Eco Estudantino - 19ª Edição

Page 1

19ª Edição 2º Semestre 2019


EDITORIAL No final do ano de 2014, durante uma reunião de planejamento para o ano seguinte, uma conversa informal revelou uma ideia e interesse em comum dos professores especialistas do 2º ao 5º ano, Luis Claudio (educação física), Priscilla (Inglês) e Vitor (música). A ideia era realizar um evento no qual talentos diversos dos nossos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental pudessem ser mostrados e explorados… Surgia assim o Festival de Talentos do 2º ao 5º ano. Neste ano de 2019 o Festival de Talentos chega à 5ª edição com momentos inesquecíveis onde os alunos mostraram muita criatividade, animação e integração. O Festival proporciona a oportunidade de valorizar o dom artístico que cada um possui. Todo ano descobrimos habilidades das(os) alunas(os) com apresentações lindas que encantam e emocionam os presentes com muitos aplausos, sorrisos e animação. As regras do Festival sofreram apenas algumas alterações durante os anos e resumidamente são: as apresentações podem ser individuais ou em grupo e os alunos podem optar ou não por se apresentarem junto com seus familiares nas categorias de dublagem, apresentação musical, talento esportivo e dança. Toda organização e realização do Festival tem o apoio da direção da escola, da coordenação e de funcionários que são fundamentais para a realização do evento.

+ + + =

F T F P S

E S T I V A L A L E N T O A M Í L I A U R Í S S I M O U C E S S O !

EXPEDIENTE DO ECO ESTUDANTINO

Esse ano o Colégio Puríssimo está recheado de premiações! Ao longo do ano nossos alunos conquistaram aproximadamente 70 medalhas, sendo 12 de ouro, 17 de prata, 24 de bronze e 19 menções honrosas nas olimpíadas Canguru de matemática, OBA e OMP, fora os inúmeros certificados nos simulados do Poliedro e Concurso Arte e Cultura.

No dia 10 de agosto, o colégio abriu as portas para familiares e amigos para um delicioso café da manhã em homenagem ao dia dos pais. A manhã contou com apresentações musicais, atividade esportiva na quadra, sorteio de brindes e atividade maker, além de deliciosos pratos salgados e doces! O Café Cultural é um evento organizado pela Pastoral Escolar.

A Casa Aberta 2019 foi incrível! No dia 21 de setembro, celebramos mais um evento que apresenta para a comunidade de Rio Claro os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano. Para esta edição, tivemos apresentações culturais, sala de jornalismo em parceria com o pessoal da Oficina Geek, sala em homenagem aos 50 anos do homem na lua, estudo sobre abelhas e mel, experimentos científicos, sala maker, exposição dos trabalhos dos alunos da Casa Azul e muito mais!

Informativo do Colégio Puríssimo Coração de Maria Diretora: Ir. Inez Terezinha Augusti Jornalista Responsável: Nathalie Bortolotti Coordenador: Diego Matos Diagramação: Evelyn Abs Editoração e Programação Visual: Rede ICM Tiragem: 1000 exemplares

PARTICIPE! Sugestões/Informações/Dúvidas: (19) 3526-3028 – Ramal 2025

Rua 07, nº 881

jornal@purissimo.com.br

Centro – Rio Claro/SP


Nos meus 50 anos, conhecimento de presente para vocês... Há muito o que se comemorar neste aniversário de 50 anos da chegada do homem à lua. Letícia Souza e Livia Thomazella

Uma corrida só: O contexto histórico que esse feito ocorreu foi da guerra fria conflito entre Estados Unidos e União Soviética (a guerra é chamada de fria porque não ouve guerras ou conflitos diretos entre as duas superpotências). Ambas buscavam ampliar suas influências militar, tecnológica, econômica, social e ideológica.

Tema importante: Além disso, por ser um fato tão importante na história mundial, na Casa Aberta de 2019, que ocorreu no dia 21 de setembro, havia uma sala dedicada especialmente para este aniversário de 50 anos. “Tivemos na sala a maquete do Saturno V, o foguete que levou o homem à lua, um banner para tirar fotos e a criação de um gibi em inglês contando o contexto histórico”, lembra o professor de física, Bruno Zaniboni.

