ED.2746 - QUA 02-05-2024.pdf

Page 1

PÁGINA 03 Previsão indica maio com chuva acima da média em SC PÁGINA 02 Aeroporto de Jaguaruna tem aumento de 7,5% no movimento no 1° trimestre de 2024 ANO 26 - EDIÇÃO 2746 - R$ 2,00 Quinta-feira www.diarioomunicipio.com.br 02 de Maio 2024 Safra da tainha começou nesta quarta-feira e segue até 31 de julho PÁGINA 05

Previsão indica maio com chuva acima da média em SC

As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste começo de mês, tendo maior concentração nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

As regiões que apresentam risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais são: Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Alto Vale do Itajaí. Já nas demais regiões, o risco é baixo.

Desta vez, as chuvas e os temporais se originam por conta da presença de um bloqueio atmosférico que deve dificultar o avanço das frentes frias que se formam entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina.

Com isso, estas frentes frias terãocaracterísticasmaisestacionárias, ou seja, com lento deslocamento, favorecendo com que os sistemas de chuva atuem por um período maior. Essa condição deverá persistir ao longo da

primeira quinzena de maio, com chuvasacimadamédiaparaesta época.

Primeira semana de maio

Entre segunda-feira, 29, e quarta-feira, 1º de maio, a frente fria estacionária deve apresentar ligeiro deslocamento em direção ao estado gaúcho, mantendo a condição para chuvas e temporais em todas as regiões catarinenses, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Durante este período, a instabilidade tende a perder força em Santa Catarina, o que possi-

MUNICÍPIO DE JAGUARUNA

Compras e Contratos

Aviso de Licitação

bilita períodos de melhoria com o aparecimento do sol. No entanto, a condição para a ocorrência de temporais continua presente, principalmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

Já entre quinta-feira, 2, e sexta-feira,3,afrentefriaseguiráseu deslocamento para o Norte, posicionando-se sobre Santa Catarina. Neste período, a chuva ganha força e o risco para temporais aumenta em todas as regiões do estado.

Há condição para chuva intensa com trovoadas, além de risco para alagamentos e enxurradas pontuais, além de destelhamentos e danos na rede elétrica.

Ano - Minuta -Licitação: 2024 Número - Minuta - Licitação: 29 Entidade - ProcessoAdministrativoMinuta - Licitação: 71Aviso de Licitação(1618) -Sequência: 1 Pág 1 1

Inexigibilidade - 4/2024

Processo Administrativo: 29/2024

AVISO DE LICITAÇÃO

A comissão de Licitação da MUNICÍPIO DE JAGUARUNA, nomeada pelo(a) Decreto Municipal nº 05/2024., no exercício de suas atribuições, torna público para foi HOMOLOGADO no dia 30 de abril de 2024, na Prefeitura Municipal de Jaguaruna/SC, conforme determina o Edital de Licitações nº. 4/2024, na modalidade de Inexigibilidade.

Finalidade: Locação de imóvel para sediar asinstalações do Conselho Tutelar de Jaguaruna, a fim de atender o interesse público , sito a Rua Luiz Schmitz -centro- Jaguaruna, namodalidade de inexigibilidade.

Jaguaruna - SC,30 de abril de 2024

LAERTE SILVA DOS SANTOS Prefeito Municipal

Fundado em 07 de junho de 1997

Expediente

Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP

Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco. Impressão: Gráfica Soller

Balneário Arroio Corrente - Jaguaruna - SC Rua São João Batista, nº 661

Artigo/opinião

Gregório José Lourenço Simão

Jornalista / Radialista / Filósofo

Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação

MBA em Gestão Pública.

Tio Paulo e o cachorro Joca

"O valor da vida humana em contraste com o amor pelos animais"

Dois episódios que recentemente abalara a opinião pública nos força a mergulhar em uma profunda reflexão sobre os valores que regem nossa sociedade contemporânea.Amorte de um cão, Joca, em um voo operado pela Gol, desencadeou uma comoção sem precedentes, levando tutores de cães da raça “Golden Retriever” a se manifestarem em defesa da regulamentação do transporte aéreo de animais de grande porte. É inegável o amor e a devoção que muitos nutrem por seus companheiros caninos, e a busca por melhores condições para sua segurança é louvável.

