Resíduos Sólidos urbanos

Page 1

CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO CASA DO AMBIENTE Vanessa Gingeira casambientecmm@gmail.com


Lixo é tudo aquilo que se deita fora, porque está gasto, sujo ou já não é útil.


Sendo necessário distinguir o que é sólido do que é líquido, surgiu a definição de Resíduos Sólidos Urbanos. Resíduos Sólidos Urbanos – resíduos sólidos e semissólidos produzidos a nível domiciliar (comidas, embalagens, materiais velhos, etc.).

Sólido Semi-sólido

RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS

Líquido

ÁGUAS DE ESGOTO ÁGUAS RESIDUAIS-INDUSTRIA


QUANTO PRODUZIMOS?? 

Em média uma pessoa produz cerca de 1,5Kg de lixo por dia. Se pensarmos nos milhões de pessoas que existem no mundo e em termos gerais nas quantidades de lixo que se produzem diariamente, facilmente chegamos à conclusão que se nada fizéssemos não tínhamos espaço para viver. 

Na freguesia do Montijo habitam cerca de 25 mil e quinhentas pessoas, se multiplicarmos por 1,5kg de lixo produzidos diariamente obtemos 38 500kg de lixo produzido diariamente!!


QUANTO PRODUZIMOS?? 

As quantidades podem variar, mas de todos os resíduos produzidos nas nossas casas, a grande maioria vem obviamente das nossas cozinhas. Os restos de alimentos são a maior produção de lixo, o que por si só não seria problemático, visto tratar-se de material orgânico.

Mas questões como a contaminação dos solos e das águas, a proliferação microbiológica, promoção de condições à propagação de doenças e a própria falta de espaço à colocação destes materiais, são fatores que devem ser tidos em conta, e sobre os quais nos devemos preocupar.

Por outro lado, logo a seguir vem a produção de papel e cartão , problema este que facilmente teria solução, se todos nós nos preocupássemos em separá-lo e encaminhá-lo para uma devida reciclagem.


QUAL O PROBLEMA?!! CONTAMINAÇÃO AR

CONTAMINAÇÃO ÁGUA CONTAMINAÇÃO SOLOS

?? SOLUÇÃO

Reduzir

Reutilizar

Reciclar


COMO???!! 

À política dos 3R’s começa a ser acrescidas outras medidas que contemplam outras palavras cujas definições identificam atitudes sustentáveis ao meio ambiente e que igualmente se iniciam com a letra R, tais como:

Responsabilidade – consiste na consciência ambiental em escala local e global. É a interiorização de comportamentos que visem adquirir e praticar ações em defesa do Meio Ambiente. Revolução ética – adotar padrões de vivências e condutas a nível pessoal, familiar, profissional e social tendo em vista o contato permanente com a natureza.

A política dos 3 R’s contempla: Reduzir – diminuir a produção de resíduos, optando pelo menos em deterioramento do muito. Reutilizar – utilizar pelo menos uma segunda vez esse resíduos, mesmo que necessite de algum ajuste à sua nova função.

Reciclar – aproveitar os materiais e transformá-los em matéria prima para produção de outros.


COMO???!! Esta política surge com a crescente preocupação no aumento das quantidades de lixo produzidas, as lixeiras a céu aberto sem proteção dos solos, a contaminação do ar e das águas. Pretende-se uma solução económica e que não afete a população. Pretende-se diminuir os impactos negativos no ambiente. O grande objetivo é a diminuição da produção de resíduos e todas as vantagens que daí advêm:

MENOS RESÍDUOS (-) custos de transporte (-) necessidade de aterros (-) produção de substancias nos processos de destruição (-) recursos naturais/matérias primas (-) consumo de energia/água nos processos (-) poluição ar/água nos processos de produção e destruição


O QUE SÃO OS 3R’S???.... Devemos fazer MENOS lixo!!!!!! - Não desperdiçar!!!!

EXEMPLOS: # usar todos os produtos até ao final

(ex. os cadernos devem ser utilizados até ao fim) #

Não

escolher

produtos

excessivamente

embalados (Preferir os produtos tamanho familiar pois trazem

menos embalagens e é mais económico) # evitar/diminuir uso de guardanapos/toalhas de

papel, produtos embalados, etc.


O QUE SÃO OS 3R’S???.... - Antes de nos desfazermos devemos pensar se pode ser utilizado noutra coisa - Utilizar os produtos mais do que uma vez!!! EXEMPLOS:

# Utilizar embalagens com recargas # Reutilizar sacos e outros artigos # Fazer “bricolage” (caixas, boiões, etc…) #Dar o que não precisamos (mochilas, livros, estojos, para ser utilizado por outros que precisem)


O QUE SÃO OS 3R’S???....

