Jornal da Diocese de Blumenau, Fevereiro de 2013

Page 1

Padre Juarez de Castro participaInternacional da Festa de Nossa Senhora Navegantes Diocese participa do Congresso das Equipes dedos Nossa Senhora

12 13

pág. pág.

ANO XIV – nº 135 – Fevereiro de 2013 – Leia mais: www.diocesedeblumenau.org.br

Diocese de Blumenau CNBB Regional Sul 4

Jornal da

Diocese de Blumenau Ano da Missão com a Juventude

Jubileu

O ritual da Quarta-feira de Cinzas

Campanha da Fraternidade chega aos 50 anos e reforça a importância da participação do jovem na igreja Pág 3

Pequenos aprendem a poupar

Pág 5

A passagem dos símbolos da JMJ pela Diocese de Blumenau

Págs 8 e 9


2

www.dioceseblumenau.org.br Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau

Opinião

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11,25)

A Quaresma: reconcilia-vos com Deus e os irmãos

Creio na Santa Igreja

Quem se insere na vivência da liturgia da Igreja percebe como ela é verdadeira mãe. Através dos diversos tempos litúrgicos, vai conduzindo seus f lhos entre alternâncias de júbilo e penitência, de conversão e vida nova. Enf m, a Igreja deseja gerar nos seus f lhos e f lhas os sentimentos de Jesus Cristo, sintetizados em sua cruz e ressurreição. Após as alegrias do Natal, no dia 13 deste mês de fevereiro, adentramos na Quaresma. São quarenta dias de preparação para a Páscoa. Era o período em que, na Igreja primitiva, os catecúmenos intensif cavam sua preparação para o Batismo, celebrado na noite da Vigília Pascal. A penitência e a caridade iam se tornando, então, sinais do novo nascimento do seguidor de Jesus. O apóstolo Paulo tem uma af rmação que resume muito bem o apelo do tempo quaresmal: “Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!” (2Cor 5,14-21). Quando deixamonos envolver por Deus em nossa vida, provamos seu amor e espalhamos este amor pelos irmãos e pelos desertos do mundo. Com a Quarta-feira de Cinzas, no Brasil, abre-se a Campanha da Fraternidade que, neste ano tem por tema Fraternidade e Juventude e, por lema a frase/atitude do Profeta Isaias: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Reconciliar-se com os jovens, acolher os jovens assim como eles são e acreditar que eles são capazes da disponibilidade de Isaías diante do chamado de Deus podem ser gestos, entre tantos outros, de verdadeira atitude de conversão neste tempo quaresmal. É por isso que nosso Jornal deste mês, com a Campanha da Fraternidade, destaca iniciativas como Bote Fé Floripa, visita dos símbolos da JMJ à nossa Diocese; a caminhada progressiva, enf m, rumo ao grande acontecimento no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI.

O Ano da Fé nos introduz num campo muito interior do nosso eu. Dar crédito, sobretudo no âmbito religioso, é aninhar no centro do coração proposições impossíveis de verificar pela experiência cotidiana. (P. ex. que Jesus é o Filho de Deus). São acolhidas em plena liberdade, pois a inteligência reconhece a razoabilidade dos artigos em questão. Nós cristãos, mesmo em temas de grande importância, podemos ter uma grande margem de opiniões, que não exigem adesões de fé. Por exemplo, nós devemos ter f rme fé que Jesus ressuscitou. Mas temos um largo campo de opiniões, para explicar como se realizou tal fenômeno. Aceitar Jesus Cristo é o ponto fulcral, que o Espírito nos concede. Por tal graça, aceitamos na paz tranquila da alma, as verdades que a mãe Igreja propõe a seus filhos. No Credo nós não criamos uma lista de verdades, segundo o nosso desejo pessoal. Mas aceitamos, de coração, tudo aquilo que a comunidade católica professa em público. São Paulo preceitua que entre nós deve haver “um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4,5). Não é possível livrar o coração de dúvidas. Nas verdades essenciais devemos aplicar-nos a um diligente estudo, para reduzir ao mínimo nossas vacilações interiores.

Artigo

“Nós cristãos, mesmo em temas de grande importância, podemos ter uma grande margem de opiniões, que não exigem adesões de fé”

Dom José

Abri as portas para os jovens

“O que a Igreja quer, neste ano em particular, é abrir-se ao mundo jovem, acompanhar as mudanças que estão ocorrendo também na vida de muitos deles”

O ano 2013 será marcado, em nossa igreja, como o ano dos jovens. Um evento que, com certeza, está despertando o interesse deles será a Jornada Mundial da Juventude que, por decisão do Santo Padre, se realizará em nosso país. Com a Jornada o olhar de toda a Igreja estará voltado para as novas gerações; para o que, normalmente, definimos como “O futuro da Igreja”. Desde o ano passado, a nossa Diocese se prepara para este grande evento. O Setor Juventude que agrega todas as pastorais, movimentos

e grupos de jovens encerrou o ano 2012 com o “Agita Jovem”, semelhante a uma “descarga elétrica”, que visou despertar os nossos jovens para um projeto de vida que tivesse – e tenha – como caminho e meta o próprio Cristo. Já existem, ao nosso redor, vários cenários de escolhas e decisões tomadas ou impostas pela própria sociedade, em que o vazio e o efêmero tomaram o lugar de Cristo, na vida de tantos jovens. Está na hora de os jovens lutarem para a mudança desse quadro.

Desde os primeiros séculos do cristianismo, foram elaborados “símbolos” da fé. Estes não contém a totalidade do que devemos crer. Mas nos levam a ter um coração dócil, para ultrapassar caprichos, e deixar de afagar opiniões de pura autoafirmação. Não caiamos na teimosia de cultivar artigos de fé inexistentes, ou de rechaçar verdades eternas. Isso poderia nos levar a cair na repreensão do salmista que diz: “Para os ímpios não há conversão” (Sl 119,155). Mas professemos de coração o que proclamamos no credo: “Creio na Santa Igreja Católica”. Entretanto devemos saber fazer uma distinção. No símbolo da fé não manifestamos crença em coisas. Cremos só em pessoas. E como f ca então isso de crer na Igreja? É que no Credo, antes de manifestar a nossa f rme caminhada com a Igreja de Cristo, nós exclamamos “creio no Espírito Santo”. É Nele que nós cremos quando dirige a Igreja Católica, quando estabelece a comunhão entre os Santos, quando nos garante participar da vida eterna. Dom Aloísio Roque Oppermann, scj - Arcebispo Emérito de Uberaba/MG

O que a Igreja quer, neste ano em particular, mas que nunca deixou de fazer, é abrir-se ao mundo jovem, acompanhar as mudanças que estão ocorrendo também na vida de muitos deles, que vêm de realidades diferentes umas das outras. A Campanha da Fraternidade deste ano, que terá como tema “Fraternidade e Juventude”, e como lema “Eis-me aqui, envia-me”, se propõe, justamente, isto: “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo, no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade frater-

na, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”. Abramos espaços em nossas comunidades, para que os jovens possam sentir que em nossa igreja há um lugar privilegiado para eles. Deixemos que eles expressem a sua maneira nova de entender a fé, de ler o Evangelho. Procuremos entender os anseios de seus corações e proporcionar-lhes ambientes acolhedores e fraternos. Tenho certeza de que, neste Ano da fé, estamos vivenciando o entusiasmo e a alegria dos nossos jovens, pois se abrirão horizontes novos também para vivermos a nossa fé com um renovado ardor e com um novo entusiasmo.


3

Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau www.dioceseblumenau.org.br

Diocese

“Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e vos será dado” (Mc 11,24)

ANO DA FÉ

Vivendo o Mistério Pascal

Presença do bispo Dom José Negri em celebrações lota comunidades de bairros blumenauenses

Ano da Fé motiva missas nas paróquias

Além de Blumenau, Dom José percorre Igrejas Matrizes de diversas comarcas Dom José Negri, no exercício do seu ministério episcopal, reconhece a importância de estar em meio ao povo, nas paróquias. De cinco em cinco anos, prazo em que participa periodicamente de uma visita ao Papa feita com outros bispos do mesmo regional da CNBB, o bispo deve percorrer toda a sua diocese. Na ocasião, o Papa ouve a realidade pastoral das dioceses e traça linhas de trabalho para os bispos. Além das visitas pastorais, desde que assumiu a Diocese de Blumenau, Dom José celebra missas regulares, anualmente, em todas as Igrejas Matrizes, convidando também os integrantes das respectivas capelas.

vieram do Ano da Palavra que se celebrou em toda a Diocese. Em 2011 vivenciou-se o Ano Diocesano da Eucaristia, quando as paróquias tiveram a Missa da Eucaristia. 2012 foi o primeiro ano do Triênio Missionário, também aprovado em assembleia diocesana e teve como tema a Evangelização da Família. As famílias, então, tiveram ocasião de, com a animação do bispo, celebrar as suas alegrias e esperanças, mesmo em meio a um mundo que conspira contra a verdadeira identidade e missão dessa instituição querida pelo Pai Eterno como indispensável instrumento de seu plano de amor e salvação.

Missa do Ano da Fé Celebrações especiais No ano de 2010, a motivação para tais celebrações eucarísticas

E em 2013, haverá novamente a missa presidida por Dom José nas paróquias? Quem tinha dúvidas disso, já pode ter certeza. E a

grande motivação é o Ano da Fé, instituído por Bento XVI para comemorar o 50º aniversário do Concilio Vaticano II e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. Valorizando, assim, a profissão de fé contida no Credo Apostólico, como também o Sacramento do Batismo, as famílias de cada paróquia terão oportunidade de verdadeira redescoberta da fé cristã e católica. Assim desejou o Santo Padre ao instituir este ano especial.