No entanto, enquanto milhares de pessoas se mobilizavam em defesa dos direitos dos animais, um incidente paralelo, tão peculiar quanto trágico, passou despercebido por grande parte da sociedade. Refiro-me ao caso de “Tio Paulo”, como ficou conhecido, em que o corpo de Paulo Roberto Braga foi levado por sua própria sobrinha a uma agência bancária com o intuito de sacar um empréstimo póstumo. Este evento, ao contrário do ocorrido com Joca, não suscitouumaondadesolidariedadeouindignaçãopública,massimsetornoumotivodepiadasememes nas redes sociais.

É profundamente perturbador constatar como a morte de um ser humano, um ente querido, pode ser trivializada e transformada em entretenimento virtual, enquanto a perda de um animal despertaumacomoçãoglobal.Nãopretendodesmereceroamoreorespeitopelosanimais,mas questiono os critérios que regem a nossa sensibilidade e empatia.

O caso de “Tio Paulo” não é apenas um incidente isolado; é um reflexo de uma sociedade que muitas vezes prioriza o espetáculo midiático em detrimento da dignidade humana. Empresas aproveitam-se dessas tragédias para promover seus produtos, influenciadores e tik-tokers capitalizam em cima do sofrimento alheio, enquanto o verdadeiro valor da vida é relegado a segundo plano. Centenas, se não forem milhares de pessoas riram e se divertiram com o caso do idoso em uma cadeira de rodas, morto. Muitos imitaram, fizeram “chacota”, ridicularizaram o homem morto.

É urgente que repensemos nossas prioridades e valores como sociedade. Devemos buscar um equilíbrio entre o respeito aos direitos dos animais e a valorização da vida humana. Não podemos permitir que a superficialidade das redes sociais e o sensacionalismo midiático desumanizem nossas relações e obscureçam a verdadeira essência da solidariedade e compaixão.

Ocasode“TioPaulo”eacomoçãoemtornodamortedeJocasãodoisladosdamesmamoeda,umamoedaquerevelaascontradiçõesedesafiosmoraisdenossaeradigital.Cabeanós, como indivíduos conscientes e responsáveis, escolhermos o caminho da empatia e do respeito mútuo, reafirmando o valor sagrado de toda forma de vida, seja ela humana ou animal.

Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: diarioomunicipio@gmail.com

Portal: www.diarioomunicipio.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna

- OAB/SC 26.894

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

02 de Maio de 2024 diarioomunicipio.com.br 02 Ouve-me
quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Salmos 4:1
Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo e Tubarão. Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira

Aeroporto de Jaguaruna tem aumento de 7,5% no movimento no 1° trimestre de 2024

O

movimento de passageiros e de cargas cresceu no Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, no primeiro trimestre de 2024. Foram 29.582 mil passageiros, 7,5% a mais do que o registrado no mesmo período em 2023, e acima do desempenho estadual (que teve queda de 1,6%).

A movimentação de cargas também foi positiva no trimestre. Foram 39,3 toneladas, que representam 32,9% a mais do que o mesmo período de 2023. O resultado também ficou acima do desempenho estadual, que foi de 20,8%.

Os dados foram apurados pela Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), conforme informações divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na última semana.

“É um resultado importante e que representa o potencial de crescimento que tem o Aeroporto de Jaguaruna”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

O mês mais movimentado do período foi janeiro, quando 10.438 passageiros passaram pelo Aeroporto. Nas cargas, o mês de março teve a maior movimentação do trimestre com 13,6 toneladas.

