Balanço Social / Informe Anual 2010

Page 151

Ação Institucional da FenaCap em 2010 Em junho, a federação se reuniu para discutir a revisão do Planejamento Estratégico realizado em fevereiro de 2008. Nesse encontro, que teve a participação da Diretoria, presidentes das Comissões Técnicas e Diretoria Executiva, foram definidos os Planos de Ação para o período de 2010-2013. Plano de Comunicação Devido à importância de um trabalho contínuo de Comunicação Institucional, o Grupo de Trabalho de Comunicação tornou-se uma Comissão de Comunicação, e para presidi-la foi indicada Olinda Campos – Sul América Capitalização. Passamos a contar com a LLorente & Cuenca, Assessoria de Comunicação, que, em conjunto com a comissão, elaborou um plano de trabalho que tem o objetivo de viabilizar a expansão do segmento, informando melhor o consumidor sobre as reais características do produto, adotando algumas estratégias como definição de posicionamento geral e específico, além de mensagens unificadas que farão parte da comunicação integrada de todas as empresas de capitalização; estratégia para aproximação e relacionamento com os públicos de interesse; aplicação da nova comunicação – palavras-chaves – nas empresas e gerenciamento do relacionamento com equipes de venda. Projeto Indicadores A Base de Dados do Mercado está sendo desenvolvida no projeto de indicadores estatísticos da CNSeg, que ao longo do ano trabalhou para a operacionalização do projeto. Estima-se que nos primeiros meses do próximo ano o mercado já possa contar com esta base de dados.

A FenaCap e a Regulação do Mercado Acompanhamento de propostas de alterações de regulação do setor Esta é uma atividade permanente da Federação e, no ano de 2010, acompanhamos as alterações propostas pela Susep em Audiência Pública, das circulares 365/08 e 376/08, contribuindo com sugestões para adequação às necessidades do mercado. Durante todo o exercício, acompanhamos o exame da questão.

A Comissão de Produtos e Coordenação da Federação está elaborando estudo voltado para a revisão do clausulado, visando a simplificação da linguagem usada nas Condições Gerais dos produtos junto aos consumidores e com isto tornando a leitura mais clara e objetiva. Microsseguros As seguradoras veem a capitalização como um importante “benefício em vida” para o microsseguro – oferecendo valor aos clientes quando em vida, e não somente quando de sua morte. É um incentivo fundamental à venda de produtos para o segmento de clientes do microsseguro. Para o benefício do sorteio, a prática da indústria de seguros é usar o segmento de “Incentivo” da capitalização. Os recursos alocados à capitalização constituem uma forma de investimento com retorno baixo, ao invés de um custo direto. A maioria dos produtos comercializados desta maneira inclui um componente de capitalização, que os participantes na indústria consideram ser o maior incentivo para a venda. A capitalização é amplamente reconhecida como um meio efetivo de atrair o segurado, que é um pré-requisito para o sucesso no segmento de baixa renda.

Estudos a Serem Desenvolvidos Processos de Comercialização Demos início ao desenvolvimento de estudo para o uso de novas tecnologias na criação de novos canais de comercialização, já adotados por outros segmentos. Novas Oportunidades / Segmentos Iniciamos estudos para identificação de oportunidades e segmentos a serem propostos à Susep como evolução/adequação das normas em vigor, para ampliação do leque de produtos ofertados ao Mercado. Influência da queda da taxa de juros A configuração de um título de capitalização, por conter uma taxa de juros contratual, é particularmente sensível à determinação da taxa de juros do mercado. Por isso vamos estudar cenários de movimentação desta taxa e seus efeitos sobre o título de capitalização.

151


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.