Revista Esperia - Edição 166

Page 1

1 6 6

|

N O V • D E Z

2 0 1 8 • J A N

KIDS

ESPORTE

Janeiro de Aventuras traz programação esportiva e muita diversão

Novas modalidades femininas na grade esportiva

2 0 1 9

MEMÓRIA PRESERVADA UM POUCO DE SÃO PAULO, UM POUCO DA ZONA NORTE, UM POUCO DO RIO TIETÊ... E MUITAS E MUITAS HISTÓRIAS


REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

2

MATRÍCULAS ABERTAS maplebearsantana.com.br


06 ESPERIA EM AÇÃO Os principais trabalhos desenvolvidos pela diretoria esperiota

GESTÃO 2018/2019 PRESIDENTE Osmar Monteiro VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO Roberto Miguel

08 CAPA Memorial Esperia: preservando o

passado para as futuras gerações

10 OBRAS Fique por dentro das principais obras realizadas em 2018

VICE-PRESIDENTE SOCIAL Vanderlei dos Santos Nicoletti VICE-PRESIDENTE PATRIMONIAL Luiz Felippe Lombardo

VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO Eloy Gonçalves de Oliveira PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL Miguel Cardenuto Neto PRESIDENTE DO CONSELHO DE JUSTIÇA Júlio Cezar Yachouh Ferraz de Camargo

12 CSF Acompanhe os trabalhos realizados pela Comissão Social Feminina do Esperia

14 SOCIAL Clube Esperia celebra 119 anos com um grande baile

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO André Ferreira – ASF Design Gráfico PRODUÇÃO EDITORIAL E PROJETO EDITORIAL Promenade Comunicação REDAÇÃO Mayara Baptista (MTB 65362) e Renata Bernardes (MTB 86574) REVISÃO Carmen Garcez

20 ESPORTE Esperia e CBC: uma parceria que deu certo

FOTOS Arquivo Esperia

3

IMPRESSÃO Litocomp Insdústria Gráfica CLUBE ESPERIA Av. Santos Dumont, 1.313 – Santana (SP) Telefone: 2223-3300 Site: clubeesperia.com.br Facebook: @clube.esperia Instagram: @clubeesperiaoficial

Para anunciar entre em contato:

11 4508-8436 WhatsApp: 11 98326-8408

EXPEDIENTE / SUMÁRIO

PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO Osvaldo Arvate Junior

29 KIDS Janeiro de Aventuras: programa de

férias para os pequenos se divertirem

31 SERVIÇOS Comodidade e praticidade no dia a dia dos esperiotas

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

VICE-PRESIDENTE ESPORTIVO Laudelino Alves de Oliveira Júnior


EDITORIAL DO PRESIDENTE

Palavra do Presidente

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

4

Aos amigos esperiotas, dedico esta edição da Revista Esperia! Em tempos de comunicação on-line registramos nas páginas a seguir mais um período de nossa história. Neste ano de 2018, comemorando 119 anos, com a energia de um jovem e sua tradição centenária, o Esperia segue escrevendo a história de seus associados, do rio Tietê, da Zona Norte, da cidade de São Paulo, através do esporte, cultura e entretenimento. Aqui, frequentam gerações, famílias inteiras – que têm no Esperia sua segunda casa. Assim como eu, que desde que assumi a presidência, sigo na incansável meta de fazer a diferença e deixar o meu legado. Quando tomei posse, em janeiro de 2017, sabia dos desafios que tinha pela frente, mas jamais perdi o meu propósito de construir para o coletivo, algo difícil de ser entendido por todos. Algumas decisões são vistas em curto prazo, mas precisam ser compreendidas em longo prazo, uma reestruturação exige a necessidade de rupturas.

Obviamente não estou sozinho nessa empreitada, e agradeço aqui aos amigos – os de cargos nomeados e os que colaboram simplesmente para o crescimento. Todos, ao meu lado, seguem convictos de nossa missão. Queridos associados, estejam certos de que estamos zelando pelo seu Clube e dando continuidade à prosperidade desta entidade centenária e respeitada mundo afora. Para finalizar, um Natal abençoado para todas as nossas famílias, em especial à minha família, a quem cumprimento por completo através da minha amada esposa Selma. E um feliz ano novo, repleto de alegrias e saúde! O ano de 2018 já se foi, ficou para a história, agora nossa missão é escrever 2019. Meu desejo é que esse seja o ano da sua vida!

Boa leitura!

OSMAR MONTEIRO

Presidente Administrativo



Esperia em MEIO AMBIENTE

ESPERIA EM AÇÃO

De olho no futuro e antenados com a importância de fazer o melhor para preservar o meio ambiente, foi realizada a mudança de iluminação em vários espaços do nosso Clube por lâmpadas LED. O Campo de Futebol (Racha), as quadras de Futevôlei e Beach Tennis (localizadas no gramado da Pista de Atletismo), a Quadra de Beach Tennis, as Quadras de Futevôlei, o Ginásio Poliesportivo, o Centro de Lutas, o Ginásio de Basquete já ganharam nova iluminação. Também começaram as trocas nas quadra de Mini Tênis, realizamos a instalação em uma quadra e as demais serão realizadas em breve. Agora a galera que joga à noite pode aproveitar muito mais!

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

6

FENACLUBES

O presidente do Esperia, Osmar Monteiro, esteve presente no Congresso Brasileiro de Clubes – promovido pela Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e do Sindicato de Clubes do Estado de São Paulo – acompanhado por sua esposa, a coordenadora da Comissão Social Feminina, Selma Monteiro, pelo vice-presidente esportivo, Lau Oliveira, o vice-presidente social, Vanderlei dos Santos Nicoletti, e pelo vice-presidente patrimonial, Luiz Felippe Lombardo. Este é considerado o maior e mais importante evento do segmento clubístico no país e nossa diretoria compareceu em busca de se aprimorar e trazer novidades que contribuam para o desenvolvimento do Esperia.