Bora para marte? Quanto a eventos futuros que a ida a lua despertou, um deles é a ida ao planeta Marte que ainda passa por pesquisas e obstáculos como exposição a elevadas doses de radiação presentes no espaço. “Dentre essas radiações, poderíamos citar os raios cósmicos, raios gama, raios X, radiação ultravioleta, etc., que poderiam levar ao desenvolvimento de células cancerígenas, catarata, entre outras doenças, e a própria ausência da gravidade que poderia provocar o enfraquecimento e a ruptura dos ossos dos astronautas”, explica o professor de química, Alexandre Vicente.

Missão quase impossível: “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Em 20 de julho de 1969, o módulo lunar Eagle pousava na lua durante a missão Apollo 11. Neil Armstrong proferia essa frase e tornava-se o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar seguido do seu companheiro de missão, Buzz Aldrin. Ambos astronautas realizaram um dos maiores feitos da humanidade.

O futuro: Quando se fala sobre a importância desse fato, muitas coisas vêm à cabeça, mas o mais relevante dessa conquista é o despertar do sonho e o papel que tem a atitude para atingir objetivos futuros. “É bom lembrar que grande parte das coisas que fazem parte do nosso cotidiano ter relação direta e indireta com a chegada do homem a lua (micro-ondas, celular, TV”...)”, relata o professor de história, Alex Turci”.

Mais que um satélite, inspiração! A lua, essa nossa eterna companheira de céu, brilhante nas noites de verão e iluminada em noites de lua cheia, desde sempre despertou o que mais de mágico e emocional há em nós. Indubitavelmente, além de conhecimentos científicos, a ida à lua trouxe mais inspirações para as artes, seja em forma de música, poesia, livros ou filmes. “A lua ainda é fonte de inspirações poéticas e musicais, sou muito suspeito para falar “dela”, pois também sou apaixonada por este satélite natural sensacional, o astro mais próximo de nós. Estudar astronomia e cosmologia vale muito a pena, pois tentamos olhar para locais distantes demais que chegam a nos causar espanto, mas que ao mesmo tempo nos instiga, a saber sempre mais e mais”, finaliza o professor de física, Wadley de Castro.


BEM-VINDO À

Lara Berbert e Mirella Rotolo

No dia 03 de outubro de 2019, o Colégio Puríssimo liberou o wi-fi aos alunos com o intuito de estimular um contato saudável com a tecnologia. Além de ser um recurso que contribui para o estudo e pesquisa dos alunos, também é uma forma de descontração durante os intervalos. De acordo com o técnico de TI do colégio e o responsável pela parte técnica do projeto, Diego Matos, a ideia começou a ser pensada há dois anos e após conversas entre a direção e a coordenação, ela foi aprovada. “Nesse período tivemos inúmeras conversas para que não apenas liberássemos indiscriminadamente, mas sim, que isso possa ser um recurso a mais para o aluno estudar, para o professor usar como forma de dinamizar a aula e também para descontração nos momentos adequados”, diz Diego.

pode me auxiliar muito, por exemplo, quando esqueço algum livro o meu acesso fica muito mais fácil agora com o wi-fi”, revela Bruno.

tempo próprio e isso é muito importante no processo ensino-aprendizagem.” Além disso, o professor declara confiar nos alunos em relação ao uso de celular na sala de aula.” Acho que nossos alunos são bem educados com relação ao momento correto de utilizar o wi-fi”, complementa o físico. Conforme o aluno do 2º colegial do colégio, Bruno de Mello, inserir a internet era algo muito comentado entre os alunos e, ao colocar esse desejo em prática, os estudantes se sentiram parte do colégio. “Mostra a postura de ouvinte da direção do colégio com nossos pedidos”, explica. Ademais, o aluno relata que houve mudanças no cotidiano após disponibilizar o wi-fi.” Acredito que tenho agora um material complementar com as aulas que

Segundo o professor de física do colégio, Wadley Calegaro de Castro, não há dúvidas de que a liberação da rede está contribuindo para o processo educacional, pelo fato de facilitar a consulta de listas e outros meios de aprendizagem. “Em minhas aulas utilizo muito as listas de exercícios extras e todos os alunos conseguindo acessar a plataforma Poliedro, podem treinar e aprender em

Para a liberação do wi-fi, a aprovação do projeto também foi feito de acordo com a mantenedora do colégio após estudos de que a maioria já possuía um dispositivo móvel.” Após análise de como o mundo está hoje em dia, o dinamismo e as facilidades que os dispositivos oferecem quando conectados à internet, vimos que é possível utilizá-los na educação de forma positiva”, finaliza Diego.