Transmissão da fé A transmissão da fé às novas gerações foi a grande preocupação do último Sínodo dos Bispos, ocorrido em outubro de 2012, no Vaticano. A mesma preocupação levará Dom José para as paróquias e comunidades, para as famílias. Então, a Catequese, com certeza, será assaz

benef ciada. Exigência de toda comunidade, a caminhada catequética passa por sentida crise. Ao mesmo tempo, erguem-se novas metodologias, capacitação de catequistas, formação permanente. O catecumenato dos primeiros tempos da Igreja está sendo resgatado para que a criança, o jovem ou o adulto alcance a graça de um encontro pessoal com Jesus Cristo, “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Catequistas e catequizandos, pais e familiares, então, se preparem: a Missa do Ano da Fé na sua paróquia será um momento de gratidão por tudo o que se faz em termos de transmissão da fé. Há urgente necessidade, porém, de que lideranças e pais católicos renovem e revigorem o fervor da sua fé, em vista de comunidades mais sólidas e pais mais conscientes de serem os primeiros e inalienáveis catequistas de seus f lhos.

Com a aproximação da Páscoa, iniciamse os preparativos para a celebração da Paixão, morte e ressurreição de Jesus. A quarta-feira de cinzas que, neste ano de 2013, será no dia 13 de fevereiro, marca o início da Quaresma, um momento de conversão. Na data é seguida a tradição iniciada no século VII, a imposição das cinzas. No início de sua história elas eram salpicadas naqueles que estivessem em penitência pública. Hoje, os cristãos recebem uma cruz na fronte com as cinzas da queima das palmas do Domingo de Ramos do ano anterior. O ritual traz a mensagem “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, reforçando a fragilidade da vida humana perante a vontade de Deus, mostrando que a vida terrena é somente uma passagem para algo maior, uma continuidade. O período convida para a renovação da fé, à caridade, ao abandono dos prazeres e à penitência, mostrando assim o esforço para seguir a caminhada de amor realizada por Jesus.

Jejum

O objetivo do jejum é aproximar o praticante de Deus, fazer com que por meio desta penitência aconteça o desapego de tudo que interf ra neste amor incondicional. “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus” (Mt 4,4). O verdadeiro jejum parte do coração, considerando a razão do ato, que é passar pelo sofrimento semelhante ao de Cristo, e não o ato somente da não ingestão de alimentos por um período. Esta renúncia cria condições para a vivência dos valores transcendentais, criando uma prática espiritual libertadora.


4

www.dioceseblumenau.org.br Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau

Igreja

“É ele que perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades” (Sl 103,3)

DIA MUNDIAL DO ENFERMO

Palavras de esperança Carta do Papa aos enfermos aborda amor incondicional e aceitação No último dia 08 de janeiro, o Vaticano publicou a mensagem do Papa Bento XVI para o XXI Dia Mundial do Enfermo, dia 11 de fevereiro. Neste ano, a celebração será realizada no santuário mariano de Altötting, na Baviera (Alemanha). Na carta, o Papa relembra exemplos de vida dedicados aos enfermos, Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, Raul Follereau, Beata Teresa de Calcutá, Santa Ana Schäffer, de Mindelstetten, e ressalta a figura da Bem-aventurada Virgem Maria. Esta que acompanhou a dor de seu filho até a morte, entregando e conf ando seu amor a Deus. Quando tocados pela dor de si mesmo ou do próximo, é um momento para reforçar a fé e as orações no amor de Cristo, pois ele nunca abandona seus f éis. Em palavras citadas pelo Papa, “Não é o evitar o sofrimento, a fuga diante da dor que cura o homem, mas a capacidade de aceitar a tribulação e nela amadurecer, de encontrar o seu sentido através da

Pastoral da Saúde organiza grupos para visitas em hospitais públicos de Blumenau união com Cristo, que sofreu com inf nito amor” (Enc. Spe salvi, 37).

Voluntariado A Pastoral da Saúde da Diocese de Blumenau está preparando voluntários para realizar visitas aos enfermos dos Hospitais Santo

Antônio e Santa Isabel. Organizador do projeto, o Padre Ailton Rocha, vice-coordenador da Pastoral e capelão dos hospitais, realizará uma formação nos meses de fevereiro e março com os católicos interessados a levar uma palavra de conforto aos doentes e suas famílias.

Mensagem do Papa Bento XVI “[...] Este dia constitui, para os doentes, os responsáveis pela saúde, os fiéis cristãos e todas as pessoas de boa vontade, «um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salva-

ção da humanidade» (João Paulo II, Carta de instituição do Dia Mundial do Doente, 13 de Maio de 1992, 3). Nesta circunstância, sinto-me particularmente unido a cada um de vós, amados doentes, que, nos locais de assistência e tratamento ou mesmo em casa, viveis um tempo difícil de provação por causa da doença e do sofrimento. Que cheguem a todos

estas palavras tranquilizadoras dos Padres do Concílio Ecumênico Vaticano II: «Sabei que não estais (…) abandonados, nem sois inúteis: vós sois chamados por Cristo, a sua imagem viva e transparente» (Mensagem aos pobres, aos doentes e a todos os que sofrem). [...]”

A visitação acontecerá semanalmente e deverá ser realizada em duplas. “Precisamos de pessoas que queiram transmitir coisas boas, fazer orações junto dos enfermos e de seus entes queridos”, diz o capelão. Mais esclarecimentos pelo telefone: (47) 8406-4191.

SANTO DO MÊS

São Brás, protetor contra as doenças da garganta Historiadores garantem que São Brás foi médico e bispo de Sebaste, na Armenia, e que seu martírio ocorreu durante a perseguição dos cristãos, por volta do ano 316, durante o período de desentendimentos entre os imperadores Constantino (Ocidente) e Licinio (Oriente). Preso pelos soldados romanos, foi açoitado e esfolado com pentes de ferro, os mesmos que eram usados para desf ar a lã e, enf m, decapitado por se ter recusado a renegar a própria fé em Cristo. Na sua cidade, onde exerceu seu ministério episcopal, realizou muitos milagres. Entre eles, teve grande repercussão o da cura de um menino que se havia engasgado com uma espinha de peixe, acontecido durante os dias da sua prisão. São Brás faz parte dos 14 santos considerados auxiliadores, isto é, invocados para a cura de males especiais. Por causa da cura do menino engasgado, a tradição popular invoca-o como protetor contra os males da garganta. Mas, a fórmula litúrgica da bênção dada pelo ministro aos f éis, no dia 03 de fevereiro, data da sua celebração, estende a proteção deste santo a “qualquer outro mal”. Ao proferir a bênção, o sacerdote cruza duas velas acesas à frente do f el, lembrando a luz da fé em Cristo, fonte de cura e salvação. Na cidade de Milão, encerra-se as festas do santo, realizadas em família, comendo-se as sobras de panetones do Natal. São confeccionados também doces típicos que recordam o santo. Abençoados pelo pároco, são distribuídos aos f éis. Em Salermo, há a tradição de consumir as “almôndega de São Brás”. É a devoção popular que se materializa em ritos, inclusive culinários. Na cidade de Salemi, recorda-se que em 1.542 São Brás salvou a população de uma grave carestia, causada pela invasão de gafanhotos. São Brás, assim, é também invocado pelo povo como protetor das colheitas.


5

Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau www.dioceseblumenau.org.br

Catequese

“Eles foram, viram e permaneceram com Jesus” (Jo 1,39)

CHAMADO

Formação para catequistas inicia em março Catequese promove aproximação com Cristo Neste ano somos convocados pela Mãe Igreja a ref etirmos de forma mais profunda sobre nossa fé. Os Catequistas de toda a Diocese estão convocados a abraçarem com seriedade e responsabilidade o Projeto de Formação – “CARTAS” para assim estar aprofundando a vocação de Catequista, o seguimento a Jesus Cristo, bem como os conteúdos da fé, em especial a Prof ssão de Fé. Pois a catequese deve favorecer uma experiência de encontro com Jesus Cristo, sendo este o autor de nossa missão catequética. O processo formativo catequético seguirá os seguintes eixos: existencial, bíblico, teológico, metodológico, litúrgico, evangelização e catequese. O público alvo são os coordenadores da catequese, catequistas, bem como aqueles que se sentem chamados para este ministério. Após o estudo de cada eixo será realizada a celebração de entrega de um símbolo. As atividades do processo de formação serão abordadas em três níveis: Pessoal: Cada catequista terá, semanalmente, uma carta, onde cada dia reservará 10 a 15 minutos para ref etir, aprofundar e rezar, bem como fazer suas

Pequenos aprendem a poupar A Pastoral do Dízimo, juntamente com a catequese da Paróquia Santa Terezinha, de Timbó, implantou o dízimo infantojuvenil com o intuito de conscientizar os catequizandos sobre o que é e o que ele representa para nossa igreja e nossa comunidade. O trabalho está, inicialmente, sendo feito com os catequizandos de Eucaristia e Crisma da Matriz e Centro Catequético São Brás. No f nal de 2012, cada turma juntou o dinheiro arrecadado e destinou a uma das três dimensões: Religiosa, Social e Missionária. Boa parte das arrecada-

“Experiência Catequética” dos grupos da Paróquia Santa Terezinha, em Timbó ções foi entregue à Dimensão Missionária, comprando o kit de Evangelização da Jornada Mundial da Juventude. Em seguida, f cou a Dimensão Social,

distribuindo cestas básicas, ajudando crianças portadoras de câncer e realizando compra de roupas e tênis para crianças carentes.

[+] Principais objetivos Queridos (as) Catequistas, assumamos com coragem, ternura e determinação essa proposta formativa, ela nos ajudará a sermos melhores como pessoas e nosso ministério catequético será de qualidade.

✗ Desprendimento dos bens materiais, valorizando mais a família, a saúde, os amigos e a comunidade; ✗ Integrar jovens na igreja e na comunidade; ✗ Fazer com que descubram o sentido da responsabilidade pelas coisas de Deus;

anotações do que mais lhe chama a atenção. Grupal: Após o estudo das cartas do referido eixo, os catequistas se reúnem com o orientador (ou catequista de apoio) para partilhar a experiência de estudo e avaliar o mesmo. Paroquial: Ao f nal do estudo de cada eixo, a pessoa responsável por articular o projeto na paróquia reunirá os catequistas que participaram da proposta formativa para a celebração da entrega.