Re…..ciclar → Repetir – o – ciclo Reciclar é transformar o que já não é útil em matéria prima. A título de exemplo podemos ver que a borracha de um pneu pode servir de matéria prima a diversos produtos, tais como pavimentos de parques infantis, relvados sintéticos, solas de sapatos, e muitos outros.


RECICLAR PAPEL??? O papel e cartão, (revistas, folhas, caixas de papelão, etc.) devem ser devidamente separados e colocados no ecoponto de cor azul, a fim de lhes ser dado como destino final a reciclagem. Com a sua reciclagem temos menos necessidade de abate de árvores para produção de matéria prima, e os custos de energia na produção de papel reciclado também são menores. Também a diminuição de poluentes emitidos para o ambiente é uma consequência benéfica.

RECICLAR VIDRO??? O vidro é um material que demora milhões de anos à sua degradação. É essencial a sua separação adequada a fim de poder ser reciclado ou reutilizado. Para isso deverá colocar o vidro no ecoponto verde. A sua reciclagem implica um processo de transformação (separados os diferentes tipos de materiais, triturado, derretido e convertido). Atenção: nem todos os vidros são recicláveis dada a sua constituição. Assim, vidros de copos, loiças, lâmpadas, vidros de carros, janelas, ecrãs entre outros, não devem ser colocados no ecoponto verde. Deposite apenas os vidros de garrafas, frascos e pequenos boiões.


RECICLAR EMBALAGENS??? PLASTICO O plástico é um material hoje em dia utilizado nos mais diversos produtos, uma vez que a sua produção é muito fácil e barata. No entanto, o plástico trás com ele o peso dos problemas quando se fala em ambiente: Primeiro porque para a sua produção é necessária a utilização do petróleo, um recurso natural não renovável e com tendência a acabar. Depois porque é um material não biodegradável, o que implica a sua indesejável longevidade na natureza.

O plástico reciclado é um material muito duro, podendo ser utilizado em alternativa às madeiras, nomeadamente na produção de mobiliário de jardim, paragens de autocarro, entre diversas outras coisas.


RECICLAR EMBALAGENS??? Separe os materiais de plástico, embalagens simples ou tetrapak e latas, e deposite-os corretamente no ecoponto amarelo para que possam ser reciclados.

EMBALAGENS

> tetrapak

Este tipo de embalagens são constituídas por diversos elementos, por forma a proteger eficientemente os alimentos que contêm, tal como o leite e os sumos (alimentos perecíveis). Os seus diversos constituintes são separados (papel, alumínio e polietileno) e devidamente encaminhados para reciclagem.

METAIS FERROSOS Latas de conservas, de sumos… As latas utilizadas na conservação de bebidas e alimentos, também elas são recicláveis, pelo que deve colocar junto com os plásticos no ecoponto amarelo.


RECICLAR PILHAS??? As pilhas são constituídas por metais pesados, tais como mercúrio, chumbo, cobre, níquel, cádmio e zinco, cuja sua libertação é demasiado preocupante. A contaminação dos solos e águas por parte destes alimentos poderá acabar na nossa cadeia alimentar, tendo graves consequências para a nossa saúde.

É essencial o seu adequado armazenamento, pelo que deve depositar as suas pilhas e pequenas baterias no pilhão (ecoponto vermelho), ou entregá-las nos locais onde as adquiriu, por forma a serem devidamente encaminhadas para armazenamento adequado e posterior processo de reciclagem.

ECOCENTRO Á semelhança das pilhas, baterias de carros, e equipamentos eletrónicos devem ser devidamente reciclados, pelo que deverão ser encaminhados para locais próprios à sua armazenagem e posterior reciclagem. Assim, poderá entregá-los no ecocentro existente no seixalinho.


NÓS POR CÁ???… No concelho do Montijo, a preocupação em dar resposta às necessidades de deposição dos resíduos sólidos urbanos é evidente, pelo que procuramos disponibilizar ao munícipe locais adequados à sua colocação. Por todo o concelho estão distribuídos ecopontos, oleões e moloks onde pode depositar o seu lixo doméstico.

ECOPONTOS

OLEÃO

PAPEL/CARTÃO EMBALAGENS VIDRÃO PILHAS INDIFERENCIADOS RECOLHA DE MONOS PELA CMM

Grandes elementos, pode entregá-los no ecocentro existente no Seixalinho, ou contactar os serviços da câmara para que procedam à sua recolha.

Óleos alimentares

ECOCENTRO

OLEOS MINERAIS PAPEL/CARTÃO PILHAS MADEIRAS RESÍDUOS VERDES (JARDINS) RESÍDUOS DE OBRAS OBJETOS DE GRANDE DIMENSÃO EMBALAGENS DE PLASTICO E METAL


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.