Os bastidores da marca B'Twin, da Decathlon

Page 1

OS BASTIDORES DA MARCA



Desde há 40 anos, no coração da Flandres, em Lille, no nosso espaço inteiramente dedicado ao ciclismo, o B’TWIN Village, as nossas equipas talentosas e dedicadas desenvolvem um know-how ímpar.

Temos um enorme prazer na conceção de bicicletas, acessórios, equipamentos e peças que se destinam a facilitar a utilização da bicicleta em todo o mundo e cuja relação preço/qualidade é um dos nossos pontos fortes. Pretendemos que cada uma das nossas criações seja adequada a um uso estético ou simples. Pretendemos a inovação ao serviço da prática. Ao longo dos anos, a motivação e o controlo da qualidade tornaram-se o compromisso da marca B’TWIN. Este compromisso, associado ao esforço de criação e inovação, permite-nos tornar a utilização da bicicleta numa experiência mais simples, mais agradável e mais segura. Olivier Robinet, Diretor da marca



A NOSSA HISTÓRIA


A qualidade Ê o nosso ponto essencial, as nossas bicicletas circulam sempre‌


1 976 O ano em que tudo começou. «A qualidade é o nosso ponto essencial, as nossas bicicletas circulam sempre…»

1986 Em 1986, o designer juntou-se ao distribuidor. São criadas as primeiras bicicletas concebidas de A a Z pelos diversos participantes da marca. Cada qual labora em prol do desenvolvimento de produtos técnicos e exclusivos com a melhor relação valor/preço.

1990 Em 1990, o «seguro sorriso» é adotado em todas as lojas. Uma estratégia focada na satisfação do cliente, que origina o surgimento de serviços, tais como a garantia de 5 anos para os quadros e 2 anos para peças, revisão gratuita, oficinas regionais, bem como o serviço «satisfeito ou satisfeito».


1995 Em 1995, a publicação do decreto francês em matéria de bicicletas impõe as normas francesas, bem como a montagem e o ajuste. Nessa altura, é criado o laboratório de ensaios B’TWIN.

1999 Em 1999, a marca participa na redação de normas europeias.

1999 - 2007 De 1999 a 2007, a DECATHLON CYCLE torna-se o parceiro técnico da equipa profissional de ciclismo AG2R Prévoyance. Os valores comuns de profissionalismo, inovação e confiança reuniram esses dois atores que, em conjunto, projetam, ensaiam e fabricam produtos em prol de todos os praticantes. Uma magnífica aventura que durará 8 temporadas, com a obtenção de 200 vitórias.


A marca participa na redação de normas europeias.


2006 Em 2006, a DECATHLON CYCLE passa a denominar-se B’TWIN. Ao alterar o nome no ano do seu 20.º aniversário, a marca ambiciona tornar-se A marca preferida dos ciclistas. Quem melhor do que a B’TWIN poderia manifestar a sua competência na conceção de bicicletas? Desde a sua criação no ano 2006, as bicicletas B’TWIN deram um enorme contributo para a utilização da bicicleta como meio de lazer, meio de transporte e também para a descoberta do ciclismo desportivo. O projeto da B’TWIN consiste em tornar a utilização da bicicleta acessível ao maior número possível de pessoas.

2008 Em 2008, as equipas da marca lançam um verdadeiro projeto com vista à certificação de todas as bicicletas em conformidade com as normas europeias.

A marca ambiciona tornar-se A marca preferida dos ciclistas.


20 1 0 O ano de 2010 assinala a inauguração do B’TWIN Village, um centro de conceção único no mundo. A marca instala-se em Lille, num espaço de 184 000 m2 dedicado à bicicleta, um centro de inovação único no seu género. Assim, todas as funções profissionais encontram-se no mesmo espaço, de modo a promover o controlo da qualidade e a aproximação com os melhores designers: os clientes e os praticantes. Nesse mesmo ano, o laboratório de ensaios obtém a acreditação COFRAC* (Associação responsável pela acreditação dos laboratórios, organismos de certificação e de inspeção), um reconhecimento internacional das competências e qualificações dos serviços B’TWIN.