Secretaria Municipal de Saúde lança o projeto "ENVELHECER ATIVO"

para promover a saúde e o bem-estar da população acima de 50 anos

JAGUARUNA

APrefeitura de Jaguaruna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está lançando o projeto "ENVELHECER ATIVO" com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar da população acima de 50 anos. Com uma série de grupos de atividade física, a iniciativa busca fortalecer a qualidade de vida e incentivar um envelhecimento ativo e saudável.

O projeto oferece uma variedade de atividades físicas supervisionadas por profissionais qualificados, visandonãoapenasocondicionamento físico, mas também o estímulo social e emocional dos participantes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as inscrições serão realizadas diretamente no local das atividades, com o professor Rafael Garcia, proporcionando facilidade de acesso

aos interessados em participar.

Além disso, a Secretaria revelou planos para expandir o projeto para novos locais em breve, ampliando o acesso da população a essas atividades benéficas. Para conferir os DIAS, LOCAIS e HORÁRIOS das atividades, confira a imagem em anexo.

Para mais informações sobre o projeto "ENVELHECER ATIVO" e as atividades disponíveis, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do telefone (48) 3624-0198 ou presencialmente.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaruna reforça seu compromisso em promover a saúde e o bem-estar de todas as faixas etárias da população, incentivando hábitos saudáveis e uma vida ativa.

02 de Maio de 2024 diarioomunicipio.com.br 03

Sessão Especial

Gratidão

A gratidão é a grandeza da alma, é o reconhecimento aos benefícios recebidos do nosso próximo e, de forma especial, do nosso Criador, pelas possibilidades infinitas com que nos permite viver.

Se Deus consente que as provações nos visitem, é porque Ele sabe que conseguiremos suportá-las, tirando proveito delas e nos melhorando internamente.

Até mesmo nas situações aflitivas, devemos reconhecer os benefícios que recebemos, porque, às vezes, é através delas que conseguiremos desenvolver o amor em nossos corações e o aprimoramento do nosso espírito.

Portanto, aceitar resignadamente as dificuldades diárias, não é gostar de sofrer, é reconhecer o bem em todos os quadros da vida, nos fortalecendo na luta para vencê-las.

Se Deus nos permite, e nos dá a vida a cada amanhecer, sejamos gratos a Ele por esta grande dádiva e lutemos para que o nosso viver corresponda aos Seus desígnios. Além de ser nosso dever, Deus renova nossas forças todos os dias. Uma excelente quarta-feira para todos nós, e que ao chegar noite o balanço do nosso dia seja positivo e gratificante.

Neste último Domingo 28/04 as atletas do Handebol Adulto de Tubarão participaram da 1ª Fase da Liga Santa Catarina de Handebol, um campeonato que visa fortalecer o Handebol no nosso Estado, contribuindo no desenvolvimento e crescimento das equipes participantes, sendo na categoria adulto uma preparação para o JASC que acontece ao final do ano.

Nossas atletas estrearam com duas vitórias em jogos que são sempre muito disputados, sendo contra o time de Biguaçú de 22x17 e 16x09 contra o time de Florianópolis.

Atualmente elas estão em segundo colocado na chave A, e fecharam a 1ª fase como a melhor defesa do Campeonato.

O time que tem o apoio da Fundação Municipal de Esportes, através do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, segue treinando para a próxima fase da Liga SC de Handebol, buscando bons resultados.

Conservemos a serenidade e não nos precipitemos. Estão aí dois ditos populares muito realistas: “Apressa é inimiga da perfeição” e “Quem é apressado come cru”, não é assim? Quem não conhece?

Podemos mudar muitas situações se agirmos com sabedoria, paciência e compreensão. Se as coisas, no momento, não vão indo bem, então é a hora de conservarmos a calma e não perdermos a esperança.

Se algo não está dando certo, não será agindo de forma precipitada que consertaremos a situação, pois, a chance de agravarmos o erro é quase certa.

Para que deixarmos os nossos ímpetos falarem mais alto que a nossa inteligência, que o nosso discernimento? Usemos de sabedoria e sejamos tolerantes conosco mesmos. O tempo, bem aplicado, é um grande aliado.

