Informativo Sojal (Jd. Lusitânia) ABR/19

Page 1

INFORMATIVO

ABRIL 2019

O IPTU

MEXE COM SEU BOLSO?

PARQUE DO IBIRAPUERA PLANO DIRETOR COMO FATOR DECISIVO À CONCESSÃO

Foto: Viveiro Manequinho Lopes, Parque Ibirapuera


NOSSA MENSAGEM

ESTAMOS DE VOLTA

e queremos você conosco! Retomamos os informativos da Sojal com o desejo principal de tornar o nosso bairro mais colaborativo. A cooperação deveria permear o nosso dia a dia: seja no trato com nossos vizinhos, no convívio com a base comunitária da PM que nos acolhe a todo o tempo, ou no agradecimento aos prestadores de serviços públicos que atuam no bairro e com nosso desejo de ter um Parque mais limpo e conservado. A atual gestão pede o seu apoio para conseguir manter a zeladoria do bairro, desenvolver novos projetos, estreitar os laços com todos e defender nossos direitos junto a iniciativas do poder publico que afetem nosso bairro.

Foto: Praça Vicente Rao 2

INFORMATIVO SOJAL | ABRIL 2019

A Sojal tem um histórico incrível, servindo de modelo para muitas associações, de lutas por direitos de seus moradores, bem-estar do bairro e preservação do bem comum. Para mantermos esta veia batalhadora, precisamos de mais associados e voluntários para todas as áreas de conhecimento (direito, engenharia, marketing, tecnologia entre outros). Aproveitamos a oportunidade para mostrar a diretoria da Sojal do biênio 2018-2020 na coluna Expediente.

Vamos em frente!


EM DIA

QUEM SOMOS, PELO QUE LUTAMOS? A SOJAL iniciou-se há 24 anos, com o intuito de barrar a “operação Faria Lima” no bairro, e a abertura de uma avenida (continuação da Av. Helio Pelegrino) bem no meio do Jardim Lusitânia. Daí em diante, sempre se destacou por inúmeras conquistas e ações concretizadas em prol do bairro.

Vamos relembrar algumas delas? Regulamentação dos ambulantes no parque Ibirapuera; Fechamento do “autorama”; Fechamento da alça de acesso da Av. Pedro Alvarez Cabral para Av. Quarto Centenário; Construção da Base Policial Comunitária;

É atuante no Conselho do Parque Ibirapuera, discutindo o Plano Diretor do parque; Tombamento do bairro pelo Conpresp e Condephaat; Rua Pedro de Toledo e Av. Quarto Centenário retiradas da Zona Corredor, na nova Lei de Zoneamento sancionada. Programa Vizinhança Solidária implantado desde 2014.

Nossa associação atua como porta-voz do interesse dos moradores do Jardim Lusitânia, e desde seu nascimento busca preservar o bairro, o patrimônio verde que é o Parque Ibirapuera e imediações, aprimorar a segurança do bairro em parceria com a PM e tratar de questões de interesse de todos, como trânsito, zoneamento do bairro, conservação e muito mais. Sem fins lucrativos, a SOJAL precisa da ajuda dos moradores para continuar agindo em interesse de todos. Associe-se, chame amigos, participe das reuniões e nos ajude a fazer o bairro um lugar sempre em constante evolução!

INFORMATIVO SOJAL | ABRIL 2019

3


É LEGAL

IPTU E SEU BOLSO Em qualquer país do mundo, o cidadão precisa pagar impostos, e no Brasil, não é diferente. Iniciamos o ano com o pagamento de tributos, e um dos mais onerosos é o IPTU. O Imposto Predial e Territorial Urbano, no Brasil, começou a ser cobrado em 1808, quando a Coroa Portuguesa instalou-se por aqui. O motivo da cobrança, na época, era custear as despesas da corte – que eram enormes.

4

INFORMATIVO SOJAL | ABRIL 2019


É LEGAL

LEGALIDADE DO IMPOSTO, DEFESA DO CIDADÃO Ainda que os tributos, na atualidade, sejam prestações lícitas do Estado, para garantir a prestação de serviços públicos, o cidadão pode e deve se manifestar, quando as condições tornam-se abusivas e desconsideram a realidade econômica do país. O cálculo do IPTU é composto por uma aliquota (até 1,5% para residencial) que é aplicada no valor que a prefeitura atribui a cada imóvel. Este valor decorre da apuração do chamado valor venal (metro quadrado do imóvel), sendo reajustado toda vez que é aprovada a correção da Planta Genérica de Valores (PGV). Em 2013, quando houve revisão da PGV, os valores foram elevados em até 100%. Para não reajustar tudo em um só ano, a prefeitura criou as chamadas “travas” - limitando o repasse de 10% ao ano para imóvel residencial. Somado a isso, causou indignação da população o fato de que, mesmo com o país em recessão, perda de poder aquisitivo, emprego e renda de 2014 em diante, a Prefeitura continuou aumentando progressivamente o IPTU com base no cenário de 2013.