Olhos atentos na reportagem na TV. Um helicóptero Águia socorre Daniel da Silva, de 22 anos, após sofrer um acidente de trabalho com um trator na região rural de Corumbataí. Daniel teve a perna esquerda amputada, um acidente que mudaria para sempre a vida do jovem. Um acidente que mudou para sempre a jornada escolar de três meninas.

idealização do projeto de uma perna mecânica feita na impressora 3D. Utilizando leis da física (distribuição de forças), modelagem 3D conceitos sobre a resistência dos materiais, biomecânica do movimento, letramento tecnológico e o uso de fresas cnc, as meninas tiveram aula sobre modelagem e customização de objetos 3D com o professor Fillipi, um curso gratuito oferecido pelo colégio, em parceria com as aulas do prévestibular Ana Júlia Bertolini e Ana Júlia Silva, escreveram um artigo científico e deram início ao projeto da prótese. Além disso, uma parceria foi fechada com a faculdade UNIARAS, que doou duas peças de alumínio aeronáutico para integrar a prótese, porém, modelagem, montagem e testes foram feitos pelas alunas. Após meses de trabalho semanal, a prótese foi concluída e entregue ontem, 16 de setembro, para o Daniel no próprio Espaço Maker do colégio. Com muita emoção, o sentimento de gratidão foi mútuo, Daniel, que achou que não andaria mais, recebeu junto com a prótese uma nova esperança, uma chance de poder recuperar um pouco da vida que tinha. Agora ele precisará vascularizar a região onde ocorreu o corte para apoiar o peso na prótese e adaptá-la para uso diário com a ajuda de fisioterapia.

Cláudia Franzin, Gabriela Buccioli e Leila Aiko, alunas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Puríssimo almoçavam em uma quinta-feira de março, quando viram a notícia do resgate de Daniel. Sensibilizadas pelo ocorrido e pela idade do rapaz, as meninas decidiram que o ajudariam de alguma maneira a superar o trauma. O trio procurou o professor Filippi Ongarelli, professor de física, responsável pelo Espaço Maker do colégio para a

O projeto elaborado pelas alunas trabalha não só disciplinas escolares, mas enfatiza a educação para a vida que o Colégio Puríssimo garante em seu processo formativo. Além de favorecer a construção do conhecimento, atitudes como essas garantem a excelência humana que promovem transformações sociais. Nosso Espaço Maker foi construído como um projeto inovador, unindo

teoria e prática e viabilizando a expansão de mentes criativas. Um projeto tão grandioso e em prol de um bem estar pessoal e coletivo, trazendo solidez nos valores éticos, é um trabalho o qual sempre apoiaremos e nos sentimos imensamente orgulhosos! Esperamos caminhar juntos, trazendo sorrisos e esperanças para quem precisa. Um grande passo para o futuro.


de 2º alunos s o , o r emb am no de nov esentar 7 r 0 p a e e 6 s lI s 05, 0 amenta Nos dia o Fund in ntos! s le n a E T o d tival de s e a 5º ano F ortes, l a icion m, esp d e a g tr la b o u s nos e que ça, d os dan iativas r m c e v o ti it mu uenos edição os peq ntações s Nessa s e s o e n r p de blá. A talento blá blá do o to m ra explora riscilla sores P s ! s fe o ta r s p arti sica e los cação fí ado pe u iz d n e a g e r d io, etência val é o ís Claud a comp u O festi L m , a s v ti lê g tística incen i, de in ssão ar e ica, que r s p ú Ortolan x e m e de rtolin, d acidade Vitor Bo e a cap a v ti a ic comun pelas didos ças. n n e e ia r r c p r s su da com a ntam, somos e s e o r ã p iç a se bonito a ed os que que faz n A cad e d lu a n a r s nte g des do ia de ge habilida abedor s ! a n e rabé s coragem how! Pa s á d e o no palc