Nos lembremos de que, contra a maioria dos males, a paciência, a tolerância e a fé são o melhor antídoto. Todos sabemos de mais um dito popular: “O tempo é o senhor da razão". Portanto, calma, calma, e tudo se ajeitará!

Que tenhamos um dia muito feliz, com muita saúde e repleto de bênçãos doAltíssimo.

Rod. Mun. João

- Informações; (48) 99173-0914

Facebook: Jorge Eduardo da silva Facebook pg: Estaçao Jorge Instagram: @Jorgeeduardodaso Instagram: afroartbrasilsetnias777 Gmail: jjorgeeduardojjj21@gmail.com

Salmos 104:33

Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência.

Reflexão

Estamos sempre pedindo e pedindo, mas será que temos lembrado de louvar ao Senhor ???

Queremos sempre ouvir uma palavra de incentivo, uma palavra de amor, que nos conforte em meio a tantas lutas, porque estamos sempre olhando para as circunstâncias, e não percebemos quanta coisa o Senhor já fez... Sua graça e o Seu amor derramado por nós, deve ser motivo constante de gratidão, e motivo para que sejamos verdadeiros adoradores do Senhor. Portanto, cantemos louvores ao nosso Deus !!! Vamos adorá-lo !!! Pois digno És, de toda a nossa adoração e todo o nosso amor !!! Tenho Dito/ Jorge Eduardo da Silva ORAÇÃO:

Pai querido, eu Te louvo, eu Te adoro, eu Te amo, Tu és meu Pai, Tu és meu amigo, Tu és a única e verdadeira razão da minha felicidade, é maravilhoso poder ser amado por Ti, quero viver a eternidade contigo, derrama do Teu espirito sobre a minha vida, uma porção dobrada, uma boa medida, recalcada e transbordante, quero estar sempre cheio para adorar ao Senhor... Obrigado por tudo... Em nome de Jesus.Amém. QueAssim Seja.

Confirmado dia 10 de maio pagode e aniversário do Jorginho 90 - Venha comemorar juntamente comigo meu aniversário na casa mais badalada da cidade

02 de Maio de 2024 diarioomunicipio.com.br 04
Batista Wendhausen Moraes - Laguna, SC, 88790-000
Motivacional e reflexão Espaço evoluir Reflexão II
Alimento Diário
Pensamento do dia
DIVINO BOTECO Restaurante Bella vista
do dia
Jorge Eduardo da Silva
Reflexão
Handebol Tubarão

Draga cedida pela Cidasc é retirada da água na Barra do Camacho

Adraga cedida pela Cidasc ao município de Jaguaruna estava há alguns meses na água, sem operação, na Barra do Camacho. Na manhã desta terça-feira, dia 30, a prefeitura, com auxílio de um guindaste, fez a remoção do equipamento para as margens do canal, onde permanecerá pelos próximos meses.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o equipamento passará por manutenções necessárias enquanto estiver às margens do canal, ao lado da via usada por moradores.

Os responsáveis pelo equipamento estiveram no local e conversaram com moradores para auxiliarem na proteção do equipamento que foi alvo de vandalismo

e roubo nos últimos dias. Baterias, coletes, boias, faróis e outros objetos foram retirados do equipamento.

Adraga não possui licença ambiental para operação. Uma equipe da Unesc foi contratada para realizar estudos que atendam as normativas do Instituto do Meio Ambiente (IMA), para que seja feita a solicitação do licenciamento.

Há poucos dias, a prefeitura iniciou tratativas para preservar o patrimônio que está se deteriorando e tentou remover o equipamento para o pátio da Companhia

Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em Tubarão, porém, a Companhia afirmou que não poderia receber o equipamento.Arecusa ocorre em função do cumprimento dos trâmites le-

gais estabelecidos no Termo de Cessão de Uso, que segue vigente até 17 de maio de 2025.

Cidasc afirma que não poderá receber draga da Barra do Camacho, em Jaguaruna

Com a recusa, a draga permanecerá fora da água, na Barra do Camacho, até que o município obtenha as autorizações necessárias para colocá-la em operação para dragagem do canal.