✗ Ensinar a prática da solidariedade e da caridade com o próximo.

Catequizandos realizam pessoalmente a entrega de doações para famílias carentes

Irmã Carmelita Tenfen – Coordenadora Diocesana da Catequese

Oneda Móveis, Transformando ambientes de trabalho em escritórios de verdade. Fone/ Fax: (47) 3322 6867 / 3322 1688 Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), 210 - Centro - Blumenau / SC

E-mail:vendas@onedamoveis.com.br - www.onedamoveis.com.br


6

www.dioceseblumenau.org.br Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau

Ecumenismo

“Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos” (Ef 4,6)

RENOVAÇÃO

CURTAS ECUMÊNICAS JANTAR NA OAB A convite da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, subsecção de Blumenau, no dia 11 de dezembro de 2013, com início às 20h, Pastor Carlos Kracke – IELB, Pastor Dieter Juergen Thiel – IECLB e Padre Raul Kestring – ICAR participaram de jantar natalino na sede da entidade em Blumenau. Além de dirigirem mensagem natalina a todos os presentes, os pastores e o padre tiveram oportunidade de saudar o reeleito presidente da Ordem, Dr. Cesar Augusto Wolff e, nele, estenderam saudação a toda a nova diretoria.

Em momento de decisão, diretoria traça novos caminhos para este ano que inicia

Núcleo Ecumênico de Blumenau elege nova diretoria e planeja 2013

No dia 05 de dezembro de 2013, às 9h, numa das salas da Cúria Diocesana de Blumenau, reuniramse membros da diretoria do Núcleo Ecumênico de Blumenau. Da pauta constou a leitura do Regimento Interno e a eleição da nova diretoria. Há que se destacar a disponibilidade de todos os presentes, em vis-

ta não só de dar continuidade aos objetivos do Núcleo, como também empenhar-se no seu revigoramento. Um dos sinais deste revigoramento foi, sem dúvida, a nova diretoria que foi composta para o biênio 2013-2014: Presidente: Padre Raul Kestring – ICAR; Vice Presidente: P. Carlos Kracke – IELB; Secretá-

Em reunião, eleitos garantem melhorias em projetos e renovação no planejamento

rio: P. Dieter Juergen Thiel – IECLB; 2º Secretário: Sr. Ricardo Goerl – IELB; Tesoureiro: Pa. Mirian Ratz – IECLB; 2º Tesoureiro: P. Alexandre Antonio Nogueira – ICAR; Conselheiros: P. Romeu Hoepfner – IECLB, Padre Ademar Pedro Gadotti – ICAR – Pomerode, Pastor Adriano Littig – IELB.

Diretoria será instalada em celebração na Paróquia Luterana/IECLB de Timbó Decidiu-se que a instalação of cial da nova diretoria do nosso Núcleo ecumênico será celebrada durante culto comemorativo do Dia Mundial da Oração, 1º de março de 2013, às 19h30, na Paróquia Evangélica de Conf ssão

Luterana, em Timbó, Centro. Para este momento de graça e bênçãos, desde já, manifestamos nossa alegria pela participação de todos e todas. Pastor Romeu, pároco daquela comunidade evangélica e padre Alexandre, vigário

paroquial da Paróquia Católica Santa Terezinha, em Timbó, ambos membros da nova diretoria, estão se empenhando para tudo preparar, para que vivamos um intenso e alegre momento ecumênico em nossa região.

Religiosos participam de evento com nova diretoria da OAB

CULTO NA FURB Em sugestivo ambiente celebrativo com símbolos de Advento e Natal, preparado no hall de entrada do prédio da Reitoria da Fundação Regional de Blumenau - FURB, Pastor Gilson Ricardo Hoepfner – IECLB e Padre Raul Kestring – ICAR animaram celebração ecumênica própria deste tempo litúrgico, no dia 20

de dezembro de 2013, às 10h30. Percebeu-se a efetiva participação da comunidade ali reunida, professores, funcionários e alunos da Universidade. O ato teve também a prestigiosa presença do Magnífico Reitor, professor João Natel Pollonio Machado, e da Vice-reitora, professora Griseldes Fredel Boos.

MAGIA DE NATAL O cenário era deveras inédito para uma celebração ecumênica: junto ao lago do Parque Ramiro Rüdiger, de um lado estava o palco coberto de lona, tendo à frente o altar e o presépio; do outro lado do lago estavam os fiéis, acomodados em arquibancadas. O bom sistema de som, no entanto, naquela manhã de domingo, 23 de de-

zembro de 2012, possibilitou boa comunicação. Ali, a Catequista Sara Regina Hoppen – IECLB, Pastor Carlos Kracke – IELB e Padre Raul Kestring – ICAR, representantes da Igreja em nossa cidade e convidados pelos organizadores do projeto Magia de Natal, da Prefeitura de Blumenau, conduziram celebração ecumênica de Natal.

Fone: (47) 3327 4019

Rua Coripós, 1001, Sl 02 - Asilo Blumenau, SC

KEUNECKE

F E R R A G E N S FECHADURAS

As melhores opções em ferragens, fechaduras rass e acessórios para portas, janelas e móveis

Fone: 3323 3 (47) 322

Rua 2 de Setembro, 3715 - Fax 3323 4153 - Blumenau SC


7

Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau www.dioceseblumenau.org.br

Juventude

“Porque vós sois, ó meu Deus, minha esperança. Senhor, desde a juventude vós sois minha confiança” (Sl 71,5)

FRATERNIDADE E JUVENTUDE

Campanha da Fraternidade 2013 será lançada em fevereiro Além de Brasília, Rio Grande do Norte receberá eventos de lançamento Simultaneamente, a Jornada Mundial da Juventude que acontece, neste ano, e a Campanha da Fraternidade (CF) 2013 traz o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, enviaime!” (Is 6,8), mostrando a força e a necessidade de uma vida ativa do jovem na igreja. Comemorando, neste ano, a 50ª edição, é pela segunda vez que a CF aborda o tema juventude, a primeira aconteceu em 1992. A Campanha será lançada, of cialmente, em 13 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, em sua cidade de origem, Natal/ RN, e tem como objetivo acolher o jovem do mundo moderno, apresentando o caminho do amor de Cristo, para que ele possa contribuir para a criação de uma sociedade fraterna.

O que é a CF? A Campanha da Fraternidade é realizada, anualmente, pela Igreja Católica no Brasil e coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Realizada no período da Quaresma, tem como objetivo despertar a solidariedade perante problemas envolvendo a sociedade. A cada ano um tema diferente é escolhi-

do, mostrando a realidade e a necessidade momentâneas.

Oração oficial

Pai santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.

Quando surgiu? Foi realizada, pela primeira vez, no ano de 1962, por três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira, em Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A Campanha da Fraternidade daquele ano pretendia arrecadar fundos para atividades assistenciais e promocionais da instituição. No ano seguinte, o projeto se expandiu para outras 16 Dioceses da região. Em 1965, a Campanha foi vinculada, diretamente, ao Secretariado Geral da CNBB, mas a grande benção foi recebida em 1970, quando o Papa, via rádio e televisão, concedeu uma mensagem durante sua abertura.

Convertei-nos e, nos desaf os deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da juventude. Para anunciar o Evangelho como projeto de vida, enviai-nos, Senhor; para ser presença geradora de fraternidade, enviai-nos, Senhor; para sermos profetas em tempo de mudança, enviai-nos, Senhor; para promovermos a sociedade da não violência, enviai-nos, Senhor; para salvarmos a quem perdeu a esperança, enviai-nos, Senhor; para...

Anuncie Aqui Fone/Fax: (47) 3322-4435 ou 3334-0718 Rua XV de Novembro, 955 - Centro Caixa Postal 222 - CEP: 89010-003 - Blumenau/SC

Tel.: 3322 (47) 0638 Grécia e Turquia com Cruzeiro + Egito e Israel Saída: 30 de Outubro de 2013 - 20 Dias Diretor Espiritual: Pe. Cattoni - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau/SC

Formação diocesana para a juventude O cartaz escolhido para a Campanha da Fraternidade de 2013 coloca em evidência a jovialidade e a alegria O lema ‘Eis-me aqui, enviai-me!’ é a voz forte do jovem que, repleto de sonhos e com grande autoestima, se coloca à disposição para ajudar a todos nós a navegarmos em águas profundas neste mundo virtual que lhe é caro e próprio, diz em documento of cial a CNBB, coordenadora da CF. Tendo em vista que a JMJ Rio 2013 seria no Rio de Janeiro, viuse a necessidade de trabalhar a CF 2013 com o tema da juventude. Unindo forças, 2013 será uma renovação para todos nós. A “evangelização da juventude” interessa muito à Igreja; dela dependem o futuro da própria Igreja e os rumos que a sociedade vai tomar. Precisamos acreditar nisso! O motivo principal é que os jovens têm direito de receber da Igreja o Evangelho e de serem introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com as riquezas da fé cristã. Para isso, a linguagem também deve ser atualizada; nossa juventude está nas redes sociais e isso é muito importante, porém, precisamos falar de Jesus Cristo como pessoa e levá-los a fazer esta experiência pessoal com Ele. Este contato fez com que muitos discípulos seguissem Jesus a ponto de permanecerem com Ele. Urge irmos ao encontro dos jovens! “Estamos certos de que o presente e o futuro da própria Igreja dependem desta nossa opção ‘afetiva’ e ‘efetiva’ por eles...” “Uma busca de unidade de nossas forças eclesiais em vista de um trabalho mais eficiente encontra neste documento as suas linhas gerais e motivações”. Para isso, nossa primeira formação será dia 24/02 na Catedral às 15h, quando falaremos do Documento 85 e da CF 2013. A formação está aberta a todas as expressões juvenis.

