Balanço Social / Informe Anual 2010

Page 205

Responsabilidade Social elétrica e água; analisar as vantagens e desvantagens nas compras à vista ou a prazo; e debater as relações de consumo. Da mesma forma, são apresentados temas inovadores como empreendedorismo, relações internacionais, mercado e formação de preços, sustentabilidade, entre outros. As instituições podem desenvolver o programa como um tema transversal ou como um novo componente curricular – sob a forma de atividades/ horas complementares, disciplinas eletivas ou oficinas. Assim, foi desenvolvido o Caminhos para o PEF, denominação para o conteúdo do plano de estudos com seus eixos temáticos e competências. Desde o final de 2008, com o processo de reestruturação do programa, o Caminhos para o PEF foi revisto e atualizado, ganhando um viés econômico-financeiro de peso maior e incorporando temas de vanguarda para o ambiente escolar. Em 2009, a Luterprev firmou parceria com o Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS). Em 2010, a entidade aberta de previdência privada visitou todas as instituições de ensino conveniadas com palestras sobre os diversos eixos temáticos ligados a educação financeira. Ao todo foram atingidas diretamente (incluindo pais e comunidade geral) 6 mil pessoas e indiretamente, 30 mil pessoas. O investimento realizado em 2010 foi de R$ 54.918,60.

Escola Nacional de Seguros

Consciente de seu papel social, a Escola Nacional de Seguros tem desenvolvido, ao longo dos anos, sérios programas de Responsabilidade Social. Um deles é o programa Amigo do Seguro, que atingiu, em 2010, 21 jovens de vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Ceará e Pernambuco. Seu objetivo é o de dar oportunidade de qualificação profissional no mercado segurador a jovens de baixa renda. O programa foi criado em 2002 pela Escola Nacional de Seguros, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Hoje, a Fundação Mudes é parceira do projeto no Estado do Rio de Janeiro. A Escola qualifica alunos do ensino médio de escolas públicas selecionados no cadastro do CIEE ou da Fundação Mudes (RJ) e, com o apoio das seguradoras, treina e oferece estágio aos estudantes. Os treinamentos são realizados de acordo com a demanda das empresas por estagiários. O investimento feito em 2010 foi de R$ 100.000,00. Inspirada pela pesquisa A Voz dos Adolescentes, divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2002, a Escola Nacinal de Seguros desenvolveu o projeto Asas para Voar, que consiste na doação

205


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.