Monografia 10 anos após o sismo de 1 01 1980 volume ii red

Page 129

e num outro a estrutura é preenchid a no anda r inferi or com a lvenari a de tijolo. Os Semáforos da Praia da Vitória foram recentem ente d es truídos. O presente trabalho analisa o comportamento dinâmi co d esta s estruturas m uito simpl es do ponto de vista es trutura] , facilmente assimiláveis a um oscilad or de 2 gra us de überdade, e cuja resposta durante o si mo não ca usou aparentem ente danos nem mesmo fi ssuras . Estas estruturas podem ser considerada s com o a utênti cos sism ógrafos. 1.2 -

Modelo estrutural

Existem d ois tipos de semáforos, o semáforo "a berto" que não apresenta qualqu er alvenaria e o sem áforo "fechado" que na parte inferior 0.º andar) possui paredes de alvenaria. A estrutura dos semáforos "abertos", Figs. 1.2 e 1.3, é cons tituída por uma la je de 10 cm 2 d e espessura, apoiada numa ma lha (2 x 4) ortogonal de vigas d e 22 x 38 cm (exteriorm ente) que assentam em 4 pilares d e secção quadrada com 22 cm d e lado. A laje forma uma pequena consola d e 65 cm em redor d as vigas periférica s, em cuja extremidade se ergu em gu ardas d e cerca d e 1 m d e altura e 10 cm d e espessura. Todos os elementos são em betã o armado. Uma visita recente ao local dos três semáforos d a Praia da Vitória permitiu esclarecer algumas das cara cterísti cas d os materi ais e d a geometria das secções d aqueles semáforos. Assim, com base nos restos qu e aind a p ermaneciam no loca l, verifi cou-se qu e: a) o aço, sem nervura s, é certam ente A24; b) todos os pilares e vigas são acabados por um rebouco com cerca de 0.7- 0,8 cm de esp essura e as lajes com rebouco d e 0,5 cm; c) a armadura d os pilares é 4020 com cintas 05 espaça d as d e 30 cm; d ) a armadura das vigas na zona d e m eio vão é de 4012 em baixo e 205 em cima e cintas 05 esp açadas d e 30 cm ; e) a armadura das lajes é cruza d a 05 com espaçamento de 20 cm. A armadura em muitos locai estava muito corro ída, como já se ha via assinalado logo a seguir ao sism o, e se m ostra nas fo tografias da Fig. 1.2, tiradas então. O betão apresenta ca ra cterísti cas muito va ri adas. Aproveitaram-se dua s peças d e diferente tipo de be tão para proced er a ensa ios laboratoriais qu e produ ziram os resultados do Quadro l.T. Estes resultad os indi ca m um betão de tipo B 25. Para o cá lculo da resp osta din âmica da estrutura d os semáforos foi utilizado um progrJ1ma d e análise dinâmica tridimension al que consid era 6 gdl por nó e mod ela a estrutura por elem entos de barra e elementos de casca, ADET e ASET (1989), sujeita a uma acção sísmica definida por um espectro d e potênci a de aceleração aplicado na base.

QUADRO L./

Ensaio laboratoriais sobre "espécimes " de 15 x 4 x 4 cm3 (}Muro

Co mpres ão Flexão

(MPa )

Peça 1

Peça 2

64.7

31.1

.6

2.4

483


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.