*Acreditação n.º 1-2340 disponibilizada em www.cofrac.fr

2013 Em 2013, os parceiros técnicos (a equipa de ciclismo FDJ, a B’TWIN U19 Racing Team e a MTB Racing Team) assumem grande importância. O desenvolvimento, os ensaios e a experimentação dos produtos B’TWIN pelos ciclistas mais exigentes e intransigentes são uma verdadeira garantia da qualidade e de confiança. Em junho desse ano, a B’TWIN decide oferecer a melhor prova da qualidade ao melhor preço, disponibilizando uma garantia vitalícia para a estrutura (quadro, avanço, guiador, forqueta rígida) das suas bicicletas.



B’TWIN VILLAGE CENTRO MUNDIAL DE CONCEÇÃO O B’TWIN Village, um local inteiramente dedicado à bicicleta, é um espaço único no mundo, aberto a todos os amantes do ciclismo. Nele encontra-se tudo associado à bicicleta. O B’TWIN Village permite o encontro entre os amantes da bicicleta e as equipas de conceção da B’TWIN. Para a marca, observar e ouvir os utilizadores e clientes constitui uma fonte de criação, melhoria e inovação. A sua instalação em Lille, terra do ciclismo e berço do grupo DECATHLON, foi óbvia. Uma breve visão geral de um novo conceito...



TODAS AS FUNÇÕES PROFISSIONAIS ASSOCIADAS À BICICLETA B’TWIN VILLAGE, UM UNIVERSO PARA O S E N T U S I A S TA S D A B I C I C L E TA mas sobretudo PELOS ENTUSIASTAS DO CICLISMO Da conceção dos produtos até à sua colocação à venda, passando pelo seu fabrico, aí se concentra todo o conjunto de forças da marca e dos seus parceiros.


O objetivo é simples: disponibilizar uma oferta global e exclusiva de produtos. Na B’TWIN, o chefe de produto desempenha um papel primordial, sendo o elo de ligação entre a loja (consumidores, utilizadores, fornecedores, técnicos da oficina...) e as equipas de comunicação e conceção (engenheiros, designers, comerciantes, ensaiadores e parceiros técnicos).

O chefe de produto assume quatro principais responsabilidades: Ouvir e observar os utilizadores no espaço de prática, nas lojas, em exposições... O seu objetivo passa por identificar as novas tendências e determinar as diferentes necessidades dos utilizadores, os seus desejos e os seus problemas no uso diário, em todos os países onde a marca está presente. O chefe de produto é, então, responsável por definir, planear e estimular a oferta global dos seus produtos desportivos. Para tal, o chefe de produto deverá, no âmbito da sua esfera de competências e com base na perspetiva a 10 anos, elaborada em conjunto com a equipa de projeto, definir os segmentos de utilização dos produtos que pretende desenvolver e colocar no mercado. Em seguida, para cada um desses segmentos, o chefe de produto e a sua equipa pensam e projetam os diversos produtos necessários com base na resposta a perguntas distintas: Para quem é concebido o produto? Qual é a sua finalidade? Qual é o seu preço de venda? «O objetivo é simples: disponibilizar uma oferta global e exclusiva de produtos, que seja facilmente compreendida pelos nossos clientes nas lojas e satisfaça as suas necessidades habituais para o seu uso quotidiano.» Por último, após o produto estar pronto, o chefe de produto junta-se à equipa de comunicação para o promover. «Esta última etapa é necessária para dar a conhecer o novo produto e atrair os utilizadores, de modo a que a sua prática desportiva se torne ainda mais divertida, fácil e eficiente.»


O CHEFE DE PRODUTO


O ENGENHEIRO


A função bastante diversificada de engenheiro responsável pela conceção de componentes de quadros integra uma série de etapas de trabalho, tais como a inovação, o desenvolvimento, a conceção e a industrialização. A criação e conceção de produtos no B’TWIN Village, bem como o fomento do desenvolvimento e a industrialização de quadros no local de produção, fazem parte integrante das funções do engenheiro. Na B’TWIN, o engenheiro está encarregado de gerir os projetos, desde a fase de criação até à produção em massa. Desse modo, torna-se necessária uma verdadeira polivalência, dado que a diversidade de projetos cria uma colaboração entre o engenheiro e os diversos grupos de projetos, em função da utilização do produto. Do quadro de alumínio de uma bicicleta dobrável até ao quadro de carbono de uma BTT topo de gama, utilizada por ciclistas de classe mundial, o engenheiro deve estar apto a adaptar-se a todos os tipos de formatos e materiais de quadros. Além disso, o domínio dos instrumentos da cadeia digital é essencial para o trabalho do engenheiro. Na verdade, a conceção em 3D e o cálculo das dimensões permitem acelerar o fabrico de quadros. « O trabalho visa transformar um diagrama em papel numa versão em 3D para a criação de um protótipo físico à escala real em apenas 10 dias. » Outro ponto-chave do trabalho passa por garantir a fiabilidade dos quadros, concebidos com base em parâmetros normativos. Tal verificação, entre outras tarefas, é realizada pelo laboratório de ensaios do B’TWIN Village.

