Revista DiverCidades - Nº 62 - Dezembro/2022

Page 1

Apesar de não ser tão badalada, a Praia do Cantinho é um dos lugares mais charmosos de Macaé

PERFIL

Revista
COMPORTAMETO SAÚDE Luiz Lelis, uma vida dedicada à cultura macaense Constelação Famililar, uma terapia com revelações
lugares
PRAIA DO CANTINHO D I S T R I BUIÇÃOGRAT U ITA ESTE E X E MPLARÉSEU! P O D E RAGEP ANO XVIII Nº 62 MACAÉ/RJ DEZEMBRO/2022 . DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA E GRATUITA
O canabidiol e sua eficácia no tratamento de várias doenças Nessa pequena faixa de areia, ainda pouco visitada pelos moradores da cidade, reside um dos
mais charmosos e instagramáveis de Macaé

GRATIDÃO POR MAIS UM ANO DE

MUITO TRABALHO...

Estamos encerrando mais um ciclo de nossas vidas, e o resultado deste ano desafiador e de muito trabalho, não podia ser melhor, pois continuamos aqui, firmes e fortes com a missão de trazer pra vocês o que Macaé tem de melhor: a cidade, suas pessoas maravilhosas e os negócios que a impulsionam.

Nesta edição de fim de ano e verão, trouxemos para a matéria de capa uma praia que não é muito badalada, mas é uma das mais charmosas e instagramáveis da cidade: a Praia do Cantinho.

Na área da saúde, o canabidiol, feito a partir da planta da maconha, tem tido sua eficácia comprovada por vários estudos científicos e passou a ser produzido aqui na cidade pelo Acolher Macaé.

Vocês já ouviram falar na Constelação Familiar? É uma terapia que relaciona padrões de comportamento familiares e que tem ajudado as pessoas a resolverem seus conflitos de uma forma surpreendente.

Na seção Perfil, o ator e produtor macaense Luiz Lelis conta sua história de vida, quase toda dedicada às artes cênicas e à cultura macaense, em especial à Rinha das Artes, que sofreu um ataque este ano e está precisando de ajuda para se reestruturar.

Fechando esta edição, apresentamos o Projeto Amigos Alegria, criado pela jovem Katheleen Lopez que, em parceria com vários empresários, tem levado dignidade às crianças carentes de Macaé.

Boas Festas e boa leitura a todos!

PRAIA DO CANTINHO E SEUS ENCANTOS

Índice

CONSTELAÇÃO FAMILIAR

EXPEDIENTE

A revista DVCD é uma publicação do Grupo DiverCidades com tiragem de 5.000 exemplares por edição, distribuição dirigida e gratuita aos públicos A, B de Macaé.

Sede: Rua Dolores

270 Sobreloja - Bairro da Glória - Macaé/RJ

CEP: 27.937-600 • Direção geral: Gianini Coelho - Tel: (22) 99985-5645 Obs: os textos assinados por terceiros, que não sejam colaboradores da revista, são de total responsabilidade de seus autores.

11 12 14 22 24 25 26 28 30 32 34 35 36 40 42 44 45 46 48 49 50 51 52 54 55 56 58 60 62 63 66 72 76 80 82

#VCnadivercidades

Pílulas dos Colunistas DVCD De Tudo um Pouco

Arquitetura & Decor

Criare Macaé - Nina Ramos Immense Home Forte Eletroluz Rose Neves Decoração Eduardo Camillo by Italínea EGT Construtora em Alphaville Nana Nogueira by Todeschini Kaza Ambiente Marcelo Muquici by Todeschini Léo Corretor em Alphaville

Pessoas & Negócios

Pet Royale 1 ano Colégio Aprovado Salão Bela Donna 10 anos American Insight Clínica Tatiane Viegas Sorveteria Sol e Neve Cavaleiros Vet SLIM Veterinária Salão Maria Manu Açougue Boi no Laço Colégio Souza OHM Oxigênio Hiperbárico Dr. Ramon Marins Dentista Família Estação Jardim dos Descobridores 1 ano CFE - Clayton Futebol Escola Bianca Costa Fotografia Antunes e Datrino Advogados

A Cidade Praia do Cantinho Canabidiol e suas aplicações Constelação Familiar

Perfil Luiz Lelis Gente que Faz Projeto Amigos Alegria

8
DIRETOR GERAL
Nogueira,
|
Instagram: @marco_antonio_ferraz01 | Fotografia: Alle Tavares | Revisão:
| Publicidade:
Editor: Gianini Coelho
| Jornalistas: Leila Pinho, Tathiana Campolina, Juliana Carvalho, Alysson
Renatta Viana, Fernanda Pinheiro e Mariana Müller
Foto da Capa: Marco Antonio Ferraz
Bárbara Coelho
Gianini Coelho
Tel: 22 99985 5645 | @divercidadesmacae | grupodivercidades COLABORADORES DESTA EDIÇÃO
80
76
& ÍNDICE
EDITORIAL
Carvalho Vasconcelos, LUIZ LELIS, UMA VIDA DEDICADA AOS PALCOS
@ jonvie 66

#VC NA DIVERCIDADES

@praiadopecado

Para comemorar a chegada do verão, agora em dezembro, fizemos uma seleção de fotos nas praias da cidade feitas pelos nossos seguidores, que marcaram a #VCnaDiverCidades em suas postagens.

São belos registros desses espaços, que têm seu pico de visitação na estação, seja para caminhar, beber uma água de coco, relaxar com a família, praticar esporte ou apenas contemplar o nascer e o pôr do sol. Macaé, realmente, é um lugar abençoado e privilegiado pelas suas belezas naturais. Boas fotos e um verão fantástico para todos!

@jonvie

@focafotos2012

Use a #vcnadivercidades nos seus cliques de Macaé. Sua foto poderá ser escolhida para ilustrar esta seção da revista.

11
Ilha do Francês, que fica no Arquipélago de Sant’Anna. Um convite ao mergulho Foto: @marco_antonio_ferraz01
água
mais
Praia dos Cavaleiros. Tomar uma
de coco e ver o mar. Quer
verão que isso? @abih.rio @ruanviana
Praia do Pecado. O surfe é a integração do homem com a natureza através do esporte
Praia das Pedrinhas. Ser feliz em família é o mais importante e precisamos de pouco pra isso
VCNADIVERCIDADES
Praia do Pecado, “Com o pé na areia e o coração no mar”. Bora caminhar! Foto: @marinimayara

PÍLULAS DOS COLUNISTAS

DVCD

Para esta edição de fim de ano e verão, nossos colunistas fizeram um apanhado de dicas sobre temas que estão em alta nesse período ou uma mensagem postiva importante nesses tempos conflituosos. Que 2023 seja um ano de muita paz, amor, afeto e compaixão, principalmente para o próximo que, cada vez mais, anseia por uma palavra amiga ou uma ajuda concreta. Boas Festas!

@glauciappsicanalise

Gláucia Pinheiro é psicanalista e doutora em psicologia

Éda perda que se ergue o trabalho do luto. É dos destroços que emergem os fragmentos para a reconstrução. É depois da dor que encontramos o esplendor da coragem. É depois do fim que escrevemos novos começos.

@evelynpinot

Evelyn Pinot é consultora de estilo, imagem e coloração pessoal

Oassunto do momento é sobre ser elegante. O estilo elegante, roupas e acessórios elegantes. O que pouco se fala é que a elegância está em tudo, não apenas no vestir. A elegância, na verdade, é o encontro da comunicação verbal e não verbal, ou seja, o comportamento e o vestir elegante.

@diariodavidajuridica

Nathalia Mustafa é advogada e criadora do IG @diariodavidajuridica

ONatal está aí e, nessa época do ano, todos costumam ir às compras. Fiquem atentos à política de troca das lojas (não há lei que preveja obrigatoriedade de troca por insatisfação). Já para compras feitas pela internet, o prazo é de 7 dias para troca ou devolução. Feliz Natal!

fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar, e pode adicionar anos à vida e vida aos anos. Toda atividade física é benéfica, cada movimento conta, devemos nos mover todos os dias.

Ser

@liviameloarquitetura

Lívia Melo é arquiteta e urbanista

Vai comprar um terreno? ATENÇÃO ÀS LEGISLAÇÕES! A Prefeitura possui a lei de zoneamento que determina o tipo de ocupação (residencial, comercial, industrial), quanto pode ser ocupado do terreno e isso impacta diretamente nos limites do que você pode ou não edificar.

@flaviaastrologia

Flávia Vasconcelos é astróloga, poetisa e jornalista

da primavera traz planetas pessoais em signos de ar, assim como o Sol em Libra. Um dos ensinamentos convoca à reflexão sobre a beleza da vida, para espalhar leveza e curiosidade no cotidiano. “Se pudéssemos ver o milagre de uma única flor, toda a nossa vida se transformaria”, Osho.

Océu

@annaferreiranutri

Anna Ferreira é nutricionista com foco na saúde da mulher

Fim de ano é uma época propícia a consumir mais calorias com as confraternizações. Uma dica boa é fazer um pequeno lanche com carboidratos e proteínas antes de sair de casa, como uma tapioca com frango. Assim, você já estará saciada e evitará grandes escorregões.

12 COLUNISTAS DVCD
@essencial.fit

O

e Lúcia

SÔ LUIZ GASTRONOMIA

ALMOÇO SELF SERVICE, OPÇÕES A LA CARTE E UMA VARIADA CARTA DE DRINKS

Orestaurante Sô Luiz Gastronomia fica na entrada do Mirante da Lagoa e existe desde 2016. Recentemente, passou por uma reforma e ficou ainda mais charmoso. O negócio é tocado pela família Rosa, de Juiz de Fora, em Macaé há mais de 20 anos. “Tudo começou com o sonho da minha mãe, onde toda a família se dedica um pouco, nesse projeto construído pelo meu pai Maurício Costa”, diz o empresário Felipe Rosa.

O almoço self service é o ponto forte do Sô Luiz com churrasco, massas, comida japonesa e variedade de saladas. A costela no bafo oferecida é muito elogiada. À noite, para o happy hour com os amigos, a opção pork ribs (costela suína defumada) é um sucesso, além do cardápio de petiscos com carnes nobres e a bruschetta, filé com fritas e porções de pastel. A carta de drinks é bem elaborada e os mais pedidos são: Moscow Mule e Red Velvet.

O Sô Luiz tem promoção fixa às terças-feiras com chopp duplo e, às quintas, com dose dupla de drinks. A casa realiza eventos comemorativos e faz reserva para datas especiais.

Informações - Instagram: @soluiz_gastronomia ou pelo Whatsapp 22 99801-5055 (Delivery)

TATIANA PINHEIRO

PROFISSIONAL É ESPECIALISTA EM ORGANIZAÇÃO RESIDENCIAL, EM PRÉ E PÓS-MUDANÇA

Com mais de 4 anos de experiência como personal organizer em Macáe, Tatiana Pinheiro está ampliando o atendimento ao público que precisa estar com a casa organizada, mas não tem tempo nem leva jeito para este tipo de serviço que, pode não parecer, mas é especializado e de grande importância para o bom funcionamento do lar.

Tatiana conta que a procura pelos serviços de organização residencial, pré e pós-mudança cresceu bastante e, por isso, investiu em uma equipe treinada e de confiança, sempre sob sua supervisão.

“Meu intuito é fazer de tudo para facilitar a vida dos meus clientes. Por exemplo, defino os tipos de organizadores que serão usados e providencio os mesmos de acordo com seu gosto e perfil. Entrego o projeto com tudo montado e organizado, e os clientes só precisam desfrutar dos benefícios que a organização proporciona”, pontua a organizer, que destaca a importância do briefing feito na primeira reunião com seus clientes.

Informações pelo Whatsapp: 22 99832-1806, pelo Instagram: @tatianapersonalorganizer ou pelo e-mail: tatianaorganiza@gmail.com

14
TUDO
POUCO
DE
UM
Arquivo
nome ‘Sô Luiz’ foi uma homenagem ao avô Luiz (ao lado), que usava a bicicleta para carregar os netos em Juiz de Fora. Hoje, ela faz parte da decoração e da logomarca do restaurane. Na foto acima, a família Rosa: Felipe, Luciene, Mariana, Vinicius Tatiana Pinheiro fez a organização de toda a residência dessa cliente na Praia do Pecado, desde a área gourmet (acima), cozinha, quartos e até a brinquedoteca (ao lado) O Red Velvet faz parte da bem elaborada carta de drinks do Sô Luiz, sucesso do happy hour

ADOLETA CRECHE ESCOLA

CONTARÁ COM O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2023

AAdoleta Creche Escola traz uma super novidade para o próximo ano. É a primeira turminha de Alfabetização que chega para dar continuidade a um ciclo importante da Educação Infantil, que compreende o Berçário, Maternal, Pré e, agora, o 1º ano do Ensino Fundamental!! As matrículas no turno da tarde já estão abertas e as vagas são limitadas.

A novidade atende a grande procura por parte das famílias. Segundo a coordenadora pedagógica Denise Behenck, é importante neste momento, entender a necessidade dos pais que ansiavam por isso. “Estamos fazendo jus ao nosso lema que é o ‘cuidado em cada detalhe’ e, foi pensando nisso, que decidimos nos estruturar para ofertar a Alfabetização com o olhar e cuidado de creche”, explica.

As diretoras Tatiana Azevedo e Deborah Ferrer destacam que, além do cuidado e acolhimento característicos da Adoleta, o pedagógico trará ferramentas inovadoras. “Trabalharemos o método fônico na alfabetização, aulas de Inglês diariamente, além das aulas especializadas”, finalizam.

A Adoleta, atendendo a um pedido dos pais, iniciou a primeira turma de Alfabetização. As matrículas para 2023 já estão abertas e as vagas são limitadas

UNIQUE COSMETICS INAUGURA LOJA EM MACAÉ, COM PRODUTOS DE REVISTA

Contatos: Tel: 22 2773-3845 ou pelo Instagram: @adoletacrecheescola

Aempresária Lorena Caliman Cavatti traz para Macaé mais uma loja da rede Unique Cosmetics após sucesso absoluto em Rio das Ostras, Unamar e Casemiro de Abreu. Com uma vasta experiência de 20 anos com venda direta, Lorena conta que a loja surgiu da necessidade em atender os clientes com pronta entrega de produtos de revistas de venda direta como: Eudora, Avon, Quem disse, Berenice?, OUI, Mahogany, Jequiti, Racco e outras marcas, além de venda online dos produtos Natura. “Trabalhamos a pronta entrega, com preços diferenciados e super competitivos. Chegamos em Macaé em agosto e estamos na Rua Silva Jardim, 38, no Centro. Temos todos os provadores disponíveis para experimentação, além de diversos kits presenteáveis”, explica a empresária, que também é proprietária da loja Cheiros e Fricotes.

A loja Unique Cosmetics de Macaé tem, de fato, um estilo único. Ela foi toda estruturada em caixotes recicláveis e com estilo de “Feira”, acompanhando a ideia inicial de quando Lorena participava da Feira Outlet, em Rio das Ostras.

Contatos: Tel: 22 99955-6019 ou pelo Instagram @uniquecosmeticosro

15
A empreendedora Lorena Caliman Cavatti na sua nova loja em Macaé. Ela vende produtos de marcas reconhecidas de cosméticos, perfumes e maquiagens

MACAHÉ BURGUER

LOJA ABRE NOVO ESPAÇO NO CENTRO PARA AMPLIAR SUA ÁREA DE ENTREGA

Ajovem marca de fast food, que tem no nome e na identidade visual a intenção de valorizar Macaé, acaba de inaugurar uma loja para atender à grande demanda dos seus clientes na cidade.

Criada em março de 2021 pelos amigos e sócios Johann Foligno Carvalho Siqueira e Bruno Macedo de Abreu Pinto, a loja comemora a rápida aceitação pela população e o sucesso da marca em pouco tempo de história.

“Nós fizemos uma pesquisa de mercado e identificamos o nicho de ‘smash burger’ como uma oportunidade de oferecer um produto de alta qualidade, por um preço acessível e com entrega rápida”, destaca Johann.

A nova loja da Macahé Burguer, por enquanto, está funcionando somente no delivery, atendendendo agora os clientes da Barra de Macaé até o Barreto.

“A abertura da segunda loja, no Centro, foi estratégica na parte da nossa logística para atender os clientes que moravam depois da ponte da Barra, mantendo um dos nossos diferenciais, que é a rapidez na entrega”, finaliza Bruno.

A Macahé Burguer funciona de terça a domingo, das 18 às 23h, com pedidos no delivery pelo site www. macaheburguer.com e pelo Instagram @macaheburguer

SÍLVIA LEONES O ENCANTO DAS SEMIJOIAS, PEÇAS ATEMPORAIS E SOFISTICADAS

Indispensáveis para compor o look de uma mulher, as semijoias são responsáveis por valorizar não só a beleza feminina, mas também por transformar o estado de espírito, elevando a autoestima e trazendo confiança, empoderamento e glamour. Esse é o caso das semijoias por Sílvia Leones, que se encantou e encontrou, nesse universo, linhas únicas e coleções inspiradoras.

“São peças atemporais, delicadas, sofisticadas e de extrema qualidade. Quase tudo é banhado a ouro 18k e composto por pedras naturais. A garantia é de 5 anos e a cliente adquire uma joia pra vida toda, que vai realçar ainda mais seu brilho pessoal”, fala Sílvia, que divulga as novidades diariamente em suas redes sociais.

O atendimento é personalizado. Sílvia vai até a cliente, que tem a oportunidade de escolher e experimentar as peças antes da compra. “Sempre gostei de elegância e requinte e vislumbrei, neste segmento, uma possibilidade de empreender. Abracei a ideia, levando às minhas clientes peças de altíssima qualidade, beleza e sofisticação”, finaliza.