[+] Próximos encontros:

✗ 24/03 - Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) Tema: Youcat – Catedral, 15h ✗ 21/04 – Formação e informação sobre Semana Missionária – Catedral, 15h ✗ 19/05 - Seminários temáticos – Catedral, 15h ✗ 16/6 – Encontro com os jovens que irão à JMJ Rio 2013 – Catedral, 15h

JK DISTRIBUIDORA DE CARNES FILÉ DUPLO selecionado e inspecionado para festas em qualquer quantidade, com qualidade. Vendemos somente por atacado.

Fone: (47) 3397-7100 Rua Bonitácio Haendchen, 5263 - Belchior Central - Gaspar/SC CEP: 89.110-00 - e-mail: carnejk@netvis.com.br


Especial

8

JMJ 2013

9

Juventude dá boas vindas à Cruz peregrina Com muita festa e devoção, a Diocese recebe os símbolos dos jovens Vestindo camisetas alusivas a JMJ e a diversos outros movimentos regionais, foi expressiva a participação da juventude por toda caminhada da Cruz, do Ícone de Nossa Senhora e do quadro da Beata Albertina. Ao ser erguida, a Cruz recebia muitas palmas, assim como vozes tomavam conta da igreja em meio a cantos e palavras de amor. Trazidos por um caminhão especial, os símbolos chegaram à Diocese de Blumenau na quarta-feira, dia 16, e por todo seu trajeto atraíram muitas demonstrações de devoção. Durante as vigílias noturnas não faltaram f éis para venerarem os objetos sagrados, neste momento pôde-se perceber pessoas verdadeiramente apaixonadas por Cristo, por sua Cruz e Ressurreição. Em todos os locais, salientava-se também a importância da participação dos “jovens de espí-

rito”, não somente os jovens na idade. Assim, as igrejas ficaram lotadas de f éis tocados pelo signif cado da Cruz. Os devotos procuravam tocá-la, estendiam suas mãos em sua direção, buscando benção, emoção e lágrimas tomavam conta de muitos. A forte presença do bispo Dom José, presidindo às missas, dirigindo ricas ref exões e mensagens, fez com que recebesse o título de “bispo jovem”, como o grande animador de todo o evento. Em uma das celebrações, no momento da saudação da paz, desceu do presbitério e misturou-se aos jovens, abraçandoos, quase alheio ao tempo que se estendia. Outra presença marcante foi o Pe. Carlos Sávio Ribeiro, natural do Rio Grande do Norte, fazendo parte do setor de evangelização da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Símbolos passaram por Blumenau, Jaraguá do Sul, Navegantes, Gaspar, Timbó e seguiram para a Diocese de Rio do Sul

“A igreja é jovem” Cerca de cinco mil jovens participaram do Bote Fé Floripa, que aconteceu na noite de 12 de janeiro, no Centro Multiuso de São José. O evento recebeu, na cidade vizinha à capital catarinense, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina, o ícone de Nossa Senhora e o quadro da beata Albertina Berkenbrock. Os símbolos que já haviam passado pelas cidades catarinenses de Lages, Criciúma e Tubarão, receberam esta grande celebração promovida pela Arquidiocese de Florianópolis com o propósito de unir fé e alegria. Diversas bandas da região, além de atrações nacionais embalaram toda a noite do sábado, enquanto os presentes sentiam a graça proporcionada pela proximidade com a Cruz, o Ícone e a Imagem de Albertina. O Bote Fé, também, contou com a participação de diversos grupos de dioceses da região, apresentando números de dança, canto e teatro. As Irmãs Carmelitas, de Blumenau, não ficaram de fora da programação. Elas apresentaram, juntamente com jovens de Pomerode, a música “Eis aqui tua igreja”. A canção é conhecida como um hino da juventude. A diocese blumenauense conseguiu levar cerca de 200 jovens, organizados em ônibus além do Bispo Dom José Negri e do Padre João Bachmann, para prestigiarem o momento de grande bênção no estado. A jovem Camila Gonzaga da Luz, de Blumenau, vai levar por toda vida a emoção sentida durante o evento, “está agravado, pintado em meu coração o momento em que recebemos a Cruz, este símbolo que já rodou o mundo nas mãos de muitos outros jovens”.

Bote Fé Floripa celebra com emoção a passagem dos símbolos da JMJ pelo Estado

Vigílias comarcais O objetivo principal da Diocese de Blumenau é que até o dia da JMJ Rio 2013, 23 de julho, uma cruz, semelhante ao símbolo do Bote Fé, perpasse pelas comarcas da Diocese de Blumenau. Em cada cidade, há uma programação especial para esta vigília: os jovens e suas coordenações farão com que a cruz chegue às comunidades, fazendo com que elas compreendam o signif cado da JMJ e, mesmo aqueles que não puderem par-

JMJ a caráter Promovendo a Jornada Mundial da Juventude, o Setor Juventude Diocese de Blumenau criou uma camisa e um pingente, simbolizando o momento. Os itens já podem ser adquiridos na secretaria da Catedral São Paulo Apóstolo. A camisa, com a cor da paz, bran-

Viaje seguro para a JMJ ção, em cada veículo haverá a presença de dois responsáveis da Diocese. Os locais de estadia devem seguir o exemplo da Semana Missionária, que antecede a Jornada. Diversas famílias cadastradas nas Dioceses da região abrem as portas de suas casas para receberem os jovens, assim

Independente da idade, aqueles que quiserem participar da JMJ tem a opção de três pacotes de viagem oferecidos pela Diocese de Blumenau, dependendo da data que pretendem aproveitar a Jornada. O Setor Juventude está organizando ônibus para o transporte até a capital carioca. Para garantir a segurança e organiza-

ticipar do momento no Rio de Janeiro, possam também ter contato com a cruz em sua comunidade. Nesta passagem, os grupos de jovens organizarão momentos de oração, terços meditando os mistérios da cruz, via sacra, teatro, música e celebrações. A cruz estará presente nas missas, cultos e ambientes que acharem importante, como asilos e hospitais. Com esta cruz, será possível dar espaço à criatividade e participação de todos. ca, traz estampados a imagem de um dos cartões postais da cidade de Blumenau e o símbolo da JMJ Rio. Modelos masculinos e femininos possuem os tamanhos, P, M e G. A cruz símbolo da Campanha da Fraternidade 2013 foi reduzida

como alojamentos são oferecidos em paróquias, escolas, ginásios esportivos e centros comunitários. Entre toda a programação, a emoção deve mesmo transbordar no dia 28, quando acontece a Missa de Encerramento com a bênção do Papa Bento XVI. Dúvidas sobre valores e disponibilidade dos pacotes oferecidos podem ser tiradas pelo telefone (47) 3322-4435, com Cursilho, ou Diácono Eduardo.

[+] Passagem da cruz: ✗ 24/02 a 23/03 Comarca Navegantes

✗ 24/03 a 20/04

Comarca Gaspar

✗ 21/04 a 18/05

Comarca Blumenau Norte

✗ 19/05 a 15/06

Comarca Blumenau Sul

✗ 16/06 a 16/07

Comarca Timbó

a miniatura e está disponível, juntamente com um cordão, para ser utilizada como colar. O valor simbólico pelos quais os itens podem ser comprados, R$ 10 a camisa e R$ 5 a cruz, contribuirá para custear parte da viagem dos jovens da Diocese que prestigiarão a JMJ 2013.

[+] Programe a sua viagem ✗ Pacote Completo (de 23 a 28 de julho): inclui alojamento, alimentação, seguro, transporte e kit peregrino (camisa e miniatura da Cruz da Juventude); ✗ Pacote Fim de Semana (de 26 a 28 de julho): inclui alojamento, alimentação, seguro, transporte e kit peregrino (camisa e miniatura da Cruz da Juventude); ✗ Pacote Vigília (dias 27 e 28 de julho): inclui alimentação, seguro e kit peregrino (camisa e miniatura da Cruz da Juventude).

DAPAZ

CONSTRUTORA E INCORPORADORA Crea 062850-7

Rua Joinville nº 1018 - sala 02 - Bairro Vila Nova - Blumenau -SC - Fone: 3323-2947

No Cemitério São José o futuro já chegou. o SE IE- açã 00* C SO em 00, AS r C 1.5 $ R

Associação Religiosa Ecumênica

VOCÊ ESCOLHE - O Meio Ambiente agradece.

CREMATÓRIO ou

CEMITÉRIO VERTICAL

Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - SC

www.cemiteriosaojose.com.br

*Para associados

3322-3950


Especial

8

JMJ 2013

9

Juventude dá boas vindas à Cruz peregrina Com muita festa e devoção, a Diocese recebe os símbolos dos jovens Vestindo camisetas alusivas a JMJ e a diversos outros movimentos regionais, foi expressiva a participação da juventude por toda caminhada da Cruz, do Ícone de Nossa Senhora e do quadro da Beata Albertina. Ao ser erguida, a Cruz recebia muitas palmas, assim como vozes tomavam conta da igreja em meio a cantos e palavras de amor. Trazidos por um caminhão especial, os símbolos chegaram à Diocese de Blumenau na quarta-feira, dia 16, e por todo seu trajeto atraíram muitas demonstrações de devoção. Durante as vigílias noturnas não faltaram f éis para venerarem os objetos sagrados, neste momento pôde-se perceber pessoas verdadeiramente apaixonadas por Cristo, por sua Cruz e Ressurreição. Em todos os locais, salientava-se também a importância da participação dos “jovens de espí-

rito”, não somente os jovens na idade. Assim, as igrejas ficaram lotadas de f éis tocados pelo signif cado da Cruz. Os devotos procuravam tocá-la, estendiam suas mãos em sua direção, buscando benção, emoção e lágrimas tomavam conta de muitos. A forte presença do bispo Dom José, presidindo às missas, dirigindo ricas ref exões e mensagens, fez com que recebesse o título de “bispo jovem”, como o grande animador de todo o evento. Em uma das celebrações, no momento da saudação da paz, desceu do presbitério e misturou-se aos jovens, abraçandoos, quase alheio ao tempo que se estendia. Outra presença marcante foi o Pe. Carlos Sávio Ribeiro, natural do Rio Grande do Norte, fazendo parte do setor de evangelização da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Símbolos passaram por Blumenau, Jaraguá do Sul, Navegantes, Gaspar, Timbó e seguiram para a Diocese de Rio do Sul