O trabalho visa transformar um diagrama em papel numa versão em 3D para a criação de um protótipo físico à escala real em apenas 10 dias.


Devemos saber a quem se destina o produto e descobrir se lhe vai agradar ou não, de modo a que a sua utilização satisfaça o destinatário. Ser designer na B’TWIN é estar no centro da conceção de produtos. O trabalho não consiste apenas em fazer belos desenhos com cores elegantes. Também compete aos designers criar, em colaboração com as equipas internas, bons produtos para uso, que atraiam os clientes e aos melhores preços. Para tal, são executadas diversas fases de trabalho. A análise do mercado é um ponto-chave que permite estudar os universos associados ao segmento pelo qual o designer é responsável. Desse estudo surge a escolha de cores, bem como os tratamentos gráficos que variam de ano para ano e, relativamente aos quais, deve ser prestada uma especial atenção, de modo a acompanhar as tendências e os desejos dos clientes. « Através da equipa de designers da B’TWIN, criamos a identidade estilística da marca, com vista a conceber produtos consistentes tanto no plano formal como de cores. Damos também especial destaque à sedução, como transmitir prazer através dos nossos produtos, como fazer sonhar. » Outro ponto importante consiste em compreender o destinatário do produto. « Devemos saber a quem se destina o produto e descobrir o que lhe vai agradar ou não, de modo a que a sua utilização satisfaça o destinatário. » Dar atenção aos sentidos (visão, tato, audição) é importante para se ter uma perceção e uma experiência mais qualitativa dos produtos. « Por último, o que é emocionante na função de designer é o de criar, através do nosso pensamento e dos nossos primeiros esboços a lápis, respostas técnicas, sobretudo astutas e práticas, para os produtos que projetamos, combinando-os com emoção, um pouco de sonho e vitalidade. Tudo isso serve para que os clientes desejem adquirir os nossos produtos e, sobretudo, tenham prazer em os utilizar diariamente. »


O DESIGNER


A M O D E L I S TA


A modelista é a arquiteta do vestuário. A função de modelista consiste em dar vida ao projeto realizado em papel ou em computador. É a representação de uma peça de vestuário, tendo em conta o volume do corpo e o «assentar bem» dessa peça. A modelista colabora com a estilista sobre a exequibilidade. « A modelista é a arquiteta do vestuário. »

A CRIADORA DE PROTÓTIPOS Reúne as diferentes partes de uma peça de vestuário a partir de um projeto, bem como os seus componentes e acessórios. Essa pessoa trabalha em conjunto com a modelista, prestando-lhe os seus conhecimentos especializados sobre a industrialização do vestuário. « A criadora de protótipos dá vida ao vestuário. » A última fase antes do desenvolvimento definitivo consiste em testar o protótipo da peça de vestuário num manequim vivo, para verificar o seu corte, se assenta bem, o estilo desejado nas especificações do produto, etc. Em seguida, a peça será testada na prática com vista a assegurar as necessidades dos utilizadores. Se o teste não for conclusivo, a etapa de projeto, montagem e testes será repetida até a satisfação total do cliente final.

A criadora de protótipos dá vida ao vestuário.



TODOS OS LOCAIS DE CONCEÇÃO C A D A U M A D E S TA S F U N Ç Õ E S P R O F I S S I O N A I S E X P R I M E - S E AT R AV É S D E D I F E R E N T E S F E R R A M E N TA S Na sede internacional da marca, tudo é implementado para que cada função possa desenvolver a sua especialidade nas melhores condições possíveis. A proximidade dos vários atores da conceção permite que a marca B’TWIN promova e facilite a inovação. Uma organização que permite aos nossos clientes desfrutar dos nossos produtos o mais rapidamente possível, da ideia ao protótipo, da conceção aos testes e da produção até à colocação nas lojas.