Em agosto do ano retra-

sado, após aprovação de projeto na Câmara de Vereadores, o município ficou autorizado a criar duas vagas para o cargo de operador de draga, com vencimento de R$ 4 mil para 40 horas semanais. À época da tramitação, na justificativa ao projeto, a prefeitura de Jaguaruna explicou que os profissionais atuarão na continuidade do desassoreamento da Barra do Camacho e rios.

Fonte/Folha Regional

Safra da tainha começou nesta

quarta-feira e segue até 31 de julho

Teve início nesta quarta-feira, dia 1° de maio, a temporada de pesca da tainha em 2024. No Sul de Santa Catarina, os pescadores aguardam o frio e o vento Sul para a chegada do cardume. Os pescadores acreditam que os peixes surgem com o terceiro vento Sul mais intenso do ano. É quando o tempo esfria que os cardumes procuram águas mais quentes. A chuva prevista para os próximos dias atrapalha bastante a pesca da tainha. A classe precisa de frio e vento Sul, assim o peixe aparece. Ano passado a temporada não foi tão boa como esperavam. Para facilitar a comunicação com o setor pesqueiro e evi-

tar problemas nocumprimentodenormas,aSecretariade Aquicultura e Pesca de Santa Catarina está divulgando de forma objetiva e sucinta tabelas (confira abaixo) com informações sobre os perío-

dos para captura da tainha para cada modalidade, bem como sobre as cotas estabelecidas pelo Governo Federal.

Asinformaçõesestãobaseadas na Portaria do MMA

nº 24 de maio de 2018, considerada norma mãe, que trata dos períodos para captura, e na Portaria nº 9 do MPA/MMA de 1º de março de 2024 que trata das cotas de pescado por modalidade.

02 de Maio de 2024 diarioomunicipio.com.br 05

Câmara de Urussanga inaugura Galeria Rosa com fotos das 26 mulheres que passaram pelo Legislativo

O espaço foi criado para valorizar a atuação das mulheres no PoderLegislativoelembrarquetodaselasforamimportantesparaa construção da história do Município.

A Câmara Municipal de Urussanga inaugurou nesta terça-feira (30) a Galeria Rosa. O espaço vai ser dedicado a homenagear todas as mulheres que ocuparam uma cadeira no Poder Legislativo de Urussanga.

A Galeria Rosa instituída pelo Presidente da Mesa Diretora, Luan Francisco Varnier (MDB), foi criada pelo Projeto de Resolução número 7 de 2023 de autoria da vereadora Mariela Iana Fabris Moraes. O projeto foi alterado pela vereadora Lisiane Marley Bonetti Fenili com o objetivo de homenagear todas as mulheres que atuaram por pelo menos um mês no Legislativo

“O momento é de enaltecer e celebrar a história das mulheres quepassaramepassampeloLegislativo,contribuindocomseusconhecimentos e atuações, para que tenhamos cada vez mais qualidade e garantia dos direitos fundamentais”, destacou o presidente do Legislativo, Luan Varnier.

Mariela Iana Fabris Moraes, autora do projeto, afirmou que toda mulher se destaca por simplesmente ser mulher, enfrenta desafios, mas continua constante em sua missão. Para Mariela toda a mulher deve e precisa ocupar cargos em todas as esferas.

“A Galeria Rosa surgiu com este objetivo, enaltecer, homenagear, honrar todas as 26 mulheres que fizeram história, que se doaram, que contribuíram com a população, que tiveram um olhar maternonoscuidadoscomopovoeassimmotivar,incentivaredespertar novas mulheres para a política”, registrou Mariela.

Lisiane Marley Bonetti Fenili, também autora do projeto, disse que cada ex-vereadora retratada na galeria deixou um legado valioso para a comunidade, abrindo caminhos e quebrando barreiras para as gerações futuras.

“É importante destacar que a presença feminina na política é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.As mulheres trazem perspectivas únicas, sensibilidades diferenciadas e um compromisso inabalável com o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou Lise.