“A igreja é jovem” Cerca de cinco mil jovens participaram do Bote Fé Floripa, que aconteceu na noite de 12 de janeiro, no Centro Multiuso de São José. O evento recebeu, na cidade vizinha à capital catarinense, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina, o ícone de Nossa Senhora e o quadro da beata Albertina Berkenbrock. Os símbolos que já haviam passado pelas cidades catarinenses de Lages, Criciúma e Tubarão, receberam esta grande celebração promovida pela Arquidiocese de Florianópolis com o propósito de unir fé e alegria. Diversas bandas da região, além de atrações nacionais embalaram toda a noite do sábado, enquanto os presentes sentiam a graça proporcionada pela proximidade com a Cruz, o Ícone e a Imagem de Albertina. O Bote Fé, também, contou com a participação de diversos grupos de dioceses da região, apresentando números de dança, canto e teatro. As Irmãs Carmelitas, de Blumenau, não ficaram de fora da programação. Elas apresentaram, juntamente com jovens de Pomerode, a música “Eis aqui tua igreja”. A canção é conhecida como um hino da juventude. A diocese blumenauense conseguiu levar cerca de 200 jovens, organizados em ônibus além do Bispo Dom José Negri e do Padre João Bachmann, para prestigiarem o momento de grande bênção no estado. A jovem Camila Gonzaga da Luz, de Blumenau, vai levar por toda vida a emoção sentida durante o evento, “está agravado, pintado em meu coração o momento em que recebemos a Cruz, este símbolo que já rodou o mundo nas mãos de muitos outros jovens”.

Bote Fé Floripa celebra com emoção a passagem dos símbolos da JMJ pelo Estado

Vigílias comarcais O objetivo principal da Diocese de Blumenau é que até o dia da JMJ Rio 2013, 23 de julho, uma cruz, semelhante ao símbolo do Bote Fé, perpasse pelas comarcas da Diocese de Blumenau. Em cada cidade, há uma programação especial para esta vigília: os jovens e suas coordenações farão com que a cruz chegue às comunidades, fazendo com que elas compreendam o signif cado da JMJ e, mesmo aqueles que não puderem par-

JMJ a caráter Promovendo a Jornada Mundial da Juventude, o Setor Juventude Diocese de Blumenau criou uma camisa e um pingente, simbolizando o momento. Os itens já podem ser adquiridos na secretaria da Catedral São Paulo Apóstolo. A camisa, com a cor da paz, bran-

Viaje seguro para a JMJ ção, em cada veículo haverá a presença de dois responsáveis da Diocese. Os locais de estadia devem seguir o exemplo da Semana Missionária, que antecede a Jornada. Diversas famílias cadastradas nas Dioceses da região abrem as portas de suas casas para receberem os jovens, assim

Independente da idade, aqueles que quiserem participar da JMJ tem a opção de três pacotes de viagem oferecidos pela Diocese de Blumenau, dependendo da data que pretendem aproveitar a Jornada. O Setor Juventude está organizando ônibus para o transporte até a capital carioca. Para garantir a segurança e organiza-

ticipar do momento no Rio de Janeiro, possam também ter contato com a cruz em sua comunidade. Nesta passagem, os grupos de jovens organizarão momentos de oração, terços meditando os mistérios da cruz, via sacra, teatro, música e celebrações. A cruz estará presente nas missas, cultos e ambientes que acharem importante, como asilos e hospitais. Com esta cruz, será possível dar espaço à criatividade e participação de todos. ca, traz estampados a imagem de um dos cartões postais da cidade de Blumenau e o símbolo da JMJ Rio. Modelos masculinos e femininos possuem os tamanhos, P, M e G. A cruz símbolo da Campanha da Fraternidade 2013 foi reduzida

como alojamentos são oferecidos em paróquias, escolas, ginásios esportivos e centros comunitários. Entre toda a programação, a emoção deve mesmo transbordar no dia 28, quando acontece a Missa de Encerramento com a bênção do Papa Bento XVI. Dúvidas sobre valores e disponibilidade dos pacotes oferecidos podem ser tiradas pelo telefone (47) 3322-4435, com Cursilho, ou Diácono Eduardo.

[+] Passagem da cruz: ✗ 24/02 a 23/03 Comarca Navegantes

✗ 24/03 a 20/04

Comarca Gaspar

✗ 21/04 a 18/05

Comarca Blumenau Norte

✗ 19/05 a 15/06

Comarca Blumenau Sul

✗ 16/06 a 16/07

Comarca Timbó

a miniatura e está disponível, juntamente com um cordão, para ser utilizada como colar. O valor simbólico pelos quais os itens podem ser comprados, R$ 10 a camisa e R$ 5 a cruz, contribuirá para custear parte da viagem dos jovens da Diocese que prestigiarão a JMJ 2013.

[+] Programe a sua viagem ✗ Pacote Completo (de 23 a 28 de julho): inclui alojamento, alimentação, seguro, transporte e kit peregrino (camisa e miniatura da Cruz da Juventude); ✗ Pacote Fim de Semana (de 26 a 28 de julho): inclui alojamento, alimentação, seguro, transporte e kit peregrino (camisa e miniatura da Cruz da Juventude); ✗ Pacote Vigília (dias 27 e 28 de julho): inclui alimentação, seguro e kit peregrino (camisa e miniatura da Cruz da Juventude).

DAPAZ

CONSTRUTORA E INCORPORADORA Crea 062850-7

Rua Joinville nº 1018 - sala 02 - Bairro Vila Nova - Blumenau -SC - Fone: 3323-2947

No Cemitério São José o futuro já chegou. o SE IE- açã 00* C SO em 00, AS r C 1.5 $ R

Associação Religiosa Ecumênica

VOCÊ ESCOLHE - O Meio Ambiente agradece.

CREMATÓRIO ou

CEMITÉRIO VERTICAL

Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - SC

www.cemiteriosaojose.com.br

*Para associados

3322-3950


10

www.dioceseblumenau.org.br Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau

Variedades

“Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47)

TESTE BÍBLICO

DICA DE LEITURA

Ginetta – Fatos que ainda não contei

Teste seu conhecimento Descubra se você sabe tudo sobre a partilha do pão de Cristo Apresentamos um novo desaf o bíblico. Para participar, basta responder às questões e nos enviar até o dia 20 de fevereiro, através do e-mail jornal@ diocesedeblumenau,org.br ou pelo Correio para a Cúria Diocesana de Blu-

menau, aos cuidados do Padre Raul Kestring (Rua XV de Novembro, 955 / Blumenau-SC / CEP 89010-003). Informe seu nome completo, telefone e endereço. Quem acertar todas as questões concorre a uma bíblia.

RESULTADO DO TESTE ANTERIOR

QUAL A RESPOSTA CERTA? 1- Quantos pães Mefibosete deu para Davi? A - 50 B - 100 C - 200 2- Que homem não comia pão e o povo pensava que ele tinha um demônio? A - João Batista B - Jesus C - Paulo 3- O que Jacó deu para Esaú junto com o pão? A - Lentilhas

B - Vinho C – Figos

Em nosso teste anterior, quem acertou as questões e ganhou uma bíblia foi Lino Gomes Coelho de Carvalho, do Bairro Itoupava Norte, em Blumenau. Conf ra as respostas.

4- Que tipo de pão era considerado o que não era fermentado? A - De viagem B - De alegria C - De aflição

RESPOSTAS CERTAS 1- Durante a Páscoa que tipo de pão os Israelitas deveriam comer? B - Sem fermento

5- Quem disse a mulher cananéia que comia as migalhas de pão que caiam da mesa? A - Os corvos B - Os cachorrinhos C - Os pombos

cestos com pães sobre a sua cabeça? A - Foi enforcado 4- O homem não deve viver de pão somente, mas...? B - Da palavra de Deus

2- Quem ofereceu a Abraão pão e vinho? C - Melquizedeque

5- O que o diabo sugeriu a Jesus que transformasse em pães? B - Pedras

3- O que aconteceu com o homem que sonhou que tinha três

O lilivro organizado i d pela l física fí i e teóloga Sandra Ferreira Ribeiro revela fatos da vida de Ginetta Calliari presentes em sua autobiografia, escrita na década de 1980. A narração de histórias desde sua infância mostra uma personalidade inquieta e questionadora, um exemplo de testemunha para se espelhar. Um dos principais momentos na vida de Ginetta aconteceu em 1944, quando conheceu Chiara Lubich, juntas desencadearam o Movimento dos Focolares. O livro foi publicado em 2011, dez anos após o falecimento da italiana que dedicou sua vida a Jesus.

RECORDANDO

Mistérios da Luz enriquecem o Rosário No dia 16 de outubro de 2002, o papa João Paulo II, surpreendeu o mundo ao lançar a CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE, sobre o sentido e os frutos da recitação do Terço. E nesta Carta apostólica incluiu os mistérios luminosos na oração do Terço. No dia 16 de outubro de 2003, o saudoso e santo Papa, completava

25 anos de fecundo pontificado. No mês seguinte, em sua edição de novembro, o Jornal da diocese de Blumenau publicou explicação sobre os novos mistérios do Terço. Assinado por Pe. Adriano Cemin, o escrito enfoca cada um dos mesmos mistérios, apresentando comentários fundamentados na Sagrada Escritura, especialmente no Novo

Testamento. São aprofundados, então, o batismo de Jesus (Mt 3,13-17), as Bodas de Caná (Jo 2,1-12), o Anúncio do Reino de Deus (Mc 1,15), a Transf guração no Monte Tabor (Jo 9,28b-36) e a Instituição da Eucaristia (1Cor 11,23-26). “Mistérios do Rosário – Mistérios Luminosos – da Luz” intitula-se a sugestiva matéria. Ainda hoje, dez anos

MB

depois da sua publicação, o escrito serve para incentivar os devotos da Mãe de Jesus a presentear-lhe com a recitação dos mistérios da luz. Por outro lado, quem não percebe o enriquecimento à devoção do Rosário proporcionada pelo papa Woytila? Seu lema de pontif cado era: Totus tuus, isto é, Todo teu, Todo de Maria. Assim, distingue-se ele, entre os últimos papas, como aquele que por muitos é chamado de “Papa Mariano”.

