Moodle - Como criar um curso

Page 157

156

47

Rodolfo Nakamura

Visite o site do Sloodle (www.sloodle.org), acesse o setor “downloads”. Clique sobre a versão mais apropriada, relacionada ao servidor Web onde seu Moodle está instalado. Esta informação você deve obter com o seu provedor de hospedagem. Há duas versões, basicamente: para servidores Microsoft Windows e para Linux/MAC/OSX.

O arquivo retirado normalmente é compactado. Descompacte os arquivos no seu computador. Uma boa idéia é guardá-lo junto com os arquivos do site, caso você os tenha.

As pastas e arquivos descompactados devem ser enviados ao servidor onde está instalado o Moodle, na pasta mod/sloodle. Caso já exista uma pasta Sloodle na pasta mod, esta deve ser apagada e recriada.

Para enviar estas pastas e arquivos, é necessário um programa auxiliar de FTP (File Transfer Protocol). Seu uso é bastante simples e serve para enviar, segura e rápidamente, os arquivos que estão no seu computador para o servidor onde está o seu site e o Moodle. Contacte seu provedor de hospedagem e obtenha mais informações sobre como utilizá-lo.47

Acesse o Moodle como administrador e, em seguida, várias telas o guiarão no processo de instalação do Sloodle. Por enquanto, estas instruções estão em inglês.

Normalmente, o que é necessário é um programa – muitas opções são gratuitas e são obtidas facilmente via internet. Eu tenho usado o freeware LeechFTP. Para acessar o servidor, é preciso o endereço (URL) do servidor – algo como ftp.dominio.com – nome de usuário e senha. Ao conectar-se ao servidor FTP, dois quadros são abertos – o que mostra as pastas de arquivos do servidor e outro que mostra o que está em seu computador local. Basta arrastar os arquivos entre um quadro e outro para transferir os arquivos do seu computador para o servidor e vice-versa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.