Informativo Sojal (Jd. Lusitânia) FEV/16

Page 1

informativo

fevereiro 2016

parQue iBirapuera,

Vamos cuidar! TraBaLHo E dEdicaÇÃo!

entrevista Com ClauDio e marlY CurY


nossa mensagem

gostaríamos De compartilhar três acontecimentos recentes que nos inspiraram para esse editorial – e que nos ajudam a despertar para algumas mudanças de atitude. No final de janeiro, participamos de um fórum de Governança organizado por uma das gigantes multinacionais de consultoria cujo tema era “Tax Transparency – Tax Morality”. As discussões não se limitaram ao aspecto do que é juridicamente legal, mas transcenderam para o que é moralmente aceito e correto no âmbito empresarial atualmente no mundo. Entre os exemplos citados, há o boicote a uma determinada empresa que mudou sua base dos EUA para o Canadá, resultando em uma significativa economia de alguns milhões de dólares em impostos – nada ilegal, porém questionável sob o ponto de vista de geração de recursos (em impostos) para os governos locais subsidiarem seguridade social, educação e hospitais, por exemplo. Ainda janeiro, um amigo de infância publicou em uma rede social sua indignação com uma máfia existente dentro de algumas agências do Poupa Tempo, para a emissão de RG (carteira de identidade) com idade adulterada para jovens menores de idade. Várias pessoas se solidarizaram. Algumas relataram máfias semelhantes em várias cidades no interior do Estado, citando, inclusive, a tabela de preços dos delitos. A esmagadora maioria se solidarizou na indignação sobre a fraqueza de alguns pais que são coniventes com

2

informativo soJal | fevereiro 2016

essas máfias e incapazes de agirem realmente como pais educadores – muitas vezes educar significa dizer “não”. Por fim, no último sábado de janeiro, ao entrar no Ibirapuera pelo Portão 5, perguntamos ao vigilante quem era um senhor que saía tranquilamente em seu veículo, acompanhado da esposa, ambos em trajes de esporte, como se fosse a coisa mais natural utilizar um estacionamento de trabalho para sua conveniência quando estava explicitamente no gozo de seu lazer. Tratava-se de um alto funcionário de uma das Secretarias Municipais (e estamos averiguando e tomando providências). O que esses três fatos têm em comum? Quando a sociedade brasileira se encontra cansada e desiludida com a classe política e quando a situação econômica e social encontra-se extremamente grave, vale refletir sobre: A) Uma atuação mais ética das empresas (tax morality); B) Uma postura mais consciente, madura e responsável dos pais; e C) Maior discernimento dos agentes públicos sobre os limites entre o público e o privado. Frente ao exposto, não há dúvidas de que é de fundamental importância e necessário o protagonismo de toda a sociedade: em um primeiro momento fazendo sua “mea culpa” pela omissão em fazer valer seus direitos enquanto cidadãos e por potenciais falhas na educação de seus filhos. Em seguida, cobrando substancial mudança na postura das empresas e no mundo dos negócios. E, por fim, exigindo competência, seriedade e ética do Poder Público. Nelson Michel Cury Otávio Villares de Freitas


parque ibirapuera

É preciso cuidar! Saiba quais são os principais eventos e atitudes que danificam o patrimônio do Parque Ibirapuera e comprometem a fauna e a flora local

Lixo espalhado por todo o Parque Ibirapuera e flora danificada devido ao mau uso dos usuários. Esse cenário, infelizmente, faz parte do cotidiano do espaço verde considerado um dos mais importantes da América Latina. Quem ajuda a contribuir para essa triste realidade são alguns eventos informais, como o chamado “Rolezinho no Parque” – em que jovens se reúnem para o consumo de drogas e para atos sexuais. Em resposta à nossa solicitação de entrevista sobre o tema, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) informou que esses eventos “não oficiais” normalmente são organizados pela internet e redes sociais. Desta forma, a SVMA orienta os responsáveis a contatar a Asses-