- ALGUÉM DISSE -


A gincana é um dos eventos mais aguardados do ano! Eu gosto da Gincana porque, para começar, nos incentiva a ter planejamento financeiro (isso parte da atitude dos alunos em procurar por patrocínios, e, depois, da organização dos mesmos para orçamentar as quantias adquiridas). Outro ponto muito legal é que as provas não são apenas esportivas, elas englobam várias áreas do conhecimento humano, como as provas sociais, artísticas, de culinária, games, circuito (realizado num sábado no qual completamos provas simples, mas legais) e, as que atraem mais o público e são abertas, a prova de dança (que conta com grandes espetáculos, ricos em cenários, empenho e muita criatividade) e carrinho de rolimã (este último era realizado no shopping da cidade em um horário exclusivo para o Colégio). Mas apesar de todas essas atividades legais, o destaque da Gincana - sob o ponto de vista de uma aluna - é o desenvolvimento de toda uma sala para aprender a trabalhar em grupo, servindo até como um “estágio” para o mercado de trabalho, pois, no fim, não importa quanto de patrocínio a sua sala arrecade, se ela não souber lidar com os empecilhos que surgem ao longo do caminho e, principalmente, for unida, nem mesmo as provas mais simples serão vencidas. A minha prova favorita, hoje, é a dança, porque foram poucas as vezes que pude experimentar da sensação de confiança compartilhada entre toda minha turma.

Beatriz Pessoa e

Claudia Franzin


Allan Narciso Rossi- aluno do 2º ano do Ensino Médio (Trabalha na loja de seu pai e com a venda de doces). C e G: Como o trabalho fez você valorizar o dinheiro e o seu tempo? A: Com o trabalho percebi que não é tão fácil fazer compras com o seu próprio dinheiro, até porque o país está passando por uma crise econômica, e com isso eu penso que posso gastar o dinheiro que recebo com coisas mais úteis. C e G: Você se sente mais independente e preparado para uma vida adulta fora dessa escola? A: Com certeza, pois já tenho uma base, uma ideia de como é a vida fora da escola, pois eu crio uma responsabilidade maior em relação ao trabalho. C e G: Isso afetou seu rendimento escolar? A: Trabalhar não afeta de nenhuma maneira meu rendimento escolar. Time em formação preparado para os jogos.

O time de basquete sub-17 do colégio, formado por meninos de 9º ao 3º ano do Ensino Médio, foram campeões dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Para chegarem ao pódio, a jornada dos garotos começou em 24 de abril, onde iniciaram a fase sub-regional dos jogos. A partir daí, o foco na vitória foi o objetivo dos 11 atletas. No dia 21 de maio, iniciaram a disputa estadual nos JEESP e nenhum time conseguiu barrar os meninos. A cidade de Presidente Prudente foi a sede das finais dos jogos, com aproximadamente 5 mil pessoas envolvidas no evento, mas nenhum número foi suficiente para intimidar nossos alunos que, unidos pelo basquete, deram um show em quadra e conquistaram o título. Durante toda a competição, e principalmente entre os dias 11 e 20 de outubro, nossa equipe se manteve confiante, um time sintonizado que fez por merecer cada vitória conquistada. A alegria e descontração de ser jovem ajudaram a entender que apesar da seriedade com que levavam os jogos, o objetivo do campeonato era de interação e promoção do esporte, de modo que, além de serem profissionais, conseguiram se divertir a cada partida.

O reconhecimento ao atletas: Bruno Garbozza, Fillipi Marques, Gabriel Fraga, Giovani Baú, João Vitor Barbi, Leonardo Sartori, Luiz Felipe da Silva, Pedro Inácio, Renan Bublitz, Ricardo Fenili e Tiago Altarugio veio além do título conquistado, isso porque eles foram recebidos e aplaudidos em pé por todos os alunos do colégio em uma cerimônia que contou com a presença do secretário de esportes da cidade, Ronald Penteado, o diretor de esportes, Vinicius Sossai e o técnico do time de basquete de Rio Claro, Fernando Penna. Além disso, durante o intervalo de um dos jogos da NBB do time Renata Rio Claro, os meninos foram condecorados diante de toda a L i v i a Bindilaticomunidade rio-clarense.

aluna

do

Com a vitória no JEESP, os meninos representarão2º ano do o Estado de São Paulo na próxima etapa, nos JogosE n s i n o Escolares da Juventude, uma competição de âmbitoM é d i o nacional realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), (Trabalha que acontecerá em Blumenau – SC, entre 16 e 30 de c o m o novembro. Nós, é claro, estaremos na torcida, vibrando e incentivando os esportes entre os alunos!