Contatos: 22 99964-6649 • Instagram: @silvialeones

16
TUDO UM POUCO
DE
Acima, Johann Siqueira e Bruno Macedo na nova loja do Macahé Burguer, no Centro. Abaixo, o burguer Córrego do Ouro, eleito o melhor hambúrguer do 11º Festival Gastronômico de Macaé e, ao lado, a porção de batata frita e nuggets com os molhos da casa
Alle
Arquivo
Sílvia Leones comercializa semijoias, que são banhadas a ouro 18k e compostas de pedras naturais pelo seu Instagram
Tavares

GM68 SURF

GUTO MATTOS VENDE EQUIPAMENTOS PARA SURFE, COMO DECKS E LASHES

Além de representar e vender as pranchas de surfe André Surfboards para todo o estado do Rio de Janeiro, Guto Mattos também comercializa equipamentos para pranchas pelo Instagram e entrega através de delivery.

São lashes da Bully’s, decks da Movement Traction, capas, e outros assessórios para o dia a dia de quem pratica o surfe, além das parafinas Sex Wax, uma das mais antigas do mercado. Guto conta que, depois que começou a revender as pranchas do André Luis, os surfistas começaram a perguntar se ele também tinha outros acessórios para vender.

“Foi uma coisa natural. Através dos contatos do shaper André Luis, de Aracaju, e com a repercussão das minhas fotos de surfe, postadas no Instagram, comecei a conhecer os representantes das grandes marcas de acessórios do mercado e acabei percebendo a oportunidade de atender meus clientes de uma forma mais ampla, passando a comercializar os materiais pelas redes sociais, principalmente, pelo Stories do Instagram. O cliente entra em contato, faz a compra e eu entrego na praia ou na casa dele”, ressalta Guto.

Delivery Gm68Surf: Whatsapp: 22 98837-2555

Instagram: @gm68surf

17
Guto Mattos em ação na Praia do Pecado. Além de representar as pranchas André Luis Surfboards no estado do Rio, ele também comercializa acessórios para pranchas, como: lashes da marca Bully’s e decks da Movement (fotos abaixo) Leandro Foca

ESPAÇO MUSICAL RICARDO BADARÓ

ESCOLA, NOS CAVALEIROS, ATENDE CRIANÇAS DOS 4 MESES AOS 3 ANOS

Ocontato com a música traz diversos benefícios para a criança que está se desenvolvendo, além de contribuir para a saúde emocional. Quando a criança ouve uma música, ela percebe não só o efeito sonoro, mas também as palavras e a pronúncia, de forma divertida e atraente. Isso faz parte do processo de aprendizagem, compreender e usufruir dos elementos que se apresentam através dos sons. Segundo o educador musical, graduando em Musicoterapia pela UFRJ, Ricardo Badaró, a abordagem utilizada é lúdica e pode ser aplicada em bebês a partir do 4º mês de vida.

“No Espaço Musical Ricardo Badaró, as aulas duram cerca de 40 minutos, são coletivas e divididas por faixa etária. A criança participa acompanhada pelo seu responsável e fica totalmente à vontade para explorar e conhecer o universo da musicalização entre instrumentos, livros, objetos e ferramentas variadas. Platão dizia: ‘A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro’ - e eu concordo”, fala Badaró. O Espaço fica na Rua Valparaíso, nº 50, Edifício Monte Gerezim, sala 305, Cavaleiros. O celular é: (22) 98143-2501 e o Instagram é: @espacomusicalricardobadaro.

PROJETO JIU-JITSU INCLUSIVO

Rodrigo Milhorance dá aulas de artes marciais há mais de 20 anos e sempre se preocupou com a inclusão, através do esporte, para pessoas com alguma necessidade especial, dando aulas para alunos da APAE em Nova Friburgo, sua cidade natal.

O professor chegou em Macaé em 2019 e procurou dar continuidade ao seu trabalho social, montando aqui o Projeto Jiu-Jitsu Inclusivo em março deste ano, em parceria com a academia Cesar Maillet e com a APAE Macáe, atendendo seus alunos gratuitamente.

“A prática esportiva nos permite criar possibilidades e explorar as potencialidades das pessoas com deficiência, gerando uma conscientização da importância do respeito às diferenças, empatia e amor ao próximo, além de atuar como terapia trazendo equilíbrio emocional, aliviando o estresse e ansiedade para seus praticantes”, destaca Rodrigo.

Para quem quer ser um parceiro do projeto, favor entrar em contato pelo Tel.: 22 98135-4607 ou pelo Instagram @jiujitsuinlusivomacaerj @rodrigo.milhorance

18
TUDO UM POUCO
DE
O educador musical Ricardo Badaró é o responsável pelas aulas, onde as crianças, acompanhadas pelos responsáveis, ficam à vontade e tem contato com instrumentos musicais, livros e vários objetos
Fotos: arquvio
Rodrigo Milhorance iniciou o Projeto Jiu-Jitsu Inclusivo em março deste ano, em parceria com a academia Cesar Maillet e a APAE Macaé, apresentando o esporte a várias crianças e pessoas com necessidades especiais
Arquivo

Arquiteta apresenta o belo projeto desta área de convivência, com estar, jantar e cozinha integrados, em parceria com a Criare Macaé

NINA RAMOS

Aarquiteta Nina Ramos Matias nasceu em Volta Redonda e veio para Macaé com apenas 5 anos de idade, se considerando macaense de coração, por ter vivido aqui toda sua infância e adolescência.

Nina cursou arquitetura e urbanismo na FAFIC, em Campos dos Goytazes, graduando-se em 2011. Depois de ter trabalhado com vários arquitetos conceituados em Macaé, Nina partiu para a carreira solo, conquistando seu espaço nesse mercado competitivo da arquitetura e decoração.

22
ARQUITETURA & DECOR
Por: Gianini Coelho / Fotos: Alle Tavares O home da Criare Macaé, em tons amadeirados, com ripado no rack, se destaca na sala de estar, conversando com a mesa de jantar de 10 lugares

Para este projeto de expansão residencial, Nina aproveitou a área superior da garagem, de 100m2, para criar um espaço de convivência completo para seu cliente. A área compõe uma cozinha completa, despensa, espaço gourmet, banheiro, sala de estar e jantar, com 14 lugares, sendo dez à mesa e quatro no balcão.

“Nessa parceria junto à Criare Macaé, buscamos uma lâmina de tom amadeirado clássica e sofisticada para criar um ambiente quente. Deixamos as cores e formas orgânicas para o sofá e a decoração. O resultado ficou muito elegante e acolhedor”, destaca Nina.

23 Av. Nossa Srª da Glória, 3025 | Cavaleiros | Macaé/RJ Tel.: 22 2773-6100 | WhatsApp: 22 99254-0127 @criaremacae | www.criaremacae.com.br
A cozinha completa fica integrada à área gourmet e os acabamentos em vidro da Criare Macaé dão um charme à cristaleira
A arquiteta Nina Ramos (@ninaramos_arquitetura - 22 99127-5522) gosta de fazer projetos atemporais, com materiais que combinam entre si, sem misturar muitos elementos

IMMENSE

HOME, SUA CASA SEMPRE NA MODA

Mesclando materiais naturais como madeira, fibras e cerâmica com elementos de fábricas e indústrias, como a serralheria fina, o estilo Industrial Chic tem conquistado vários adeptos na decoração de casas, apartamentos e até de empresas. São móveis leves e discretos, como o carrinho bar e mesas de centro ou de canto, que dão personalidade aos ambientes.

24
Rua Joaquim da Silva Murteira, 61B Cavaleiros - Macaé/RJ WhatsApp: 22 99229-5757 @immense.home
Tendência Industrial Chic traz mobiliário que mescla serralheria fina e madeira de forma leve e moderna
ARQUITETURA & DECOR
Por: Gianini Coelho / Foto: Alle Tavares Nesse belo ambiente montado na Immense Home, o tapete com formas geométricas amarra a composição de mesas de centro e de canto e um carrinho bar de ferro e madeira

Referência em iluminação e materiais elétricos em Macaé

FORTE ELETROLUZ

Há cerca de 2 anos em Macaé, a loja especializada em materiais elétricos e iluminação segue conquistando os mais variados públicos, apresentando novidades e tendências do mercado como os perfis de Led, com projetos criados por arquitetos parceiros e desenvolvidos pela Forte Eletroluz. Outra novidade são as lonas tensionadas, que compõem projetos de iluminação transformando a decoração do ambiente interno ou externo, como no projeto entregue à loja Brontelli Móveis.

O empresário Alexandre Gomes conta que a empresa trabalha com toda a linha de iluminação desde o mais básico item ao mais avançado para a construção de projetos residenciais e até mesmo empresariais. “Carrego uma bagagem de 22 anos de experiência e, com um conhecimento vasto na área, posso afirmar que minha loja tem se tornado referência para os profissionais do ramo de iluminação devido ao meu know-how e para os clientes consumidores finais, por conta do atendimento e preços competitivos”, diz.

A Forte Eletroluz tem parceria, atualmente, com 107 arquitetos ativos no mercado em Campos, Macaé, Rio das Ostras e no Rio de Janeiro. O cliente Paulo Victor de Oliveira Gomes falou sobre seu projeto residencial desenvolvido pela arquiteta Camila Kunrath que, apesar de desafiador, foi realizado com excelência. “A loja é incrível, tem muita variedade e há muita

A iluminação da sua casa na sua mão. Fitas de Led inteligentes, que mudam de cor, controladas pelo aplicatico no seu celular dedicação na entrega do projeto, que durou cerca de 1 ano”, destaca.

Alexandre pontuou que a loja ajustou o projeto real trazendo o máximo de informações corretas com o projeto 3D da arquiteta, proporcionando mais segurança ao cliente. “Entregamos a casa com a iluminação completa, desde as áreas externas (piscina, corredor e fachada), como todos os cômodos da casa. Trouxemos para a loja um conceito simples, que é fazer uma boa e linda iluminação, gastando pouco! E isso será sempre o nosso diferencial”, encerra o empresário, sinalizando que 2023 será um ano de muitas novidades, entre elas, a loja Boutique. Aguardem...

25
Por: Renatta Viana / Fotos: Arquivo O proprietário Alexandre Gomes está sempre trazendo novidades para encantar os clientes e atingir os mais diversos públicos
O
Fluminense
Telefone:
@forte_eletroluz ARQUITETURA & DECOR
pendente Dimensões Decor é um dos lançamentos da Forte Eletroluz, com design moderno e arrojado
Av. Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha), 2060 - Riviera
- Macaé/RJ - Site: www.forteeletroluzmacae.com.br
22 2142-4249 - WhatsApp: 21 99229-2096

Alphaville Costa do Sol ganha uma nova filial da Rose Neves Decoração de Interiores, no Alpha Mall

ROSE NEVES DECORAÇÃO DE INTERIORES

26 ARQUITETURA & DECOR
Por: Fernanda Pinheiro / Fotos: Gabriel Neves Rose Neves acaba de inaugurar seu novo escritório em Alphaville, oferecencdo mais praticidade e conforto para os moradores do condomínio e região

Adecoradora de interiores Rose Neves e seu filho e sócio Gabriel Neves inauguraram, agora em dezembro, a nova loja da Rose Neves Decoração de Interiores no Alpha Mall, em Alphaville, Rio das Ostras.

O evento de inauguração contou com a presença de vários arquitetos, clientes e lojas parceiras de Rose Neves em uma noite agradável e aconchegante.

O espaço oferece uma opção de atendimento ainda mais rápido e personalizado aos moradores do condomínio e também da região. “Nossos clientes têm o perfil de vida corrida, são empresários, médicos, advogados, que não têm muito tempo livre para aguardar orçamento demorado e equipe atrasada para tirar medidas. A ideia é continuar com o trabalho ágil e individualizado, sem esquecer da qualidade que já é nossa marca registrada”, explica o sócioproprietário Gabriel Neves.

A matriz da loja de decoração, localizada no bairro Ouro Verde, em Rio das Ostras, já é conhecida pelas cortinas e persianas criadas sob medida, além de papéis de parede, tapetes e almofadas que são ajustados ao projeto do cliente.

“Nossa equipe costuma trabalhar diretamente com os arquitetos dos nossos clientes. Então, nos reunimos com eles e definimos tipo de tecido, tamanho e proporções exatas. Tudo fica muito personalizado mesmo”, destaca Rose.

Além do foco em mostruário e peças a pronta-entrega, a nova loja de Alphaville oferece também toldos de alto padrão manuais e motorizados, controlados por sensores e automatizados. Ideal para áreas de lazer e espaços para festas.

“A nova loja da Rose fica no primeiro andar do shopping e dá vontade de entrar e ficar! Bater papo, escolher tecido, tomar café..., enfim, um lugar extremamente aconchegante e convidativo para uma boa conversa”, elogia a designer Patrícia Nascimento.

Matriz: Av. dos Bandeirantes, 215 - Ouro Verde - Rio das Ostras/RJ Filial: Alpha Malls - Alphaville Costa do Sol - Loja 02 WhatsApp: 22 98806-0875 - Site: www.roseneves.com @rose_neves_

27
O coquetel de inauguração recebeu arquitetos, parceiros e clientes. Da esquerda para a direita: Raquel Guimarães, Carla Bacelar, Christiane Vilela, Rose Neves, Aline Falci, Eduardo Camilo, Roberto Bolaro e Wantuil Rodrigo e Milena Arenales, Beth Gonzaga, Rose Neves e Carla Bacelar Rose Neves com a amiga e parceira Patrícia Nascimento, que é designer de interiores e também tem um escritório no Alpha Mall

Arquiteto apresenta dois projetos de cozinhas maravilhosas em parceira com a Italínea Villa Are

EDUARDO CAMILLO

by Italínea

Natural do Rio de Janeiro, Eduardo Camillo graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Silva e Souza em 2005 e começou a exercer a profissão no Rio até o final de 2008. No início de 2009, Camillo mudou-se para Rio das Ostras e começou a trabalhar como arquiteto em lojas de móveis planejados e, depois, de materiais de construção em Macaé, onde adquiriu um vasto conhecimento sobre o mercado de arquitetura e construção da cidade, além de vários contatos de profissionais e potenciais clientes.

No início de 2020, Camillo percebeu que era o momento certo e abriu seu próprio escritório, em Rio das Ostras. Logo depois, veio a pandemia e, para sua surpresa, o mercado acabou se aquecendo. Então, ele acabou convidando o arquiteto e amigo

28
Por: Gianini Coelho / Fotos: Alle Tavares
ARQUITETURA & DECOR
Uma cozinha espaçosa, prática e bela, ideal para a correria do dia a dia dos clientes. Com tons neutros no revestimento, o destaque ficou para a frente dos armários Cinza Chumbo Cronos, com as caixas amadeiradas Dakar e o vidro Reflecta nas básculas
Manuela
O arquiteto Eduardo Camillo abriu seu escritório em 2020, conquistando os clientes pelo profissionalismo e reconhecimento do seu trabalho
Duarte

de faculdade Roberto Balaro Borges para integrar a equipe.

“Eu já atuei em todas as áreas da arquitetura, hoje, trabalho mais com projetos de construção residenciais e com a parte do design de interiores, mas também faço aluns projetos comerciais”, ressalta Camillo.

Nesta parceria com a Italínea Macaé, o arquiteto apresenta dois belos projetos de cozinhas que têm em comum uma vasta iluminação natural, que proporciona leveza aos ambientes, juntamente com a praticidade e bom gosto no mobiliário utilizado, com personalidade e estética contemporânea.

“A Italínea Conceito é uma grande parceira em meus projetos. A grande variedade de acabamentos, associada ao atendimento diferenciado, tanto na hora de fazer o projeto, quanto no pós-venda, fazem a diferenca no resultado final do trabalho”, exalta o arquiteto.

A ilha no projeto da cozinha proporciona praticidade aos moradores no preparo das refeições e lanches rápidos No projeto dessa cozinha, Camillo atendeu à solicitação do casal de clientes, que era ser ampla, prática e funcional, tudo que não era antes da reforma. O espaço ficou charmoso e minimalista. A combinação das pedras da bancada de quartzo Kensho, com a mesa e balcão São Gabriel, ficou em harmonia com os móveis Italínea (as portas Nevoa Branco Brilho e a caixaria amadeirado Dakar) Manuela Duarte

Parceria soma conhecimento, profissionalismo e expertise, com a credibilidade da EGT, que conta com mais de 100 imóveis construídos na Região dos Lagos

EGT CONSTRUTORA SE DESTACA ENTRE

AS 5 MAIORES DE ALPHAVILLE NO SEU SEGMENTO

Quando a primeira moradora do Alphaville se mudou para o condomínio, em 2013, ela se encantou com o lugar. O sonho cresceu e se expandiu, quando resolveu propagar que morar em um belo e requintado lugar não era um sonho impossível. Carla Teixeira, proprietária da EGT Construtora, tem provado com sua vivência, que construir em Alphaville é um belo investimento. Oferecendo aos seus clientes casas de alto padrão, mas com valor acessível, fluxo de pagamento personalizado e obras num curto prazo, a empresa se transformou em uma das 5 maiores construtoras do condomínio.

A comercialização, construção e administração de empreendimentos imobiliários não são tarefas fáceis. Para tal, Carla conta com uma equipe competente e parcerias de peso para que o sucesso seja garantido. As arquitetas Tereza Chedid e Camila Jardim vieram para somar e elaboram os projetos arquitetônicos e de decoração de interiores.

