Volume 2 da Série Cadernos Enfermagem

Page 74

Saúde e segurança do trabalhador de Enfermagem em serviços que utilizam radiação ionizante Rita de Cássia Flôr Francine Lima Gelbcke As radiações ionizantes utilizadas no diagnóstico e no tratamento das patologias são um tipo de radiação semelhante à luz, mas invisíveis e com energia suficiente para interagir com o organismo humano e causar danos/desgastes à saúde dos trabalhadores. Esses desgastes muitas vezes não são considerados pelos trabalhadores, porque não são imediatos e, em alguns casos, podem levar muitos anos para se manifestar, pois qualquer exposição do trabalhador à radiação ionizante é potencialmente prejudicial à saúde do trabalhador, considerando que as novas tecnologias não permitem eliminar o risco em potencial.

4

A radiação ionizante encontra-se presente nos Serviços de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SRDI), serviços nos quais atualmente a Enfermagem tem sido requisitada cada vez mais para prestar assistência aos usuários nos serviços de radioterapia, medicina nuclear, tomografia computadorizada, radiologia convencional e nos serviços de hemodinâmica. Além dos SRDI, a radiação ionizante também pode ser encontrada em diversos setores no ambiente hospitalar, tais como: na UTI neonatal, UTI geral, centro cirúrgico e em unidades de internação, neste caso, quando o usuário necessita fazer uma radiografia no leito. Como se observa, a radiação ionizante é utilizada em muitos processos de trabalho da Enfermagem (FLÔR, 2005, 2010). Assim, é importante que os trabalhadores de Enfermagem, além de se proteger das exposições às radiações ionizantes, também conheçam o que preceitua a legislação sobre saúde e segurança radiológica. Nesse contexto cabe destacar que, no Brasil, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), responsável por normatizar o uso da radiação ionizante, edita as normas nucleares, que são designadas por um símbolo lítero-numérico e por um título. A parte literal indica o órgão regulamentador (CNEN) e a condição de norma experimental (NE) ou norma nuclear (NN); a parte numérica indica o grupo ao qual a norma se refere e o seu número de ordem dentro desse grupo. Assim, no que se refere à aplicação das radiações ionizante na saúde, temos: CNEN NN 3.01 estabelece as diretrizes básicas de radioproteção, abrangendo os princípios, limites, obrigações e controles básicos para a proteção do homem e do meio ambiente contra possíveis efeitos nocivos causados pela radiação ionizante (BRASIL, 2005a). CNEN NN 3.05 estabelece os requisitos de radioproteção e segurança para serviços de medicina nuclear e os requisitos de radioproteção e segurança pertinente às atividades relativas à aplicação de radiofármacos para fins terapêuticos e diagnósticos, 74


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.