S COMÉRCIO DE PEÇA

A AUTOMOTIVAS LTD

Fones: (47) 3334-1226 3334-4611 Rod. Br 470, km 59, Nº 5.290, Blumenau, SC mb.com.pecas@terra.com.br


Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau www.dioceseblumenau.org.br

Nossa História

11

“O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz” (Ti 3,18)

BLUMENAU

Expediente

Criação da Sagrado Coração de Jesus

Jornal da Diocese de Blumenau Direção Geral: Dom José Negri PIME Diretor Geral: Pe. Raul Kestring

Após um ano de funcionamento, Área Pastoral torna-se Paróquia

Diretor Comercial: Pe Almir Negherbon Textos e edição: New Age Comunicação (47) 3340-8208

Padre Antônio Francisco Bohn O Revmo. Pe. Raul Kestring, Administrador da Área Pastoral Sagrado Coração de Jesus – Blumenau, apresentou-nos requerimento, solicitando-nos a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Itoupavazinha, cidade de Blumenau, com territórios desmembrados das Paróquias Santo Estevão, no Bairro Salto do Norte e São José Operário, no Bairro Itoupava Central. Como motivo deste pedido, foi apresentado que a futura Paróquia já está funcionando há um ano e meio como Área Pastoral. Tendo ouvido o parecer favorável do Conselho Diocesano de Presbíteros, pelo presente Decreto criamos a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Itoupavazinha, na cidade de Blumenau. Para conhecimento e orientação de todos, declaramos que f cam pertencendo à nova Paróquia todos os moradores abaixo delimitados: Ao Norte: divisa entre os Bairros Itoupava Central e Itoupavazinha; Ao Leste: Ribeirão Itoupava; Ao Sul: divisa entre os Bairros Itoupavazinha e Salto do Norte, com uma linha reta traçada até a ponte sobre o Ribeirão Salto do Norte, à Rua Henrique Mete e, em sequência, outra linha reta desta mesma ponte até à coincidência da Rua Philipp Bauler com a Rua Werner Duwe (asfalto para Pomerode); Ao Oeste: divisa com os Bairros do Testo e Itoupavazinha e divisa entre os municípios de Pomerode e Blumenau. Com muita solicitude, a Paróquia deve ser centro evangelizador, anunciando a BOA NOVA de Jesus, com novo vigor, novos métodos e novas manifestações. Dado e passado na Cúria Diocesana de Blumenau, sob o Nosso Sinal e Selo de Nossas Armas, aos 17 de agosto de 2002.

Jornalista Responsável: Marli Rudnik (DRT 484) marli@newagecom.com.br Fotografias: Acervo da Diocese de Blumenau, e Divulgação Revisão: Pe Raul Kestring Raquel Resende Alfredo Scottini Impressão: Jornal de Santa Catarina

Há dez anos, paróquia recebe moradores do Bairro Itoupavazinha

Tiragem: 20 mil

Os 80 anos de Dom Angélico No dia 19 de janeiro, Dom Angélico Sândalo Bernardino completou a abençoada idade de 80 anos. Diocesanos e diocesanas congratulamo-nos com nosso amado Bispo Emérito nesta agraciada ocasião, elevando ao Pai Eterno nossas preces, para que o conserve entre nós muito feliz, cheio de saúde e ainda por muito tempo.

Trajetória Formado em f losof a, teologia e jornalismo, foi ordenado sacerdote em 12 de julho de 1959. Com muita emoção, foi nomeado bispo-auxiliar de São Paulo, seu estado de origem, pelo Papa Paulo VI, em dezembro de 1974. Sua história em Blumenau se iniciou em 2000, quando foi nomeado por João Paulo II o primeiro bispo da nova Diocese. Em 2009, teve sua renúncia aceita por limite de idade, pelo Papa Bento XVI no governo da Diocese de Blumenau. Hoje é membro da Subcomissão para os Bispos Eméritos da CNBB.

Periodicidade: Mensal Distribuição gratuita Correspondência Cúria Diocesana de Blumenau Rua XV de Novembro, 955 - Centro (47) 3322-4435 Caixa Postal 222 CEP: 89010-971 Blumenau/SC www.diocesedeblumenau.org.br Sugestões de matérias, fotos, artigos e outras contribuições para o Jornal da Diocese podem ser feitas pelo e-mail comunicacoes@diocesedeblumenau.org.br até o dia 12 de cada mês.

RELOJOARIA E ÓTICA

UNIVERSAL 40

AN

OS

(47)

3144 3577

Rua 15 de Nobembro, 1513 - Centro - Blumenau

www.relojoariauniversal.com.br

Serra/aparador

Rua Dois de Setembro, 4612 Sala 03 Itoupava Norte - Blumenau/SC Fone: 47 3338-0264 E-mail: agrimilk@flynet.com.br Site:www.agrimilk.com.br

Cortador de grama Lava Jato


12

www.dioceseblumenau.org.br Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau

Movimentos

“As palavras da boca de um homem são águas profundas; a fonte da sabedoria é uma torrente transbordante” (Provérbios 18,4)

PJ SC 30 ANOS

Construindo um jeito jovem de ser Igreja em Santa Catarina Reuniões de grupos de jovens, cursos e oração fazem parte das ações da Pastoral da Juventude A Pastoral da Juventude, no estado de Santa Catarina, teve sua criação em Lages, entre 15 e 16 de maio de 1982, juntamente com diversos outros movimentos jovens dentro da Igreja Católica. Renovação é o lema da PJ, buscando sempre energia e força na juventude para espalhar o amor e a fé nas comunidades. Em 30 anos, três comemorações marcaram história, reunindo mais de 60 mil jovens: em 1992, em Timbó (celebrando os 10 anos), em 2002, em Curitibanos (20 anos) e em 2007, em Ituporanga (celebrando os 25 anos). Além de grandes eventos, encontros paroquiais, reuniões de grupos de jovens, cursos formativos, momentos de oração, ações sociais

e missões fazem parte das atividades da PJ. A presença do jovem ajuda a construir uma Igreja que tenha seu jeito: dinâmica, sonhadora, de coração aberto e disposta a trans-

formar a realidade. “Nós, jovens, queremos continuar sendo discípulos do Evangelho, missionários do Reino. Com a força da história, queremos que a memória nos fortaleça e nos impulsione. E assim

seguimos fazendo história, construindo caminhos, nos passos do Jovem de Nazaré”, diz Rodrigo da Silva, da Comissão Regional de Assessores da PJ Regional Sul 4 – Santa Catarina, em artigo of cial.

Comemoração aconteceu em Joaçaba Entre os dias 15 e 18 de novembro de 2012, na cidade de Ouro, Diocese de Joaçaba, a Pastoral da Juventude celebrou 30 anos de caminhada no estado de Santa Catarina. Cerca de 300 jovens participaram de atividades de formação e integração promovidas pela PJ no acampamento da celebração estadual. A cerimônia de abertura relembrou a história das atividades que a pastoral vem desempenhando nas diferentes realidades da juventude nesses anos. O tema e o lema do encontro foram apresentados pelo professor e ex-secretário estadual da PJ, Antônio Frutuoso. À noite, a Romaria de

Frei Crispim mobilizou os jovens e os moradores que percorreram cerca de 500m até a Igreja local. Os jovens avaliaram o acampamento e reaf rmaram alguns compromissos para os próximos anos, tendo em vista que em 2013 o tema da Campanha da Fraternidade será juventude e a Jornada Mundial da Juventude será no Brasil. Era perceptível a alegria em participar do encontro e em fazer parte destes 30 anos da PJ no estado. De diferentes lugares, com diferentes sotaques, visões e jeitos de ser, os jovens que representaram as dez dioceses de Santa Catarina, além de novas amizades, puderam

Jovens se reúnem em acampamento para momento de reflexão mergulhar na cultura peculiar daquele lugar. São jovens que sonham, amam, sofrem e lutam por um mundo melhor em suas realidades. No domingo, duas mil pessoas participaram do encerramento do acampamento de

Celebração dos 30 anos da PJ catarinense, com a celebração eucarística na parte da manhã, que deu voz à mística e aos anseios dos jovens, vindos de diferentes cidades do estado. À tarde, o Show com a banda Mensageiros de Cristo f nalizou as atividades.