Histórico da Galeria Rosa da Câmara Municipal de Urussanga

AGaleria Rosa visa enaltecer e resgatar a história da atuação feminina no Legislativo de Urussanga. Durante as 19 legislaturas a Câmara Municipal teve a participação de 26 mulheres, entre titulares do mandato e suplentes. Foi na terceira Legislatura que a Câmara Municipal de Urussanga teve a primeira vereadora. A suplente Acy Nunes Naspolini (in memoriam) assumiu no dia 9 de fevereiro de 1955 em substituição ao vereador Manoel Nicolazzi, que na época foi chamado para ocupar o cargo de prefeito, durante licença do titular, o senhor Dionísio Piloto.

A vereadora Ida Bez Batti (in memoriam) foi a primeira mulher eleita como titular para o Legislativo Municipal. O seu mandato transcorreu do dia primeiro de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983 na nona Legislatura da Câmara Municipal.

Avereadora Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori foi a que mais tempo permaneceu no Legislativo. Foram três mandatos consecutivos como titular.Avereadora assumiu uma cadeira nas eleições de 2008, 2012 e 2016.

DesdeainstalaçãodaPrimeiraLegislaturanodia5dedezembro de 1947 a Câmara Municipal teve 14 mulheres que tomaram posse como titulares e 12 que assumiram como suplentes pelo período de um mês ou mais.

Somente em dois momentos de sua história a Câmara de Vereadores de Urussanga contou com três mulheres titulares no Plenário.NaDécimaquartalegislaturacomasvereadorastitularesMaria Isabel Bettiol Feltrin, Neusa Maria Bernardino Pereira e Rosa Miotello. E na Décima Sétima Legislatura com as vereadoras Daniela Piacentini Visintim, Izolete Duarte Vieira e Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori.

A Galeria Rosa passa a partir de hoje a fazer parte da história do Legislativo Municipal. O espaço vai ser uma forma de homenageareregistraraatuaçãodasmulheresnapolíticaelembrarque todas elas contribuíram para a construção da história do Município.

Vereadoras homenageadas na Galeria Rosa:

Acy Nunes Naspolini (in memoriam)

Ida Bez Batti (in memoriam)

Minervina Bez Batti (in memoriam)

Irene Maria Domingos

Iris Maria De Lorenzi Cancelier

Anna Zim Pilotto (in memoriam)

Mariângela Dal Bó Lapolli

Rosa Miotello

Dilma Magagnin Possamai (in memoriam)

Maria Isabel Bettiol Feltrin

Neusa Maria Bernardino Pereira

Maria Ivonete Zomer Freitas

Maria Rodrigues Pinheiro

Stela MarisAgostínTalamini

RosanaAraújo

Vanir Zuleima Mazzucco Cacciatori

Isis Nowasck

Osmarina Dutra Cesconetto

Nelci Helena Klaen (in memoriam)

Daniela Piacentini Visintim

Izolete Duarte Vieira

MagaliAlbino

RosemeriAparecida Mafra da Silva

Robertina Goulart Nunes

Mariela Iana Fabris Moraes

Lisiane Marley Bonetti Fenili

diarioomunicipio.com.br 06 02 de Maio de 2024

Criminosos invadem casa e matam morador com dez tiros em Laguna

Um homem de 31 anos morreu após ser alvejado por dez tiros por homens armados dentro da própria casa na noite dessa terça-feira (30), na rua Geral da Ponta das Pedras, no bairro Vila Vitória, em Laguna.

Conforme informações da Polícia Militar (PM), a vítima era usuário de drogas e já havia sido ameaçado de morte, e na manhã do dia anterior, um boletim de ocorrência foi feito que relatava uma invasão de domicílio e ameaça contra a avó da vítima. O Samu, a Polícia Civil e Científica estiveram no local.

Identificado como Douglas Rosa Ferreira, 31 anos, morto com dez tiros

Ferreira foi morto em casa, na comunidade de Ponta das Pedras, em Laguna na noite de terça-feira, 30. A avó da vítima contou que homens armados invadiram o local e atiraram contra ele.

