Monografia 10 anos após o sismo de 1 01 1980 volume ii red

Page 238

Danos devidos a eventos excepcionais

Referiremos apenas os da nos causados pelo sismo d e 1 d e Janeiro d e 1980, assim como os d anos d evidos ao ma u estado de conser va ção: -

-

Fracturas e des locamentos importa n tes nas pared es em elevação (acima d o pa vimento do sótão), suportes d e estrutura d e cobertura, com especial in cid ência nos arcos das aberturas d e circula ção do sótão. Fendilh amento d e algumas zon as d a p la tiban da. Desloca mento ou d errube d e elem en tos d ecora tivos. Mau estad o d e conser vação d a zon a d e apoio nas pared es ex teriores; das pern as, rincões e vigas d o pavim ento do só tão; em especial na pared e sul. Deformações apreciáveis das pernas e madres d a cobertura d o es paço d o Salão Nobre, que se apresenta m escorad as d e recurso por peças d e m ad eira, que descarrega m nas linhas em zonas in conveni entes.

Concepção estrutural

Id eali zou-se um sistema "estrutura-parede", obtido pela cintagem h orizontal d os painéis de pared e, nas du as d irecções ortogon ais, ao nível d os tec tos d o r I c e 1.º andar, e pela cintagem vertical d os pain éis d e pa red e interiores. As cintas hori zontais são constituíd as por elementos d e betão prefa bricado e pré-esforçado, introdu zid os nas pared es aos níveis referid os. A cintagem vertical é obtid a p or cordões d e aço d e pré-esforço não ad erentes, alojados nas pared es interiores, em ranhura s, nas zon as vizinhas d a intercepção d os painéis interiores, previamente comprimid os. O s lintéis pré-es força dos funcionam ainda como vigas d eitadas, para as acções horizontais, es tando estas apoiad as nos painéis tra nsversais. Estes lintéis são pré-es forçad o verticalmente n os bordos d e canta ria, o que, além de assegurar o funci onamen to da es trutura em conjunto, permite reduzir even tua is tra cções nos encastramentos. A s características mecânicas ad optadas na análise da s estrutura s id ea li zad as foram obtidas, no caso d a alvenaria, através d e ensaios (compressão uniaxial) d e ca rotes extraídos em diversas zonas d as pared es. Nestas condições adoptou-se uma tensão de rotura média d e 300 kg/cm 2, e um mód ulo d e elasticidad e d e 50 000 kg/cm 2• Descrição sumária das estruturas A estrutu ra hori zontal dos tectos do r I c e 1.º andar compreendem os seguintes lintéis d e betão prefabricad o pré-esforçado:

-

-

Lintéis com uma secção d e 0.40 x 0. 25 m e um pré-esforço de 110 tf, em todas as paredes d e perímetro, à exce pção da pa red e exterior em que o lintel tem uma secção d e 0.60 x 0.30 m e um pré-esforço de 190 tf. Lintéis com uma secção de 0.60 x 0.30 m e um pré-esforço d e 110 tf, em tod as as pared es in teriores.

N o que se refere à cintagem verti cal, as pa red es são pré-esforçada s por m eio de cord ões d e aço d e alta resistência (diâ metro de J5 mm) não ad erentes, alojados em ranhuras verticais, agru pados em número d e qua tro por bordo d e cintagem . Cada grupo é anco-

594


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.