FRANCISCANISMO Quando lemos a vida de muitos santos, achamos que eles recebiam maiores graças de Deus e, assim, era fácil tornarse santo. São Francisco lutou, durante vários anos, até enveredar pelo caminho da santidade. Santa Clara, desde criança, sempre demonstrou muito amor para com os necessitados, a tal ponto que se privava de comer, a f m de enviar alimentos aos pobres numerosos da cidade. Houve o momento em que cortou os cabelos e iniciou o seguimento dos caminhos da Dona Pobreza. Todavia, o crescimento dela estava só começando e com muitas virtudes. A santidade é um caminho contínuo e continuado ao longo de muitos anos. Clara se aperfeiçoava a cada minuto. Sempre que podia lavava os pés das irmãs, sobretudo das mais humildes. Jesus mandou que lavássemos os pés das pessoas no sentido literal e no sentido espiritual. Encontram-se muitas pessoas cheias de queixas contra a vida, reclamações de todo tipo, dando a impressão de viverem um calvário muito difícil. Precisamos verif car se não estamos acostumados a receber tudo pronto e acabado. Devemos de fazer sacrifícios, a cada dia podemos aumentar a dose e, assim, a nossa santidade crescerá. Devemos agradecer a Deus Pai, a Jesus tantas graças com que nos cumulam todos os dias, todas as horas, todos os minutos da vida. Não se faz necessário realizar grandes penitências, mas, é importante a prática da oração e de pequenos gestos que engrandecem o nosso ser e tornam o nosso espírito sempre maior. É preciso dar o primeiro passo, depois mais um e, desta maneira, prosseguir, avançar sempre mais. A oração é o combustível que move a nossa vida. Podemos rezar de muitas maneiras, sempre, voltados para Deus e os santos. Com a oração a nossa alma crescerá e seremos Luz para todos. Caminhemos com Jesus, em seus passos de luz e semearemos a Luz por todos os locais, sempre arautos da Paz e Bem. Alfredo Scottini

Três lojas Rua Amazonas, 3176 Rua Frederico Jensen, 4500 Rua 2 de Setembro, 2515

Garcia Blumenau SC Itoupavazinha Blumenau SC Itoupava Norte Blumenau SC e-mail: apmateriais@terra.com.br

para melhor atender

Fone: (47) 3324 0013 Fone: ( 47) 3334 2100 Fone: (47) 3041 1388


13

Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau www.dioceseblumenau.org.br

Paróquias

“Que alegria quando me vieram dizer: Vamos subir à casa do Senhor” (Sl 122,1)

CELEBRAÇÃO

“Vamos a outros lugares” – convite de Jesus também aos apóstolos de hoje A palavra transferência é derivada do verbo transferir. E o dicionário assim explica este verbo: Fazer passar (de um lugar para outro); deslocar; adiar; ceder; transmitir; mudar de um lugar para outro., deslocar, mudar a sede permanente de alguém. Tudo isso tem a ver com uma costumeira prática da Igreja, especialmente em finais de

ano. Por diversos motivos, os padres e diáconos, sob a coordenação do bispo, são mudados de lugar e/ou de trabalho dentro de uma Diocese. No entanto, mais do que conveniência, as transferências têm origem na missionariedade da Igreja, sobretudo dos ministros ordenados, isto é, dos padres, diáconos e, muitas vezes, também dos bispos.

No último dia de comemoração, multidão de fiéis acompanha a procissão que segue pelas águas do Rio Itajaí-Açu

Santuário Nossa Senhora dos Navegantes

11 dias de festa celebram a fé na santa protetora dos perigos das águas Município que teve sua emancipação de Itajaí no ano de 1962, Navegantes conta com uma festa centenária, a tradicional celebração a Nossa Senhora dos Navegantes. A devoção teve início com a chegada da imagem da santa, em 02 de fevereiro de 1896, e permanece até hoje no santuário. Este ano a festa se inicia em 24 de janeiro e segue até

o domingo 03 de fevereiro. A programação que atrai, anualmente, milhares de fiéis, traz novenas noturnas realizadas no santuário até o dia 1º de fevereiro, e conta com a presença de padres, apresentações musicais, seguidas de um jantar realizado em parceria com entidades da região. A maior movimentação acontece, principalmente, no último f nal de semana. A pro-

gramação do sábado se inicia às 6h da manhã, com fogos de artifício e muita música. Nestes 117 anos de festa, a tradição é mantida com a realização da procissão fluvial pelo Rio Itajaí-Açu, relembrando a chegada da santa à cidade litorânea. O evento acontece no domingo, dia 03, na mesma data em que será realizada a missa de encerramento presidida pelo Bispo

Dom José Negri. Assumindo um caráter mais aberto, a festa já teve a presença de Padre Fábio de Melo, Padre Robson, Padre Reginaldo Manzotti e Cantores de Deus. Quem aparece este ano é o Padre Juarez de Castro, apresentador do programa Rosário da Vida, transmitido pela Rede Vida. Ele encerra as festividades do sábado, dia 02, a partir das 19h30min.

Pe. Everaldo deixou a Paróquia N. Sra. Imaculada, em Gaspar, para assumir a Paróquia Santa Terezinha, em Blumenau [+] Transferências deste final de ano na Diocese de Blumenau:

Navegantes, Santuário: Vigário Paroquial - Pe. Artur Betti; Piçarras, Sto. Antonio: Pároco - Pe. Walmir Marcolino Gomes; Penha: Residente - Mons. Carlos Kiesewetter; Bela Vista (Gaspar): Pároco - Pe. Roberto Fritzen; Barracão: Pároco - Pe. Marcos Nerone; Rio dos Cedros: Adm. Paroquial - Pe. José Vidalvino; Área Past. N. Sra. Aparecida, Timbó: Vig. Paroquial - Pe. Ricardo Kreutzfeld; ✗ Doutor Pedrinho (abril-dezembro): Adm. Paroquial - Frei Jair Roberto Pasquali; ✗ Blumenau, Sta. Terezinha: Pároco - Pe. Everaldo Alves; ✗ Blumenau, Catedral: Vig. Paroquial - Pe. Roberto Cattoni; ✗ Blumenau, N. Sra. de Fátima: Adm. Paroquial - Frei Jairson Kienen; ✗ Blumenau, Catedral: Diác. Eduardo; ✗ Rio dos Cedros (até abril) / Doutor Pedrinho (após): Vig. Paroquial - Diác. Sérgio; ✗ Blumenau, Catedral / Rio dos Cedros (após abril): Auxiliar - Pe. Raul.

✗ ✗ ✗ ✗ ✗ ✗ ✗


14

www.dioceseblumenau.org.br Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau

Vida Missionária

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15)

VOCAÇÃO

Candidatos ao sacerdócio respondem “Sim”ao chamado de Cristo e da Igreja Dom José abençoa caminhada iniciada por futuros sacerdotes O seminarista, sempre acompanhado dos padres responsáveis pela Pastoral Vocacional e pelos orientadores do seminário, em dado momento, começa a dar passos mais decisivos, rumo sua meta. A Diocese de Blumenau viveu um esperançoso momento neste sentido no dia 09 de dezembro de 2012. Às 19h daquele domingo, durante a missa habitual da comunidade paroquial da Santa Cruz, bairro Velha Central, Blumenau, cinco jovens, candidatos ao sacerdócio, deram um passo significativo em sua caminhada vocacional. Acolhidos e abençoados por Dom José, que presidiu àquela santa missa, quatro deles foram admitidos às Ordens Sacras e um recebeu o ministério de leitor.

Diocese de Blumenau termina o ano de 2012 com jovens em missão de Cristo

Admissão às Ordens Sacras

Ministério de leitor Após a oração da coleta daquela solene celebração, foi chamado à frente o candidato Alexandre Borges. Após responder a algumas perguntas do bispo a respeito da sua decisão de assumir o ministério de leitor, recebeu a bênção e o envio para desempenhá-lo nas comunidades para onde for enviado. Concluído esse rito, Alexandre, dirigiu-se ao ambão ou mesa da Palavra, e proclamou a primeira leitura daquela celebração eucarística. O que é o ministério de leitor? É o serviço autorizado pela Igreja de proclamar, anunciar, a Palavra

Edson Junior Candatten, Erik Porff Schmitz, Fernando Steffens e Gilson Siqueira Alves, também trajados de túnicas brancas, f zeram parte da procissão de entrada da mesma missa. E ao f nal do Evangelho, foram igualmente chamados, um a um, pelo seu nome completo a se dirigirem diante do bispo Dom José. Ouviram dele igualmente perguntas sobre a seriedade e o compromisso de serem admitidos às ordens sacras, ao que responderam convicta e af rmativamente. Com sua bênção e um abraço fraterno os quatro jovens foram conf rmados neste passo rumo ao sacerdócio. Através da admissão às Ordens

de Deus, seja durante as celebrações ou fora dela. Mais ainda do que isso, o ministro da Palavra é alguém comprometido radicalmente com a tarefa de evangelizar-se e de evangelizar. A vida dele, sobretudo, deve ser testemunho de vivência constante da Palavra de Deus pela oração e pelas obras de caridade. Borges, agora investido de novo ministério, continuará sua caminhada, no Seminário Mãe de Jesus, da Diocese de Blumenau, em Florianópolis, cursando o quarto ano do Curso Superior de Teologia.

TEMPERADOS

Roncaglio

◗ Potas e Janelas ◗ Espelhos acb. em Bisote ◗ Box p/ Banheiro ◗ Decoração ◗ Prateleiras ◗ Tampos ◗ Vidros temperados

Fone/Fax: (47) 3323 3159 Rua 25 de Julho, 1100 - Bairro It. Norte - Blumenau - SC

Sacras, o candidato se coloca publicamente com o propósito de se consagrar ao serviço do Reino de Deus. A partir deste dia ele deve cultivar mais intensamente a sua vocação à vida sacerdotal. Os quatro jovens, agora admitidos of cialmente às Ordens Sacras, continuarão sua preparação para serem sacerdotes no Seminário Teológico Mãe de Jesus, em Florianópolis. Gilson e Edson cursarão o terceiro ano de Teologia; Fernando e Erik frequentarão o segundo ano. Em breve, certamente, darão novos passos decisivos rumo ao sonho da sua vida, para chegarem ao ministério presbiteral.