soria de Eventos do Parque Ibirapuera, com antecedência, para indicação das áreas que mais se adéquam ao tipo de festa – e também para orientar sobre as normas do parque, para, dessa forma, garantir a segurança de todos. Os eventos oficiais, no entanto, são monitorados e acompanhados de perto pela equipe do Parque. A SVMA ressaltou que o Parque Ibirapuera possui regulamento interno, referente à realização de eventos ao ar livre. As festas oficiais, autorizadas previamente pelos departamentos técnicos da SVMA, consideram a preservação ambiental, o conforto dos usuários, as características do evento e o público participante. Ainda de acordo com a SVMA, os eventos possuem caráter cultural, educativo, sustentável e socioambiental e são voltados, sempre, ao bem-estar e à saúde da população – e devem ser abertos ao público em geral.

Informativo SOJAL | fevereiro 2016

3


parque ibirapuera (continuação)

Preservação da fauna e flora

De olho na segurança! Para evitar danos no Parque Ibirapuera, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) realiza policiamento preventivo, utilizando viaturas motorizadas, motocicletas, bicicletas e efetivo a pé, durante 24h por dia. Atualmente, o local também conta com 12 câmeras operadas por agentes da Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da GCM.

A má utilização do Parque causa sérios danos à fauna e à flora local. Segundo a Divisão Técnica de Medicina Veterinária da SVMA, a causa das mortes de aves está relacionada, muitas vezes, ao lixo deixado pelos frequentadores, que afetam principalmente a fauna aquática. Mas o problema vai além. Já foram atendidos animais com históricos de agressões, com sacos presos ao bico, que engolem algum tipo de lixo, ou até mesmo, atacados por cães sem coleira ou guia. A solução para evitar esse cenário triste e desolador é simples: os frequentadores precisam ter mais cuidado com um dos parques mais queridos do Brasil e conscientizar amigos e familiares sobre os riscos causados pelo lixo e pelos maus tratos com os animais.

em dia

Eleição da nova Diretoria De dois em dois anos, acontece (sempre no mês de junho) a Assembléia Geral Ordinária para eleger os novos integrantes do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e da Diretoria da Sojal. Você deseja participar das decisões e dos projetos importantes que garantem a segurança no bairro e o bem-estar dos moradores? Então eleja-se e participe de processo democrático!

4

Informativo SOJAL | fevereiro 2016

Sojal tem novo representante no Conselho O bairro Jardim Lusitânia tem um novo representante no Conselho Participativo Municipal. Leon Sayeg foi eleito por meio de votação pública. Esse Conselho assegura a participação da sociedade no planejamento e fiscalização das ações e gastos públicos. Leon atualizará a comunidade sobre as atividades do Conselho Participativo em todas as reuniões bimestrais da Sojal.


segurança

as DifereNTes FunçÕes Das políCias

rua dos açores

Policiais civis, militares e municipais exercem distintas funções, mas todas combatem ações criminosas. Saiba mais sobre o trabalho de cada uma delas O que as Polícias Militar e Civil têm em comum? Inibir a ação de criminosos e garantir a segurança da população são algumas das afinidades dessas autoridades. As semelhanças, no entanto, param por aí, afinal ambas exercem distintas atribuições.

A Polícia Civil, encontrada em cada estado, responde pela investigação de crimes ocorridos em seu território. Ela também é responsável por fiscalizar o funcionamento de algumas atividades comerciais e autorizar a realização de grandes eventos em seu estado. Para realizar alguma ação fora de seu território, esses agentes precisam de autorização da Polícia Civil local. Já a PM patrulha as ruas das cidades, realizando um trabalho preventivo para evitar roubos e outras ações de criminosos. Esses policiais têm o poder de prender uma pessoa que cometeu algum crime e, ainda, possuem a autoridade para fiscalizar o trânsito – podendo aplicar multas, em caso de infrações. O Guarda Municipal, por sua vez, é parte do sistema público e tem como missão proteger áreas de preservação, sejam elas naturais ou culturais. Essa autoridade também fiscaliza a utilização correta de parques, praças e jardins.