MAIS SEGURANÇA

Algumas medidas vêm sendo implementadas ao longo do ano. A preocupação constante pela segurança de seus frequentadores vai desde os cuidados com o entorno do Clube, que é protegido pelo Posto Policial localizado ao lado do complexo, funcionando 24 horas durante 7 dias da semana. A Base Comunitária de Segurança Campo de Bagatelle é uma parceria com mais de 20 anos, e hoje o Esperia é responsável pelo fornecimento diário da alimentação dos policiais que trabalham no posto. Além disso, um novo sistema foi instalado para o controle de entrada e saída. Com identificação obrigatória, ele vigia rigorosamente todos os associados, atletas, militantes, visitantes, fornecedores, parceiros, com o registro de dados pessoais, foto e biometria. Essas informações contribuem para o mapeamento e controle de proteção dos frequentadores.


Ação

MINISTÉRIO DO ESPORTE

Em novembro o Esperia recebeu da Coordenação Geral de Gestão de Convênios, do Ministério do Esporte, a Certidão de Registro Cadastral. Isso significa que o Esperia entregou todas as documentações e cumpriu as exigências do governo, com uma gestão transparente e responsável. Desta forma o Clube segue apto a receber recursos, mediante a aprovação de seus projetos, para investir na formação de atletas e paratletas que representam o Esperia em competições nacionais e internacionais e fomentar o esporte brasileiro. A certidão tem validade de um ano e deverá ser renovada em novembro de 2019.

ALMOÇO DA COMISSÃO SOCIAL FEMININA

Há 41 anos, liderada pela esposa do presidente nessa gestão, a Sra. Selma Monteiro, a Comissão Social Feminina (CSF) faz a diferença na vida das pessoas. Essas senhoras doam tempo, recursos e, acima de tudo, muito amor e trabalho durante a organização do tradicional Almoço Beneficente. Neste ano foram 2 edições de muito sucesso, maio e outubro. O lema aqui é ajudar! Instituições beneficentes da Zona Norte e funcionários do Clube são os beneficiados pelas ações da CSF. Composto por várias atrações, o evento conta com almoço, bingo, sorteios de doações, venda de bombons premiados, desfile de moda, shows. Mas a maior atração é a doação promovida por essas mulheres guerreiras! ESPERIA EM AÇÃO

Na direção certa! Dentro de uma área de mais de 80.000 m², chegar ao destino pretendido pode ser uma tarefa difícil até para os mais assíduos frequentadores. Por meio de uma parceria com a Prevent Senior, todo o Clube passa a contar com placas de comunicação visual em português e inglês. Dessa forma, temos um espaço bem sinalizado tanto para a utilização dos associados como dos visitantes, e até mesmo das delegações estrangeiras. Seguindo uma linha mais funcional e harmoniosa, o projeto compreende todas as localizações, incluindo o estacionamento e as salas administrativas dos departamentos do Clube.

7 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

SINALIZAÇÃO


SEDE DO CLUBE, 1910

Memorial Esperia

CAPA

2018. No seu ano de comemoração de 119 anos, uma iniciativa grandiosa começa a ser escrita para se perpetuar nos registros históricos do Clube e da cidade de São Paulo. Um projeto que aos poucos vai ganhando forma e tem como missão preservar e propagar a história, não somente do Esperia, mas também sua relação com a história do esporte na cidade de São Paulo, com o rio Tietê e a comunidade italiana.

BARCO CHRIS-CRAFT, 1960, REVITALIZADO

Com um acervo centenário que inclui mais de 30 mil fotografias, 14 mil negativos, 2.600 troféus, 6.800 recortes de jornais, além de 150 mil documentos como atas, estatutos, relatórios anuais, boletins, convites, programas, propostas de associados e plantas do Clube, medalhas, o Arquivo Histórico, hoje referência para historiadores, estudantes e outros interessados em pesquisar dados da São Paulo antiga e do rio Tietê, terá uma nova roupagem e passará a ocupar a sede principal do Clube. DIÁRIO POPULAR DE 16 DE FEVEREIRO DE 1906

8 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

NO PROJETO, O ARQUIVO HISTÓRICO DO CLUBE GANHARÁ NOVA LOCALIZAÇÃO

TAÇA DA PRIMEIRA SÃO SILVESTRE 1925


As relíquias históricas, hoje à mostra no Arquivo Histórico, atualmente localizado próximo ao barracão onde ficam guardados os barcos de remo, nos fundos da sede do Clube, aos poucos serão transferidas para as novas localizações.

SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA...

Às margens do rio Tietê, em 1899, nascia o Clube Esperia, quando os amigos Emilio Gallina, EmilioTallone, Pietro Lazzarone, Luigi Torre, Angelo Quaranta, Fulvio Constanzo e Ercole Ervvenn se reuniram com o objetivo de terem um local para guardar seus barcos de remo. Assim, a partir de uma solução para acomodar uma embarcação, também nasce o projeto do Memorial Esperia. A história é bem mais longa, mas, resumidamente, um dos mentores do

museu esperiota, o Sr. Claudio Ferranda, presidente do Conselho do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo, e também membro do Conselho Memorial Esperia, foi o responsável pela revitalização do barco Chris-Craft e, consequentemente, surgiu a necessidade de mostrar para todo mundo a belezura que ficou a embarcação, então, houve a confirmação de uma das localizações do Memorial. “Eu nasci no Esperia, por aqui passaram quatro gerações da minha família”, conta com orgulho o Sr. Claudio Ferranda, justificando a importância de preservar a memória afetiva, a história social de uma cidade, de um rio, e, principalmente, das pessoas que construíram tudo isso. “Estou muito orgulhoso e especialmente grato ao Claudio, que foi o grande responsável, não somente pela restauração primorosa que recebeu o barco, mas também por nos motivar a construir esse projeto muito especial para o nosso Esperia, e ainda a todos os membros do Conselho criado para a idealização desse projeto”, diz Osmar Monteiro, presidente do Esperia.

CAPA

A embarcação azul e branco de 1960, ChrisCraft, assim como algumas fotos antigas e o belíssimo barco de remo de madeira da década de 30, recebem os primeiros olhares admirados de pessoas que passam pelo saguão social do Clube. Um dos espaços onde vai se formando, mesmo timidamente, o Memorial Esperia.

