Novidades

Page 1


Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura Depois de O Rapaz do Rio, galardoado com o Carnegie Medal, os leitores portugueses têm novamente a oportunidade de conhecerem um novo trabalho de Tim Bowler, um escritor inglês que presta em O Rapaz Que Ouvia As Estrelas um elogio poético à vida. Neste livro, conta-nos a história de Luke, um jovem de catorze anos que possui o dom da música. Luke é um exímio pianista mas quando o pai morre, sente-se tão desorientado que acaba por se iniciar numa vida rodeada por más companhias que o levam a juntar-se a um bando e a assaltar uma casa de uma senhora de idade, sendo-lhe exigido que traga uma pequena caixa de música. Aqui começam as surpresas e Luke arrependerse-á do acto que cometeu encontrando na música o poder redentor para a salvação. Um livro comovente, acompanhado por um sentir profundo que Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura retrata uma vida difícil. Ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo... até a mais insignificante característica pode ser motivo de troça entre as crianças. Por isso é necessário um livro que demonstre a todos, tanto àqueles que fazem como àqueles que recebem algum comentário depreciativo, que esse tipo de comportamento é reprovável. E especialmente para os que são apontados pelos outros, a mensagem que lhes transmite este conto é que convertam em positivo aquilo que para outros é motivo de gozo. Porque se devem valorizar as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos. Porque reconhecer e inclusive reivindicar a diferença nos fortalece, aceitando-nos como somos e reforçando a nossa personalidade. Esse é o primeiro passo para aprendermos a rir-nos de nós próprios... Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto singelo e cheio de força literária, que transporta o leitor para um mundo de formas, cores, emoções e sentimentos. A figura materna destaca-se como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da sua mãe: aquilo que para os outros é um defeito, para a Mara é uma vantagem de que os outros carecem.


Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael. Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes. Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra está a ser adaptada ao cinema. Para além disso, este romance foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt.


Jogos teatrais na sala de aula – o livro do professor

Um amor para sempre


A fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos Sinopse Uma mulher dividida entre duas culturas e dois amores… O trágico e apaixonante romance entre Hernán Cortés e a índia Malinalli (a sua intérprete durante a conquista do império asteca), num livro que nos desvenda o mito fundador da cultura híbrida do Novo Mundo e nos conta uma extraordinária história de amor. Quando a índia Malinalli conhece Cortés, assume que se trata do próprio deus Quetzalcóatl, que regressa para libertar o seu povo. Os dois apaixonam-se loucamente, mas esse amor será destruído pela desmedida sede de conquista, poder e riqueza de Cortés, um dos mais importantes conquistadores espanhóis. Audaz e engenhoso numa época de grandes heróis, Cortés foi o único que chegou a conhecer a fundo os indígenas americanos. O grande valor estratégico de Malinalli, sua tradutora e intérprete, converteu-a numa personagem-chave na colonização da América e nas relações entre a coroa espanhola e os diferentes povos indígenas. A história do México acabaria por reservar a Malinalli outro papel, o de traidora do seu próprio povo, mas as investigações históricas recentes mostram que foi a mediadora entre duas culturas, a hispânica e a nativa americana, e entre duas línguas, o espanhol e o náhuatl. Com a queda do império Asteca como pano de fundo, Laura Esquivei desafia a mitologia tradicional através do retrato apaixonado do Adão e da Eva da cultura mestiça: Cortés e Malinalli.


O Aprendiz de Guerreiro de Margarida Fonseca Santos Sinopse: No reino de Petzet, quando completam dezasseis anos, todos os jovens são obrigados a deixar as suas aldeias e famílias para trás para integrarem as forças militares. Este ano, Guevin Cram e Míria Blupt não são excepção. Apesar da revolta geral contra este procedimento, ninguém ousa opor-se ao temível Chefe Supremo, pois quem o faz é severamente punido. Todavia, para os jovens, este poderá ser talvez o início de uma aventura ditada por um poder superior, que será determinante para resistir às intenções maléficas do Chefe Supremo. Mas será mesmo possível dominar uma força tão poderosa sem correr um risco tremendo? Não percas o início de uma empolgante série recheada de emoções fortes e participa nesta viagem de cortar a respiração!




A rapariga que roubava livros de Markus Zusak Sinopse Livro recomendado pelo PNL no programa de português do 9º ano de escolaridadeQuando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra. Um livro soberbo que prima pela originalidade e que nos devolve um outro olhar sobre os dias da guerra no coração da Alemanha e acima de tudo pelo amor à literatura. Críticas de imprensa "Zusak não só cria uma história original e enfeitiçante, como escreve com poesia… Uma narrativa extraordinária." School Library Journal "Uma narrativa absorvente e marcante." Washington Post "Uma história poderosa." Booklist

"Brilhante… É um daqueles livros que podem mudar a nossa vida…" New York Times


Leonardo e a máquina da morte de Robert J. Harris Sinopse O jovem Leonardo da Vinci anseia vir a ser alguém no mundo das artes e, com esse fim, consegue tornar-se aprendiz de um conhecido artista de Florença. Cedo, porém, vê as suas expectativas defraudadas, pois o mestre relega para segundo plano todo e qualquer ensinamento e faz de Leonardo um mero moço de recados. Por isso, quando, num improvisado jogo de futebol de rua, o seu amigo Sandro (que ficará para a História como Botticelli) se magoa num braço, Leonardo não deixa escapar a oportunidade e oferece-se para ajudar o infeliz pintor, a quem a poderosa família Medici havia encomendado um retrato a óleo. É neste contexto que Leonardo descobre involuntariamente os planos para uma terrível e misteriosa máquina e se vê arrastado para uma obscura teia de morte e intriga…




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.