“Viver arquitetura é um desafio fascinante e encantador. Projetar espaços consiste em um mar de complexidades, que fundem o desejo do cliente ao emaranhado de ações e articulações necessárias para concretizar o melhor resultado. Com 35 anos de carreira, hoje tenho a certeza de que a minha maior realização é projetar e realizar os sonhos

30
ARQUITETURA & DECOR
A EGT Construtora, presente no Alphaville Rio Costa do Sol há 15 anos, se especializou na construção de casas de alto padrão, com condições acessíveis a diversos públicos Talentos femininos em parceria na construção de casas em Alphaville. A diretora da EGT Carla Teixeira e as arquitetas Tereza Chedid e Camila Jardim Carla Teixeira criou a EGT em 2006 e se especializou na construção de casas de alto padrão Arquivo

A arquiteta Camila Jardim, na casa construída pela EGT para a dentista Thayane Smith, cujo projeto de interiores tem a sua assinatura, com o projeto arquitetônico de Tereza Chedid

dos meus clientes através dos meus projetos. Arquitetura residencial, comercial, planejamento urbano, decoração de interiores, administração de obra, são hoje um universo que transito com muita naturalidade. Ser e fazer arquitetura demanda conhecimento e muita articulação em vários campos, fundamentais para viabilizar o conjunto da obra. A beleza de um projeto está na essência genuína de cada cliente. Minha missão é transpor e materializar essa essência, com pitadas de minha vivência e experiência”, diz Tereza Chedid.

“O amor pela arquitetura vem de longa data. Minha infância foi rodeada de idas às obras e leituras de projetos com meu pai, também arquiteto. A admiração pela profissão e aptidões artísticas foram preenchendo minha vida de forma natural”, relata a arquiteta Camila Jardim.

Com um olhar sensível e diferenciado sobre as dores de seus clientes, Camila cria os projetos de forma personalizada, sempre buscando bem-estar e bom uso dos ambientes.Especialista em arquitetura residencial e de interiores, seu propósito profissional é dar forma ao sentimento, aquilo que está no imaginário dos clientes. Sua missão é trazer aos clientes uma experiência dentro da arquitetura, com resultados que priorizam a harmonia e a alma de cada espaço. “Identidade é o lema em cada criação que se torna única e especial”, friza Camila.

“Recebemos a indicação da EGT através de vários corretores, em especial, pela seriedade e compromisso da proprietária Carla. A transparência, a disponibilidade, a proximidade e o respeito com o cliente são, para nós, o diferencial da empresa. Somos gratos à EGT e à excelente arquiteta Camila Jardim nesse processo de construção da nossa tão sonhada casa!”, elogia a cliente Isabella Godói, professora do Magistério Superior/UFRJ.

Os projetos das casas são idealizados e apresentados aos clientes de uma forma moderna e com todos os detalhes possíveis

“O processo junto à EGT foi muito rápido e assertivo. Carla e Tereza sempre nos deram todo suporte e tiveram muita paciência e habilidade para interpretar e implementar os nossos desejos no projeto. O grande diferencial foram as diversas opções de lotes oferecidos pela EGT, a disponibilidade e a flexibilidade de pagamento”, destaca o cliente Pablo Patrick.

“Oferecer um projeto completo, que atenda todas as necessidades da família, planejando esse novo lar de forma conectada, pensando em todos os detalhes e adequando os sonhos da melhor forma, é o nosso diferencial. Além disso, oferecemos suporte na parte financeira, indicando as melhores linhas de crédito disponibilizadas pelos bancos parceiros”, finaliza Carla Teixeira.

EGT Construtora e Incorporadora

Alameda Adriático, 379 - Alphaville Rio Costa do Sol - Rio das Ostras/RJ

Carla Teixeira - Diretora

Tel: 22 99959-7124

@egtimoveis

Tereza Chedid - Arquiteta

Tel: 22 99981-6005

@terezachedid_arquitetura

Camila Jardim

Decoração de Interiores

Tel: 21 98312-2841

@camilajardimarquiteta

31
Tereza Chedid é parceira da EGT desde 2012 e comemora o sucesso da construtora no complexo processo de projetar, construir e entregar uma casa pronta para morar

Casa com cara de praia

O pé-direito duplo com a vista do mezanino e os vãos de iluminação natural

32
ARQUITETURA & DECOR
NANA NOGUEIRA
Por: Nana Nogueira / Fotos: Manuela Duarte by Todeschini

Na sala de estar, o painel em madeira com armário camuflado. A cor aparece nos móveis e quadros

Nesse projeto, em um condomínio à beira da praia, a ideia era trazer o verde para dentro da casa. Optamos por manter o máximo possível das árvores originais do terreno, e abrir grandes vãos de iluminação.

Foi encomendado por um casal que iria morar sem os filhos, os dois praticantes de esportes e amantes da natureza, queriam uma casa aconchegante e integrada. Desde a entrada, já é possível ver a piscina e o belo gramado ao fundo.

Entre os materiais, além do porcelanato acetinado em cimento queimado, se destaca o uso da madeira. Ela é encontrada na porta maciça, no acabamento das esquadrias de Pvc, e no grande painel da sala que continua na cozinha, para camuflar um armário e a torre de fornos.

E, assim, temos uma casa leve, cheia de luz e calor, com ares de férias para desconectar das atividades do dia a dia.

33
Todeschini Macaé Av. Nossa Senhora da Glória, 689 Praia Campista • Tel: 22 2773 4200 Destaque para a piscina em formato raia e revestida de pedra vulcânica Hijau

possui variedade em produtos para atender desde o clássico até propostas mais ousadas com cores, estampas e temas

MESA POSTA É NA KAZA AMBIENTE

Amesa posta se tornou ícone do bem receber, seja qual for a ocasião e proposta. Com as festas de fim de ano, essa preparação se torna ainda mais especial. A empresária Patrícia Guimarães, da Kaza Ambiente, é especialista no assunto e fala com orgulho do pioneirismo da loja ao trazer para Macaé uma diversidade de produtos para garantir toda beleza e encantamento à mesa.

“A mesa posta é aconchego, um gesto de carinho que você faz para alguém, para a família, amigos e até para si mesmo”, define Patrícia, acrescentando que a montagem da mesa vai muito do gosto pessoal de quem prepara. “Contamos com a variedade dos nossos produtos para atender tanto o clássico e tradicional, quanto quem prefere um ar mais ousado, como as mesas temáticas, no caso das natalinas, por exemplo, ou quem adora seguir uma tendência, como a linha ‘mar’, que está em alta”, afirma.

E quais são os itens básicos para montar uma bela mesa posta? Patrícia dá as dicas: “Prato raso, de sobremesa, jogo americano, sousplat, faqueiro e um jogo de taças são os elementos essenciais. Para quem quer começar, aconselho sempre a investir em um conjunto de louça lisa branca, que vai ser um grande coringa para os mais diferentes tipos de composições, além de um bom faqueiro de inox”, explica ela, acrescentando que a equipe da loja está preparada para orientar os clientes sobre combinações, utensílios, etc.

“Todo mundo gosta de se sentar em uma mesa bonita e a mesa

posta tem ganhado cada vez popularidade, se tornando mais presente no dia a dia das pessoas que entendem que beleza e praticidade podem ser traduzidas com essa demonstração de amor e cuidado por quem está recebendo”, conclui Patrícia.

34 ARQUITETURA & DECOR
Loja Patrícia Guimarães é especialista em mesa posta e foi pioneira em trazer para Macaé uma grande variedade de produtos para a beleza e encantamento à mesa A Kaza Ambiente possui várias opções no seu showroom para compor a mesa posta ideal para sua casa Rua Silva Jardim, 164 Centro - Macaé/RJ
Tel: 22 2772-6304 WhatsApp: 22 98844-7237 @kazaambiente
Por: Juliana Carvalho / Fotos: Alle Tavares

Projetos diferenciados, feitos por Muquici em parceria com a Todeschini Macaé, se destacam pela criatividade e pela composição harmoniosa e moderna

GLAM by MARCELO MUQUICI

Com um histórico de vários projetos de sucesso em Macaé e região, Marcelo Muquici chama a atenção pela estética criativa de seus trabalhos tanto na área residencial, como comercial. Nesse cenário, a Todeschini Macaé se orgulha de ser parceira em grande parte desses projetos, buscando sempre um trabalho de excelência para atender o perfil criativo de Marcelo e também as expectativas de seus clientes. Que venha 2023...

35 ARQUITETURA & DECOR
Todeschini Macaé Av. Nossa Senhora da Glória, 689 Praia Campista • Tel: 22 2773 4200
Por: Gianini Coelho / Foto: Manuela Duarte by

LÉO CORRETOR EM ALPHAVILLE

Há 15 anos sendo referência no mercado imobiliário em Alphaville, Leonardo Marques, mais conhecido como Léo corretor é corresponsável pela comercialização de mais de um terço dos terrenos do bairro e vem ajudando as famílias a transformarem a “casa dos sonhos” em realidade.

Com muita história para contar, esse friburguense formado em turismo e hotelaria, tem uma relação íntima com o bairro. “Atuo na compra e venda de imóveis aqui em Alphaville. Por estar aqui desde o início do empreendimento, contribuí e acompanhei todo o processo de evolução”, explica Léo.

O corretor oferece uma consultoria completa, desde a escolha do terreno, dos arquitetos, construtores ou até mesmo da casa já pronta, até a conclusão de toda a documentação. E seu comprometimento não para por aí! Pois se mantém disponível e acessível a todos os clientes que, em sua maioria, acabam se tornando seus amigos.

Sua imobiliária, localizada dentro do Alphaville, no Alpha Mall, está sempre de portas abertas, atualizando a todos sobre as notícias e oportunidade de bons negócio no bairro.

Leonardo Costa, proprietário da Lei Empreendimentos, empresa que criou o Alphaville Rio Costa do Sol em parceria com a Alphaville Urbanismo S/A destaca os diferenciais do corretor.

O Léo corretor atua conosco na comercialização dos terrenos desde a implantação do condomínio. Nesses 15 anos de amizade e parceria, apreciamos seu caráter, comprometimento e profissionalismo”, afirma Leonardo Costa.

“Conheci o Léo por indicação de possíveis clientes. Profissional extremamente atencioso e competente, leva todo o processo do início até o fim sem nenhuma dor de cabeça. Indicamos de olhos fechados”, elogia a arquiteta Carla Bacelar.

36
Desde o lançamento do Alphaville Rio Costa do Sol, o corretor tem transformado clientes em amigos Por: Fernanda Pinheiro / Fotos: Alle Tavares Léo com a esposa Arlê Magalhães (Decora Cortinas e Persianas) e o filho Miguel Medina (O Pico Certo) no seu novo escritório O novo escritório de Léo fica em Alphaville e está sempre de portas abertas, atualizando seus clientes sobre oportunidades de bons negócios no condomínio
ARQUITETURA & DECOR
Leonardo Marques com o “Alphamóvel” no condomínio Alphaville Rio Costa do Sol. Marca registrada do corretor imobiliário

Loja oferece um espaço completo que traz desde acessórios para os bichos de estimação, até atendimento clínico especializado e serviços de alto padrão

PET ROYALE COMEMORA 1 ANO DE VIDA E CUIDADOS COM OS PETS

APet Royale é um lugar bonito, moderno, com bons preços e que agrega qualidade não só aos produtos da loja, mas também, aos serviços oferecidos, entre eles: banho e tosa, tosas específicas da raça, corte de unhas, penteados, programas para revitalização da pelagem como hidratação, nutrição e reconstrução dos pelos. Do mundo pet, a loja apresenta uma grande variedade de rações, petiscos, acessórios, brinquedos, produtos de higiene e, ainda, medicamentos.

Já no consultório, a empresária e médica veterinária Vanessa de Andrade Florido destaca o amor e o acolhimento dos pets, como pontos principais no atendimento aos seus pacientes. “O atendimento veterinário é composto pelas consultas de rotina ou preventivas, atualização do calendário vacinal, exames de praxe ou específicos e, ainda, o atendimento especializado com nossa equipe multidisciplinar composta por: nutróloga, especializada em felinos, dermatologista e clínica geral,

agregando mais qualidade e assertividade em nossos atendimentos”, conta a veterinária.

Uma super novidade que a Pet Royale oferece é o serviço especializado de Táxi Dog, criado para ajudar os tutores que precisam de uma mãozinha, ou melhor, uma caroninha para transportar seu pet. “O animal é transportado com toda segurança em carros com espaço mais amplo e motoristas atenciosos para garantir o conforto do animal de estimação”, pontua Vanessa. Mais uma novidade é o estacionamento próprio da loja, previsto para o início do ano.

Eliana Gomes Ribeiro Bos tem 3 pets: uma Chow Chow chamada Charlotte, um Shih-tzu chamado Jock Two, e a Jolie, da raça Lulu da Pomerânia. “Uso todos os serviços da loja, desde a ração, remédios, brinquedos, roupas e o serviço de banho e tosa. Sem dúvida alguma, o atendimento se destaca por ser de altíssima qualidade, desde a primeira vez que entrei lá. O acolhimento, a atenção, o carinho fazem toda a

40
PESSOAS & NEGÓCIOS
A médica veterinária Vanessa Florido decidiu empreender e abriu a Pet Royale no ano passado, já tendo conquistado confiança e credibilidade no mercado Por: Renatta Viana / Fotos: Alle Tavares

diferença, sem contar nos produtos de hidratação dos pets que são maravilhosos”, destaca.

O casal Emerson e Érica Porto é tutor do Lucky, um cão Golden Retriever. Eles chegaram à Pet Royale por indicação de amigos e logo passaram a usufruir das consultas veterinárias, banho e tosa, medicamentos e rações. “Nos chama a atenção o atendimento e diversidade de produtos na loja. Toda a equipe nos transmite confiança e demonstra muito carinho pelo nosso pet”, afirmam.

Já a Nanashara Valgas, tutora de duas calopsitas, dois cachorros das raças Buldogue Francês e Shih-tzu, e muitos peixes, já conhecia o trabalho da Vanessa Florido como veterinária, inclusive, quando ainda tinha junto a esses animais de estimação, mais dois porquinhos-da-índia. “Somos clientes do Clubinho do Banho, tosa, vacinas, ração, vermífugos, medicação contra pulgas e carrapatos, produtos de skincare para

cães (loção micelar, hidratante, repelente), comida para calopsitas, caminhas, brinquedos, grade para porta, gaiolas, comedouros, acho que já comprei de tudo um pouco, mas o que mais se destaca é a excelência do atendimento pelo WhatsApp, a rapidez nas entregas, inclusive aos domingos. Sem falar no Táxi Dog, na qualidade dos produtos usados no banho, o serviço de vacinação em domicílio e a facilidade de sair da consulta veterinária já com todas as medicações receitadas. E, se ainda assim, não tiver o que você deseja, a loja encomenda”, finaliza.

Rua Teixeira de Gouveia, 1763 Cajueiros - Macaé/RJ

Tel: 22 2141-2523 WhatsApp: 22 99214-8695

@petroyalemacae

41
A equipe multidisciplinar da Pet Royale. Da esquerda para a direita: Dra. Vanilla Pena, especializada em nutrologia veterinária; Dra. Nina Quintanilha, dermatologista veterinária e Dra. Lucila Paula, especializada em clínica de felinos Eliana Bos com sua Spitz Alemã, Jolie. Ela tem 3 pets e usa todos os serviços da loja. Um atendimento que a encantou desde a primeira vez O casal Emerson e Érica Porto com o Golden Retriever, Lucky. Eles conheceram a Pet Royale por indicação de amigos e ficaram muito satisfeitos com o atendimento completo na loja Nanashara Valgas já conhecia o trabalho de Vanessa como veterinária e destaca os servços e produtos da Pet Royale, como o Táxi Dog

Pioneiro na implementação do novo Ensino Médio na região, o Colégio Aprovado traz informações de como será o Exame Nacional e os desafios que vêm

COLÉGIO APROVADO

DEPOIS DO NOVO ENSINO MÉDIO, AGORA É A

VEZ DO NOVO ENEM

Que o Ensino Médio passou por mudanças profundas recentemente todo mundo sabe. O que poucos sabem é que, mais uma vez, estamos diante de uma nova estruturação, que vai impactar não apenas os alunos que estão nesta etapa, mas principalmente os que estão chegando nela.

Agora, o que está em pauta é o Enem, que vai sofrer transformação a partir de 2024. Sai o modelo atual de prova, baseada em redação e 180 questões em quatro áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), para dar lugar a uma prova dividida em dois grandes blocos.

Na prática, a nova prova será elaborada seguindo a estrutura do Novo Ensino Médio, que privilegia a formação geral básica e os itinerários formativos. Escolas que já estão com o sistema rodando, como o Colégio Aprovado, saem na frente como consequência da experiência no novo modelo e do tempo disponível para essa preparação, que vai exigir muito mais interdisciplinaridade. “Há quatro anos, quando o Conselho Nacional de Educação anunciou as mudanças no Ensino Médio, nos debruçamos sobre

o assunto. Fomos não apenas os primeiros na região a falar sobre o tema, como a primeira escola a implementá-lo. Agora, temos mais clareza do que funciona e o que é melhor para o nosso aluno, e estamos prontos para mais essa mudança do Enem”, explica o diretor do Colégio Aprovado, Lucio Rocha.

Lucio ressalta que essa é uma cultura do Aprovado, a de se antecipar e estar na vanguarda das mudanças que estão por vir. “Buscamos cumprir as diretrizes educacionais mesclando com as melhoras práticas internacionais. A gente cumpre a lei, mas vai além. Quando trouxemos o empreendedorismo, a educação financeira, a cultura maker e os projetos de vida para dentro de sala de aula, foi porque entendemos que era o que havia de melhor para preparar nossos alunos”.