BATISMO DE BARCO - 1926

9 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

REGATA NO RIO TIETÊ. AO FUNDO A CHÁCARA DA FLORESTA – 1905


Obras DESTAQUES DO ANO

Ao longo do ano, o Departamento Patrimonial do Clube desenvolve diversos trabalhos de melhorias, reformas e manutenção. Eles estão sempre trabalhando para manter nosso Clube bonito, funcional e adequado às necessidades dos associados. Entre os diversos trabalhos desenvolvidos neste último ano, alguns se destacaram e a gente quer te mostrar! Confira:

ESPAÇO PIDE E VIVA KIDS

Em outubro, a criançada esperiota ganhou mais um cantinho especial aqui no Clube! O antigo centro de lutas deu espaço a uma nova sala de atividades para as turmas do PIDE e do Viva Kids. Nova pintura nas paredes, pintura e demarcação de 2 miniquadras, revisão e limpeza dos ventiladores, recolocação de placas de isopor do forro do teto e revisão da iluminação. Ficou uma graça!

OBRAS

REFORMAS NO SALÃO SOCIAL Em agosto foi concluída a segunda fase de reformas do Salão Social do Clube. Foram realizadas diversas melhorias, com destaque para a recuperação geral do piso de madeira. Também foi retirado o tecido decorativo do teto do salão e feita uma pintura geral. O ambiente ganhou nova iluminação com refletores do tipo LED. Lembramos que, na primeira fase da obra, foi reformado o telhado da sede social com realocação e manutenção dos aparelhos de ar condicionado da boate, restaurante e saguão.

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

10

REFORMA DO GINÁSIO POLIESPORTIVO

Em 2017, nosso ginásio principal de Basquete foi reformado e ficou lindo demais. Neste ano foi a vez de o Ginásio Poliesportivo ganhar uma cara nova! O piso antigo foi retirado e em seu lugar foi colocado um novo de melhor qualidade, as paredes internas e o teto de telhas foram pintados, assim como os gradis e arquibancadas. Ficou show!


REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

11


NÃO É UM TRABALHO FÁCIL, MAS É

IMENSAMENTE RECOMPENSADOR

Vamos ajudar? Um trabalho altruísta e inspirador. Isso é o que a Comissão Social Feminina do Esperia (CSF) tem feito aqui no Clube há mais de 40 anos. Liderada pela coordenadora Selma Monteiro, a CSF é composta por esperiotas, esposas, mães e filhas que se dedicam a ajudar o próximo.

CSF

As ações que a comissão realiza ao longo do ano, como eventos sociais, bazares e almoços beneficentes, além de campanhas de arrecadação de doações, resultam em recursos utilizados para ajudar instituições beneficentes da Zona Norte de São Paulo. A CSF também promove importantes ações internas em prol dos funcionários do Esperia.

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

12

Destaque para a festa de confraternização no final de cada ano. Durante um dia inteiro o Clube é fechado especialmente para que os funcionários possam desfrutar ao lado de seus familiares. Almoço especial, brincadeiras na piscina e diversas atividades fazem a alegria dessa galera que trabalha com muita dedicação durante todo o ano. Tem até visita do Papai Noel com lembrancinhas para a criançada. “Não é um trabalho fácil, mas é imensamente recompensador. Ver a diferença que nossa ajuda faz na vida de centenas de pessoas e famílias é muito gratificante. Cada instituição recebe um tipo de assistência de forma diferente. O trabalho que desenvolvemos com os funcionários

do Clube também é feito com muito carinho, amor, respeito e gratidão”, comenta Selma. Se você quer contribuir com esse belo trabalho, basta entregar suas doações de roupas, alimentos, produtos de higiene, medicamentos etc. na recepção ou depositálas na caixa de recolhimento na entrada.

BAZARES BENEFICENTES

Entre as diversas ações que a Comissão Social Feminina promove, estão os bazares beneficentes. Realizados quase todos os meses no Clube, os bazares contam com a participação de diversos expositores que encontram uma oportunidade de expor e vender seus produtos para mais de 8 mil associados do Esperia. Roupas, sapatos, acessórios, artigos de artesanato, produtos alimentícios, perfumes e diversos outros produtos podem ser comercializados. Se você quer participar, envie um e-mail para social3@esperia.com. br com a apresentação e faixa de valores dos seus produtos com o assunto: “Bazar Clube Esperia – Exposição” e aguarde o retorno do departamento. Próximos bazares: Datas: 6 a 9/12 e de 13 a 16/12 Horários: quinta e sexta, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 18h Local: Sala de TV do Esperia


Noite Italiana

SOCIAL

13 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

*Crédito das imagens: Maiara Bevilaqua/Studio M7 Produções.

Em agosto, o Esperia promoveu mais uma edição da tradicional Noite Italiana. A festa foi sucesso absoluto e reuniu mais de 800 pessoas em uma linda homenagem às nossas raízes e DNA italiano. Música ao vivo, danças, pratos típicos e, é claro, um bom vinho tinto fizeram a alegria de quem esteve presente. Foi inesquecível!


Biblioteca As férias estão chegando. Que tal aproveitar para ler um bom livro? Aqui na Bibliotca do Esperia temos diversas opções para todos os gostos. Com um acervo de cerca de 10 mil exemplares, os associados encontram livros de diferentes gêneros, jornais diários (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Lance!), revistas (Super Interessante, Veja, Época, Contigo, Quatro Rodas, Caras, entre outras) e até um pequeno acervo de HQs (Turma da Mônica, Super-heróis, entre outros). Além de todo esse material, a biblioteca também conta com ambiente para estudo e trabalho! Venha nos visitar. Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 18h Sábados, das 10h às 14h Telefone: 2223-3307