Segundo informou o delegado Bruno Fernandes, titular da investigação, existem hipóteses para o crime, como uma execução por dívida de entorpecentes.

Polícia Civil prende homem de 65 anos, suspeito de estupro de vulnerável

No no final da tarde de hoje a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia Civil de Treze de Maio com apoio de Polícias Civis de Sangão, prendeu preventivamente um homem de 66 anos de idade,suspeitodeestuproda própria neta de 06 anos.

Após os fatos chegarem a conhecimento da Polícia Civil, um inquérito foi instaurado para apurar a denúncia e após a conclusão das investigações, foi requisitado a prisão preventiva do suspeito que foi deferida pelo poder judiciário.

Ele foi preso na data de hoje, e encaminhado ao presídio regional de Tubarão.

Dois jovens são presos em Tubarão após fuga de moto

Dois jovens, de 18 e 19 anos, foram presos nesta quarta-feira, dia 1°, após uma fuga de moto, pelo crime de tráfico de drogas, no Bairro São João Margem Esquerda, em Tubarão. A ação foi realizada por policiais do 5° Batalhão de Polícia Militar, os dois homens portavam maconha e dinheiro.

Os militares receberam informações, via rádio, sobre uma motocicleta, com dois ocupantes, fugindo de uma outra viatura da PM, no bairro São João Margem

Esquerda.

Aequipe encontrou a referida motocicleta e iniciou a perseguição, que terminou quando o condutor (não habilitado) se desequilibrou e caiu. Neste momento, os ocupantes tentaram se desvencilhar das drogas e fugir, a pé, por um terreno baldio, porém foram alcançados e abordados pelos policiais.

Os dois jovens receberam voz de prisão e foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com 250 gramas de maconha e 240 reais em dinheiro.

SC envia 28 bombeiros especialistas em busca e resgate ao RS

Santa Catarina enviou 28 bombeiros especialistas em busca e resgate em ocorrências de enxurradas e inundações para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (1º).Aação visa ajudar as vítimas do temporal que já deixou oito mortos e

21 desaparecidos até o momento. Os bombeiros foram equipados para atuarem principalmente em busca e resgate nas áreas encobertas pela água das chuvas e para intervenção em locais com deslizamento. Os socorristas

devem chegar ao estado gaúcho ainda nesta manhã. Casas e pontes, foram destruídas e árvores e encostas desabaram. Moradoreseanimaisficaramilhados e cerca de 77 municípios foram afetados pelos estragos decorrentes das chuvas.

07 02 de Maio de 2024 diarioomunicipio.com.br
TREZE DE MAIO

Aberta janela de espera do 1º Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes na Praia do Cardoso

LAGUNA

Ajanela de espera para a primeira competição nacional confederada de surfe de ondas grandes da história, o CBSurf Big Wave Mormaii, que acontecerá na Praia do Cardoso, em Laguna, está aberta.

O período de espera iniciou na última sexta, dia 26, e segue até o dia 30 de novembro, e a competição pode acontecer a qualquer momento, dependendo das condições do mar, com a necessidade de grande ondulação e vento favorável.

Quando aparecer uma grande ondulação nos gráficos de previsão, a organização divulgará o SinalAmarelo com sete

dias de antecedência, alertando a possibilidade de realização do evento. Caso a ondulação se confirme adequada, com quatro dias de antecedência, será dado o Sinal Verde, confirmando a realização da competição. Caso a ondulação não se confirme, será dado o Sinal Vermelho, voltando à espera por uma ondulação mais adequada.

O evento será realizado em um único dia, no auge da grande ondulação. No final do dia de competição será realizada uma Cerimônia de Premiação aberta ao público na Baiuka Pousada e Restaurante, com música ao vivo, imprensa e transmissão ao vivo.

Fonte: Folha Regional

diarioomunicipio.com.br 08 02 de Maio de 2024
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.