O Estado de SP em PDF - Quarta 28072010

Page 35

%HermesFileInfo:C-5:20100728:

O ESTADO DE S. PAULO

QUARTA-FEIRA, 28 DE JULHO DE 2010

Cidades/Metrópole C5

EVELSON DE FREITAS/AE

Prefeitura estuda veto a skate no Ipiranga

Em 2007, esporte foi proibido em ladeira de Pinheiros ● Os skatistas do Parque da In-

Frequentadores do Parque da Independência reclamam de acidentes em área conhecida como ‘ladeirão’, reduto de skatistas desde 1976

dependência reclamam que a Prefeitura já havia vetado, em novembro de 2007, a prática do esporte em uma ladeira em Pinheiros, na zona oeste. A ladeira do Alves, também um dos redutos da modalidade, no entorno da Praça Horácio Sabino, ganhou seis faixas de paralelepípedos, com quatro metros de largura cada uma, após reclamação dos moradores do entorno à Subprefeitura de Pinheiros. À época, moradores da área também reclamavam que os skates muitas vezes escapavam dos praticantes na descida da ladeira e voavam na calçada, na direção dos pedestres. A justificativa oficial era que os paralelepípedos evitariam enchentes no local. “Quando houve essa interdição, a Prefeitura prometeu que a ladeira do Parque da Independência receberia até um piso novo”, diz o DJ de hip-hop Wellington Deiro, de 25 anos. / D.Z.

final”, afirmou Wanderley Pires, diretor de Parques da Secretaria Municipal do Verde. “Mas não existeproibiçãoemvigor”,acrescentou. Diante da possibilidade de não poder mais praticar no parque a modalidade conhecida comoDownhill,skatistassemobilizaram numa campanha chamada “O Grito do Ipiranga”. Cartazesforamcoladosem ruaspróximasdoparqueeumprotestorealizado no sábado reuniu cerca de 300 pessoas. Na internet, um abaixo-assinado criado pelo blog Quintal do Ipiranga já tem mais de 2 mil adesões. A campanha também se espalhou pelas redes sociais Orkut e Twitter. “Os guardas que trabalham no parquejánosavisaramque,apartir do dia 8 de agosto, ninguém

mais entra de skate. Isso é um absurdo. A própria Prefeitura fezduasediçõesdaViradaEsportiva com eventos aqui no ladeirão”, reclama Wilson Correa, de 41 anos, um dos mais antigos frequentadores do local. A ladeiratem cerca de400 metros e vai da entrada do Museu Paulista até o monumento onde estão os restos mortais do imperador d. Pedro II. “Eu comecei aquidescendo decarrinho de rolimã com meu pai, em 1984. Esse lugar é histórico para o skate nacional, muitos estrangeiros vêm para o Brasil só para conhecer o

ADMINISTRAÇÃO

DROGAS

CRIME

Prefeitura vai fazer megaoperação para combater descarte ilegal de entulho

Hospital municipal terá leitos para viciados

Corpo de brasileira é encontrado em Milão

Juíza de Taubaté nega transferência de Suzane

Os hospitais municipais de São Paulo terão de reservar alas para atendimento de dependentes químicos em crise – como alucinação e síndrome de abstinência. A lei publicada ontem no Diário Oficial da Cidade é de 2002 e atende, em parte, uma exigência do Ministério Público Estadual (MPE) de criação de leitos psiquiátricos na rede municipal de Saúde. Há dois inquéritos em andamento no MPE sobre a questão. Antes de começar a valer, a nova legislação precisará ser regulamentada – em até 120 dias.

A paranaense Veronica Crosati, de 45 anos, foi encontrada morta em seu apartamento em Milão, segundo o Corriere della Sera. Ela teria sido esfaqueada há dez dias. A polícia apura o caso.

A juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da 1.ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté, negou ontem o pedido de transferência de Suzane Von Richthofen da Penitenciária Feminina de Tremembé (SP), no Vale do Paraíba, para um centro de ressocialização. Suzane foi condenada a 38 anos de prisão por envolvimento no assassinato dos pais dela, Manfred e Marísia, em 2002. A defesa alegava no habeas corpus que a jovem sofreu constrangimento ilegal por ser mantida em regime mais rigoroso que o necessário.

Diego Zanchetta

A Prefeitura de São Paulo estuda proibir a prática de skate na ladeira do Parque da Independência, no Ipiranga, zona sul. O esporte radical foi praticado pela primeira vez em São Paulo no parque, em outubro de 1976. Em 34 anos, o local se tornou o mais antigo reduto de skatistas da capital. Segundo o governo, o uso do skateno parquetemcausadoacidentes e queixas recentes de frequentadores da área. Uma reunião na próxima semana, ainda sem data definida, vai estabelecer em qual local do parque será permitido o esporte. “Há muito tempo vêm ocorrendo incidentesno parque. Temos de analisar junto com a comunidade, o con-

PARA ENTENDER O Downhill Slide é uma modalidade onde o skatista desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade, geralmente com skates maiores. Os melhores praticantes são brasileiros. O atual tricampeão mundial é Sérgio Yuppie, que já fez apresentações no ladeirão do Ipiranga em 2007 e 2008. selho gestor do parque e com os skatistas qual é a melhor opção para todos. Isso será decidido em uma reunião e encaminhado para o secretário do Verde (Eduardo Jorge) tomar a decisão

A Prefeitura inicia hoje uma iniciar a operação. megaoperação para combater o O principal objetivo é realidescarte ilegal de entulho em zar uma ação antecipada de pontos viciados da cidade. combate às enchentes. A Em parceria com as Pomesma prática foi adotalícias Militar e Civil, da pela Prefeitura em as blitze envolvem fevereiro, quando a as 31 subprefeitucidade enfrentava o É A MULTA POR ras e deverão duauge dos alagamenDESCARTE ILEGAL, rar 24 horas. A intos. Na ocasião, foCONFORME LEI tenção é que esse ram flagrados desSANCIONADA tipo de operação se cartes irregulares em ONTEM torne comum e seja dez subprefeituras. Ao realizada bimestralmentodo, foram detidas 31 te. Hoje, cada subprefeitura in- pessoas e apreendidos 22 veícudicou o melhor horário para a los – 14 caminhões.

R$ 12 MIL

Pela liberação. Skatistas organizaram abaixo-assinado

CLIMA

Frio pode ter matado mais dois no Sul O frio pode estar entre as causas de duas mortes, ocorridas ontem e anteontem, no Rio Grande do Sul. Em três semanas, já foram encontrados seis corpos ao relento.

ladeirão do Ipiranga”, diz Rodrigo Toyoshy, de 32 anos. Reclamação. O ladeirão fica lotadonosfinsdetarde.Algunsfrequentadores do parque ouvidos pela reportagem ontem apoiam a proibição. “No ano passado, vi um menino cair e o skate voar na canela de uma mulher, que ficou machucada e teve de ser socorrida.Elalevou trêspontos porcausa do machucado. Ninguém podeficar pertoda ladeira”, avalia a webdesign Tânia Carolina Machado, de 31 anos, que corre no parque duas vezes por semana.

REPRODUÇÃO

PERNAMBUCO

Identificado suspeito de roubar tela de Portinari A Polícia Civil de Pernambuco já tem a identidade de um suspeito de furtar o quadro Enterro, de Cândido Portinari, do MAC de Olinda. Ele deixou uma impressão digital na fita que prendia a moldura, avaliada em R$ 1,5 milhão. O crime foi descoberto no dia 14.

CASO RICHTOFEN


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.