SOCIAL

Baile de Aniversário: Esperia 119 anos

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

14

Estamos chegando ao fim de mais um ano de muitas conquistas, e motivos para comemorar não faltam. Realizamos grandes obras e melhorias de infraestrutura, nossos atletas mandaram bem em diversas competições nacionais e internacionais, nossos eventos sociais e culturais fizeram a alegria dos esperiotas e agora, para fechar com chave de ouro, vamos festejar mais uma vez! No dia 30 de novembro, sexta-feira, acontece o Baile de Aniversário do Esperia. Nosso amado Clube vai comemorar 119 anos de existência em grande estilo. Para

garantir que todos tenham uma noite de muita diversão, o ingresso do evento inclui bebidas (água, refrigerantes e cerveja), além de um cardápio variado com comidas saborosas. O evento contará com a participação do cantor Marcio Augusto e Banda. Hits e clássicos do pop rock nacional e internacional irão embalar a noite dos convidados. Na playlist do baile, o romantismo também marcará presença. Contamos com a presença de toda a família esperiota! Informações: Data: 30 de novembro, sexta-feira Horário: das 21h às 3h Local: Salão Social do Clube Esperia Telefone: 2223-3310 ou 2223-3300 Valores (por pessoa): Associados: R$ 100,00 / Não associados: R$ 110,00 Promoção: Mesa Fechada com 8 lugares: R$ 680,00 (o convite fica por R$ 85,00 cada) Traje: esporte fino Sem taxa de rolha.


Biografia de atleta esperiota SERÁ LANÇADA NO CLUBE

Alfredo teve uma belíssima trajetória de sucesso que começou aqui na pista de atletismo do Esperia. Trabalhava como eletricista e, mesmo após um cansativo dia de trabalho, dirigia-se ao Clube para treinar à noite. Escrita por Antonio Carlos de Paula, neto de Alfredo Gomes, a obra traz fotos

antigas de família e do Arquivo Histórico do Esperia, curiosidades e fatos históricos da época em que Alfredo se dedicava ao esporte. Ancorado em uma vasta pesquisa e em acervo familiar, Antonio relata detalhes acerca da vida pessoal, profissional e esportiva do avô, em uma abordagem que contextualiza o cenário social e político da década de 1920 no Brasil. O livro percorre toda a carreira do atleta até sua morte, na própria pista de atletismo do Clube, após um infarto fulminante. O lançamento do livro acontecerá no dia 6 de dezembro, quinta-feira, às 18h30 no Salão Azul do Esperia.

15 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

Em dezembro, o Esperia terá a honra de sediar o lançamento do livro Alfredo Gomes: Vida, Vitórias e Conquistas. O esperiota foi um dos grandes nomes do atletismo brasileiro: neto de escravos, tornou-se o primeiro atleta negro brasileiro a participar de uma Olimpíada e o vencedor da 1ª edição da famosa e tradicional Corrida de São Silvestre.


Atletismo Paralímpico: CLUBE INCLUI NOVA MODALIDADE EM SUA GRADE ESPORTIVA Já ouviu falar em Petra? Esse é um esporte que reúne força, agilidade e superação, e foi desenvolvido para que pessoas com paralisia cerebral pudessem competir e arrasar nas pistas de atletismo utilizando um triciclo adaptado. Desde o mês de setembro a modalidade passou a fazer parte da grade esportiva do Clube.

ESPORTE

Chegou ao nosso conhecimento que havia um atleta (Mário Limonta) que não tinha lugar para treinar a modalidade. Nos reunimos e decidimos abrir nossas portas e incluir a Petra em nossa grade esportiva. Afinal, somos um clube socioesportivo inclusivo.

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

16

Ao identificar que o atleta tinha talento e um futuro brilhante na modalidade, a diretoria do Clube abriu suas portas e incluiu Petra em sua grade. O triciclo utilizado é especificamente projetado para a prática da modalidade e conta com rodas de borracha, por isso não danifica a pista de atletismo. E não é que mal começou e já temos uma promessa da modalidade entrando para a família de atletas do Esperia?! Mario Limonta era atleta de Polo Aquático, mas sofreu um acidente que resultou em uma paralisia cerebral. Desistir do esporte nunca foi uma opção e Mario encontrou na prática de Petra uma oportunidade de superar as adversidades e conquistar pódios em competições pelo país. “A cada ano que passa podemos acompanhar a evolução e os resultados dos nossos projetos de formação paradesportiva. Uma nova modalidade na grade não significa apenas mais medalhas e troféus, significa oferecer novas oportunidades e proporcionar uma inclusão socioesportiva para atletas que, muitas vezes, encontram apenas portas fechadas em outros locais. Seja bem-vindo à nossa equipe, Mario. Estaremos sempre na torcida”, comenta o presidente do Esperia, Osmar Monteiro.

MARIO LIMONTA ERA ATLETA DE POLO AQUÁTICO, MAS SOFREU UM ACIDENTE QUE RESULTOU EM UMA PARALISIA CEREBRAL. DO ESPORTE

DESISTIR NUNCA FOI UMA OPÇÃO


49º Campeonato Aberto de Tênis do Esperia Em outubro chegou ao fim a 49ª edição do Campeonato Aberto de Tênis do Esperia. A competição reuniu mais de 300 atletas de diversas categorias. O campeonato, que é considerado um dos mais antigos e tradicionais torneios amadores do país, foi realizado em 9 finais de semana distribuídos ao longo do ano. Foram disputadas praticamente todas as categorias, de principiante a sênior. Realizado aos sábados e domingos, o torneio primou pela organização sem atrasos, bolas novas em todos os jogos,

TROFÉUS DA COMPETIÇÃO

troféus de qualidade, equipe de arbitragem treinada e capacitada, além de um painel de informações eletrônico para os participantes. É claro que os tenistas esperiotas também participaram e deram um verdadeiro show nas quadras. Ao todo, nossa equipe garantiu 6 títulos nas categorias de adultos, 4 títulos nas categorias de classes e 15 títulos nas categorias juvenis. O departamento agora se prepara para 2019 e já está trabalhando na organização do 50º Campeonato Aberto, em comemoração aos 50 anos ininterruptos de organização desee evento.

“Quis prestar essa homenagem porque o Ferrari foi o responsável pelo retorno dos campeonatos de Mini Tênis no Esperia. Ele deu muita força para que retomássemos esse projeto e foi ele também quem me convidou para assumir o departamento. Uma forma de expressar nossa gratidão a um amigo tão querido”, comentou o diretor do Departamento de Mini Tênis, Alexandre Tieppo.