Formato da nova prova

O Enem continuará dividido em duas etapas. A prova do primeiro dia vai ter o mesmo conteúdo para todos os estudantes e trazer

42
Os Jogos Júlio Barreto são esperados por todos, com muita interação e cooperação entre os segmentos. Uma semana com atividades que estimulam empatia, liderança, respeito às regras e companheirismo Por: Ane Ramaldes / Fotos: arquivo Aprovado por aí
PESSOAS & NEGÓCIOS
As aulas do Projeto de Vida possibilitam discutir temas juvenis, como escolha da profissão, carreira, sentimentos e inseguranças, além de promover uma rica troca de experiências

O projeto “Nossa escola é de cinema” é um marco de vida; um momento em que alunos, professores e funcionários celebram o término do Ensino Médio, só que sem cadernos e sem provas, apenas com abraços, sorrisos e acolhimento questões interdisciplinares. O foco é medir a capacidade argumentativa e de raciocínio do aluno, avaliando a habilidade de resolver problemas do cotidiano.

Já na segunda etapa, o aluno deve escolher um dos quatro blocos disponíveis, seguindo os itinerários formativos do novo Ensino Médio. São eles: Natureza, Humanas, Linguagens e Matemática. Ou seja, dependendo da profissão que o aluno quer seguir, terá que escolher um dos blocos.

Segundo o Inep, as provas terão questões objetivas e discursivas. “Ninguém sabe exatamente como serão estruturadas, mas a tendência é que sigam o modelo do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), com resoluções de problemas reais do dia a dia.

Para Lucio, tanta transformação exige professores preparados, estrutura pedagógica organizada e muita capacidade de estímulo. Isso envolve um trabalho técnico de base aliado a uma formação humanizada e equilibrada, o que já fazem há anos. “Preparamos os nossos alunos não apenas para a resolução das provas que vão enfrentar, mas para os problemas que a vida vai lhes apresentar”, destaca o diretor.

Disciplinas do Ensino Médio

A estrutura pedagógica do Ensino Médio do Colégio Aprovado é dinâmica e moderna. Veja algumas das disciplinas da grade curricular:

Conexões e escalas | Ciências experimentais | Energia saúde e ambiente | Humanidades | Princípios matemáticos | Protagonismo e tecnologia | Projeto de vida | Questões contemporâneas | Cultura literária | Humanidades | Fotografias do tempo.

Salão celebra sua trajetória de sucesso, comprometido com a beleza através dos cuidados com seus clientes

BELA DONNA, 10 ANOS DE SUCESSO

Osalão de beleza Bela Donna comemora 10 anos. A década foi marcada pelo pioneirismo - ao ser um dos primeiros estabelecimentos a figurar em uma das ruas que, hoje, se tornou um famoso polo comercial nos Cavaleiros, a Joaquim da Silva Murteira -, e também pelo enfrentamento a momentos desafiadores, como a crise econômica do petróleo, em 2015/2016, e a pandemia da Covid-19. Por tudo isso, a celebração vem repleta de gratidão dos sócios Erivelto Leite e Ricardo Sampaio, que enxergam no estreitamento do relacionamento com os clientes e com a equipe, a chave para a referência que o Bela Donna se tornou.

A história do Bela Donna começou em outro espaço, na mesma rua. O sucesso fez com que o antigo local ficasse pequeno para atender uma clientela que foi sendo conquistada pelo acolhimento e energia vibrante que o salão possui. Há sete anos, o espaço foi ampliado

e a equipe também, passando de seis para um grupo atual de cerca de 30 pessoas.

A equipe diversa e plural compartilha entre si a experiência dos mais antigos que se une ao vigor dos mais novos. Isso reflete em um atendimento que consegue se comunicar com os mais diferentes públicos e faixas etárias. Essa sinergia é um dos marcos dos 10 anos do salão e contribui para que o cliente se sinta plenamente satisfeito.

O Bela Donna comemora sua primeira década reconhecendo em sua trajetória a participação de cada integrante ao longo dessa história, os profissionais dedicados e os clientes que valorizam a beleza que começa pelo cuidado!

Rua Joaquim da Silva Murteira, 67 Cavaleiros - Macaé/RJ

Tel: 22 2773-3806

WhatsApp: 22 99806-6617

@beladonnaoficial

44
Por: Juliana Carvalho / Foto: Alle Tavares
& NEGÓCIOS
Ricardo Sampaio e Erivelto Leite, à esquerda, com a equipe do Bela Donna, que é diversa e comprometida com o bem-estar e acolhimento dos clientes do salão
PESSOAS

Com unidades franqueadas em Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes, além da sede em Macaé, a American Insight amplia os horizontes na educação em inglês e se consolida como empreendimento ao ser a única em Macaé a fazer parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O modelo de negócio tem a tecnologia como uma grande aliada na disseminação do conhecimento e na imersão no idioma que mantém a sua importância global, tanto no mundo virtual como fora dele.

São três modelos de franquia disponíveis de acordo com o tamanho e porte da unidade: Gold, Platinum e Black. Todas com ‘payback’ a partir de 18 meses, rentabilidade acima de 3% ao mês e uma lucratividade do negócio na casa dos 35%. O empresário Thiago Lopes conta que poder expandir o método de ensino da Edtech, como é o caso da American Insight, é motivo de satisfação e fruto de um planejamento criterioso. “Fomos atrás de treinamentos, certificações e de todo respaldo oferecido pela ABF. O órgão oferece capacitações específicas, além de ter um olhar macro para diferentes setores da economia, agregando não só credibilidade como segurança ao investidor, o que resulta no alto índice de sucesso das franquias ligadas a ele”, detalha.

E a expansão já se direciona para a região serrana do estado, com unidades em fase de estudo para implantação nas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O processo conta com a atuação do gerente de franquias da American Insight, Yann Bissoli, que também atua como diretor na unidade em Campos.

“Desenvolver em escala esse modelo de negócio, estando dentro de uma franquia, é um grande diferencial. O nosso modelo de negócio traz a possibilidade do franqueado investidor, sem entrar na operação, ou seja, o trabalho dele é apenas colher os resultados. Conhecer e vivenciar de perto todos os detalhes da operação contribui para um relacionamento mais próximo com o franqueado. Tudo isso vai ao encontro do nosso propósito que é fazer do nosso portfólio de investimentos um negócio seguro e bem estruturado”, explica Yann.

45
Associada à ABF, empresa tem modelo de expansão com franquias em Rio das Ostras, Campos e três na região serrana em processo de implantação Thiago Lopes, CEO da AI, ao lado dos franqueados Percio e Teresinha Braz, e Yann Bissoli, gerente de franquias da marca
AMERICAN INSIGHT
& NEGÓCIOS
Por: Juliana Carvalho / Fotos: Alle Tavares
PESSOAS
Thiago Lopes com Yann Bissoli, gerente de franquias da AI e também atua como diretor na franquia de Campos
R.Teixeira de Gouveia, 1326 - Centro - Macaé/RJ R. Franklin Roosevelt, 87 - Cavaleiros - Macaé/RJ Tel: 22 2772-4458 - WhatsApp: 22 99293-6204 www.insightamerican.com @americaninsight
Lucas Souza é head de marketing da AI, especializado em SEM (Google e redes sociais) Escaneie aqui e seja um(a) de nossos franqueados

Dra. Tatiane Viegas explica o que é a ‘Harmonização de Bumbum’

A dermatologista Dra. Tatiane Viegas destaca que o procedimento consiste em uma associação de técnicas para deixar as proporções do bumbum mais harmônicas e bonitas

CLÍNICA TATIANE VIEGAS

De maneira semelhante ao que acontece na Harmonização Facial, um conjunto de tratamentos promove a Harmonização de Bumbum, e quem explica o procedimento é a Dra. Tatiane Viegas, dermatologista. “A Harmonização do Bumbum é uma associação de técnicas para deixar as proporções de bumbum mais harmônicas e bonitas, ou seja, trabalhamos para deixar o bumbum com formato mais arredondado, com menos celulite e mais lisinho”, explica a médica.

Para conseguir esse resultado, em média, os pacientes realizam de 4 a 6 sessões com vários tratamentos. Um deles é o campo eletromagnético que provoca a hipertrofia do músculo e ajuda a aumentar o bumbum. Outro tratamento é feito com os esvaziadores de gordura que diminuem os flancos, culote e a bananinha (gordura abaixo do bumbum) e, como efeito, realçam o formato mais arredondado. Já os bioestimuladores de colágeno, deixam o bumbum mais lisinho, reduzindo bastante as celulites.

E tem, ainda, o ácido hialurônico específico para o corpo, uma novidade que chegou ao Brasil este ano com o produto de uma marca de renome. “O ácido hialurônico foi o que mais revolucionou a técnica, porque hoje, conseguimos tratar aquela pessoa que reclama do

bumbum reto, quadrado, que não tem voltinha. O resultado é um bumbum mais durinho e com volume”, esclarece a Dra. Tatiane.

A médica ressalta que todos esses tratamentos são seguros e os produtos não são definitivos, ou seja, requer manutenção. “Não é PMMA, não é Metacril. Sempre prezo, em primeiro lugar, pela segurança do paciente”.

46
Por: Leila Pinho / Fotos: Arquivo
PESSOAS & NEGÓCIOS Ana Amado
Para se conseguir resultados satisfatórios, em média, os pacientes realizam de 4 a 6 sessões dos vários procedimentos, no consultório, com a Dra. Tatiane Viegas

Dra. MARIA JÚLIA LEMOS

Médica que trabalha com medicina integrativa cria programa de emagrecimento saudável com acompanhamento médico mensal

Muitas pessoas fazem de um tudo para emagrecer: dietas, vão ao nutricionista, treinam com personal, tomam medicamentos e, mesmo assim, enfrentam muita dificuldade. Sensível aos desafios que essas pessoas vivem, a Dra. Maria Júlia Lemos, médica que trabalha com Medicina Integrativa, criou um programa de emagrecimento saudável, com acompanhamento médico mensal.

“O acompanhamento médico é muito importante, porque são muitos os fatores que podem estar dificultando o emagrecimento. A pessoa pode ter um problema hormonal, homens com deficiência de testosterona e mulheres na menopausa, por exemplo, têm dificuldade de emagrecer”, esclarece.

Ela explica ainda que o estresse e a ansiedade podem influenciar muito e questões metabólicas também. Por isso, para todos os pacientes, a médica solicita vários exames laboratoriais que ajudam a fechar um diagnóstico, juntamente, claro, com uma escuta médica atenta e detalhada.

O programa de tratamento realizado pela médica, com

A médica integrativa Dra. Maria Júlia Lemos criou um programa de emagrecimento saudável, com acompanhamento médico mensal dos seus pacientes

equipe de vários profissionais contempla: bioimpedância, planejamento nutricional, avaliação esportiva, todo o suporte para adoção de hábitos mais saudáveis e, dependendo do caso, reposição de vitaminas, fitoterápicos para ajudar na regulação emocional e suplementações que auxiliam na perda de gordura.

“Ajudo o paciente a identificar o porquê dele não conseguir emagrecer e traçamos um plano para atingir seus objetivos. Vejo que os pacientes ficam motivados com esse tipo de acompanhamento, eles veem que conseguem se superar, e eu e minha equipe ajudamos nisso”, pontua a Dra. Maria Júlia.

Rua Joaquim da Silva Murteira, 95 Sala 103 - Cavaleiros - Macaé/RJ Consultas Tel: 22 99700-0101 @dratatianeviegas @majulemos.pro

47
Alle Tavares

SOL E NEVE CAVALEIROS

Pensando na comodidade de seus clientes, a sorveteria Sol e Neve, na Praia dos Cavaleiros, passou a atender desde novembro em sua nova loja, com mais de 180m² e toda reformulada, localizada na esquina da Rua Joaquim da Silva Murteira com a Avenida Atlântica (beira-mar).

A mudança, segundo os proprietários, foi feita para oferecer um local para que toda a família pudesse desfrutar do ambiente e da experiência de saborear os deliciosos sorvetes da marca. “No primeiro piso da loja, o cliente pode se servir do bufê de sorvetes num espaço mais amplo e com mais de 25 assentos. No piso superior, contamos com mais 35 lugares (aproximadamente) e um deck com vista para o mar. Tudo isso foi pensado para que os clientes possam viver uma experiência única na loja”, explica Caio Rittmeyer, representante da franquia em Macaé.

Além dos mais de 40 sabores de sorvete, milk shakes, açaí e sobremesas, os clientes contam com uma cafeteria com cafés da Nespresso e outras delícias como: pães de queijo de Minas, bolos e tortas de Silvana Damasceno. “Sempre foi uma vontade nossa, associar o sorvete com o café e, claro, trazer um pouco das nossas raízes para o negócio. Tenho certeza que todos irão gostar”, diz a proprietária Cínthia Mazine.

O novo espaço possui também banheiro com acessibilidade, fraldário, área kids e um painel instagramável. A decoração tornou o ambiente mais aconchegante, virando um espaço de convivência. O fisioterapeuta Hugo Alexandre Oliveira é frequentador da Sol e Neve. Ele e sua família aprovaram a nova loja. “Conheço a marca há mais de 28 anos e os donos se tornaram meus amigos. Minha filha Lis é a que mais aproveita. Ela gosta dos sorvetes lúdicos. Eu e minha esposa gostamos dos sabores mais cítricos. Agora de cara

nova e com uma cafeteria, tudo ficou ainda melhor e mais gostoso, sem falar no atendimento que é de excelência. Caio e Cínthia estão de parabéns!”, declara Hugo.

Av. Atlântica, 2500 - Loja 13

Cavaleiros - Macaé/RJ

Tel / WhatsApp: 22 99850-0647

@solenevemacaecavaleiros

48
Com espaço reformulado, sorveteria atende os clientes com mais conforto e muitas novidades Por: Alysson Nogueira / Fotos: Alle Tavares
& NEGÓCIOS
O casal de proprietários da franquia nos Cavaleiros, Caio Rittmeyer e Cínthia Mazine, com o filho Inácio
PESSOAS
O fisioterapeuta Hugo Alexandre e sua filha Lis são clientes assíduos da Sol e Neve. Ele aprovou as mudanças no espaço Além do painel instagramável ao fundo, a Sol e Neve também criou um espaço kids, fraldário para maior conforto dos clientes, além de uma cafeteria da Nespresso e pão de queijo de Minas O bufê da Sol e Neve oferece mais de 40 sabores de sorvete, além de milk shakes, açaí e várias sobremesas

PESSOAS

Nos últimos anos, Marina Antunes perdeu três pets que faleceram por conta da idade e, por isso, redobrou o cuidado com Luma, sua vira-lata de 16 anos

VET SLIM CLÍNICA VETERINÁRIA

Àmedida que os pets envelhecem, os cuidados devem ser redobrados. Os animais chegam à terceira idade quando atingem 75% da sua expectativa de vida, contudo, isso varia de acordo com o porte. Cães de pequeno porte são considerados idosos a partir de nove anos e os grandes, aos sete. Já os gatos levam mais tempo pra envelhecer, somente a partir de 9, 10 anos e têm uma vida mais longa. Nos últimos anos, a expectativa de vida dos pets aumentou bastante devido aos avanços da medicina veterinária, vacinas e maior conhecimento dos tutores sobre a importância de manter o acompanhamento veterinário em dia.

O médico veterinário Sérgio Luiz Ibrahim Miranda, proprietário da Clínica Vet SLIM, explica que as alterações de saúde, por conta da idade, exigem maior atenção por parte dos tutores com a alimentação, qualidade da ração, hidratação, tipo de atividade física realizada, alterações hormonais e etc. Nesse sentido, o diagnóstico precoce traz benefícios e, conforme os bichinhos envelhecem, apresentam doenças semelhantes aos humanos nas articulações, visão, audição e envelhecimento do organismo.

“A melhor forma de minimizar qualquer risco é garantir visitas preventivas ao veterinário. O tutor deve estar atento às limitações, facilitando os acessos, evitando stress e ficando o máximo de tempo perto deles. A castração das cadelas, por exemplo, favorece

a qualidade de vida na fase mais avançada e, com os gatos, evita que eles tenham uma vida externa agitada”, relata o veterinário.

Maria Alice Martins é gerente da Vet SLIM e tutora de Bizuzu, de 15 anos, que tem insuficiência cardíaca, já está surda e enxerga muito pouco. “Tenho cuidados diferenciados com ela por causa da idade. Por exemplo, ela sobe escada, mas não consegue descer, pois tem insegurança, então, eu desço com ela no colo. Ela fica esperando até que eu a pegue”, frisa.

Já para Marina Antunes, tutora da Luma, uma vira-lata de 16 anos, essa fase tão delicada da vida dos animais requer cuidados específicos, exames, remédios e atenção.

“Nos últimos anos, perdi o Neneco com 22 anos, o Boris com 17 e o Timothy com 16. Agora, todo nosso cuidado está voltado pra Luma, mas acho que o mais importante é o carinho e o amor que devemos dedicar aos nossos bichinhos por tudo de bom que eles fazem por nós. E a Vet SLIM é uma super parceira nesse processo, porque temos certeza da capacidade dos seus profissionais”, destaca Marina.

Al. Manoel P. Carneiro da Silva, 335

Riviera Fluminense - Macaé/RJ

Tel: (22) 2773-3750 / 3081-3003

Cel: (22) 99807-7557

E-mail: vetslim@hotmail.com veterinariavetSLIM

49
O veterinário Sérgio Luiz Miranda fala sobre o bem-estar dos pets que chegam à terceira idade, com os cuidados necessários nessa fase da vida dos bichos Por: Renatta Viana / Fotos: Alle Tavares
& NEGÓCIOS
A gerente da Vet SLIM Maria Alice Martins com Bizuzu, de 15 anos. Ela destaca que, além dos cuidados com a saúde, o pet também precisa de cuidados especiais em casa

Salão comemora 10 anos dedicados à beleza macaense em novo espaço na Glória

MARIA MANU

Em novo endereço, no Bairro da Glória, o Salão Maria Manu, especializado em coloração, cortes make up, estética e cuidado com as unhas, completa dez anos de atividade na cidade. E, para marcar a data, investiu na ampliação do mix de serviços de cuidados com a beleza para as mulheres. O novo espaço conta, ainda, com uma loja de moda feminina, a Drop, de Carla Matheus.