UM MOVIMENTO PARA TODOS Para poder dialogar com o poder público foi criado o movimento IPTU JUSTO, no intuito de rever a situação atual do imposto, e propor um novo cálculo com valores condizentes a realidade, além de propostas transparentes quanto à sua utilização. Políticos também vem apoiando esta causa, como a vereadora Janaína Lima, com um Projeto de Lei já com vários co-autores, e o Vereador Police Neto. A SOJAL tem participado ativamente, de audiências públicas e assinado as petições necessárias junto ao Ministério Público e à Câmara dos Vereadores. Conta também com Nelson Cury, morador do bairro, Conselheiro da associação e integrante ativo do movimento IPTU JUSTO.

Quer saber mais? Acesse https://www.facebook.com/iptujustosp/

INFORMATIVO SOJAL | ABRIL 2019

5


PARQUE IBIRAPUERA

CONCESSÃO DO PARQUE IBIRAPUERA O Parque Ibirapuera é um coração verde no meio de São Paulo. Em seus muitos anos de existência, tem proporcionado aos paulistanos o prazer de relaxar em contato com a natureza. Mas o Parque sempre ofereceu muito mais do que isso: museus, planetário, jardim japonês, o Viveiro Manequinho Lopes, a escola de jardinagem e atividades na UMAPAZ são reflexo do amor incansável de quem trabalha no parque e pelo parque. O edital de concessão, anunciado no ano de 2018 tirou a paz de muita gente que ama o Parque. Associações de bairro, vereadores, ONGs, funcionários dedicados, todos protestaram os termos em que o edital aconteceria. Primeiramente pelo fato de alterarem a legislação referente ao poder dos conselhos gestores dos parques, diminuindo a voz de representantes da população, às vésperas do edital ser lançado. Outro fator preocupante: os termos definidos pela Prefeitura não exigiam um Plano Diretor prévio. O plano Diretor do parque é um projeto que define o que pode e não pode ser alterado numa estrutura pública, e se houver alteração, quais as diretrizes a tomar. Era este plano Diretor que resguardaria estruturas importantes do Parque, como o Campo Experimental e Cecco,

6

INFORMATIVO SOJAL | ABRIL 2019

ou o Viveiro Manequinho (que recebe animais para readaptação à natureza e tem um viveiro de mudas importante). Ele também impediria que áreas verdes fossem tomadas por milhares de pessoas em shows, por exemplo, ou interagissem com áreas recreativas pagas - o que descaracterizaria o Parque e sua função, além de afetar o bioritmo da fauna local. Dar ao concessionário o direito de elaborar um Plano Diretor sozinho, em troca do aporte financeiro, não era uma opção para quem defende o Parque. Por esse motivo o vereador Gilberto Natalini propôs Audiência Pública para discussão do caso antes da abertura dos envelopes. No dia 8 de março o promotor Fabrício Tosta pediu a interrupção do processo de concessão do Parque. Para que a abertura de envelopes acontecesse, firmou-se um acordo judicial entre a Prefeitura e o vereador Gilberto Natalini. A Prefeitura terá seis meses para a elaboração de um Plano Diretor, com a participação da população através de Audiências Públicas. Caso contrário, o resultado do edital será invalidado. “A população tem direito e o poder público, a obrigação. Temos de garantir parques de qualidade, limpos, bem administrados e, acima de tudo, que preservem a natureza”, afirmou o vereador.


CIDADANIA

Seu portão abre para fora? Nem todo mundo sabe, mas o uso e o cuidado das calçadas possui uma regulamentação. Ainda que a manutenção seja dever do proprietário do imóvel, este não pode fazer o que quiser no passeio público em frente à sua casa. Desde 18 de junho de 2018 vigora o decreto de lei 58275, sancionado pelo prefeito Bruno Covas, dizendo que portões basculantes e cancelas automáticas não podem mais abrir para fora, pois há o risco de atingirem pedestres. Foi dado prazo de 6 meses para adequação de portões e cancelas já existentes o prazo expirou em 18 de janeiro de 2019 - e aqueles que não se adequaram podem ser multados em R$250,00 por mês, até que obedeçam a lei. No decreto estão estipuladas as formas de adequações permitidas.