17 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

Em novembro chegou ao fim o 2º Campeonato de Mini Tênis do Esperia. A competição contou com 64 participantes divididos em duplas e em 3 categorias: A, B e C. O Campeonato deste ano foi realizado em homenagem ao vice-presidente esportivo, José Luiz Ferrari, falecido em agosto. Ferrari foi um dos principais incentivadores do projeto de retomada do Mini Tênis no Clube.

ESPORTE

2º Campeonato de Mini Tênis


Novas modalidades FEMININAS NA GRADE ESPORTIVA DO CLUBE Igualdade no esporte. Essa foi uma das causas que o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu abraçar em 2018. Com o Projeto de Revisão da Igualdade de Gênero, a organização busca promover uma maior inserção das mulheres em todos os setores do esporte. Levando em conta a importância social e esportiva do Esperia no Brasil, a diretoria do Clube entra na luta pela igualdade fazendo uma revisão de sua grade esportiva.

equilíbrio entre as modalidades femininas e masculinas. Meu objetivo é de que até o final do ano que vem possamos equiparar a oferta de atividades para as equipes femininas, mantendo 50% para cada gênero”, comenta o presidente do Esperia, Osmar Monteiro. As mudanças por aqui já começaram! O Departamento Esportivo esperiota implantou categorias femininas de base em modalidades esportivas que até então eram formadas apenas por equipes masculinas. Neste 2º semestre de 2018, o Clube passou a contar com equipes femininas de Basquete (Sub12), Handebol (Sub14) e Vôlei (Sub 14). Todas elas inclusive já iniciaram a participação em competições.

“Gostamos de desafios e de sentir que estamos fazendo a diferença. Pela primeira vez em 118 anos o Esperia passou a contar com uma equipe feminina de Basquete. Isso é algo que ficará para a história do Clube. Essa é nossa missão. Incluir, respeitar diferenças, atender a todos sem distinção. Incentivar e promover a igualdade de gêneros no esporte é uma causa muito justa e importante. É uma honra deixar esse legado para o Esperia”, conta Osmar.

ESPORTE

18

Sob o comando de uma equipe técnica qualificada e dedicada, as meninas têm mostrado muita determinação. Nossa equipe de Basquete, por exemplo, participou do Decathlon Festival e competiu apenas contra equipes masculinas! As atletas fizeram bonito e conquistaram até um patrocinador, o Colégio Dominante, que fez novos uniformes para toda a equipe.

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

“Evoluímos a um passo de cada vez. Iniciamos a nossa gestão com a missão de retomar nossa tradição como um Clube formador de atletas. Na sequência demos continuidade aos projetos de formação e inclusão socioesportiva de adultos e crianças com deficiência. Agora vamos buscar esse

EQUIPE DE VÔLEI

EQUIPE DE HANDEBOL

EQUIPE DE BASQUETE


Departamento de Vôlei é exemplo DE AMOR AO PRÓXIMO E SOLIDARIEDADE

Recentemente essa galera solidária promoveu o Festival Outubro Rosa. Teve jogo, música, dança, prêmios e muita solidariedade, já que os 46 participantes fizeram doações que foram entregues para a CSF. O evento contou com a participação dos convidados ACM Norte, Águia da Vila Guilherme e Pinks da Amiga Rosana, além do diretor auxiliar Zeca e sua esposa Cibele, que fizeram toda a decoração do evento.

ESPORTE

“Acreditamos que unidos podemos fazer a diferença. O vôlei é nossa paixão e jogamos por amor, porque não aproveitar e contagiar pessoas que precisam de ajuda com esse amor também? É um trabalho que

fazemos com muito carinho e alegria. Em 2019 vem muito mais por aí”, comenta Eidi Nardeli, diretora auxiliar que desenvolve os trabalhos sempre com o apoio do diretor do Departamento de Vôlei, José Milton.

19

10%

de desconto nas locações para associados do Clube Esperia!

Fone 11 3951-5650 / 3857-8999 Rua Antenor Guirlanda, 44 – Casa Verde

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

Fazer o bem sem olhar a quem. É com essa proposta que nosso Departamento de Vôlei promove ao longo do ano diversos festivais solidários. As ações acontecem sempre em parceria com outras entidades esportivas e o objetivo é arrecadar doações de produtos alimentícios, de limpeza, de higiene e roupas usadas que são entregues à Comissão Social Feminina do Esperia e doadas para instituições beneficentes da região.


Esperia e CBC: A PARCERIA QUE DEU CERTO

Parece que foi ontem, mas já faz mais de três anos desde que o Esperia teve o seu primeiro projeto esportivo de formação aprovado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). De lá para cá foram tantas conquistas, tantas vitórias e tantas barreiras superadas que achamos importante relembrar um pouco dessa história e te contar como estão nossos projetos.

ESPORTE

Nosso Clube sempre teve a vocação esportiva em seu DNA, diversos atletas esperiotas foram destaque no cenário nacional e mundial. Mas além de não ser fácil, esse é um trabalho que envolve a necessidade de investimento financeiro. Até então os trabalhos de formação esportiva no Esperia eram desenvolvidos com os esforços de nossos atletas e o custeio de pais e patrocinadores, sem que houvesse uma política nacional para isso no país.

