizar-se até 2011. avozdetrasosmontes.com

lusa.pt


4

www.douropress.ascvd.pt

CONSUMADA A ASSINATURA DO PROTOCOLO PARA A REABERTURA DA LIGAÇÃO ENTRE O PORTO E BARCA D’ALVA LUÍS ALMEIDA

Segundo o anunciado ontem de manhã em comunicado a REFER, está consumada a assinatura do protocolo que lançara definitivamente as bases para a reabertura da ligação entre o Porto e Barca d’Alva pela linha do Douro.

A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, presidiu ontem, no Pocinho, à cerimónia de assinatura do Protocolo para a Reabilitação da Linha Ferroviária do Douro entre Pocinho e Barca d´Alva e a Exploração Turística entre a Régua e Barca d´Alva, entre a REFER, a CP, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte e a Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro. Correspondendo a uma aspiração sempre reiterada das populações locais, das entidades públicas e dos agentes económicos, para o aproveitamento pleno do valor patrimonial e do potencial turístico da Linha do Douro, o protocolo visa a criação das condições que permitam a reabilitação do seu troço final entre Pocinho e Barca d´Alva, com vista à reintrodução do serviço de comboios. No pressuposto de que a dinamização da utilização da linha ferroviária irá contribuir para a diversificação da base económica

do Douro e da Região Norte, o protocolo abre ainda o caminho para um trabalho de agregação de vontades e recursos dos diversos agentes económicos regionais para que a exploração turística da Linha entre a Régua e Barca d´Alva se possa concretizar através de parcerias que viabilizem o respectivo negócio, envolvendo operadores dos diferentes modos de transportes regulares e turísticos, produtores vitivinícolas, hoteleiros, agências de viagens, entre outros. “É um dia bonito”, diz Ricardo Magalhães Após a assinatura, o chefe da Missão do Douro, Ricardo Magalhães, colocou emoção ao desenhar estas palavras: "Hoje [ontem] está um dia bonito, hoje é um dia bonito" e acrescentou "Já era tempo de os deuses perceberem que nos tínhamos de juntar todos, um dia". Esse dia foi ontem. "É, de facto, um dia bonito, Ricardo!" devolveu-lhe Ana Paula Vitorino, sublinhando que "o Douro é uma marca do nosso país" e, por isso, deve ser "um factor de

desenvolvimento económico e de coesão social e territorial". Entre os antigos ferroviários e populações das localidades que, até 1988, foram servidas pelos comboios reina a desconfiança, ou não estivéssemos a pouco mais de duas semanas de eleições legislativas. Ana Paula Vitorino descansa-os. "Neste momento, passou a ser incontornável, as instituições assumiram responsabilidades que não podem

ser paradas Governo", frisou.

por

qualquer

Mas a ambição de Ana Paula Vitorina vai mesmo longe prometendo sensibilizar o Governo espanhol para que recupere a linha de comboio que vai de Vega Terrón, junto a Barca de Alva, até La Fuente de San Esteban, permitindo depois a ligação até Salamanca. População quer serviço comercial mas ainda desconfia Mas o povo tem reservas. "Sou contra o comboio turístico", torna Luís Patrício, 68 anos. "Quando fazia falta tiraram-mo, agora já não faz falta", acrescenta, ressalvado que mudará de opinião se também houver transporte de passageiros. "Isso é que seria porreiro", realça. Concorda António Macias, 74 anos, que trabalhou grande parte da vida na Estação de Barca de Alva como revisor de material e antes de se reformar trabalhou na do Pocinho. "Meu amigo, em ano de eleições é sempre de desconfiar", atira, considerando que "apesar de ser difícil não é impossível". Cabe ao Governo contrariar os pessimistas. FOTOS: PEDRO MÊDA


5

www.douropress.ascvd.pt

RESULTA SEMPRE Resulta.blogs.sapo.pt

O ANTES E O DEPOIS… A LÓGICA DO CAMALEÃO!

CONSIDERAÇÕES GERAIS DE CAMPANHA DOS PRINCIPAIS PARTIDOS PS (PARTIDO SOCIALISTA)

“O tempo que vivemos demonstra a actualidade e a necessidade do socialismo democrático. O mundo acaba de assistir à clamorosa derrota do pensamento político neoliberal. A ideologia do mercado entregue a si próprio, sem Estado nem regulação capaz, e a especulação desenfreada nos mercados financeiros são os responsáveis principais pela profunda crise que se abateu sobre toda a economia mundial. É preciso responder com mais regulação e com a firme defesa do interesse público.” socrates2009.pt

Com o avançar dos tempos tive a oportunidade de ir observando o percurso políticosocial de determinados agentes locais e nacionais, qual não terá sido o meu espanto quando finalmente dei pela falta das “máscaras” que resguardavam a pele de alguns.

PSD (PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA)

Não sejamos hipócritas, existe um tempo, uma hora, um local para tudo e é necessário ter o sangue frio para que se percebam tamanhas mutações sociais. Numa determinada altura da vida, em consciência, é necessário que se politicadeverdade.com tomem decisões, é necessário que se escolham caminhos e PCP-CDU (PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS) esclarecem posições. Para bem de “O Programa Eleitoral que o PCP apresenta ao país constitui uma todos!

