Manual do Cuidador da Pessoa Idosa

Page 138

Quadro – Fatores de risco para delirium e medidas de prevenção Fatores de risco Privação do sono

Medidas de prevenção Abordagem do sono sem uso de medicamento, estratégia para redução de ruídos. Adequação dos horários de medicação e outros procedimentos (p. ex., banho) para possibilitar um período ininterrupto de sono

Desidratação

Identificação precoce e reposição de líquidos, de acordo com a orientação médica

Deficiências visual e

Manter óculos e próteses auditivas com o idoso, e que ele possa

auditiva

usá-los

Imobilização

Mobilização precoce (caminhada com auxílio ou exercícios à beira do leito) Evitar o uso de dispositivos imobilizadores (acesso venoso, sondas, coletores) Qualquer forma de contenção física não deve ser usada

Medicamentos

Restringir o uso de medicamentos sedativos-hipnóticos ou

sedativos ou

psicoativos. Usar a menor dose possível, diminuir ou descontinuar

psicoativos

a medicação não imprescindível, conforme a orientação médica.

FONTE: Adaptado de Freitas MPD & Menezes AL. Grandes Síndromes Geriátricas – Delirium: Diagnóstico e Tratamento. In: Moraes EN (org.). Princípios Básicos de Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte: Coopmed; 2008. P. 351-58.

O delirium quando acontece uma vez, tem grande chance de se repetir, principalmente se ocorrer um evento semelhante ao que o desencadeou. Por isso, é muito importante que as medidas de prevenção sejam instituídas, por exemplo, no momento de uma hospitalização, ou logo que a pessoa idosa comece a ter alguma alteração do estado de saúde, como uma infecção urinária ou pulmonar. Os sintomas do delirium tendem a desaparecer assim que a doença que o desencadeou é tratada. Alguns sintomas podem permanecer por mais tempo, mas com melhora dia após dia. Ter tido um episódio de delirium não significa que a pessoa idosa está ou ficará demente. A maioria melhora em algumas semanas. Entretanto, no caso de persistirem alguns sintomas por mais de três meses, principalmente de esquecimento para fatores recentes e alterações do comportamento, o idoso deverá ser reavaliado por um médico, pois poderá se tratar de um quadro inicial de demência.

138 | T omiko B orn ( organizadora )


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.