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

20

Reconhecendo a importância dos clubes brasileiros como formadores de atletas, foi incluído na Lei Pelé um artigo em que o governo destina o correspondente a 0,5% de toda a verba arrecadada em loterias federais para o setor esportivo, fomentando o esporte olímpico brasileiro. A gestão financeira desses recursos no país ficou a cargo do CBC, que criou um sistema de distribuição de recursos aos clubes afiliados através de editais. O Esperia agarrou a oportunidade de retomar sua vocação e participou desde o início, tendo seu primeiro projeto de formação de atletas aprovado em 2015, através do Edital 1 e destinado à infraestrutura e equipamentos. Destaque para a construção da nossa nova academia com equipamentos mais modernos e mais bem estruturada. Também tivemos 6 modalidades beneficiadas: Basquete, Ginástica Rítmica, Tênis, Atletismo, Natação e Tiro com Arco, que ganharam novos materiais de todos os tipos. Esse projeto teve o valor aprovado de

R$ 950.508,48 com vigência de 01/06/2015 a 31/07/2016 e prestação de contas já realizada. O segundo projeto aprovado, através do Edital 5, foi destinado à compra dos pisos da Quadra de Basquetebol e para o Ginásio Poliesportivo, dos tatames olímpicos para o Judô, arcos e flechas para o Tiro com Arco e cadeira de rodas para o Tênis e Basquete Paralímpico. Esse projeto teve o valor aprovado de R$ 1.924.233,35 e a vigência de 21/12/2015 a 21/12/2018. A prestação de contas será realizada até 21 de fevereiro de 2019. Ao fim dos primeiros editais, que focavam na formação de base e na estrutura/equipamentos, o próximo passo foi custear a mão de obra qualificada, através de técnicos e equipe multidisciplinar. O terceiro projeto aprovado, através do Edital 6, contemplou o custeio de 44 profissionais, que foram selecionados através de um amplo processo seletivo, para o qual recebemos mais de 3 mil currículos. O valor aprovado foi de R$ 5.064.278,88 a serem utilizados ao longo de 54 meses. O custeio do CBC é parcial, sendo somente pago o salário líquido do profissional contratado, e os demais encargos e benefícios salariais são de responsabilidade do Clube. Finalizando o ciclo do processo de formação, o CBC criou os Campeonatos Brasileiros Interclubes de cada modalidade, em parceria com as Confederações Nacionais. Para que suas equipes participem desses campeonatos, o Comitê Brasileiro de Clubes custeia a organização da competição, além de passagens aéreas e hospedagens dos atletas e comissão técnica. Os demais custos são de responsabilidade do Clube, departamentos e/ou comissões. Para participar dos CBIs, o Esperia teve 3 projetos aprovados, no Edital nº7, correspondendo ao valor de R$ 1.955.302,04


PRESIDENTE DO ESPERIA, OSMAR MONTEIRO, E O PRESIDENTE DO COMITÊ BRASILEIRO DE CLUBES, JAIR ALFREDO PEREIRA, DURANTE A REINAUGURAÇÃO DO GINÁSIO DE BASQUETE DO CLUBE

É muito trabalho, né? Mas para que ele seja desenvolvido com excelência, a diretoria do Esperia criou o Departamento de Projetos, que administra e acompanha de perto todo

NA ABA INSTITUCIONAL – TRANSPARÊNCIA – CBC, TODOS PODEM ACESSAR OS EDITAIS DOS PROJETOS APROVADOS

ESPORTE

Ao todo, o clube foi beneficiado com recursos públicos para a formação de atletas no valor de R$ 9.894.322,75 e já tem pré-aprovado para 2019 cerca a 2 milhões de reais para investimento em infraestrutura esportiva. Até o fechamento desta revista, tivemos 5 projetos aprovados e todos podem ser consultados na página de transparência no site do Clube, através do link https://clubeesperia.com.br/ transparencia-esperia/#cbc.

o trabalho que está sendo desenvolvido junto ao CBC. Também precisamos agradecer a você, esperiota que torce e vibra a cada conquista dos nossos atletas, pois seu apoio tem sido fundamental nessa jornada. Seguimos em busca de fomentar o esporte brasileiro, sempre priorizando a transparência de nossas ações e o respeito a todos os nossos associados.

21 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

(que pode sofrer variações por negociações entre o CBC e as confederações das modalidades). Vale ressaltar que o mesmo valor aprovado para as competições será revertido em aprimoramento de infraestrutura e aquisição de novos equipamentos na continuidade dos novos projetos.


O futuro do

ESPORTE

Para trazer ainda mais credibilidade ao trabalho desenvolvido em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a atual gestão esperiota criou, em 2017, a Diretoria de Formação de Atletas. Esse é o departamento que oferece suporte científico ao desenvolvimento dos 458 atletas que pertencem aos nossos projetos.

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

22

Mas o que isso significa? Antes de tudo, você precisa saber que o prognóstico de desempenho de um atleta iniciante realizado sem critérios científicos aumenta a possibilidade de erros. Isso acontece porque o desenvolvimento de um atleta depende de vários fatores que devem ser levados em consideração, como o seu potencial genético, a metodologia de aprendizagem e treinamento e os seus traços individuais. Sendo assim, torna-se essencial que esses atletas sejam acompanhados de perto e participem de programas que ajudem a identificar, estimular e recompensar a aprendizagem do treinamento. É aí que entra a Diretoria de Formação de Atletas, que, com base em métodos de observação pedagógica, sociológica, psicológica e médicobiológica, busca descobrir e avaliar o mais cedo possível as forças e as deficiências, bem como os talentos de cada criança nos diferentes domínios da aprendizagem e nas diferentes modalidades. Quando falamos em formação de atletas, ou sobre o descobrimento de novos talentos, não podemos identificar isso com base em apenas

um ano de trabalho, pois essa identificação é parte de um processo de desenvolvimento que se torna evidente ao longo das etapas de treinamento baseadas em ciclos anuais, semestrais, mensais, semanais e diários. Durante esse processo revelam-se aptidões particulares para gestos motores específicos, e dessa forma o atleta começa a sua formação de base. O trabalho de formação de atletas no Esperia acontece de forma multidisciplinar. Os departamentos de Fisioterapia e Preparação Física trabalham de forma integrada com os técnicos de cada modalidade. Inicialmente são realizadas três tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação diagnóstica tem a função de diagnosticar as condições físicas, através de testes específicos para cada modalidade, e técnicas. Através dessa avaliação, é possível analisar os fatores biológicos (antropométricos e de composição corporal), fatores metabólicos (potência aeróbia e anaeróbia), performance motora (força, potência, velocidade, agilidade e flexibilidade) e psicossociais (percepção subjetiva de esforço e socialização). Já a avaliação formativa tem a função de acompanhamento a médio e longo prazo para verificar se os objetivos dos treinamentos estão sendo alcançados ou se precisam de ajustes ou


esporte

treinamento. No exemplo das categorias sub-12/14 do Tênis, a bateria de testes realizada foi a mesma utilizada antes do início dos treinamentos. As médias para cada categoria estão descritas na tabela.