Em ambiente renovado, o salão ampliou o atendimento e conta com uma equipe de 15 profissionais, com cabeleireiras especializadas em coloração, ideal para a clientela que hoje se divide entre o loiro e as tonalidades de ruivo (em alta). Há também serviços de terapia capilar, make up, penteados, alinhamento e cortes, além de oito profissionais, criteriosamente selecionadas, para cuidar dos pés e das mãos. O salão oferece, ainda, tratamento estético corporal com a profissional Raquel Oliveira e design de sobrancelhas com Gislayne Casarin.

A proprietária, Manuela Araújo da Silva Simões, herdou da mãe e do convívio com suas quatro irmãs, os cuidados com a beleza. Em 2010, ela trocou Maceió por Macaé, em busca de trabalho. Iniciou como manicure, passou por recepcionista e, logo, assumiu a gerência de um salão na cidade. Após dois anos de muito trabalho, conquistou seu próprio estabelecimento, na Riviera Fluminense. Mas em 2020, com a pandemia, precisou se reinventar. Até delivery de corte ofereceu aos clientes. “Foram meses difíceis. Quem é empreendedor sabe o desafio da época”, relembra.

Manuela aposta na boa fase e oferece os melhores produtos e opções de tratamentos para suas clientes. Além de promoções mensais, que já apontam bons resultados. “Quando mudamos para o espaço novo, ganhamos novas clientes. Agora, meu foco é trabalhar para que o salão se torne referência na cidade”, afirma.

É o caso da cliente Bruna Avelar, que buscava um tratamento de reconstrução capilar. “Após realizar uma cirurgia, meu cabelo

O

ficou ralo, mas com o tratamento semanal no salão, ele foi se fortalecendo. Além do ótimo resultado dos serviços, o ambiente é muito agradável para cuidar da beleza e melhorar a autoestima”, revela.

R. Dolores Carvalho de Vasconcelos, n°170 - Glória/Cavaleiros-Macaé/RJ

Telefone: 22 2773-5632 WhatsApp: 22 99930-6580

@salao_mariamanu

50
Por: Mariana Müller / Fotos: Alle Tavares
& NEGÓCIOS
Manuela Araújo, ao centro, comemora os 10 anos dedicados à beleza macaense, com toda a sua equipe, no novo salão Maria Manu
PESSOAS
O novo espaço conta uma loja de moda feminina, a Drop, de Carla Matheus salão também oferece tratamento estético corporal com a profissional Raquel Oliveira

PESSOAS

Um espaço com ótimas opções para churrasco e para o dia a dia. Ideal para os apaixonados por carnes, temperos e acessórios

BOI NO LAÇO AÇOUGUE

Tudo num só lugar! Essa é uma das frases preferidas de quem não abre mão de conforto e praticidade na hora das compras. O Açougue Boi no Laço é assim, ideal para quem busca cortes nobres para fazer um bom churrasco, além de carnes para o dia a dia. Seja a tradicional carne moída, bife de panela, frango ou linguiça, tem de tudo um pouco e acessível a todos.

Para o churrasco, o Angus e o coração de Alcatra são alguns dos cortes embalados mais procurados, assim como itens a granel. Na loja, também há variedade em linha de temperos, molhos especiais, pão de alho e de queijo, bebidas, produtos para defumação de carnes como as lascas de macieira, grelhas, tábuas de madeira, faqueiros, acessórios decorativos e, também, opções para presentear os amigos e familiares que apreciam preparar um bom churrasco.

O proprietário Fábio Prazeres destaca a qualidade dos produtos, a localização privilegiada, as condições especiais para empresas e o horário de funcionamento como grandes diferenciais do açougue, que existe há dois anos num dos pontos mais movimentados da cidade, a Avenida Evaldo Costa. Outro ponto forte são as carnes oriundas de gado criado em confinamento, garantindo a altíssima qualidade dos cortes, tendo como principal característica a maciez.

José Carlos Costa Cardozo, empresário, conheceu o Boi no Laço através de um amigo e, a partir de então, passou a consumir os cortes para os churrascos do final de semana, enquanto sua esposa opta pelas carnes do dia a dia. “A nossa vida é muito corrida, então, peço sempre pelo WhatsApp, escolho a carne da semana e já vai tudo separado e com muita qualidade do jeito que pedimos. Considero como diferencial do açougue o atendimento espetacular, rápido e seguro, além claro, da qualidade dos produtos, da carne principalmente, sempre macia e saborosa”, finaliza.

Rua Evaldo Costa, 735 Sol e Mar - Macaé/RJ Telefone: 22 2023-4514 Whatsapp: 22 99711-1062 @acougueboinolaco

51
O açougue Boi no Laço fica na Av. Evaldo Costa e trabalha com delivery de carnes para churrasco e para o dia a dia Por: Renatta Viana / Fotos: Alle Tavares
& NEGÓCIOS
O proprietário Fábio Prazeres destaca a qualidade e variedade dos produtos oferecidos aos clientes, além do horário de funcionamento O açougue oferece cortes diferenciados para os amantes do churrasco, como as linguiças artesanais da marca Trem Bom José Carlos Cardoso conheceu o Boi no Laço por indicação de um amigo e, desde então, consome carnes para o churrasco do fim de semana e também as carnes do dia a dia

Há 40 anos em Macaé, a instituição preza pela dedicação e acolhimento aos alunos

COLÉGIO SOUZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma escola em movimento, onde o aluno é incentivado a ser protagonista de sua história, se tornando um cidadão reflexivo, consciente, independente, que respeita as diferenças e, acima de tudo, é feliz! Esse é o pensamento que norteia o dia a dia do Colégio Souza, começando lá na Educação Infantil que inclui: maternal 1 e 2 e o pré-escolar 1 e 2. Assim, a matriarca do Souza, Dona Genilda Gonçalves Ramos de Souza, junto com seus filhos Liliane e Daniel vão construindo e consolidando este legado que já se estende por 40 anos.

Na Educação Infantil, a participação ativa das crianças é primordial nas ações do Souza, especialmente para que elas acompanhem o desenvolvimento das novas tecnologias, meios de comunicação e formatos de aprendizagem, com modelos educacionais inovadores para este segmento, lembrando sempre que para essa fase da vida, especificamente, o mais

importante para a instituição é o acolher e o brincar. Segundo Liliane Souza, algumas inspirações pedagógicas para a Educação Infantil são: Construtivismo, Sócio-Interacionismo, Aprendizagem Significativa e Pedagogia da Escuta.

“Somos a ponte para que essas inspirações cheguem ao aluno, pois acreditamos que a escola é lugar de construir pessoas para mudar a sociedade. Nossa metodologia de ensino é única, planejada

52
Por: Renatta Viana / Fotos: Alle Tavares
& NEGÓCIOS
PESSOAS
Os professores do Souza utilizam diferentes metodologias para estimular as crianças, como Contação de Histórias e jogos pedagógicos A fundadora do Colégio Souza, Dona Genilda, tem o reconhecimento das crianças da Educação Infantil pelo acolhimento e carinho recebidos desde o primeiro dia de aula
Arquivo

de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), tendo como eixos norteadores as interações com o meio e com o outro, e as brincadeiras, garantindo que, por meio da vivência de experiências, aconteçam aprendizagens significativas”, pontua. No maternal, são consideradas as particularidades das crianças, seus modos específicos de se relacionar com o mundo, de se expressar e de aprender. Já no Pré-escolar, valorizam-se também os registros das crianças, garantindo-se amplo espaço para eles.

Antonella Antunes é aluna da Educação Infantil no Pré 1. Seus pais, Andressa Antunes Cordeiro e Ricardo Alves Mariano Júnior, matricularam Antonella aos 2 aninhos de idade. Eles contam que o Souza se destaca pelo trabalho de excelência, buscando melhorias e visando sempre o desempenho dos alunos. “A equipe pedagógica é comprometida com os métodos de ensino de alta qualidade e possuem tecnologia diferenciada. Antonella com 4 anos faz aula de robótica, o que é incrível, e os professores buscam a integração familiar nesse processo de aprendizado. De forma criativa e didática, o Souza faz com que o interesse e aprendizado pela Língua Inglesa seja estimulado e o aluno aprende com facilidade e de forma prazerosa”, destaca.

Já Selmara Rodrigues Wanderroscky e Maik Jhonsom Romão Ferreira, são pais de Maitê, aluna do

Pré 2. Para eles, o ensino é de total excelência. As crianças se sentem em um ambiente familiar, o que traz segurança e facilita o aprendizado. Os professores são super capacitados e estão sempre dispostos a auxiliar os alunos a superarem seus desafios e dificuldades. “O acolhimento do Souza é inigualável, estão sempre dispostos a ajudar, compreendendo às famílias, o carinho e dedicação com que os alunos são tratados, o ensino de qualidade, a participação da família em diversos momentos. Após uma grande procura por uma escola para Maitê, estamos com o coração leve por ter achado um lugar que sempre sonhamos”, frisam.

A carga horária se dá de forma regular ou integral/semi-integral. Alguns dos diferenciais do Colégio Souza são atividades como: ações coletivas, cuidado físico, ações pedagógicas, balé, brincadeiras livres, Jiu-Jitsu, contação de histórias, Língua Inglesa, Cultura Maker – robótica em parceria com a ZOOM Education, melhor empresa de Educação Tecnológica do Brasil, entre outras atividades. “Nossa intenção é fazer do aluno uma grande estrela. São centenas de crianças, as quais cuidamos com a presença da família, acolhimento, comprometimento, ética, respeito e amor”, finaliza a fundadora do Colégio Souza, Dona Genilda.

Antonella com os pais Andressa Antunes e Ricardo Alves. Ela entrou no Souza com 2 anos. Hoje, com 4, faz aula de robótica e também é aluna do bilíngue Selmara Rodrigues e Maik Jhonsom Ferreira são pais de Maitê, aluna do Pré-2. Eles fizeram uma grande pesquisa até acharem o Souza, e vão matricular o filho Matias agora em 2023

Câmara hiperbárica é indicada para crianças. Tratamento é multidisciplinar e tem acompanhamento integral dos responsáveis

OHM OXIGÊNIO HIPERBÁRICO DE MACAÉ

João Guilherme Vittorio Lopes Barbosa (8) nasceu com uma doença denominada mielomeningocele. Essa patologia se caracteriza por defeitos congênitos (malformações) na coluna e medula espinhal do feto, ainda durante a formação do sistema nervoso. Isso pode causar mau funcionamento de órgãos e dificuldade ou incapacidade de movimentos dos membros inferiores.

Há três anos, João iniciou com uma pequena assadura na região perineal que evoluiu para uma ferida de difícil cicatrização. Antes de optar pela cirurgia, teve a indicação para fazer a oxigenoterapia.

“A lesão é bem pequena, mas é em uma região muito úmida, difícil de cicatrizar. Além disso, quando ele senta, tem um ossinho que pressiona o local da ferida. A médica disse que esse tratamento fará muito bem para ele”, conta a mãe de João, Sandra Ferreira Barbosa.

Ela disse que a ferida diminuiu bastante nas primeiras sessões, mas agora parece que a cicatrização está lenta. “O médico disse que está evoluindo bem, pois fecha de dentro para fora. Também vi melhora na bexiga e intestino dele. João usa

sonda cinco vezes por dia e, desde que começou o tratamento, ele não teve mais infecções, que eram comuns”, conta.

O clínico geral da Oxigênio Hiperbárico de Macaé (OHM), Thiago Lima, destaca o resultado do tratamento. “A oxigenoterapia atua com grande eficácia no controle e restauração do tecido afetado. A terapia é totalmente indicada e liberada para menores de idade. Eles são acompanhados por equipe multidisciplinar e seus tutores legais em todo o processo de tratamento”, explica.

CENTRO

Rua Dr. Júlio Olivier, 380 - Sala A

IMBETIBA

Rua Dr. Bueno, 627 Tel. 22 2759-9082 / 22 99104-3406

E-mail: oxigenoterapia@yahoo.com.br @hiperbaricamacae

54
PESSOAS & NEGÓCIOS
A OHM Hiperbárico da Imbetiba possui uma câmara hiperbárica múltipla, com capacidade de até 12 pacientes simultaneamente João Guilherme, de apenas 8 anos, teve indicação médica da oxigenoterapia, antes de passar pela cirurgia para tratar mielomeningocele e já obteve ótimos resultados
Por: Tathiana Campolina / Fotos: Alle Tavares TEM
PACIENTE COM MIELOMENINGOCELE
BOM RESULTADO COM OXIGENOTERAPIA
Arquivo Arquivo
Dr. Thiago Lima, à direita, com o paciente João Guilherme, a enfermeira Vânia Rocha, sua mãe Sandra Ferreira e a enfermeira coordenadora da OHM Cristina Lourenço Brito, na unidade da Imbetiba

Dr. RAMON MARINS

Com mais de 20 anos dedicados à cirurgia, o dentista Ramon Marins, especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial e Implantodontia, trouxe uma novidade para o consultório: a sedação com óxido nitroso. A técnica se baseia na mistura dos gases Oxigênio e Óxido Nitroso e é usada em vários procedimentos para promover bem-estar e tranquilidade ao paciente, pela sedação leve e também potente analgesia.

“O paciente fica consciente o tempo todo, relaxado e tranquilo. Outra grande vantagem é que, ao final do procedimento, o paciente já pode retornar às suas atividades rotineiras, já que o gás não é metabolizado pelo organismo, sendo liberado rapidamente”, ressalta Ramon, que é habilitado para realizar a analgesia com essa técnica.

Sedação com óxido nitroso em consultórios Conforme esclarece Ramon, o método pode ser usado por vários profissionais da saúde, como: dentistas, médicos, entre outros. Ramon está capacitado a realizar esse serviço em outros consultórios e, os profissionais interessados, podem entrar em contato com ele.

Benefícios dos Implantes com as Técnicas de Ancoragem Óssea Pessoas que perderam todos os dentes têm a qualidade de vida bastante afetada. E, hoje, uma das opções de tratamento capaz de devolver mais qualidade de vida, em menos tempo, é a utilização das Técnicas de Ancoragem Óssea, conforme orienta o implantodontista Ramon.

Com o uso correto das técnicas, os implantes são instalados no próprio osso nativo do paciente, o que permite, na grande maioria das vezes, a instalação da prótese em até 15 dias. Se comparada ao enxerto ósseo, as principais vantagens são: realização de uma cirurgia apenas e menor tempo de tratamento. Com o enxerto, o tratamento pode levar de um ano e meio até dois anos. É importante ressaltar que o tratamento é definido junto com cada paciente, individualmente, após análise dos pontos positivos e negativos de cada técnica.

55 Rua Silva Jardim 164
Tel:
E-mail:
www.ramonmarins.com.br @dr.ramonmarins
- Centro - Macaé/RJ
22 2762-3314 - Whatsapp: 22 98832-3314
contato@ramonmarins.com.br
Dentista apresenta duas novidades: sedação com Óxido Nitroso e Implantes com Técnica de Ancoragem Óssea Dr. Ramon Marins no seu consultório. Ele é especializado em cirurgia Bucomaxilofacial e Implantodontia
PESSOAS & NEGÓCIOS
Por: Leila Pinho / Foto: Alle Tavares

Acolhimento em forma de comida, fartura e ingredientes de qualidade são a marca dos 4 restaurantes e 1 pastelaria da Família Estação

FAMÍLIA ESTAÇÃO

Quando a família mineira do Sr. Irineu e Wilma Carvalho chegou a Macaé, em 2002, logo assumiu o restaurante Estação da Moqueca, no Miramar. “Minha mãe sempre foi uma exímia cozinheira e meu pai um exímio administrador. Ela deu um toque de acolhimento em tudo no restaurante e quem sentava lá para comer, se sentia em casa”, lembra André Alcino, o filho. Mais de 20 anos depois, a Estação da Moqueca gerou frutos e expandiu. Hoje, são 4 restaurantes e 1 pastelaria geridos pelos irmãos, que fazem parte da Família Estação: Estação da Moqueca, Estação da Praia, Estação do Pastel, Benedito e Luigi. “Em todos os nossos estabelecimentos, o cliente encontra acolhimento em forma de comida e de atendimento, pratos bem servidos e ingredientes de primeira qualidade”, fala Poliana Neves, irmã de André.

Poliana e seu marido Felipe Dias Naves são os responsáveis pela gestão do Benedito e Luigi, enquanto André e a esposa Amanda Lie Futema administram o Estação da Moqueca, Estação da Praia e Estação do Pastel.

Estação da

Moqueca

Especializado em frutos do mar, o Estação da Moqueca é o mais tradicional da rede. No menu, há opções como caldeirada, peixes grelhados e fritos e lagosta. Entre os pratos mais pedidos estão a

Moqueca Capixaba e a Caldeirada de Frutos do Mar. O restaurante abre para o almoço e, à noite, oferece uma grande variedade de petiscos para o happy hour. O administrador Alessandro Terra de Almeida frequenta o Estação da Moqueca há 7 anos, sendo fã da casa. “A qualidade dos pratos e dos acompanhamentos é incrível”, opina.

