Edição N.º 1643

Page 29

Ana Maria Baptista – Beja Taróloga – Método Maya Contacto para marcação de consultas: Telemóvel: 968117086 E-mail: missbeja@yahoo.com

ESCORPIÃO

Características dos nativos , nascidos entre 24 de outubro a 22 de novembro : Regidos por Marte e Plutão, símbolos de poder, os nativos de Escorpião têm uma personalidade forte e magnética. São dotados de uma apurada sensibilidade e de um alto grau de misticismo. Sendo de um signo de Água, encaram a vida com profundidade e sentem com muita intensidade emocional.

Previsões para a semana de 18 a 24 de outubro

Filatelia Troféu Dias Ferreira

O

Clube Filatélico de Portugal (CFP) realiza amanhã, na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a sétima edição do troféu Comendador Dias Ferreira. Trata-se de uma exposição intersócios em que todas as coleções, temáticas ou não, pertencem obrigatoriamente à classe “Um quadro”. No boletim de divulgação do evento, pode ler-se um artigo, profusamente ilustrado, de Elder Manuel Pinto Correia sobre “A LATI e o Correio Aéreo de Cabo Verde”. A LATI é a sigla da companhia Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas. No estudo o autor tenta historiar, com base em correspondência transportada pelos aviões desta linha, os seus “voos experimentais”. Na adenda, com que finaliza o artigo, o autor enriquece-a com a apresentação de um sobrescrito que apareceu num leilão do Ateneu Comercial do Porto e que reforça a tese que defende no artigo. Trata-se de carta remetida registada na Praia (14.11.39) via Lisboa (20.11.39) com o porte de 6$95, correspondente a: 1$75 pelo primeiro porte de correio ordinário (cartas com o peso até 20 gr.) + 2$00 pelo prémio de registo + 3$00 pelo primeiro porte da sobretaxa do correio aéreo via Lisboa (cartas com o peso até 5 gr.) + $20 de excesso de porte. No frontispício aparece um carimbo batido a violeta “POR AVIÃO / PAR AVION” e a manuscrito “Até Lisboa”. O espécime em questão veio através da LATI até Lisboa e daqui seguiu por via marítima para Nova Iorque. Macau, mais quatro emissões este ano Os correios de Macau preveem para este ano a emissão de mais quatro séries de selos. A próxima é já no dia 21 (segunda-feira) e é alusiva ao Natal. Tem dois selos e um bloco, respetivamente de 3,50; 5,00 e 12,00 patacas. Seguem-se, todas elas no mês de novembro, mais três emissões: dia 1, Caligrafia e Pintura Chinesa – Artistas Ilustres de Macau, que tem seis selos no valor total de 12 patacas e um bloco com mesmo valor. No dia 8, é a vez da emissão comemorativa do 60.º Grande Prémio de Macau e, no dia 15, a do 20.º Aniversário do Acordo Comercial e de Cooperação Macau-União

Europeia. Destas duas últimas ainda não são conhecidos o número de selos de cada uma. Para o próximo ano estão previstas 12 emissões, menos duas que este ano. São elas: Ano Lunar do Cavalo (selos); 140.º Aniversário do Centro Hospitalar Conde de São Januário; Ano Lunar do Cavalo (Etiqueta Postal); 130.º Aniversário dos Correios de Macau; Prevenção da Crueldade Contra os Animais; Novo Campus da Universidade de Macau na Ilha da Montanha; Literatura e Personagens Literárias – Foragidos do Pâ nta no II; Museus e Peças Museológicas IV – Museu Memorial Lin Zexu de Macau; Macau Visto por Kam Cheong Ling; Ciência e Tecnologia – Tó p i c o s d e Matemática; 15.° A n iversá r io do Estabelecimento da Região Administrativa Especia l de Macau; e 15.° Aniversário do Estaciona mento da Guarnição em Macau do Exército de Libertação do Povo Chinês. Consultando o sítio filatélico de Macau (www.macaupost.gov.mo) podemos ver que a sua política editorial obedece a uma “diversidade temática”, “credibilidade e responsabilidade” e à “qualidade dos produtos” emitidos. No que se refere ao primeiro item lemos que ela obedece a uma “escolha de motivos da cultura chinesa, das culturas de Macau, de ciência e tecnologia e de cariz internacional”. Sobre a “credibilidade e responsabilidade” diz-nos que não são contempladas emissões temáticas “não identificadas com Macau, mesmo que se pudesse antever o seu sucesso comercial”. Já são vários os prémios de arte filatélica que os selos de Macau conquistaram. O sítio é ilustrado com os vários selos e blocos que os conquistaram. Por esta mesma ordem são eles: o bloco filatélico “Seng Yu – Provérbios III” na Exposição Filatélica Internacional de Viena – Selos Mais Belos (8.° lugar); “Companhia de Jesus” – selos e bloco, Prémio Internacional de Arte Filatélica S. Gabriel da Itália – Prémio de Selo com o Melhor Tema Religioso. “Instrumentos Tradicionais” – Bloco Filatélico, 7.ª Taça Mundial de Selos – O Mais Belo Bloco Filatélico do Mundo. “Cerâmicas Chinesa e Portuguesa”, 31.° Prémio Internacional de Arte Filatélica Asiago – Prémio de Selo com o Melhor Tema Cultural. Geada de Sousa

g

a

Carneiro – (21/3 – 20/4) Não precisará de muito para se sentir à altura das suas novas funções e responsabilidades. O nativo Carneiro é empenhado e tem capacidades de liderança que lhe permitem uma ascensão profissional fulgurante. No amor, viverá numa emoção permanente. Terá desejos fortes. Na saúde, o cansaço será o seu inimigo número um.