Ao final dessa etapa de avaliação, a planificação dos treinamentos é elaborada e desenhada em função das principais competições anuais. Esse trabalho é realizado pelo Departamento de Preparação Física em conjunto com o técnico de cada modalidade. Esse complexo de avaliações e elaborações dos treinamentos é feito para cada uma das 11 modalidades (Atletismo, Atletismo Paralímpico, Basquete, Baquete em Cadeira de Rodas, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis, Tênis em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco e Tiro com Arco Paralímpico) que integram os projetos de formação Esperia/CBC, de forma mensal, semanal e diária pelos preparadores físicos.

Através desse trabalho, são produzidos mensalmente materiais de conhecimento na área de Esporte de Rendimento e Formação para futuras publicações científicas. Atualmente contamos com os profissionais Prof. Dr. Luis Gustavo Pena e o professor Guilherme Rabaça.

Uma das avaliações que é realizada em todas as modalidades é de controle do Categoria

Sub-12 Sub-14

O Departamento de Fisioterapia realiza, todas as semanas, para todas as modalidades pertencentes ao Projeto CBC, um trabalho de Reabilitação de Lesões, quando necessário, acompanhando os atletas até o processo da alta, e realiza também um trabalho de exercícios preventivos semanalmente, para evitar todos os tipos de lesões às quais os atletas podem estar sujeitos, frente às cargas de treinamento. Hoje o departamento conta com os profissionais Rafael Borges e Claudia Salorno.

Spider run (s)

Agilidade Hexagon Test (s)

Sideway Shuffle (s)

Velocidade 20 metros (s)

20,23 18,83

12,20 11,81

7,59 7,59

4,41 4,38

Overhead Medicine Ball (m) 6,00 7,88

Potência Side Medicine Ball (D) (m) 7,94 8,48

Side Medicine Ball (E) (m) 8,98 8,19

23 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

reformulações. O processo é finalizado com a avaliação somativa, que verifica se os objetivos foram alcançados, assim como a efetividade do trabalho de treinamento através dos resultados das participações nas competições principais.

ESPORTE

BRASILEIRO ESTÁ NO ESPERIA


Resultados... CONFIRA ALGUNS DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DE NOSSAS EQUIPES: ATLETISMO

ESPORTE

Esse foi um ano muito positivo para a equipe de Atletismo do Clube. Destaque para Vittor Matheus Souza, que está em 1° lugar no Ranking Brasileiro Sub-20 e em 3º no Ranking Nacional Sub-20. Ele também venceu o Campeonato Estadual 2018 e integrou a Delegação Brasileira no Campeonato Mundial Sub-20 em Tampere, Finalândia. Destaque também para Raony Gonçalves Cardoso, que é 2º colocado no Ranking Brasileiro Sub-16/ CBAt, Lucas Augusto Vieira, vice-campeão brasileiro estudantil (SP) e Integrante da Delegação Brasileira no Campeonato Mundial Estudantil/Gymnasiade, Daniel Souza Lima, no Arremesso do Peso Sub-18, e Rita de Cássia Ferreira, 3ª colocada no Campeonato Brasileiro Sub-20.

JOÃO PAULO AMORIM RIBEIRO DA SILVA

ATLETISMO PARALÍMPICO

Sempre com resultados importantes e participando de diversas competições ao longo do ano, nossa equipe de Atletismo Paralímpico tem como destaque João Paulo Amorim Ribeiro da Silva. Em um ano de treinamento, ele já alcançou o 2º lugar do Ranking Brasileiro 2018, na prova de 400m na classe T35.

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

24

VITTOR MATHEUS SOUZA


GINÁSTICA RÍTMICA

Nossas meninas tiveram um ano incrível e repleto de conquistas. Destaque para nossa equipe Juvenil, que se consagrou como a melhor do estado ao vencer o Campeonato Estadual na categoria por equipe. Destaque para Emily Sakamoto, que foi campeã estadual na categoria 14 e 15 anos, e para Sophia Escolano, que foi vice-campeã estadual na categoria 12 e 13 anos.

25 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

O Basquete esperiota retomou com força total seu status como um dos melhores do país. Nossa equipe da categoria Sub-13 iniciou 2018 com o título de vice-campeã do Torneio Início. Eles também levaram o título de Campeão Paulista da Série Prata. O esperiota Willians ainda entrou na seleção de ouro do sul-americano Sub-13. A galera do Sub-12 também mandou muito bem garantindo o bronze no Campeonato Paulista Série Prata. Já a equipe Sub-14 ficou com o 3º lugar no mesmo campeonato, porém na Série Bronze. Nossa equipe Sub-17 arrasou levando o título da liga pró da categoria Sub19. Além disto, essa mesma equipe disputou a Copa Brasil Sub-18, no Rio de Janeiro, se garantindo como a 7ª melhor do Brasil. Destaque também para Matheus Pagotto do Sub-12, que foi escolhido o MVP (melhor jogador) das finais do Campeonato Paulista, além de Willians e Vinicius do Sub-13 na seleção de ouro das finais.

ESPORTE

BASQUETE


Resultados... CONFIRA ALGUNS DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DE NOSSAS EQUIPES:

ESPORTE

JUDÔ

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

26

Ao passar a integrar o projeto Esperia/ CBC de formação, o Departamento de Judô voltou a ter representatividade nas competições oficiais em nível estadual e nacional, chegando ao número de 168 judocas nas equipes. Destaque para Juliana Rodrigues Yamasaki, Paulo Junior, Henrique Envagelhista Moura, Gabriel Ferreira de Souza Silva e Maria do Carmo Ramos dos Santos Lobo.