VENHA CONHECER O SUBPREFEITO! No próximo dia 23 de abril, às 18:30 horas, na sede da Sojal, contaremos com a presença do subprefeito Fabrício Cobra em nossa reunião. Conheça um pouco mais sobre sua proposta para melhorar o diálogo com a população. “Tenho três objetivos principais como subprefeito da Vila Mariana: além de intensificar as ações de zeladoria na região, quero ampliar o diálogo com a sociedade civil e melhorar a interlocução com as demais secretarias e órgãos da Prefeitura. Desde que assumi, há pouco mais de dois meses, tenho participado de todas as reuniões do conselho partici-

ABRIL

23

pativo e do CADES (conselho de meio ambiente) da Vila Mariana, já fui a quase todos os Consegs - temos oito na região - e já recebi no gabinete diversas associações de bairro e moradores, individualmente. Sempre deixo meus telefones à disposição de todos, além das minhas redes sociais, que também servem de canal de comunicação direta comigo. Como diz o prefeito Bruno Covas, faz melhor quem ouve mais. E não tem ninguém mais capacitado que os moradores da região para pontuar quais são as demandas e carências dos bairros.”

INFORMATIVO SOJAL | ABRIL 2019

7


FALE COM A SOJAL EXPEDIENTE

PLANTÃO O plantão de diretores acontece toda segunda-feira, das 9:00 às 10:30 hs e quinta-feira das 14:00 às 15:30 hs, na sede da Sojal, na rua Afonso Brás, 275, conj. 3. Ou diariamente das 9:00 às 17:00 hs por telefone: 3845-0003, e-mail sojal@sojal.org.br e Whatsapp 94522 3010. Se desejar receber notícias do bairro online, envie-nos mensagem no Whasapp, e o incluiremos no grupo da Sojal.

Diretoria Sojal / Biênio 2018-2020 Daniella Pizzo Fabio Viviani Gustavo Razuk Marly Haddad Cury Conselho Deliberativo Otávio Villares de Freitas Antônio Carlos Delben Caetano

CARTÃO FIDELIDADE

Arnaldo Camasmie Cláudio Afif Domingos

Você sabia que associado da SOJAL tem descontos em estabelecimentos conveniados? Sendo parceiro da SOJAL você só tem a ganhar!

Cláudio Alberto Cury Fábio Caruso Cury Flávio Ernesto Zarzur Karol Jonas Anness Ricardo Nicolau Romeu Curi Cássia Sylvio Antunes Filho Valeria Kochen Bain Conselho Fiscal David Francis Anness José Orestes de Souza Nery

APRESENTE O CARTÃO DO ASSOCIADO E GANHE ATÉ 15% DE DESCONTO!

. Emporium São Paulo 5% de desconto

. Peixinho Dourado

. Pescados 5% de desconto

. Moema

10% de desconto

5% de desconto

5% de desconto

5% de desconto

. Bertram - Mariana Cury . Metal Ferco . Sheila Mustafá 5% de desconto

. Arquitrio

5% de desconto

. Sala Vip

5% de desconto

. Malwee 5% de desconto

. Bolo ao Forno 5% de desconto

. Gliz Mania - Moema quartas, sábados, domingos e feriados)

. Nico Pasta&Basta 5% de desconto

Fale conosco!

AGENDA

COLOQUE NA AGENDA! As próximas reuniões acontecerão dias 23 de abril e 11 de junho, das 18:30 às 20:15 horas, na Rua Afonso Brás, 275, conjunto 3. Fique ligado! Teremos eleições para definir os integrantes do Conselho Gestor do Parque do Ibirapuera. A votação ocorrerá no dia 5 de maio. Informe-se conosco!

INFORMATIVO SOJAL | ABRIL 2019

Conselho Honorário Clara Kochen | Mário Lorenzetti Sergio Eduardo Saad

15% de desconto (Exceto

Quer ver algum estabelecimento que adora como parceiro da SOJAL?

8

Nelson Michel Cury

INFORMATIVO Produção: Design de Ideias Coordenação: Camila Rebelo O informativo da Sojal é uma publicação bimestral para os moradores do bairro Jardim Lusitânia. Whatsapp 94522 3010 Telefone 3845 0003 Email sojal@sojal.org.br Distribuição Gratuita 1.000 exemplares

Tel.: 11 98331 3322 designdeideias.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.