Balança – (24/9 – 23/10) No mundo Balança há sempre uma razão para deixar as coisas desagradáveis para trás. Terá preguiça para ir ao dentista, fazer análises, pôr a papelada em dia, arrumar a casa ou chamar um canalizador. Viverá um período em que as coisas desnecessárias serão as suas necessidades.

h Touro – (21/4 – 21/5) Mudará de humor vinte vezes ao dia. Da pieguice absoluta passará à impaciência mais insuportável, será a pessoa inofensiva e sossegada e logo a seguir o indivíduo que soluciona problemas difíceis. As suas contradições serão muito difíceis de aturar. Fisicamente andará estoirado. Para recuperar a energia terá de dormir mais e relaxar mentalmente.

i Gémeos – (22/5 – 21/6) Fase de mudanças positivas, porém de relações difíceis e confusas. Esteja atento a falsas manifestações de abertura ou amizade. Ouça a sua voz interior. Necessita de sentir que pertence a um lugar e a um grupo de pessoas. Esforce-se e invista na sua vida pessoal e nos seus espaços íntimos.

j Caranguejo – (22/6 – 22/7) Por esta altura utilizará a sua carapaça de uma maneira mais racional. No trabalho será eficiente, pontual e com vontade de vencer. Socialmente conseguirá brilhar como uma estrela: sempre bem vestido, com um sorriso nos lábios, palavra para todos os interlocutores. Em casa despirá a pesada máscara e será um autêntico nativo Caranguejo: terno, caseiro. E no amor será fiel como poucos.

k Leão – (23/7 – 23/8) O nativo de Leão defenderá o seu território. Mostrará as suas garras A quem lhe quiser roubar a sua cara-metade e não terá meias medidas quando decidir pôr os pontos nos is. Entretanto, cuidado com a saúde; poderão surgir problemas de tensão. Afaste-se das gorduras, ande mais e, acima de tudo, controle os nervos.

l Virgem – (24/8 – 23/9) A sua criatividade estará no auge. Uma ideia nova germinará a cada instante no seu cérebro. Para triunfar bastará ser mais organizado e diplomata. No amor terá reações típicas do nativo Virgem; receará perder-se nas águas tumultuosas de uma paixão e será vítima de si próprio através da autocensura e do controlo excessivo.

b Escorpião – (24/10 – 22/11) Será um nativo moderno, independente, decidido, em cujo vocabulário não entrará a palavra posse. Poderá ser autodestrutivo, autoritário, excessivo como todos os nativos Escorpião mas ciumento não. Demasiado confiante pensa que o outro está garantido, o que é perigoso. Um pouco mais de amor e delicadeza será muito positivo para o seu relacionamento.

c Sagitário – (23/11 – 21/12) Estará assim-assim. O ciúme e a irritação coabitarão caprichosamente e andará muito nervoso e cético. No trabalho mostrará duas grandes qualidades do nativo Sagitário; honradez e constância. Por vezes trocará a delicadeza pela sinceridade, o que provocará alguns curto-circuitos difíceis de reparar. A sua beleza brotará da harmonia interior.

d Capricórnio – (22/12 – 20/01) Um fluxo de energia excecional permitirá que as suas ações sejam ainda mais eficazes do que o usual. Fase positiva para levar a cabo projetos complexos e de grande envergadura. Atrairá circunstâncias favoráveis e recursos com muito pouco esforço. Estará otimista e generoso, preocupado com o bem-estar dos outros.

e Aquário – (21/1 – 19/2) Este momento permite-lhe uma construção lenta, mas estável, das suas fundações emocionais, fazendo-o sentir-se mais seguro de si próprio e das suas relações amorosas. Siga a sua intenção para saber o que é melhor para si. Aproveite todas as oportunidades de encontros com antigos amigos, pois serão, com certeza, momentos de profunda alegria nesta sua fase de vida.

f Peixes – (20/2 – 20/3) Os nativos do signo de Peixes estão agora a passar por uma mudança interior bastante profunda. Em vez de agir irrefletidamente, com medo do que possa acontecer, tente manter a calma e adotar um método que o ajude a avançar no seu caminho. Se fizer isto, não lhe será difícil encontrar e percorrer novos caminhos para as suas liberdades física, mental e emocional.

Diário do Alentejo 18 outubro 2013

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.