Manual do Cuidador da Pessoa Idosa

Page 232

Cuidados com a administração de medicamentos Idiane Rosset Cruz Luciana Kusumota Maria Helena Larcher Caliri Rosalina A. Partezani Rodrigues Sueli Marques

Definição Medicamento é toda substância ou associação de substâncias apresentada como possuindo propriedades curativas ou preventivas de doenças ou seus sintomas em seres humanos.

Por que utilizar medicações? As medicações são usadas não só no tratamento de doenças ou incapacidades, mas também na prevenção de certas doenças, no alívio da dor e do sofrimento, permitindo que pessoas em estado terminal possam viver com mais dignidade e menos sofrimento. Muitas medicações têm contribuído para aumentar o tempo de vida, melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. No entanto, quando não são usadas adequadamente, podem apresentar conseqüências graves.

Considerações sobre o uso de medicações em pessoas idosas O uso de medicações pelos idosos torna-se preocupante na medida em que estes desenvolvem múltiplos problemas de saúde, levando-os ao consumo de uma grande variedade e quantidade de medicamentos. Com o envelhecimento o número de doenças crônicas tende a aumentar, e para cada doença crônica são utilizadas em média 1 ou 2 medicações. Os pacientes idosos usam em média três a quatro tipos diferentes de medicamentos ao dia, em horários diversos. Sabe-se também que quanto maior o número de medicamentos utilizados, maior a chance de erro na sua admi-

232 | T omiko B orn ( organizadora )


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.