Estação da Praia

Já no Estação da Praia, o forte é a picanha na pedra. Mas o restaurante possui cardápio vasto, com opções de carnes e também frutos do mar, além de uma vista linda para a Praia dos Cavaleiros. O prato mais indicado é a picanha na pedra, que exala um aroma irresistível. Viulaine Agda Silva da Costa, seu esposo e filhos almoçam no restaurante todo domingo. “A comida é muito saborosa, tudo sempre fresquinho e bem servido! O ambiente é lindo e limpo, de muito bom

Por: Leila Pinho / Fotos: Alle Tavares
& NEGÓCIOS
PESSOAS
Andressa Almeida com o marido Dylo Modesto no Luigi. Além do cardápio delicioso, ela destaca o ambiente com uma bela vista para o mar Um negócio em família. André Alcino e Amanda Lie adminstram o Estação da Moqueca, Estação da Praia e do Pastel. Já Poliana Neves e Felipe Dias ficam responsáveis pelo Benedito e Luigi

Amanda

faz lembrar muito de Minas, minha terra natal”, conta.

Benedito

O Benedito é como uma churrascaria no formato de bar, no Bairro da Glória. O cliente tem várias opções de carne e pode escolher o peso e o ponto da carne, que é assada na hora. O cardápio também conta com petiscos, cervejas, drinks e outras bebidas. A família da médica Aminy Santos Araújo Henriques frequenta o Benedito desde a inauguração. “Nós gostamos da variedade do cardápio. E a opção de churrasco no espeto é maravilhosa”, fala Amyni.

Luigi

Com fortes referências italianas, o Luigi dá destaque às massas. O menu contempla muitas opções de massas frescas e risotos, e também oferece opções de carnes e frutos do mar. A adega do restaurante é outro ponto forte, com mais de 200 rótulos e uma

bela vista para o mar, nos Cavaleiros. Entre os pratos prediletos da família da fonoaudióloga Andressa de Oliveira S. Almeida, estão o risoto de camarão e o peixe a Belle Muniere. “O ambiente é delicioso, tem uma vista linda para o mar, o atendimento é ótimo e a comida deliciosa”, destaca Andressa sobre os motivos dela adorar o Luigi.

Estação do Pastel Especializado em pastel, a pastelaria tem mais de 40 opções de recheios e três tamanhos de pastel: de 10, 20 ou 30 cm. O de frango com catupiry e o especial da casa, o Estação do Pastel, são os mais pedidos. O cliente pode comer no local, no Miramar, ou pedir pelo delivery. Uma novidade é que, para o início de 2023, está prevista a inauguração de uma Estação do Pastel, nos Cavaleiros. Para a dona de casa Amanda Cristina Gomes Silva, o pastel mais gostoso é o de mignon com 4 queijos. “O pastel chega quentinho e crocante. E raramente passa do tempo de entrega, o que na minha opinião é muito importante!”, fala.

O casal Aminy Santos e Ricardo Seabra frequenta o Benedito desde a inauguração e destaca a variedade do cardápio e a qualidade das carnes Viulaine Costa, o esposo Anderson Silva e os filhos almoçam no Estação da Praia todos os domingos. “A comida é maravilhosa e o ambiente me faz lembrar de Minas, onde nasci”, diz Cristina com as filhas Alice e Ayla em casa. Ela sempre pede o delivery da Estação do Pastel, com os churros de sobremesa, e destaca a rapidez na entrega gosto! Sempre me Alessandro Terra com a esposa Valeska. Ele frequenta o Estação da Moqueca há anos e é fã da Picanha à Estação

Primeira e única escola montessoriana de Macaé comemora seu primeiro ano trazendo um novo olhar para o desenvolvimento infantil

JARDIM DOS DESCOBRIDORES ESCOLA MONTESSORI

Maria Montessori dizia “Os maiores presentes que nós podemos dar às nossas crianças são as raízes da responsabilidade e as asas da independência”. Seguindo esse e outros ensinamentos da educadora e médica italiana, criadora da filosofia que leva seu nome, o Jardim dos Descobridores - primeira e única escola montessoriana de Macaé - vem se destacando quando o assunto é educação infantil.

A unidade, localizada na Riviera Fluminense, recebe alunos bebês, a partir de três meses a crianças até 6 anos, com as turmas Materna (3 meses a 1 ano e meio), Nido (1 ano e meio a 3 anos) e Infantile (3 a 6 anos). Além das atividades pedagógicas, o espaço oferece oficinas de Capoeira, Artes, Biologia, Música, Yoga e Culinária.

“Neste primeiro ano, fomos abraçados por famílias que entendem essa filosofia e que querem que seus filhos possam estar em um ambiente que os respeite e os compreenda enquanto pessoas em desenvolvimento. Um dos grandes desafios em sermos os pioneiros, foi a formação da equipe. Mas, através de capacitações constantes e muito esforço de todos, conseguimos alcançar esse objetivo”, revela a administradora da escola, Mariana Freitas, destacando o empenho dos profissionais.

Entre eles, está a professora chamada de guia na escola montessoriana, Fabíola Capita. “Tenho 22 anos de trabalho na

educação e esse foi o meu primeiro dentro desse modelo. No modelo tradicional, por vezes, focamos no resultado e, aqui, não, respeitamos o processo e entendemos que o resultado vem como consequência. Isso é diferente de tudo que eu já vivi e influenciou até na maneira de me relacionar com o meu filho Davi, de 13 anos. São ganhos na minha vida profissional e pessoal”, relata ela.

Um ano, muitas conquistas “O que fez a gente escolher esse caminho de Montessori foi o respeito e a importância que se dá ao cuidado à infância para que a gente crie um mundo melhor. Se a gente fizer uma infância com carinho, com respeito, com

58
Por: Juliana Carvalho / Fotos: Alle Tavares
& NEGÓCIOS
PESSOAS
A equipe pedagógica do Jardim dos Descobridores passa por capacitações constantes para trabalhar com o método Montessori Mariana Freitas, fundadora da escola, comemora um ano de desafios e conquistas como pioneira na metodologia Montessori em Macaé

valores, o mundo será melhor. A experiência tem sido maravilhosa, nós nos sentimos bem recebidos, como parte da escola mesmo”, ressaltam Illyana e Moisés Uchôa, pais da Moana que, atualmente, tem 1 ano e 7 meses e está no Jardim dos Descobridores desde os 10 meses de idade.

A pediatra Ana Clara Morett Amorim e Renato Amorim são pais do João, de 1 ano. Por conta da profissão, a preocupação com o desenvolvimento infantil sempre foi uma questão a mais para ela. “O João

entrou no Jardim com 11 meses e se desenvolveu muito, aprendeu a se comunicar melhor, é nítido ver a diferença. É emocionante ver como a escola foi um veículo para me fazer confiar mais nas capacidades plenas dele. Passamos a entender que é assim que ele vai se desenvolver, com os pais apoiando e não intervindo e fazendo por ele”, aponta.

Daniela Silva Moura de Almeida, mãe de Augusto, 4 anos, e Lucas, 1 ano e 11 meses, integra o grupo de “famílias fundadoras”, estando na escola desde o início das atividades. “Sou pedagoga, lecionei por quase 5 anos e, atualmente, atuo como psicopedagoga e sou apaixonada pela filosofia montessori. Esse foi um dos motivos que nos levaram a optar pelo Jardim. Existe um respeito pelo amadurecimento intelectual deles que vem de toda a equipe, isso é muito importante. Vejo meus filhos muito felizes lá e contando os dias no final de semana para voltarem para a escola”, afirma.

Cleriston Nogueira Neri e Patrícia Schneider Neri, pais de Sophia, 4 anos, e Felipe, 2 anos, são enfáticos ao falar sobre as vivências positivas da filha após o ingresso no Jardim dos Descobridores. “Acredito que a grande diferença do método Montessori para os tradicionais está no modo como você consegue focar nas habilidades individuais, respeitando o tempo de cada criança”, afirma Cleriston.

“Como não fomos educados dessa forma, viemos quebrando ciclos e pensamentos para fazer diferente, dando aos nossos filhos caminhos e encorajamento para o desenvolvimento de autonomia, habilidades práticas, talentos, entre outras ferramentas que serão a base para a vida adulta”, reforça Patrícia.

Cleriston e Patrícia Neri são pais de Felipe e Sophia. Eles enfatizam o diferencial do método Montessori para desenvolver as habilidades individuais dos filhos Illyana e Moisés Uchôa com a filha Moana. Eles acreditam que o cuidado na infância, com carinho, respeito e valores, construirá um mundo melhor para todos Daniela com o marido Leonardo de Almeida e os filhos Augusto e Lucas. Eles foram uma das “famílias fundadoras”, que entraram desde o início do projeto. Ela percebe os meninos empolgados para irem para a escola Ana Clara Morett com o filho João. Ela e o marido Renato perceberam o rápido desenvolvimento do seu filho e acreditam no método da escola para estimular suas capacidades

Escola de futebol se especializou em formar atletas de alto rendimento. O CFE exporta atletas para times profissionais e intercâmbios esportivos

CFE MACAÉ

MUITO MAIS QUE UMA ESCOLA DE FUTEBOL

No país do futebol, o sonho de muitas crianças é ser o camisa 10 de um grande clube. Em Macaé, esse sonho pode se tornar realidade, pois a escola de futebol CFE é especializada em formar atletas. Localizado na Granja dos Cavaleiros, o CFE (Clayton Futebol Escola) possui cerca de 400 alunos, a partir de 4 anos de idade. “Nas turmas regulares, atendemos atletas de até 15 anos. As turmas para maiores de 15 anos são voltadas para atletas de alto rendimento e para os que desejam fazer o intercâmbio esportivo”, explica a proprietária Catarina Franco.

O proprietário e treinador, Clayton Moraes, possui todas as licenças da CBF, além de ser graduado em Educação Física e pós-graduado em Futebol. Em 2022, Clayton conquistou o título inédito de campeão Carioca da Série B1, com a categoria Sub-20, pelo clube Serra Macaense.

Dr. Gustavo Daflon, pai de Hugo, diz que o filho sempre gostou de futebol e que fez a matrícula no CFE este ano, por achar que a escola tem uma boa estrutura, é conceituada e onde alguns amigos do filho já treinavam. “Gostamos muito do trabalho que eles desenvolvem. As aulas são técnicas e divertidas e os professores são ótimos”, frisa.

Atletas desde crianças na escola de futebol, Lucas Maia e Raul de Rezende destacam a importância do CFE na evolução profissional.

Ambos foram campeões cariocas sub-20 com Clayton este ano, e pretendem seguir com a carreira profissional. “A escola foi fundamental na minha evolução como atleta e como cidadão. Os profissionais qualificados mantêm um alto nível na construção técnica, desde os atletas mais novos até os mais velhos”, afirma Raul. Lucas cresceu junto com a escola e levantou o primeiro troféu de campeão do CFE há quase dez anos. “O CFE sempre proporcionou um treinamento que ensina a base de como jogar futebol, mesmo nas idades menores. O ambiente da escola sempre foi de muita amizade, o que sempre ajudou muito”, diz Lucas.

Hoje no Botafogo, Júlia Nascimento foi aluna da CFE dos 9 aos 16 anos. “Sempre tive vontade de jogar em um time grande. Eu ainda não tive a oportunidade de estrear em jogos oficiais, mas fui escalada para o Carioca. A maior parte dos fundamentos que eu sei hoje,

60
PESSOAS & NEGÓCIOS
Clayton Moraes e sua esposa Catarina Franco com os títulos conquistados pelo CFE e pelo treinador este ano Lucas Maia começou no CFE aos 7 anos, ganhou o primeiro título da escola e foi campeão carioca sub-20 com Clayton, este ano, pelo Serra Macaense Arquivo

aprendi no CFE. Como o professor Clayton sempre diz: é preciso acreditar no processo e ter paciência, tudo tem seu tempo”, reforça a atleta.

Intercâmbio acadêmico e esportivo Para os alunos que sonham em estudar o Ensino Médio e fazer faculdade fora do país, o CFE tem uma parceria com a Rio Athletic: a escola é responsável pela preparação física e técnica dos atletas e a Rio Athletic faz a assessoria metodológica. “Nosso foco é oferecer um serviço personalizado. É uma experiência que vai desenvolver o conhecimento cultural e profissional de cada um”, conta Catarina.

Vítor Guimarães Marins foi para os EUA em agosto e está adorando a experiência. “Está valendo muito a pena. Escolhi um projeto incrível e estou muito feliz. No momento, estou focado nos meus estudos e em dar meu melhor no futebol”, conta.

Os pais do Vítor sempre apoiaram o filho e revelam que estão muito satisfeitos com a escolha. “A princípio, o Vítor ia fazer

o ensino superior fora, mas resolvemos antecipar. O CFE e a Rio Athletic sempre nos auxiliaram em todo o processo e estamos muito felizes com tudo que vivenciamos até aqui”, reforçam Mere Helen e Sérgio Ricardo Marins.

Campeonato Interno

Anualmente, o CFE faz um campeonato interno entre os alunos e, pela segunda vez, a escola fez um álbum de figurinhas dos atletas. “Nós realizamos um evento temático para envolver alunos e famílias. O álbum de figurinhas personalizadas já está na 2ª edição, surgiu na Copa do Mundo de 2018”, revela Catarina.

Gustavo Daflon conta que todos aprovaram a iniciativa. “Foi muito legal a ideia do álbum, que acompanhou a onda da Copa do Mundo. As crianças ficam ansiosas para completar e achar a sua própria carinha nos pacotinhos”, finaliza.

61
Vítor Guimarães (com os braços em X) foi para os EUA através do intercâmbio acadêmico e esportivo do CFE, sendo campeão da Orlando Cup 2022 pelo Victory Rock Soccer O técnico Clayton Moraes tem todas as credenciais da CBF e, este ano, conquistou o título inédito de campeão Carioca da Série B1, na categoria sub-20, pelo clube Serra Macaense Júlia Nascimento, hoje no Botafogo, entrou no CFE com 9 anos, no sub-10, e saiu com 16 anos, fazendo o alto rendimento O atleta Raul de Rezende, formado pelo CFE, foi para o Serra Macaense, sendo campeão Sub-20 este ano com Clayton Arquivo Arquivo Arquivo Dr. Gustavo Daflon com o filho Hugo. Ele matriculou o filho na escolinha este ano e adorou participar da Copa do Mundo CFE, com o álbum de figurinha dos atletas

BIANCA COSTA FOTOGRAFIA

Uma foto de impacto marca. Nos trabalhos da fotógrafa Bianca Costa, as imagens cumprem essa missão, provocando uma percepção de alto valor.

Ela faz ensaios fotográficos de posicionamento de imagem para profissionais de vários segmentos e fotos empresariais (de produtos, processos de trabalho, equipes, eventos e estrutura física).

Somente em Macaé, Bianca já realizou mais de 120 ensaios de posicionamento de imagem. “Os profissionais me procuram porque querem registros de melhor qualidade, personificar o negócio e construir uma imagem de sucesso. Procuro sempre fazer isso e, ao mesmo tempo, propor imagens com um pouco de irreverência e criatividade, e que mostrem quem de fato são”, fala Bianca.

Muitas das imagens são feitas no Estúdio Bianca Costa, no Bairro da Glória. O espaço tem camarim, escritório e um grande salão de pé-direito alto onde as fotos são produzidas. Mas Bianca também faz ensaios no local de trabalho do cliente ou externos.

Ensaio de Natal

Já se tornou tradição no Estúdio Bianca Costa. Todo final de ano, tem o Ensaio de Natal. As fotos transmitem a magia e a emoção do Natal, com imagens lúdicas das famílias, casais e crianças interagindo e se divertindo.

Rua Tupinambás, 80 Bairro da Glória - Macaé/RJ Tel: 21 98118-1181

@biancacostafotografa E-mail: biancafotografia@icloud.com

62
Com ensaios de posicionamento de imagem e fotos empresariais, Bianca produz imagens de impacto
Por: Leila Pinho / Fotos: Bianca Costa A personificação do ensaio profissional agrega valor ao negócio com criatividade, como este feito para Patrícia AllaVita O Ensaio de Natal feito no estúdio Bianca Costa tem conquistado as pessoas nesta época do ano, como a micropigmentadora Letícia Farias
& NEGÓCIOS
A fotógrafa Bianca Costa já realizou mais de 120 ensaios de posicionamento de imagem em Macáe
PESSOAS
Nas fotos de produto, a estética da produção valoriza os detalhes dos elementos (luvas XHD e maleta de ferramentas para a Aliança Soluções)

FOCO NA QUALIDADE E NO ATENDIMENTO

Quando os sócios Jairo da Silva Antunes e Kleber Alexandre Datrino Simplício deixaram seus empregos, no setor de transporte coletivo, e apostaram na carreira solo para atuar como advogados nas áreas Cível e Trabalhista, iniciaram em uma sala bem pequena, onde dividiam a mesa de trabalho para atender alguns poucos clientes.

Dez anos depois, o sucesso da parceria foi tamanho que, atualmente, o escritório ocupa um andar inteiro, com cinco salas, no bairro da Imbetiba, onde a dupla lidera uma equipe de cinco funcionários. De lá para cá, o escritório já movimentou mais de dois mil processos, desde a sua inauguração, e se consolidou no mercado como um escritório de referência nas áreas de atuação, inclusive com um diferencial, o estágio para a prática forense, tendo contribuído para a formação e capacitação de outros inúmeros advogados, como foi o caso da advogada Wanessa de Souza Moraes que, hoje, faz parte da equipe.

O escritório Antunes e Datrino, que acaba de completar 10 anos atuando nas áreas Cível, Trabalhista e Previdenciária, destaca-se pelo atendimento diferenciado que alia conhecimento técnico — com atenção aos mínimos detalhes de cada processo — à sensibilidade aos aspectos humanos, que garantem a melhor orientação aos clientes, seja qual for o caso, como de negligência médica ou na busca dos direitos trabalhistas desrespeitados pelas empresas, inclusive de estrangeiros que atuam em Macaé e região na área offshore.