“O Programa Eleitoral do PSD faz escolhas para transformar Portugal. Há que ser transparente nas escolhas políticas. De pouco adianta prometer fazer tudo ao mesmo tempo. É, sobretudo, com todos os Portugueses que vamos conseguir alterar o actual estado das coisas. E só uma Política de Verdade é compatível com a afirmação clara das prioridades. São quatro as nossas prioridades: Economia, as Questões Sociais e a Solidariedade, Justiça e Segurança e Educação.”

contribuição séria de uma força política responsável, com um percurso de acção, proposta mas também trabalho e obra realizada que se apresenta aos trabalhadores e ao povo pronto a assumir todas as responsabilidades que com o seu apoio e o seu voto os eleitores lhe quiserem atribuir. Um programa que acolhe, sistematiza e aprofunda nas condições concretas a que a política de direita conduziu o país.” cdu.pt

BE ( BLOCO ESQUERDA)

“Nestes anos em que uma crise nova agravou a crise antiga, Portugal atinge um máximo histórico de desemprego e de exclusão, num país de pobreza em que a desigualdade é a maior da Europa. Combater esse pântano é o objectivo do Bloco de Esquerda. O programa de governo que é aqui apresentado demonstra a viabilidade de uma política de esquerda, de um combate pela justiça social e de uma resposta socialista à crise.” bloco.org

CDS-PP (PARTIDO POPULAR)

“As ideias têm consequências. Apresentamos as ideias e medimos as consequências. O programa do CDS não é curto nem longo: procura ser completo. Não é simplista nem tecnocrático: procura ser focado. Não é criticável por ser mais do mesmo – como o do PS – nem tão pouco por ser insuficiente – como o do PSD. Procura ser claro e directo. Não nos limitamos a enunciar princípios, indicamos um novo modo de governar, sector a sector.”

douropress@sapo.pt

cds.pt

As populações não merecem de forma alguma que certos oportunistas sociais – que se dizem donos de um dom de um “bem-fazer particular”se aproveitem das ansiedades e fraquezas de um povo que sistematicamente exige aos agentes políticos PELO MENOS uma pequena dose de lealdade e honestidade político-social, muito além da obra ou de um projecto mais ou menos megalómano, mais ou menos real e executável. Se mau é constatar tal facto a nível do panorama Nacional, mais grave será “gramar” com a falta de VERDADE, a um nível mais local, para com os eleitores.

BLOGUICES…

Eu não tenho dúvidas e felizmente, já o tinha dito no http://twitter.com/Pedespsanto passado, consigo olhar em volta e “Existem diferenças entre as políticas de esquerda: Umas assentam na perceber que afinal “OS prosperidade e modernização, outras submetem-se ao Radicalismo puro.” INDEPENDENTES” são de facto O http://pinhao2009.blogs.sapo.pt ESPELHO DE UMA “…tratar-se de um programa ambicioso, rigoroso, esclarecedor e sobretudo capaz CANDIDATURA FALHADA, de de desenvolver eficazmente a nossa localidade. uma real tentativa política e social Esta candidatura acredita firmemente que com este programa é possível ter de acesso ao poder "esperança no futuro".”

Pedro Espírito Santo


6

www.douropress.ascvd.pt

SABROSA TEM O CANDIDATO MAIS JOVEM DO DISTRITO PELO BE

ETERNA PAIXÃO O que precisamos!!! LUÍS ALMEIDA

Em 2005, Sabrosa foi notícia por ter saído vencedora nas eleições autárquicas uma lista de independentes. A mesma que agora é socialista. Em Outubro poderá ‘voltar a baila’ se for o Bloco de Esquerda a vencer, isso porque Luís Almeida, de 23 anos, a ser eleito, será um dos autarcas mais novos do país… O jovem candidato critica as “cambalhotas políticas” dos seus adversários e garante que quer ser a “voz da população”. Luís Almeida, de 23 anos, estudante de mestrado em gestão na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, apresentou, no dia 20, a sua candidatura à Câmara Municipal de Sabrosa pelo Bloco de Esquerda (BE). Segundo o candidato, o mais jovem do distrito, o lema da campanha, “Bloco em força por Sabrosa”, retrata bem o objectivo da candidatura: “ser a voz da população”. Luís Almeida criticou as “cambalhotas políticas” dos seus adversários, considerando que o que se assiste nas autárquicas em Sabrosa é “uma necessidade de poder, independentemente da forma” como o querem obter, referindo-se assim a José Marques, que nas últimas eleições venceu enquanto independente e que agora ‘alinha’ pelo PS, e ao ex-socialista Milcíades Carvalho, agora cabeça-de-lista da coligação PSD-CDS/PP. Em Sabrosa concorre ainda às próximas eleições autárquicas José Cuevas, pela CDU. Em relação às ideias do BE para aquele concelho transmontano, o partido defende “políticas adequadas e não projectos megalómanos”, como por exemplo a implementação do Cartão do Idoso, que à semelhança do que acontece noutros concelhos do país, vai apoiar a população mais velha na aquisição de medicamentos. “Grande parte da nossa população tem mais de 60 anos”, lembrou o candidato, sublinhando a importância da medida. Querendo “recuperar a confiança das pessoas” e lutar por um “futuro com mais qualidade de vida”, Luís Almeida levantou o véu sobre alguns projectos “mais locais”, como a resolução, o mais rápido possível e em definitivo, dos problemas de abastecimento de água do concelho e a melhoria dos acessos a algumas freguesias, entre outros. O candidato falou ainda de Gouvinhas, “a freguesia mais esquecida de Sabrosa”, de onde, entre várias problemáticas, destacou os fracos acessos, a necessidade de apoiar a corporação de bombeiros local e a urgência na resolução da questão do lar de idosos que, concluído “há mais de um ano”, ainda não abriu as portas devido a uma dívida ao construtor. Luís Almeida com vários