A S O. P. I .

Oficinas de Prototipagem Industriais


Nas Oficinas de Prototipagem e Industrialização, encontramos uma equipa dedicada de especialistas, ao serviço da inovação e do desenvolvimento de produtos. As oficinas de prototipagem são um verdadeiro apoio para os diferentes atores da marca.

Esta ferramenta de conceção articula-se em torno de três eixos principais: Estimular a inovação, através da disponibilização de um espaço de criatividade e de um Fab Lab para a concretização das primeiras ideias oriundas dos workshops denominados « Monstros ». Reduzir o tempo de desenvolvimento da ideia até à colocação nas lojas, oferecendo protótipos adaptados que permitam validar as escolhas de conceção (design, funções do produto) com vista a facilitar a industrialização do produto. Proporcionar conhecimentos especializados e evolução tecnológica. As pessoas que trabalham nas OPI são especialistas nas respetivas funções. A sua missão consiste em partilhar e transmitir os seus conhecimentos aos diversos atores do desenvolvimento de produto, desde a conceção à produção. As suas atividades também abrangem a exploração de novos materiais, processos e outras técnicas.

No B’TWIN Village, as equipas dispõem dos meios que lhes permitem ser autónomas e rápidas nos seguintes processos: prototipagem rápida / compósito

soldagem /

/

termoplástico

cosmética

« Nas Oficinas de Prototipagem e Industrialização, encontramos uma equipa dedicada de especialistas ao serviço da inovação e do desenvolvimento de produtos. Ao dominarmos as prototipagens, acabamos por validar as escolhas de conceção. Pretendemos melhorar a qualidade, os custos, o tempo de desenvolvimento e a industrialização. »



O A.D.S.L.

Advanced Development Soft Labotory

Trata-se do laboratório de conceção têxtil. Visa a conceção, maquetagem e prototipagem dos projetos das nossas coleções futuras, com um ano de antecedência. É um local de investigação, criatividade e intercâmbio para todas as equipas de projetos têxteis constituídas por um chefe de produto, estilista, modelista e criador de protótipos. É um espaço de trabalho onde é possível conceber projetos num ápice e tomar decisões rapidamente, graças às maquetes, aos ensaios e às opiniões dos clientes, acelerando assim a colocação à venda de produtos nas lojas DECATHLON. Após a boa conceção do produto e a sua validação, os parceiros industriais ficam incumbidos do seu fabrico.

É um local de investigação, criatividade e intercâmbio para todas as equipas de projetos têxteis.


O laboratório de ensaios do B’TWIN Village contempla uma rede internacional constituída por mais de 20 laboratórios em todo o mundo, encarregues da realização de 11 000 ensaios por ano em bicicletas e seus componentes e acessórios. Os ensaios são realizados com base nas normas mais exigentes do mundo ou seguindo protocolos exclusivos do grupo DECATHLON. O conjunto de meios de ensaios foi criado e concebido pelos nossos engenheiros. A validação de novos modelos de bicicleta requer a realização de mais de 200 ensaios, distribuídos por todo o ciclo de desenvolvimento do produto, antes da sua industrialização. Posteriormente, os componentes são controlados em linha para assegurar a qualidade homogénea da produção. Factos e números do laboratório: 14 colaboradores, 2000 m2, 30 bancos de ensaios dedicados, 866 equipamentos de medição, 3600 ensaios anuais. Nota: De modo a assegurar a qualidade dos ensaios implementados, o laboratório é titular da acreditação COFRAC*. Acreditação n.º 1-2340 disponibilizada em www.cofrac.fr

« O nosso laboratório é um local de especialistas e de intercâmbio entre os nossos técnicos de ensaios, os nossos chefes de ensaios e os engenheiros de produto, com vista a alcançar três objetivos de satisfação: garantir a segurança, a fiabilidade e o desempenho dos produtos em uso. Diariamente, a equipa orgulha-se de participar ativamente na qualidade dos nossos produtos e no compromisso de disponibilizar uma garantia vitalícia para a estrutura das nossas bicicletas. »

Diariamente, a equipa orgulha-se de participar ativamente na qualidade dos nossos produtos e no compromisso de disponibilizar uma garantia vitalícia para a estrutura das nossas bicicletas.


