Constituição da flor

Page 1

CLUBE DA CIÊNCIA “INVESTIGA E EXPERIMENTA”

Como é constituída uma flor? INTRODUÇÃO As flores, pela sua diversidade de formas e cores exercem um enorme fascínio sobre o Homem. Para as plantas, são um órgão fundamental pois são as responsáveis pela reprodução. MATERIAL - Exemplar de uma flor; - Pinça; - Bisturi; - Lupa de mão

PROCEDIMENTO 1 – Observa atentamente a flor e com a ajuda da pinça, começa por separar as pétalas e as sépalas. 2 – Separa os estames, e retira o pedúnculo e o receptáculo, de modo a ficares com o carpelo isolado. 3 – A flor é formada por órgãos de suporte, de proteção e de reprodução. Observa os órgãos que separaste e atendendo à forma e à posição que ocupavam na flor identifica os órgãos que desempenham cada uma das funções. (Coloca ou desenha no sitio correspondente cada um dos órgãos). 4 – Observa com a ajuda da lupa as anteras. Como se chamam as estruturas que se encontram na antera? 5 – Passa o dedo pelo estigma. O que sentiste? 6 – Corta o ovário verticalmente e observa o seu interior com a lupa. Como se chamam as estruturas que observaste no seu interior?


CLUBE DA CIÊNCIA “INVESTIGA E EXPERIMENTA”

Órgãos de Suporte:

Órgãos de protecção:

Órgãos de reprodução:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.