. AUTÁRQUICAS 2009 - Sandra Moutinho e a sua candidatura reuniram a semana passada para ultimarem detalhes do programa eleitoral que apresentarão aos Pinhoenses. Na reunião esteve ainda presente uma comitiva da candidatura de Miguel Rodrigues, incluindo o próprio, dois dos candidatos a vereadores e o mandatário da Juventude. No mesmo dia, mas aparentemente sem qualquer compromisso público agendado, Artur Cascarejo visitou informalmente o Pinhão. O candidato e presidente da Câmara estará esta noite em entrevista na Rádio Juventude Salesiana de Alijó, por onde já passaram Miguel Rodrigues do PSD/CDS-PP e Luís Fontinha da CDU. A campanha inicia-se dentro de duas semanas mas ainda não estão oficialmente divulgadas as iniciativas das três candidaturas camarárias e das dezenas de candidaturas às 19 freguesias de Alijó.

Ao Pinhão, na minha opinião faltam duas coisas nos dias que correm: ambição e uma visão. A ambição de voltar a se colocar no lugar estratégico que em tempos teve na região. Pode até nem conseguir dada a alteração de paradigmas, o que não acredito dado o potencial da nossa terra; mas a verdade é que nunca se tentou ambicionar mais do que este lento definhar que enerva mesmo os mais pacientes. A visão para encontrar as estratégias capazes de concretizar as nossas ambições. A visão de perceber o que o Pinhão poderá ser daqui a 10/20 anos e começar desde já a preparar o caminho. Preparar o caminho não significa resolver os problemas do dia-a-dia. Significa antes prever as dificuldades e as oportunidades que se afiguram no horizonte, mesmo que ainda enubladas, e lançar desde já os alicerces das medidas a tomar para as aproveitarmos. Isto, que eu acredito que o Pinhão precisa, mais do que pão e água, é exactamente aquilo que tem faltado a todos quantos se tem recostado na conveniência do “deixa andar que se resolve”. Já não é assim, o caminho faz-se caminhando. Lanço o repto a todos os pinhoenses para que nos ponhamos a caminho, caso contrário o horizonte dos 10/20 que hoje pode até ser nublado, pode mesmo tornar-se negro. E união é a palavra chave para os pinhoenses. www.pinhao.blogs.sapo.pt


7

www.douropress.ascvd.pt

CULTURAL

DESPORTO

DOURO FILM HARVEST REGIÃO DO DOURO Encontro internacional de cinema, tem lugar na região do Douro Vinhateiro. Organizado pelo Turismo do Douro, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), tem como um dos principais objectivos dirigir os holofotes do cinema para os cenários desta região vinícola, classificada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. As paisagens requintadas responsáveis pela produção do mundialmente conhecido Vinho do Porto associam-se ao prestígio de uma mostra de filmes românticos, durante cinco dias dedicados na totalidade à Sétima Arte.

RED BULL AIR RACE WORLD CHAMPIONSHIP Porto e Vila Nova de Gaia, fim-de-semana de 12/13 de Setembro

Num verdadeiro fenómeno global, a Red Bull Air Race colocou o desporto aéreo num patamar de popularidade nunca antes visto. Portugal faz parte desta dinâmica e prepara-se para receber pelo terceiro ano consecutivo uma etapa do mundial. A acção volta a estar centrada nas águas do Douro, entre as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. Mobilizando no ano passado cerca de um milhão de espectadores, números que fizeram história, a etapa portuguesa poderá uma vez mais revelar-se decisiva nas contas finais do título. Isto num ano de grandes novidades, com o número de pilotos a crescer de 12 para 15 (representando 12 nacionalidades) e as novas regras a tornarem tudo ainda mais emocionante (a luta pelos pontos começa logo nas qualificações). Assim as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia são, no fim-de-semana de 12/13 de Setembro, pela terceira vez consecutiva, anfitriãs da Red Bull Air Race World Championship.

Mais informações em

Mais informações em

www.dourofilmharvest.com

redbullairraceportugal.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.