Manual do Cuidador da Pessoa Idosa

Page 161

• no coração: sua irrigação pelas artérias coronárias pode apresentar obstrução, o que leva à angina e, em casos mais graves, ao infarto do miocárdio (músculo do coração, responsável pelo funcionamento adequado deste). O infarto pode levar à morte súbita ou a diversas complicações com limitações na qualidade de vida. O coração fica sobrecarregado porque tem que vencer a pressão elevada, o que pode levá-lo à fadiga e falência, conhecida como insuficiência cardíaca; • nos rins: todo o funcionamento renal pode ser comprometido e, diante destas lesões, contribuir para a piora da hipertensão; • no cérebro: a hipertensão aumenta o risco de acidente vascular encefálico (derrame), condições em que ocorre falta de oxigenação ou sangramento em alguma área cerebral, o que leva à perda de sua função e, freqüentemente, resulta em um quadro grave, com conseqüências graves ou até a morte. Também são comuns as perdas cognitivas (refletidas por redução de memória, de raciocínio e da capacidade de realizar tarefas ou atividades do dia a dia); • nos olhos: o comprometimento dos vasos da retina pode levar à perda transitória ou definitiva da visão; • nas artérias periféricas: como as artérias das pernas, onde as lesões resultam em obstruções que dificultam a deambulação e causam dor.

Tratamento. Como deve ser feito o tratamento da pessoa idosa hipertensa? Não há diferença no diagnóstico ou na classificação da hipertensão em pessoas idosas, como se costumava ouvir dizer “que a pressão normal para a pessoa idosa é mais alta do que a dos jovens”. Há poucos anos, a abordagem da hipertensão e a redução dos níveis pressóricos nas pessoas idosas era motivo de controvérsia. Entretanto, diversos estudos comprovaram os benefícios do tratamento desta enfermidade nas faixas etárias mais avançadas. A própria idade já é um fator de risco para complicações cardiovasculares e valores elevados da pressão têm efeito significativo na saúde desta população. Porém, a pessoa idosa hipertensa deve ser avaliada por profissional especializado para que o tratamento ocorra de forma mais adaptada ao organismo envelhecido, respeitando-se algumas limitações, além de adequada consideração a demais problemas de saúde eventualmente presentes.

M anual

do

C uidador

da

P essoa I dosa

| 161


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.