“O processo, além de repor uma violação às normas legais, muita das vezes tem o cunho social, fazendo com que as pessoas tenham

uma melhor condição de vida para si e sua família. Muitos clientes deixaram outros grandes escritórios, porque gostaram tanto do nosso atendimento, que nos tornamos advogados para toda a família e amigos”, conta Jairo Antunes.

A dupla, pós-graduada em Processo do Trabalho, já vivenciou momentos de crise de desemprego na cidade em 2016 e, recentemente, em 2020, a pandemia do coronavírus. Porém, mesmo diante dessas dificuldades, conseguiu manter o crescimento, dada sua rápida adaptação às novas formas de atendimento e a reformulação do escritório para atendimento às novas modalidades telepresenciais.

A área previdenciária incrementou o escopo de atuação a partir da parceria com a advogada Karina Occhi que, além de Macaé, se tornou também um braço do escritório em Juiz de Fora, Minas Gerais. Além da cidade mineira, o escritório também tem atuação nos estados de São Paulo, Bahia, Espírito Santo, além de atender também em sua filial na cidade de Niterói. “Atribuímos nosso resultado positivo à satisfação dos nossos clientes e ao esforço da equipe, que é muito coesa e focada no trabalho”, acrescenta Kleber Datrino.

Macaé

Av. Papa João XXIII, 323 - Sala 101 - Imbetiba

Tel: 22 2772-5337

Niterói

Rua Dr. Borman, 23 - 608 - Centro

Tel: 21 97324-8821

E-mail: contato@adoadvogados.com @antunesedatrino

63
Escritório Antunes e Datrino Advogados completa 10 anos de atuação na área trabalhista, cível e previdenciária Por: Mariana Müller / Fotos: Alle Tavares
PESSOAS & NEGÓCIOS
O escritório conta com uma equipe de profissionais capacitadas. Da esquerda para a direita: Luciana de Azevedo Mata, Joyce Machado Senra, Wanessa de Souza Moraes, Isabelle da Costa Rios e Marcelli Beatriz Cardoso Henrique Os advogados Kleber Datrino e Jairo Antunes comemoram 10 anos de sociedade com o escritório de advocacia

MATÉRIA DE CAPA

PRAIA DO CANTINHO

Refúgio que foge do circuito das praias mais badaladas de Macaé, a Praia do Cantinho abriga um cenário deslumbrante com vista para o Arquipélago de Sant´Anna e um dos pontos turísticos mais instagramáveis da cidade: o Farol Velho

A Praia do Cantinho tem uma pequena faixa de areia, onde as águas são mais calmas, pois são protegidas por pedras

Por: Juliana Carvalho / Fotos: Arquivo
@jonvie

Uma cidade que também se define pelos seus cerca de 23 quilômetros de litoral. As praias em Macaé são um verdadeiro convite, principalmente, quando o fenômeno “Macaribe” presenteia a população com águas claras e mais tranquilas. E no meio dessas belezas, um lugar, para muitos até desconhecido, vai ganhando destaque exatamente por fugir do circuito óbvio de quem quer curtir um belo dia de paz, sombra e água fresca. A Praia do Cantinho, entre as praias da Imbetiba e Campista, atrai pelo charme de um cenário deslumbrante e vista privilegiada para o Arquipélago de Sant’Anna. Outro atrativo é o fato do local abrigar um dos pontos turísticos mais instagramáveis da cidade: o Farol Velho, também conhecido como Farolito, patrimônio histórico e cultural do município, razão pela qual a praia também é conhecida como Praia do Farol.

O acesso ao local é feito pela Praia Campista, próximo à entrada da Petrobras, de onde é possível fazer o trajeto a pé ou de bicicleta, até escolher o local desejado na areia. A caminhada é tranquila, cerca de 10 minutos. O Farol está localizado em um rochedo costeiro na extensão

as intervenções urbanísticas que foram feitas acabaram interrompendo a passagem que a população usava para ir da Imbetiba ao Farol Velho e, por consequência, isolando a Praia do Cantinho

67
Grazielle Heguedusch Turismóloga e Especialista em História Macaense
Todas
Fotos Farol e Imbetiba: Acervo Memória Macaense / Desvendando Macaé O Farol Vellho (Farolito) foi construído em 1880 pela Companhia Macahé-Campos quando esta operava a ligação marítima entre Macaé e a Corte no Rio de Janeiro. Antes da construção da Petrobras, na década de 1970, o acesso à Praia do Cantinho era feito pela Praia da Imbetiba (foto ao lado)

MATÉRIA DE CAPA

da Praia da Imbetiba, tendo sido construído em 1880, pela Companhia Estrada de Ferro Macaé-Campos, quando esta operava a ligação marítima entre Macaé e a Corte, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Do porto, era escoada a produção agrícola tanto de Macaé quanto da Baixada Campista. Em 1999, as ruínas do Farol passaram por restauração e, no ano de 2001, ele foi reformado mais uma vez.

“O porto de Macaé, no século XIX, tinha uma importância muito grande, chegando a alcançar o status de sexto porto mais importante da Coroa Portuguesa. A utilização desse porto pela Petrobras, no final da década de 70, acabou intervindo no uso social que o espaço tinha, em um contexto onde a Praia da Imbetiba era a praia mais utilizada pelos macaenses. Todas as intervenções urbanísticas que foram feitas acabaram interrompendo a passagem que a população usava para ir da Imbetiba ao Farol antigo e, por consequência, isolando a Praia do Cantinho”, explica a turismóloga especialista em história macaense Grazielle Heguedusch.

Hoje, o local vem sendo redescoberto por muitos, mas Grazielle alerta para a importância da adoção de critérios de segurança. “A gente orienta para que as pessoas não subam no monumento, não apenas por uma questão de preservação do patrimônio, como também pelo risco de queda no costão rochoso”, informa.

Praia do Cantinho: lugar de antigas e novas memórias Nascida e criada na Imbetiba, para Daniele Rangel, a Praia do Cantinho sempre foi um lugar de diversão na infância e, recentemente, voltou a encontrar no local, além de memórias, um refúgio e cenário perfeito para o seu hobby de fotografar.

“A gente tinha o hábito de ir passeando até ali, com a família, com os primos, amigos. O tempo foi passando e fomos nos distanciando dali, até que um dia, em um domingo, minhas

68
Daniele Rangel nasceu e foi criada na Imbetiba. Ela frequentava a Praia do Cantinho na infância com toda a família e redescobriu o lugar há pouco tempo por conta do seu hobby de fotografar a cidade e postar no Instagram Daniele Rangel com o filho Gabriel no balanço do Cantinho, contemplando a bela vista do Arquipélago de Sant’Anna

primas me chamaram para irmos até lá, e foi aquela avalanche de recordações. Bastou esse momento, em 2020, para que eu retomasse a rotina de estar ali com mais frequência. A Praia do Cantinho representa um pouco até da minha identidade, porque o que a gente constrói de memória afetiva ao longo da vida forma um pouco o que a gente é, e retomar esse passeio, estar ali sempre que possível, é muito significativo. Eu sou muito nostálgica e apresentar esse local ao meu filho foi muito especial”, conta Daniele, que é mãe de Gabriel, de 10 anos.

A praia também é a escolhida para os momentos de lazer do casal Renata Moreira Tavares e Deivison Ribeiro André. Ela conta que mora em Macaé desde 1996, mas mesmo antes, quando morava em Conceição de Macabu, o local já era o destino da família quando vinham passar as férias na cidade.

“Nós temos uma relação afetiva com a Praia do Cantinho, porque é um lugar que eu e meu marido vínhamos desde criança. Hoje em dia, temos costume de ir pelo menos três vezes na semana de bicicleta e, aos finais de semana,

Por conta das pedras, as águas da Praia do Cantinho são tranquilas e ideiais para as crianças. Da esquerda para a direita: Olívia e Manuela Paravidino, Lila e Aila Fontora e Antonia Müller.  Depois do mergulho, Antonia e suas amigas desfrutando do ponto mais concorrido para as fotos: o Farolito

69
Alle ATavares O casal Renata Tavares e Deivison Ribeiro tem uma relação afetiva com a Praia do Cantinho, pois frequentam o local desde a infância. Hoje, eles vão de bicicleta ou caminhando com o cachorro Doggue

MATÉRIA DE CAPA

era muito deserta. Atualmente, percebo que o local tem tido muito essa procura pelas famílias e é ótimo para as crianças nadarem. Tem as tartarugas que, vira e mexe, aparecem e são um atrativo a mais para a criançada”, detalha ela, que costuma ir com a filha Antônia, de 8 anos, e as amigas da menina.

O favoritismo pelo lugar, palco de muitas brincadeiras, é reforçado pela pequena. “A Praia do Cantinho é muito calma e, quando a gente entra no mar, não dá vontade de ir embora, a água é muito gostosa”, ressalta Antônia.

Há 10 anos, a fotógrafa Chayanala Moret se dedica à arte de eternizar memórias e a Praia do Cantinho é um dos locais mais indicados por ela, que destaca o ponto com o nascer do sol mais bonito da cidade.

vamos com o nosso cachorro Doggue, tomar banho de mar e correr na areia. É uma praia de águas muito tranquilas e muito especial para nós, além do fato de ser um espaço repleto dessas nossas memórias da infância”, afirma Renata.

A jornalista Mariana Müller ama o contato com a natureza. Para ela, a Praia de Cantinho é sinônimo de paz e diversão. A tranquilidade das águas e a calmaria do lugar tornam o espaço perfeito para as inúmeras experiências de lazer ao ar livre.

“A primeira vez que eu estive no ‘Cantinho’ foi na década de 90 e era completamente diferente do que é hoje, porque

“Desde criança meus pais levavam a gente no Farol, mas até então, não era um espaço que eu usava para fazer fotos. Até que, quando meu irmão foi morar fora do Brasil em 2019, resolvemos ir lá para fazer um ensaio dele com a esposa, já que, para nós, aquela praia tinha um significado muito especial, com uma representatividade da cidade muito grande. E, desde então, tem se tornado um local que eu indico muito para fazer fotos: temos uma silhueta usando o farol, as pedras que compõe muito, a abertura para além da areia, o arquipélago como um desenho lindo no fundo...enfim, o resultado vale muito a pena! É um lugar que eu amo tanto para curtir com a família, quanto para trabalhar”, revela.

70
Chaynala Moret usa o Farolito como cenário para vários ensaios fotográficos de seus clientes. Para ela, é o local com o mais belo nascer do sol da cidade

Medicamento feito com substância extraída da maconha tem melhorado a qualidade vida de várias pessoas com comprovação científica

CANABIDIOL, UMA REALIDADE NO TRATAMENTO DE DIVERSAS DOENÇAS

Em todo o mundo, o uso medicinal do canabidiol, substância extraída da planta da maconha, segue se expandindo em números de pacientes e de médicos que, cada dia mais, experimentam e endossam seus benefícios como alternativa eficaz ao tratamento de diversas doenças e auxílio aos diferentes transtornos psicológicos e neurológios, como ansiedade e depressão. O medicamento também auxilia no tratamento de síndromes, como a epilepsia infantil, ou ainda, de crianças no espectro autista e também nos sintomas de náusea, fadiga ou perda de apetite, comuns nos pacientes em tratamento do câncer.

No Brasil, em novembro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação de mais um medicamento à base de cannabis, somando 14

produtos de canabidiol liberados e regularizados pela agência. A venda também já é realizada em farmácias, com prescrição médica, por meio de receita especial do tipo B, de cor azul.

O médico macaense Igor Gomes, especialista em Medicina Canabinoide e do Esporte, um dos primeiros na cidade a prescrever o Canabidiol, acompanha, em seu consultório, diariamente, melhoras no quadro de crises em crianças com epilepsia e esquizofrenia. “Algumas crianças passaram a ter melhoras significativas, apresentando resultados nunca antes alcançados com os medicamentos convencionais”, conta.

É o caso de Gabriela Mello Fogel Soares que, em 2016, nasceu com microcefalia e, desde os seis meses de vida, era acometida por um quadro

72
SAÚDE
Denise Fogel com o marido Rodrigo e a filha Gabi na sede da Acolher Macaé. Criada por ela em 2020, a associação foi autorizada a cultivar e produzir o óleo de cannabis, que foi atestado pelo laboratório do NUPEM/UFRJ O canabidiol, extraído da planta da maconha, tem tido grande eficácia no tratamento de várias doenças, comprovada científicamente no mundo todo Arquivo

constante de convulsões. Após três meses de uso do óleo, cessaram-se as crises. O resultado foi conferido por exames, o que motivou a mãe Denise de Mello Fogel a estudar sobre o tema e expandir o conhecimento sobre os benefícios para outras famílias.

“No início, foi estranho aceitar o tratamento com canabidiol, porque eu venho de uma família muito religiosa e o preconceito ainda é grande. Mas, hoje, com os ganhos na qualidade de vida da minha filha, sei que foi uma decisão muito importante. Enfrentamos muitos desafios, porque na época o medicamento custava muito caro e não podíamos pagar. O preço do frasco do óleo importado já chegou a custar mil reais”, conta Denise.

Após conseguir na justiça um habeas corpus para sua filha Gabriela, Denise iniciou o projeto do espaço para a plantação e produção do óleo, até fundar, em 2020, a Acolher Macaé, uma associação que produz e distribui produtos à base de canabidiol a preços acessíveis e qualidade aferida em laboratório certificado.

A análise da qualidade do óleo da Acolher Macaé vem sendo testada em parceria com o laboratório Integrado de Bioquímica, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ. “Nossa contribuição é chancelar o produto, uma vez que temos o corpo técnico e equipamentos necessários, com alta precisão. Em troca, a associação fornece parte da produção para que novos estudos acadêmicos sejam utilizados e avanços importantes ocorram nos tratamentos”, explica o professor da instituição e bioquímico Jorge Luiz da Cunha Moraes.

No Brasil, já existem muitas associações empenhadas na divulgação, produção e distribuição do

No início, foi estranho aceitar o tratamento com canabidiol, porque venho de uma família muito religiosa e o preconceito ainda é grande. Mas, hoje, com os ganhos na qualidade de vida da minha filha, sei que foi uma decisão muito importante

óleo. Após uma longa batalha judicial, a associação sem fins lucrativos Acolher Macaé conquistou, em 2020, o direito de produzir e vender o óleo aos 420 pacientes cadastrados, com o acompanhamento de 40 médicos prescritores só em Macaé. Além de fabricar e distribuir o medicamento aos associados, a associação ainda oferece atendimento jurídico, diálogo entre famílias e orientação médica. O espaço possui um laboratório, que acompanha um farmacêutico e um técnico. Ao todo, são 12 pessoas auxiliando em todas as etapas,

73
Denise Flogel Mãe de Gabi e fundadora do Acolher Macaé Dr. Igor Alves é médico do esporte, nutrólogo e ortomolecular. Ele se especializou em medicina canabinoide após uma experiência pessoal no tratamento da sua mãe, sendo um dos pioneiros em prescrever o canabidol em Macaé Isabelle Valente com o filho Otto, de 3 anos, que foi diagnosticado com (TEA) e teve uma melhora incrível após inciar o uso do canabidiol. Após o Conselho Federal de Medicina restringir o uso do canabidiol em outubro, ela foi para as redes socias protestar, expondo a sua realidade com o tratamento do filho

desde a plantação, respeitando o ciclo de cultivo da planta, à extração do óleo e até a distribuição.

Atualmente, a venda do produto também é ofertada em farmácias, com receita médica. No entanto, o custo ainda é maior do que os óleos elaborados pelas associações. Para o Dr. Igor Gomes, a produção em associações, com acompanhamento técnico, é tão eficaz quanto a industrial, revelando-se ainda mais completa para outras indicações. “O medicamento produzido artesanalmente traz os benefícios da planta inteira, ou seja, dos fitoterápicos, como os canabinoides, flavonoides e os terpenos”, explica.

Eficácia apontada em trabalhos científicos

As vantagens do uso medicinal do fármaco já são descritas pela ciência desde a década de 60. E já esteve presente até no Manual da Farmacopeia Americana. “É uma medicação tão segura, que o público-alvo são crianças e idosos. O primeiro estudo ocorreu em 1964, realizado pelo médico e cientista Raphael Mechoulam, professor de Medicina da ‘The Hebrew University of Jerusalem’, em Israel. O que ocorreu é que o viés político e o interesse econômico fomentaram a criminalização da planta, tornando-a ilegal. E, dessa forma, levando à saída da farmacopeia americana.

A partir dos anos 70, a matéria-prima não pode mais ser pesquisada. Até que, felizmente, na década de 80, novos estudos foram realizados. No Brasil, o médico Elisaldo Carlini, especialista em psicofarmacologia, foi o pioneiro, com mais de 40 trabalhos publicados”, explica Dr. Igor.

O médico conheceu o tratamento em 2018, a partir de uma experiência familiar. Sua mãe foi diagnosticada, no mesmo ano, com câncer de pulmão. E, após a cirurgia e início das sessões de quimioterapia, passou a ter a qualidade de vida comprometida. “Ela passava longos dias acamada. Eu percebia como era ruim não ter resposta, no tratamento convencional, para os efeitos da quimioterapia. Realizamos uma mudança gradativa na terapia, não cancelamos outros medicamentos, inicialmente. Aos poucos, pudemos realizar o tratamento somente com o óleo canabidiol”, conta o médico.