O L A B O R AT Ó R I O


A Fテ。RICA


A fábrica do B’TWIN Village monta as bicicletas da marca e produz uma boa parte da gama. O objetivo passa por produzir 170 000 bicicletas prontas para entrega nas lojas Decathlon sitas a menos de 3 horas do local, bem como 10 000 bicicletas topo de gama. Pretende-se que esta «fábrica local» seja bastante flexível, de modo a satisfazer melhor as expetativas do cliente. A fábrica contém quatro oficinas diferentes: Uma oficina de montagem de rodas. Uma oficina de pintura (quadros e forquetas de bicicletas). Uma oficina de montagem de bicicletas constituída por diversas linhas. Uma oficina de logística responsável pela receção, aprovisionamento de componentes e entrega das bicicletas. A primeira bicicleta feita em Lille, uma Rockrider 5.1, foi produzida em 21 de abril de 2010. «Todos os nossos colaboradores estão em contacto com os nossos clientes e as nossas equipas de conceção. Produzimos sob encomenda e estamos aptos a fornecer as nossas lojas em menos de um dia. A nossa ultra curta cadeia de fornecimento permite-nos otimizar todos os nossos custos e o nosso impacto ambiental. Por último, a produção em Lille é um verdadeiro orgulho para todas as equipas.»

Por último, a produção em Lille é um verdadeiro orgulho para todas as equipas.



TODOS OS SERVIÇOS MAIS DO QUE APENAS UMA LOJA O B’TWIN VILLAGE OFERECE

UM AMPLO LEQUE DE SERVIÇOS desde o restauro até à reparação, passando por espaços de prática de que o cliente pode desfrutar antes de comprar.


A LOJA Tudo associado à bicicleta! A loja do B’TWIN Village disponibiliza toda a gama da marca, bicicletas citadinas, para criança, BTT, dobráveis, elétricas, etc., uma oferta completa e a possibilidade de os clientes descobrirem rapidamente todas as práticas de ciclismo. A loja também disponibiliza acessórios, proteções e artigos têxteis. Além do catálogo da B’TWIN, a loja apresenta uma oferta exclusiva sob a forma de modelos inovadores para cada segmento de utilização (estrada, desporto, cidade e criança). A gama B’TWIN contempla também modelos de outras marcas importantes. A loja disponibiliza ainda produtos de nutrição, para corrida e para deslize urbano com uma vasta gama de trotinetes. O destaque vai, sobretudo, para o serviço de apoio ao cliente prestado continuamente por uma equipa de praticantes profissionais e amadores e que valoriza ao máximo os intercâmbios e os conselhos. São disponibilizados serviços específicos, tais como o estudo da melhor postura para a prática de ciclismo de estrada, a retoma de bicicletas, a venda de bicicletas usadas e o aluguer de bicicletas.




O S E S PAÇO S D E P R ÁT I C A

O B’TWIN Village contém diversos espaços de prática, onde os visitantes podem praticar livremente em qualquer idade e qualquer nível. Tais espaços, no centro do projeto de criação, permitem experimentar os produtos num ambiente divertido e seguro. O espaço de prática ao ar livre é constituído por diversas pistas com uma função educativa, onde as crianças e os adultos podem aprender ou melhorar. No interior, o Kids’ Village é um verdadeiro espaço de lazer e uma área de aprendizagem para as crianças.

Tais espaços são o centro do projeto de criação.


A OFICINA

Reparação, manutenção, bem como personalização de equipamentos desportivos.

Localizada à entrada da loja, acolhe os visitantes do B’TWIN Village e oferece diversos serviços de reparação, manutenção, bem como de personalização de equipamentos desportivos (bicicleta, ski, fitness, etc.). Uma equipa de técnicos realiza, em menos de 30 minutos, inúmeros serviços prestados ao ciclista e ao seu equipamento (endireitamento de rodas, substituição de pneus, estampagem de t-shirts, etc.). Junto à oficina da loja, a Oficina Regional do Norte centraliza os serviços mais técnicos para as lojas DECATHLON do norte de França (reparação de forquetas hidráulicas, substituição de quadros, etc.). Constituída por 20 técnicos dedicados, é também o centro de formação para as equipas da Oficina do Norte.



N O TA S


N O TA S


w w w. b t w i n . c o m


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.