informativo soJal | fevereiro 2016

5


entrevista

Dedicação inspiradora! Conheça dois fundadores da Sojal e de que maneira eles contribuíram para formar a associação que cuida do nosso bairro Claudio e Marly Cury começaram a escrever suas histórias na Sojal há 20 anos, data da fundação da Associação. Sempre presentes, eles foram – e são até hoje – pessoas importantes nos projetos e vitórias da entidade. Conversamos com eles para conhecer mais sobre a sua trajetória. Confira! Vocês foram uns dos fundadores da Sojal, há 20 anos. O que os motivaram na época para fundarem uma associação de bairro? R: Nós fomos uns dos fundadores da Sojal juntamente com outros moradores após termos sido notificados que iriam abrir uma avenida bem no meio de nosso bairro. Essa rua seria a continuação da Av. Hélio Pelegrino, que, na época, era a operação Faria Lima – onde estavam sendo construídos muitos prédios, descaracterizando, dessa forma, o nosso bairro de zona estritamente residencial. Foi difícil no começo, íamos de porta em porta convencer os moradores a se unir à nossa causa, mostrando o risco que o bairro estava correndo se não agíssemos muito rápido.

6

Informativo SOJAL | fevereiro 2016

De lá para cá, ocorreram muitas mudanças e a Sojal foi importante em diversos projetos benéficos para o bairro. Quais desses projetos vocês destacariam ao longo desses anos? R: Realizamos muitos projetos, mas o que mais traria benefícios para o bairro seria o dos Bolsões Residenciais, que tornaria o bairro mais seguro contra àqueles indivíduos que se mostrassem com más intenções, que quisessem entrar no Jardim Lusitânia. Esse projeto, infelizmente, não foi aprovado. Entre outras ações concretizadas, destacam-se a nossa luta para a regulamentação dos ambulantes no Parque, o problema do “autorama”, o fechamento da alça da Pedro Álvares Cabral para a avenida Quarto Centenário e a tentativa de regularizar a situação dos vigilantes. Também tivemos participação assídua no Conselho do Parque Ibirapuera e estivemos presentes em diversas reuniões com a Prefeitura para discutir o Plano Diretor e a base policial comunitária.


O que os motivam a continuarem a participar das reuniões da associação? R: O que nos motivou (e ainda nos motiva) a continuar trabalhando na Sojal foi o tombamento do bairro pelos órgãos do Conpresp e do Condephaat, mantendo, assim, as suas características de Zona I. Esperamos que a Sojal continue sempre participando ativamente de diversos projetos, como vem fazendo até agora. Esse trabalho é muito importante para o bairro, para a qualidade de vida do cidadão e para a cidade de São Paulo como um todo. Para vocês, qual é a importância da participação dos moradores em reuniões e projetos da Sojal? R: Gostaríamos de fazer um apelo a todos os vizinhos, associados ou não da Sojal, para comparecerem às nossas reuniões, pois, além de estreitar nosso relacionamento, iremos pensar em conjunto o que é melhor para o Jardim Lusitânia.

Vocês participam de algum trabalho social? R: (Marly) Desde 2004, trabalho como voluntária na Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância. Fui vice- presidente da diretoria por quatro anos e atuei mais quatro anos como presidente. Atualmente, sou Conselheira. É um trabalho gratificante. Cuidamos de três mil crianças por dia, de 0 a 18 anos. As crianças recebem toda atenção necessária durante o período em que ficam na entidade. Os menores de 0 a quatro anos, por exemplo, permanecem das 7h às 17h na associação, cujo subsidio é dado pela Prefeitura – sem o qual seria impossível atender esse número de crianças carentes. A outra parte dos recursos necessários à manutenção da entidade vem da receita de eventos que a diretoria voluntária promove (ou de doações de pessoas físicas ou jurídicas). Caso alguém queira conhecer a associação, seria um prazer recebê-los, para, assim mostrar o nosso gratificante trabalho com as crianças.

estabelecimentos conveniados. associados tem desconto de atÉ 10%.