Antes e depois do uso do óleo de CBD Quando o Conselho Federal de Medicina, em outubro de 2022, restringiu o uso do óleo medicinal de canabidiol para dois tipos de epilepsia, proibindo o medicamento para outras doenças, a mãe Isabelle Valente, mãe de Otto, de 3 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), empenhouse, por meio das redes sociais, na missão de divulgar vídeos sobre os benefícios do medicamento e a importância na qualidade de vida do filho. Até iniciar o tratamento com óleo medicinal de canabidiol (CBD), ir ao shopping sem vivenciar uma intensa crise de ansiedade da criança, era algo inimaginável para a jovem mãe. Mas, após três meses de uso do medicamento, a melhora foi tão marcante que até pronunciar a palavra “mamãe” ocorreu pela primeira vez.

“Ele começou a soltar mais palavras e, finalmente, me chamou de mamãe. Hoje, ele não morde mais e já sabe pedir e escolher a comida que quer. Antes, eu evitava o convívio social para não o deixar nervoso. Por isso, resolvi colocar, em vídeos, o antes e depois do uso do medicamento. A ideia era compartilhar o progresso dele com outras pessoas que ainda desconhecem ou temem o tratamento”, revela Isabella. O fato de conviver sem uma interação com a mãe, perdida para uma doença, também fez com que Irma da Assunção Gomes da Ferreira, de 57 anos, deixasse o preconceito de lado e buscasse o tratamento com o uso do óleo para a mãe Aldete Gomes, de 87 anos. Em 2020, ela já convivia com o Alzheimer e foi diagnosticada com um Câncer de Mama. “Antes do uso do óleo, minha mãe tinha um olhar apático, não respondia a nada. Ela sempre foi uma mulher muito inteligente. Em dois meses de uso do tratamento, ela passou a expressar sua emoção novamente. Ela me deu um abraço e disse que me amava. Foi um momento muito emocionante, porque pensei que não teria essa relação com minha mãe novamente”, conta Irma.

74
SAÚDE
Irma Ferreira com a mãe Aldete Gomes, que tem Alzheimer e foi diagnosticada com câncer de mama. Após 2 meses de tratamento com canabidiol, ela voltou a interagir com a filha

A Constelação Familiar foi criada em 1970 por Bert Hellinger, que concluiu que as pessoas estão energeticamente conectadas aos seus antepassados

CONSTELAÇÃO FAMILIAR UM OLHAR SOBRE CADA LUGAR

As pessoas crescem ouvindo comparações sobre com quem se parecem mais: o pai ou a mãe? Se é normal herdar deles características físicas, será possível também herdar crenças e padrões de comportamento? A Constelação Familiar, um tipo de terapia breve, mostra que sim e revela, ainda, que essa “herança” vem não só dos pais, mas também de outros ancestrais.

Segundo esclarece a psicanalista e terapeuta sistêmica Bianca Fraga, 48 anos, essa terapia busca elucidar questões pontuais (por isso é breve), de qualquer tipo, e fazer relações com o sistema familiar, ou seja, sempre olhando para o coletivo. Criada nos anos de 1970 por Bert Hellinger, o filósofo, teólogo e psicólogo alemão estudou e conviveu por 16 anos com a tribo Zulus (África do Sul) e concluiu que as pessoas estão energeticamente conectadas com seus antepassados. De acordo com essa visão, a vivência dos

conduz as sessões da Constelação Familiar em Macaé, presencialmente e também na forma online antepassados (traumas, crenças, segredos, etc) pode ser passada para as próximas gerações, influenciando a vida dos descendentes.

Com uma analogia, Bianca explica um pouco do que é a terapia. “A constelação das estrelas só é constelação porque cada estrela tem seu lugar. Se você tira uma estrela de lugar já não é mais a mesma constelação, de Orion, por exemplo. Só quando todas as estrelas estiverem no seu lugar é que encontro a Constelação de Orion.

A Constelação Familiar nada mais é do que a pessoa se posicionar no seu sistema familiar”, pontua. Como resultado, a terapeuta indica que a

76
Terapia que relaciona padrões de comportamento familiares ajuda pessoas a resolverem seus conflitos
COMPORTAMENTO
Por: Leila Pinho / Fotos: Alle Tavares A psicanalista e terapeuta sistêmica Bianca Fraga

Na Constelação Familiar, as pessoas são posicionadas no seu sistema familiar pela terapeuta, onde cada uma assume um papel

pessoa encontra mais equilíbrio, leveza e paz.

A Constelação Familiar trabalha 3 leis universais que regem as dinâmicas familiares: a lei da hierarquia, a lei do equilíbrio e a lei do pertencimento. Nas sessões, onde as pessoas ‘constelam’, os conflitos atravessam essas leis. Então, o terapeuta vai guiando a pessoa em um processo de autoconhecimento para que ela possa descobrir os motivos e, assim, ter mais chance de se resolver as questões.

“A Constelação Familiar é uma revelação do que está por trás, do que a gente não vê. E, vendo, você tem condições de fazer alguma coisa”, fala. Bianca explica que, quando a pessoa consegue identificar padrões de comportamento ruins, ela se torna capaz de quebrá-los e impedir que eles se repitam nas próximas gerações.

Atualmente, essa terapia é reconhecida e utilizada até pelos órgãos públicos. Em março de 2018, o Ministério da Saúde incluiu a Constelação Familiar na lista de práticas integrativas disponibilizadas pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

Na opinião da terapeuta, o interesse das pessoas nesse método tem crescido ao longo dos anos. Bianca realiza a Constelação Familiar de forma presencial (com atendimento individual ou coletivo) e, após a pandemia de Covid-19, passou a fazer também online. Quando começou esse trabalho, ela morava em Macaé, porém, agora está em Niterói. Apesar disso, Bianca vem a Macaé, esporadicamente, para ministrar cursos e fazer constelações.

Eles ‘constelaram’

A criadora da raça Shih-tzu e empreendedora Gerlane Mota, 42 anos, já fez Constelação Familiar várias vezes. Mas foi a primeira, realizada em 2018, a mais marcante conforme ela diz. “Eu sentia que minha vida estava estagnada. Tinha uma síndrome de salvadora, fazia tudo para todos e não olhava para a minha própria dor. Eu carregava peso e histórias familiares que não eram minhas, entendi que, para honrar nossos familiares, nós não precisamos repetir os padrões”, relata.

Segundo Gerlane, com a ajuda da Constelação e também de terapia, feita com psicóloga psicanalista, ela conseguiu tomar a importante decisão de se divorciar.

77
A empresária Gerlane Mota já fez Constelação Familiar várias vezes. Para ela, a terapia exerceu um importante papel de equilíbrio emocional, contribuindo para que ela retomasse o protagonismo em decisões importantes de sua vida Bianca Fraga Psicanalista e Terapeuta Sistêmica
A Constelação Familiar é uma revelação do que está por trás, do que a gente não vê. E, vendo, você tem condições de fazer alguma coisa

“Saí de um casamento longo, onde percebi que não vivi a minha vida. Tinha medo de me separar, pela questão cultural. Mas, a Constelação me libertou e me fez seguir. Entendi que a minha felicidade está comigo e não está com mais ninguém”, relata.

Para a empreendedora, a terapia exerceu um importante papel no equilíbrio emocional e contribuiu para que ela retomasse o protagonismo da própria vida. “A Constelação me empoderou da minha energia e da minha história, que só cabe a mim escrever. Hoje, me sinto mais eu, mais jovem, mais feliz”, diz. Recentemente, ela reencontrou uma pessoa do passado, Carlos Roberto Becker, e está vivendo um novo amor. Ela acabou de se casar, em novembro deste ano.

O juiz do trabalho Marcelo Luiz Melim, 36 anos, fez Constelação Familiar pela primeira vez em 2020 de forma online. Ele conta que a esposa o incentivou a passar pelo processo terapêutico. “Eu nunca tinha feito nenhum tipo de terapia e fui totalmente aberto, porque não tinha muito conhecimento sobre o que era a Constelação Familiar. Mesmo sendo telepresencial, foi muito impactante para mim”, recorda.

A principal questão que Marcelo levou para a Constelação foi a dificuldade que tinha de manifestar vontades e sentimentos. Ele conta que, na terapia, conseguiu entender porque sentia isso e como essa questão se relacionava com comportamentos dos ancestrais: pai e mãe.

Para ele, a terapia gerou benefícios. “Trouxe mudanças na forma de agir e escutar o outro, consigo trabalhar mais a empatia e a escuta ativa. Tem tudo a ver com comunicação não violenta. Acabei trazendo esses conhecimentos para o meu trabalho também. Outra coisa que aprendi é que não existe isso de ser um ótimo filho e um péssimo profissional. Nós somos seres íntegros, se estivermos bem, podemos estar bem em todas as áreas da vida”, fala.

Para a empresária Tatiana Lima e Lage, 47 anos, a Constelação Familiar também provocou mudanças de atitudes. Ela tem uma filha de 20 anos e, quando a menina tinha 2, Tatiana se separou do marido. Ela sempre trabalhou muito e buscou prover a filha de tudo que era preciso. A filha cresceu tendo pouco contato com o pai. “Eu excluí ele, inconscientemente. Não impedi o contato dele com ela, mas ele mora longe, e fui inconscientemente bloqueando esse contato”, conta.

Fazendo a Constelação, Tatiana constatou que o pai era excluído do sistema familiar. “Descobri que precisava incluir esse pai na vida dela, porque senão, a vida dela não ia andar”, comenta. Ela conta que a reaproximação da filha com o pai foi acontecendo e que até a relação dela com a filha melhorou. “A Constelação me trouxe uma leveza muito grande, porque a gente consegue ver por trás do problema, o que está oculto.” Para ela, é verdade que a terapia provoca grandes mudanças, mas é preciso que a pessoa desperte. “Eu te digo que cura, mas depende de você, o que você vai fazer com aquele emaranhado”, fala.

78
Marcelo Melim com Larissa Souza e o filho Nicolas. Ele fez a constelação em 2020, de forma online, incentivado pela esposa, pois ele tinha dificuldades de manifestar vontades e sentimentos, que foi superado após as sessões Tatiana Lage com a filha Carolina. Com a constelação, ela descobriu que, inconscientemente, foi bloqueando o contato entre pai e filha após a separação, e começou a promover uma reaproximação entre eles

LUIZ LELIS, UMA VIDA DEDICADA ÀS ARTES CÊNICAS EM MACAÉ

Luiz Cláudio Lelis, um macaense de 56 anos, bancário aposentado, publicitário, gestor e ator. Marido da Fátima Jorge, pai da Maria Luiza e entusiasta apaixonado por cultura e arte. Luiz Lelis, como é chamado, é um dos fundadores do Grupo Teatral Acto, considerado o grupo mais antigo de teatro em atividade na cidade de Macaé, que tem como objetivo fomentar e produzir cultura através da mão de obra local e, ainda, preservar a identidade cultural do município com foco na inclusão social através de projetos socioculturais.

Lelis conta que as artes cênicas chegaram na sua vida em 1984, quando encenou “Dois perdidos em uma noite suja”, de Moadyr Victorino e, logo em 86, o Grupo Acto foi fundado junto com Gilberto Alves e Jorge Machado de Paula, construindo muitas histórias ao longo dessa estrada. Uma delas é o Centro Cultural Rinha das Artes, espaço gerido pelo Grupo Acto. A Rinha é um espaço multimeios que foi inaugurado em 29 de janeiro de 2011 e abarca apresentações de artes cênicas e eventos culturais. “O Grupo Teatral Acto também é responsável por outros projetos como o Samba da Rinha, Sábado em Cena, Acto em Cena, Acto Comunidade e alguns outros. Hoje, nosso grupo é composto por 7 membros efetivos, mais os colaboradores”, diz. Macaé é uma cidade riquíssima em manifestações populares, culturais

80
Sua trajetória envolve amor pelas artes cênicas e a luta pela expansão cultural
Por: Renatta Viana / Fotos: arquivo pessoal
PERFIL
Em 1990, Luiz Lelis e Fátima Jorge, com o Espetáculo “A Louca no Teatro”, no Teatro do Nec Em 2016, Luiz atuou e foi assistente de produção na peça “Bodas de Sangue”, de Federico Garcia Lorca Roberto Martins Luiz Lelis, aos 56 anos, atua paralelamente como presidente do Cineclube Macaé e é um dos conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Públicas da Cultura de Macaé Alle Tavares

e artísticas e, apesar de contar com órgãos fomentadores, ainda há um caminho a ser percorrido, especialmente no que diz respeito ao trabalho feito pelos agentes culturais.

“A gente precisa conscientizar a população acerca de políticas públicas de cultura sérias. Ainda se discute muito pouco. Nossos artistas precisam saber que nosso espaço também é deles. O macaense precisa saber que a Rinha também é dele. Reestabelecer essa consciência, com a sensação de pertencimento mesmo. A arte é libertadora e o propósito dela é fazer com que todas as pessoas atinjam patamares de vida elevados, porque estamos aqui não para formar artistas, mas para transformar vidas”, pontua Lelis.

Como sua história com a arte é vasta, Luiz Lelis atua paralelamente como presidente do Cineclube Macaé, onde o prédio desativado já foi palco para tantos espetáculos cinematográficos, e é também um dos conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Cultura de Macaé, onde se discute teatro,

dança, música, artes visuais, plásticas e afins.

Uma curiosidade. O nome Rinha foi mantido propositadamente na Rinha das Artes pelo local ter sido uma Rinha de Galo, hoje, proibida por lei, mas por muitos anos uma das maiores rinhas do país, com torneios de grande porte. Portanto, preservar a história foi importante como forma de homenagear o passado. “Lutamos pela nossa história, principalmente, por termos reaberto um local fechado por mais de 20 anos, revitalizando o centro da cidade”, destaca.

S.O.S. Rinha das Artes Recentemente, o local foi alvo de vândalos que depredaram e furtaram vários itens, deixando um prejuízo de aproximadamente 20 mil reais. Iniciou-se, então, uma campanha em apoio e solidariedade aos gestores, e para aqueles que quiserem colaborar, foi criada uma Vakinha Online chamada: S.O.S Rinha das Artes. Basta acessar o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/s-o-s-rinha.

81
Luiz Lelis em família, com a esposa Fátima Jorge e a filha Maria Luiza Lelis foi um dos idealizadores da Rinha das Artes. Da esquerda para a direita: Marcelle, Luiz Lelis, Gilberto Alves, Fátima Jorge, Roberto Martins, Brenda, Gisele Souza e Natália Na peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare, encenada em 2011, Lelis participou como ator e assistente de direção Bruno Campos Gianini Coelho Romeu e Julieta foi dirigida por Roberto Martins e encenada na Rinha das Artes

PROJETO AMIGOS ALEGRIA

Cortar o cabelo, tomar um sorvete ou simplesmente curtir um piquenique com outras crianças são prazeres de uma infância saudável. Mas nem toda criança tem as mesmas oportunidades. Para diminuir esse abismo social, o projeto ‘Amigos Alegria’ segue proporcionando, por meio de arrecadações e parcerias com empresários macaenses, passeios e opções de lazer para as crianças em situação de vulnerabilidade social.

Atuando desde 2015, o projeto tem a missão de fazer diferença na primeira infância e, para isso, ganha novos parceiros a cada campanha. Em outubro, 15 crianças tiveram a oportunidade de desfrutar de uma tarde refrescante na sorveteria Calebito, nos Cavaleiros. A proprietária e chef gelatiere Patrícia Luziê conheceu o projeto a partir de uma solicitação via rede social. “Achei muito importante participar. As crianças escolheram os sabores na vitrine e estiveram em contato com outras crianças. Foi um momento muito bonito para nós e para elas, tomaram sorvetes de uma forma diferente”, conta Patrícia.

Outras empresas macaenses também já proporcionaram momentos de lazer para as mais de 80 crianças atendidas no projeto. Entre elas: a Barbearia Nobre, Amanda Domingos - Café, Casal Chocolate, Macahé Burguer, a empresa Estrutural e outras do ramo offshore.

O projeto @amigos.alegria é apartidário e não tem associação com qualquer instituição religiosa. Atende

crianças de zero a treze anos, e atua em diversas localidades da cidade. Já chegou a promover uma ação, no período da páscoa, distribuindo chocolates para 730 crianças, dos bairros Nova Esperança, Nova Holanda, Campo do Oeste, Jardim Maringá, Novo Horizonte e Malvinas.

A iniciativa é da jovem Kathleen Lopez, de 24 anos. Desde muito nova, ela já ajudava as pessoas em vulnerabilidade social. “Toda criança merece nossa atenção e carinho. Eu sempre ajudei as pessoas. Eu economizava o dinheiro do lanche da escola para comprar alimentos para moradores de rua”, revela. Hoje, ela conta com mais de dez voluntários. Ao longo do ano, eles recolhem arrecadações de roupas, alimentos, brinquedos e produtos de higiene no ponto de coleta na academia Team Striker (Rua Tiradentes 190, na Imbetiba) para distribuir nas casas das crianças atendidas pelo projeto.

Para os empresários que quiserem participar como parceiros do projeto, favor entrar em contato pelo Instagram @amigos.alegria ou pelo telefone 22 99214-2089. Também é possível colaborar com doações no ponto de coleta ou por meio do Pix: E-mail: amigosalegria15@gmail.com

82
Iniciativa da jovem Kathleen Lopez leva dignidade às crianças carentes de Macaé Por: Mariana Müller / Fotos: Arquivo Kathleen Lopez em uma ação do projeto comprando presentes para distribuição no Dia das Crianças Em outubro, 15 crianças tiveram a oportunidade de desfrutar de uma tarde refrescante na sorveteria Calebito, nos Cavaleiros
GENTE QUE FAZ
Vários empresários da cidade, como a Barbearia Nobre, têm aderido às solicitações do projeto, oferecendo produtos e serviços às crianças
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.