Promessas de início de ano “Adeus ano velho, feliz ano novo”. Muitas promessas e propósitos, creio que foram feitas no início. Mas para isso se concretizar em nosso dia a dia, há quatro virtudes que devem dar sustentação às nossas promessas, conhecidas como cardinais ou cardeais. São elas: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança – conforme indica o Catecismo da Igreja Católica -, que devemos pedir insistentemente ao Senhor todos os dias. A prudência é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em qualquer circunstância, nosso verdadeiro bem, e a escolher os meios adequados para realizá-lo. Jesus nos aconselha prudência antes de iniciarmos uma empreitada: “Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a f m de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: ‘Este homem principiou a edif car, mas não pôde terminar”’ (Lc 14,28-30). A justiça consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido. “Senhores, tratai vossos servos com justiça e igualdade. Sabeis perfeitamente que também vós tendes um Senhor no céu”, aconselhou São Paulo aos Colossenses (4,1). Por isso, nossa promessa não pode prejudicar os outros. A fortaleza dá segurança nas dif culdades, f rmeza e constância na procura do bem. Ela f rma a resolução de resistir às tentações e superar os obstáculos na vida moral. Ela é, sobretudo, importante na hora em que “escorregamos” e somos tentados a abandonar o prometido. A temperança modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade. “Nos te deixes levar por tuas paixões e refreia os teus desejos” (Eclo 18,30). A temperança é uma virtude importante para dar assistência à inteligência e à vontade. E se “as virtudes humanas se fundem nas virtudes teologais, que adaptam as faculdades do homem para que possa participar da natureza divina” (Catecismo da Doutrina Católica, ns 1812-1813), por que não cultivamos com mais f rmeza, entre nossas promessas, as virtudes infundidas por Deus em nossa alma: fé, esperança e especialmente caridade? A fé em Deus, a certeza de que ele nos criou para a vida eterna e o amor incondicional a Deus e ao próximo nos tornam mais f rmes e conf antes nos propósitos que desejamos alcançar. Então um bom início de ano e um f nal muito feliz.

Colaboração: padre Sérgio Bradanini Padre Alcimir José Pillotto

Emplacamento - Transferência - 2º Via Seguros - Licenciamento - IPVA Rua Sete de setembro, 100 Anexo ao Angelone da Fonte metropolitana@terra.com.br

Fone: (47) 3322 0765 Fax: 3326 5179 - Cel: (47) 8408 4212

Porcelanatos e Revestimentos Cerâmicos

Rua: Sete de Setembro, 2291 - Blumenau - SC

3326-2111

Rua: XV de Novembro, 810 e 866 – Centro – Blumenau – Telefone 33267000 Aristiliano Ramos, 211 - Centro - Gaspar - Telefone 33180100


15

Fevereiro de 2013. Jornal da Diocese de Blumenau www.dioceseblumenau.org.br

Espaço da Família

“...eu e minha casa serviremos o Senhor” (Js 24,15)

AMOR FRATERNO

Sem castidade, não há amor!

Relação de amor incondicional vivido pela Família de Nazaré é modelo para todos os lares

Celebração valoriza famílias Amor é elemento essencial para garantir paz e a harmonia na instituição familiar A Festa da Sagrada Família se insere no Tempo do Natal, ou seja, tempo de manifestação do Senhor, o Verbo eterno do Pai se torna humano, vem morar entre nós. A celebração valoriza a vida de nossas famílias, como santuário da vida, lugar da vivência da gratuidade, do amor e do perdão, sacramento do mundo novo, apesar dos seus inevitáveis contratempos. O Pai nos convida a entrar no mistério sempre atual da encarnação do Filho, na realidade de uma família que, independente de seus limites, é convidada a assumir o caminho de Jesus como Maria e José que foram f éis a Deus, apesar das vicissitudes da época.

Contabilidade Barthel

A Sagrada Família de Nazaré cumpre seus compromissos religiosos e ilumina as relações entre pais e f lhos, sendo modelo para todos os lares. Mas Jesus revela que sua família, mais do que nos laços de sangue, está centrada na obediência a Deus, Pai comum de todas as pessoas que creem Nele e realizam a sua vontade. Compreender a vontade do Pai, seus desígnios, seu projeto de amor, exige meditação, oração e contemplação constante de sua palavra. Maria conservava no coração a palavra, os acontecimentos da salvação, acolhendo com fé o plano de amor do Pai, que se revela no Filho. Sua atitude de discípula ilumina a nossa caminhada a ser-

CRC-PJ 1.754/0-6

Contabilidade - Assessoria 21 anos de experiência com qualidade e rapidez na informação prestada

Fax (47)3328 2607 / Fone 3035 3854 Rua Emília Zucco, 68 - Transversal / Rua dos Caçadores - Bairro Velha Blumenau -SC e-mail: mbarthel_contador@terra.com.br

viço do Evangelho de Cristo. O Filho de Deus vindo a terra numa família humana, oferece a ocasião para ref etir sobre a família como ambiente vital e social, onde cada ser humano se insere ao nascer. Ele ensina a viver o amor f lial, a comunhão, a solidariedade, a partilha. O amor é o elemento essencial que faz reinar a paz e a harmonia nas famílias. É o critério para viver a felicidade em Deus e a fonte da unidade familiar. A nossa celebração dominical na casa do Senhor (Igreja) é expressão, sinal de nossa caminhada com o Senhor e do desejo de vivermos como irmãos, numa família sagrada, unidos pelos laços da fé e da solidariedade.

[...] A sociedade atual acabou erotizada como nunca antes acontecera. Tudo gira a partir e em torno do sexo, visto muito mais como uma ocasião de prazer egoísta e passageiro do que fruto, ou incentivo de relações sadias, que constroem e plenificam as pessoas. Não será também esta uma das causas do crescimento assombroso dos casos de estupro, de pedofilia, de divórcio e, inclusive, de roubos e assassinatos? De acordo com os antigos escolásticos, “salus ex integra parte – a saúde é sempre integral”. Se o olho está doente, é todo o corpo que fica prejudicado. Se alguém é escravo de seus instintos sexuais, dificilmente saberá controlarse em outros aspectos da vida familiar, social e econômica. É o que perceberam os Bispos Latino-Americanos, em sua Conferência de Aparecida, em 2007: “O consumismo hedonista e individualista que coloca a vida humana em função de um prazer imediato e sem limites, obscurece o sentido da vida e a degrada. A vitalidade que Cristo oferece nos convida a ampliar nossos horizontes e a reconhecer que, abraçando a cruz cotidiana, entramos nas dimensões mais profundas da existência. Jesus Cristo nos oferece muito mais do que esperamos. À Samaritana

Ele não dá apenas a água do poço. À multidão faminta, ele concede muito mais do que o alívio da fome. Entrega-se a si mesmo como a vida em abundância”. Por mais cafona que isso possa parecer, se ainda suspiramos por um mundo justo e fraterno, será preciso voltar a acreditar na castidade. É o que demonstra o “Catecismo da Igreja Católica”: “Castidade é a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corpo-

ral e espiritual. A sexualidade, na qual se exprime a pertença do homem ao mundo corporal e biológico, torna-se pessoal e verdadeiramente humana, quando é integrada na relação de pessoa a pessoa, na doação mútua integral e temporalmente ilimitada do homem e da mulher. A virtude da castidade comporta, portanto, a integridade da pessoa e a integralidade da doação”. [...]

Dom Redovino Rizzardo - Bispo de Dourados (RS) - CNBB


Em missa, Dom José abençoa jovens candidatos ao sacerdócio

pág.

14

Evangelização com a Juventude

Diocese de Blumenau CNBB Regional Sul 4

Diocese de Blumenau www.diocesedeblumenau.org.br

EM FESTA

Mês de confraternização e celebrações Dezembro ficou marcado por diversos eventos na Diocese

Na manhã do dia 5 de dezembro, às 8h, na Catedral, Pe. Valdemar Groh, capelão militar residente m Florianópolis, presidiu Celebração de Ação de Graças pela formatura de um grupo de novos bombeiros para a cidade de Blumenau e região.

Em dezembro já se tornou tradição em nossa Diocese de Blumenau a confraternização dos padres e diáconos, estes, com suas esposas. No dia 4 daquele mês, o encontro realizou-se em Penha, num belo recanto oferecido por um membro da respectiva Paróquia. Iniciou-se com generoso café da manhã e concluiu-se com o almoço, antecedido por sorteio de brindes. Na ocasião, Dom José também anunciou as transferências.

As secretárias e secretários paroquiais, a convite da Administração da Diocese, no dia 10 de dezembro participaram de confraternização natalina nas dependências do Seminário Mãe de Jesus, no bairro Itoupava Central, em Blumenau . O evento teve missa presidida por dom José e, logo após, “amigo secreto” e delicioso almoço.

JAIME BATISTA/DIVULGAÇÃO

O coral de 250 vozes, reunindo integrantes de diversos corais da Grande Florianópolis, sob a regência do Maestro Robson de Oliveira, proporcionou aos blumenauenses inesquecível enriquecimento espiritual na noite do terceiro Domingo do Advento, 16 de dezembro. As vozes apresentaram magnif camente o Oratório de Natal, de autoria do poeta e músico catarinense José Acácio Santana.

Na noite da chegada deste ano novo de 2013, reuniu-se uma grande multidão que se estendeu também ao longo da Rua Beira Rio. No palco ao lado da prefeitura, Dom José e Pe. João Bachmann abençoaram todos os presentes, como também a cidade de Blumenau, para que tenhamos um ano de paz, saúde e progresso.

No dia 14 de janeiro, na Casa-Mãe das Irmãs Catequistas Franciscanas, em Rodeio, SC, houve Celebração Eucarística de Ação de Graças pelo jubileu de vida religiosa de oito Irmãs. As Irmãs Angelina Raldi, Ármide Tomelin, Braula Yomes, Cremilda Borghesan, Inês Masiero, Lourdes Tereza Crestani e Victória Schwab celebraram 50 anos de vivência dos votos. Ir. Elvira Deretti agradeceu ao Pai Eterno pelos 70 anos de vida consagrada a Deus e aos irmãos.

Léo Santos Festas de Igreja Formaturas e Casamentos www.facebook.com/LeoSantosOficial

(47) 9142 7473 3323 4795 Blumenau SC

Fone/Fax:

(047) 3323 3339 332 38606

es escolares - Feminino - Mascu çados e Uniform lino - Infa ções, Cal ntil c e f n o C

Rua Bahia, n° 136 – Itoupava Seca – Blumenau – SC


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.