As brincadeiras não escaparam dos técnicos Luís Claudio Sciamana e Guilherme Zaros, mas foram essenciais para manter o foco e a união entre os meninos. Auxiliando-os nas responsabilidades e desafios e sempre incentivando o potencial de cada um deles.

maquiadora). Atletas sendo reconhecidos durante jogo da NBB.

C e G: Como o trabalho fez você valorizar o dinheiro e


r-wide g 15-mete -meter-lon 8 ve 2 a rs in mete abo is played placed 3,05 re 12 a f Basketball ts o e sk rs a e eb 4 quart r court. Th there are nd s a e h d rectangula n tc a co m l the se . In officia ak between re lls a b b te e the ground u th in r -m upted o ch and a 15 tch is interr a m e minutes ea th e m ers. Every ti third quart s. p o st ock mpic is out the cl opular Oly the most p f o e . The n ls o o o is d in sch basketball idely playe w is ous Nowadays it m d fa n a d s very nd the worl ort and ha sp es, is m th Ja sports arou in n t ou , LeBro tes stands ic Johnson g a wn M o , United Sta kn n a lle Jord most w e Michael Brazil the In t. . players lik n th a e ry B d Jan and Kobe a, Paula an Larry Bird t, Hortênci id m ch S r a Osc players are g it??!! bout playin Hey, how a

o etween tw is played b h ic h is w e m rt a o Sp f this g is a team . The goal o e n s o a ch Basketball ts a o e on many sh Five players scoring as y a b f o m a d teams with n te ng in the e the opposi sket that is a b t’s n e to outscore n rt? oppo of this spo rough the real history possible th e th w o kn in do you s Naismith court. But dian Jame a n p a u C e y b d who cam was create n teacher o ti d ca ye u Basketball la d p e ical to be was a phys lternative a n d a e s e a n 1891. He ll ’t etba ort didn ea of bask his new sp T a r. te te in a e with the id w arsh as to cr country’s h the idea w r, te ve o o m re during the o ro . M to p d outdoors tball and erican foo to be playe m A n s. a e th ss a his cl t sport nts during less violen g the stude n o m a n o 200 people integrati 1892 with in d ye ng la p s wa rted playi cial match omen sta w r, k a to ye The first offi same h only o . In the fficial matc o ’s n e m o attendance t w but the firs basketball, 96. place in 18

Hunting words • Basketball • Team • Canadian • Court • Ball • Players • Sport • Games

G A M E S Y K B Q T

B C O U R T U A R K

E A T Y L W N S W I

C N U W L A R K C P

M L E A D I M W A S P O W A R E V N S E C E T B X W K L A Y

H A N R B T E A M E

S N U T N C W L M R

N B A L L L N L O S


A Semana das Crianças foi comemorada entre os dias 07 e 11 de outubro, aqui no Colégio. Foram dias de muita animação e aprendizado, nos lembrando sempre de como é bom ser criança. A segunda-feira começou acelerando a garotada com a Carreta da Alegria, que junto com os personagens colocou todo mundo para dançar como se não houvesse amanhã. Na terça-feira, o Mágico Marthin arrancou gargalhadas, expressões de espanto e curiosas da plateia, que se encantou a cada truque realizado. Na quarta, o chef João Rogério Tauk ensinou aos pequenos como confeitar cupcakes, explicou a origem do doce e ainda teve a degustação dos trabalhos criativos! Na quinta, a equipe Café com Leite agitou a criançada com brincadeiras e jogos que trabalhavam a lógica, o trabalho em equipe e a coordenação motora. Na sexta foi dia do professor Filippi Ongarelli, responsável pelo espaço maker, unir física, raciocínio lógico e diversão em uma atividade que celebrava os 50 anos do homem à lua, utilizando bexiga, barbante, foguete de e.v.a., canudo e fita adesiva. Toda a semana foi feita em parceira com a APM, que também esteve presente todos os dias para auxiliar nas atividades! Já estamos ansiosos para a próxima!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.