Sala vip

Arquitrio

Alameda dos Aicas, 40 11 3849.5000

arquitetura de interiores, reformas e decorações. Telefones: 3021-4999 e 3023-5257

tchocolath Desconto de 5% para pagamentos a vista com apresentação do cartão fidelidade.

Une fleur flores para presente, comemorações e eventos. Sem taxa de entrega para moradores do bairro. 11 3848.0641 www.unefleur.com.br

Peixinho Dourado papelaria, livraria e informática, presentes e brinquedos. Rua Afonso Brás, 637. Telefone: 3589-3312

Pescados moema

Estúdio Fotográfico Bertrand – marianna Cury Rua Bertrand, 35. Telefone: 5044-0632

Emporium São Paulo Rua Afonso Braz, 431 Vila Nova Conceição www.emporiumsaopaulogourmet.com

metalferco

peixes, camarões e frutos do mar. Al. Nhambiquaras, 1146. Telefone: 5055-2739

Alameda Arapanés, 1178, Moema Tel. 5542-9548 e 5538-1800

Sheila mustafá Esteticista

Rua Costa Aguiar, 1586 Telefone: 2068.3000

Limpeza de pele e hidratação – nutrição. Rua Coronel Artur de Paula, 59 conj. 43. Telefone: 3841-0008

Nico Pasta & Basta

informativo soJal | setembro 2015

7


ser feliz expediente

felicidade é um compromisso

SOJAL Diretoria Nelson Michel Cury Fabio Luiz Viviani Conselho Deliberativo

Felicidade é um compromisso que todos têm com a vida, não uma possibilidade estendida a poucos. Fazemos tantas coisas que muitas vezes nos perguntamos para quê e para quem. Será que vale a pena consumir esse viver para ter, se a Vida nos concedeu esse tempo para ser? Alimentamos a crença de que na Vida tudo causa alguma dor, como nascer, crescer, aprender, conhecer, trabalhar, envelhecer e ... morrer. Se acreditarmos na inevitabilidade dessas dores então tudo que fizermos, façamos valer a pena! Darmos mais valor à pessoa, independente de sua função, de sua aparência, de seu sucesso ou da importância que os outros dão a ele, certamente teremos a primazia de conhecer o ser que ele realmente é. Seiji Yokoyama www.reconheser.com.br

agenda

8

Otávio Villares de Freitas Antonio Carlos Delben Caetano Claudio Afif Domingos Carlos Pacheco Fernandes Filho Claudio Alberto Cury Fabio Caruso Cury Flávio E. Zarzur Karol Anness José Orestes de Souza Nery Marly Haddad Cury Ricardo Nicolau Rita de Cassia C. Cury Romeu Curi Cassia Sylvio Antunes Valéria Kochen Bain Conselho Fiscal David Anness Guilherme Haddad Roque Abdo Clemente Pereira Filho Conselho Honorário Clara Kochen Mario Lorenzetti Sergio Eduardo Saad informativo Produção: Design de Ideias Coordenação: Camila Rebelo Design gráfico: Marcelo Azevedo Texto: Pamela Fortes

Anote aí!

Distribuição Gratuita 1.000 exemplares

As reuniões da SOJAL são realizadas bimensalmente (em meses pares) sempre na 2ª terça-feira do mês, às 18h30, na Rua Afonso Brás, 275 - Cj 3; Excepcionalmente, devido ao feriado de Carnaval, nossa reunião acontecerá terça-feira, dia 16 de fevereiro.

Tel.: 11 3441 0778 designdeideias.com.br

Informativo SOJAL | fevereiro 2016


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.