Ana luiza, Ana Cristina, Alexandre, Laura, Isabella e Artur 5º ano a - Culinária Italiana

Page 1

Culinária Italiana

Alimentação e Saúde 17/10/2015


A culinária Italiana evoluiu ao longo do tempo. Suas raízes podem ser traçadas até o século IV. Queijos e vinhos são uma parte importantíssima da cozinha do país, desempenhando diferentes papéis tanto regionalmente quanto nacionalmente, com sua inúmera variedade e leis de regulamentação.


Famosos pelas massas, os italianos não abrem mão de uma refeição farta. Além de diversos tipos de macarrão, outros pratos comuns na Itália são os risotos e as carnes, tudo com muito molho de tomate. Comida italiana é embalado com benefícios saudáveis. A cozinha apresenta uma abundância de alimentos vegetais minimamente processados ​e azeite. Ir ao seu restaurante italiano favorito pode ser um deleite reconfortante. Mas as delicias oferecidas no local podem fazer você passar dos limites.


Que a culinária italiana é rica em massas e temperos e esbanja sabor e aroma todo mundo sabe, mas como será que os italianos fazem para manter a forma diante de tantas delícias? Se você respondeu pirâmide alimentar equilibrada e exercícios, acertou. O que mais chama a atenção na dieta italiana é riqueza de nutrientes, vitaminas, sais minerais, óleos pouco gordurosos e tantas outras opções saudáveis que deixam as refeições ainda mais turbinadas. "A culinária italiana é rica em óleos, vinhos, massas e molhos, mas é também repleta de outros nutrientes que fazem dela um verdadeiro caldeirão nutritivo. Baseamos toda a nossa alimentação em uma pirâmide alimentar que equilibra não só os alimentos, mas também a quantidade de líquido ingerido e a frequência de exercícios físicos que devemos praticar para ter qualidade de vida", explica o diretor da Escola de Especialização em Nutrição Humana e Clínica, Carlo Cannella, da Universidade Sapienza, em Roma, na Itália.


Receita Além de mais leve a batata inglesa, o açúcar contido na yacon não é absorvido pelo nosso corpo. Isso porque seus carboidratos, por serem de lenta absorção, liberam o açúcar no sangue em baixas quantidades. Com isso, o ingrediente equilibra as taxas de glicose do organismo e ajuda no controle do diabetes, como fazem as fibras. Por esta funcionalidade, vale a pena adotá-la em variadas receitas. Originária dos Andes, ela tem uma consistência macia e um gosto adocicado, o que a habilita para praticarmos uma troca para lá de vantajosa. Neste caso, sai a massa da lasanha, e entram camadas da batata yacon. Ingredientes Lasanha 1 maço de brócolis cozido e picado 1 cebola picada 200 g de batata yacon cozida em rodelas Sal e pimenta do reino a gosto 1 xícara (chá) de queijo branco ralado Molho 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de leite desnatado Sal a gosto Modo de preparo Tempere o brócolis cozido com sal e pimenta a gosto e reserve. Cozinhe a batata yacon, corte em rodelas e reserve. Para o molho, junte os ingredientes numa panela, mexendo até engrossar. Em um refratário, monte a lasanha alternando camadas. Coloque as rodelas de batata, cubra com o brócolis e siga até preencher todo o espaço. Por último, despeje o molho. Polvilhe queijo branco ralado. Leve ao forno para gratinar. Sirva em seguida.


Isabella, Laura, Ana Cristina, Ana Luiza, Alexandre e Arthur. 5°ano A REFERENCIAS

:

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/11357dieta-italiana-esbanja-sabor-e-saude-sem-pesar-na-balanca https://luciliadiniz.com/receitas-light/

PROFS°: Renata, Vivian e Mirian Colégio Davina Gasparini


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.