NATAÇÃO

Em 2018 vimos nossos atletas alcançarem índices de Campeonatos Paulista e Brasileiro. Destaque para: Laura Lima Poli, Pedro Rivas Paz, Ana Clara de Santana Tyc e Nicoly Georg. Também estamos entre os 5 melhores clubes no estado de São Paulo, na categoria Petiz Feminino. Nossos pequenos pré-mirins e mirins têm se destacado bastante nas competições do circuito mirim, com alguns atletas entre os 16 melhores do campeonato. No paulista de maratona e brasileiro de maratona estamos entre os três melhores clubes de São Paulo e do Brasil. Também temos atletas paralímpicos que estão dando show na piscina. Destaque para Kevin Melo e Arthur Borghi.


JOÃO LUKAS TAKAKI

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

Além de sediar competições nacionais e internacionais da modalidade, temos uma equipe que manda muito bem. Destaque para João Lukas Takaki, atual nº 1 do Brasil na categoria Juniors e 5º melhor do mundo. João representará o Esperia e o CBC no Masters Juniors de Tênis em Cadeira de Rodas, competição com os oito melhores do mundo, em janeiro de 2019, na França.

Nossa equipe de Tênis participou de diversas competições, com muitos resultados positivos. Destaque para Henrique Brito, campeão em duplas e semifinalista em simples no Torneio Sul-americano Cosat do Chile, categoria 14M; Isadora Oliveira, campeã em simples e semifinalista de duplas da etapa de Criciúma do Campeonato Brasileiro Interclubes, categoria 18F; Maria Fernanda Gouveia, campeã em simples e semifinalista de duplas da etapa de Criciúma do Campeonato Brasileiro Interclubes categoria 16F. Ainda tivemos as equipes 18F, 3F1, 12F e 14F campeãs paulistas interclubes.

27 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

TÊNIS

O Departamento de Arco e Flecha esperiota apresentou em 2018 uma brilhante temporada, superando adversidades e enfrentando um importante período de transição, com atletas mudando de categoria e a implantação oficial do Tiro com Arco Paralímpico. Foram diversas conquistas nacionais e internacionais, que nos confirmaram como uma das maiores potências continentais da modalidade. Os números impressionam: foram mais de 70 títulos, incluindo 24 títulos de campeão, 30 de vice-campeão e 18 terceiros lugares, com um índice de eficiência de 69,58%.

ESPORTE

TIRO COM ARCO


O ESPAÇO FUNCIONA

TODO FINAL DE SEMANA E FERIADOS,

DAS 10H30 ÀS 16H30.

KIDS

PIDE e Viva Kids

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

28

Aqui no Esperia contamos com dois programas especialmente voltados para incentivar a prática esportiva na infância. O Programa de Iniciação Desportiva do Clube Esperia – PIDE e o Viva Kids contam com uma programação variada que buscam, por meio de um trabalho lúdico, valorizar modalidades esportivas e resgatar jogos e brincadeiras. Voltados para crianças de 3 a 10 anos, os programas são divididos em categorias por idade, visando atender ao desenvolvimento de cada faixa etária. Para os pequenos de 3 e 4 anos, as atividades ajudam a desenvolver a coordenação motora e eles já começam a conhecer e manipular materiais esportivos de maneira lúdica. Com crianças de 5 a 7 anos são trabalhadas habilidades motoras fundamentais, como andar, correr, saltar, chutar, arremessar, receber, etc. Já os mais velhos, de 8 a 10 anos, são introduzidos nos jogos prédesportivos, iniciando a aprendizagem das habilidades motoras especializadas. Se você tem interesse em inscrever seu filho, entre em contato com a nossa secretaria pelo telefone: 2223-3335.

Brinquedoteca Aqui no Esperia a criançada tem um cantinho todo especial criado com muito carinho e amor. A Brinquedoteca do Esperia é o lugar onde crianças com idade entre 3 e 10 anos podem gastar as energias participando de diversas brincadeiras, atividades e oficinas. O espaço funciona todo final de semana e feriados, das 10h30 às 16h30. Supervisionados por profissionais atentos e qualificados, os pequenos sempre encontram diferentes atividades para soltarem a criatividade e se esbaldarem. Durante a semana costumamos divulgar a programação para a recreação do final de semana, assim os pais podem se programar para trazer a garotada. Por isso, fique sempre atento às nossas redes sociais.


Festa à Fantasia na Folia

As férias estão chegando e já estamos trabalhando na programação do Janeiro de Aventuras! Voltado para crianças com idades entre 3 e 12 anos, o programa de férias é dividido em três semanas de atividades (de terça a sextafeira), com pacotes opcionais que incluem lanche e almoço. São os próprios pais que escolhem o número de semanas e dias em que a criança participará e

também o período (matutino, vespertino ou integral), assim podem conciliar os horários que funcionem melhor para toda a família. Os pequenos participarão de atividades esportivas como Natação, Basquete, Ginástica Rítmica, Futebol, Futsal, Voleibol, Handebol, Judô, Karatê, Running Kids e Ballet, além de brincadeiras lúdicas e educacionais. Em breve divulgaremos as datas, prazos de inscrições e valores em nossas redes sociais!

29 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

Janeiro de Aventuras

Outro megaevento muito aguardado pelos pequenos, e até por alguns adultos, é a tradicional Festa à Fantasia na Folia. Realizado sempre na terça-feira de carnaval, o evento é sucesso de público com atrações e atividades especiais. Destaque também para o desfile de fantasias, que é um show de fofura à parte. Logo, logo traremos mais informações sobre a festa. Aguardem!


Festa do Dia das Crianças

KIDS

Em outubro, as equipes da Brinquedoteca, PIDE e Viva Kids se uniram para promover uma grande festa em comemoração ao Dia das Crianças! Teve música, algodão-doce, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, circuito de atividades e até show de mágica. Foi um dia muito especial. Confira alguns cliques:

REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

30


SERVIÇOS Aberto durante 364 dias por ano, de segunda a segunda, e atendendo mais de 8 mil associados, para muitos o Esperia é muito mais que um clube e se tornou uma extensão de suas casas. Com 80.000 m2 e uma infraestrutura invejável, o Esperia oferece em suas dependências os mais variados serviços, contando sempre com a ajuda de parceiros que oferecem diferentes opções para facilitar o dia a dia dos esperiotas e trazer ainda mais comodidade e conforto.

SAUNA SÃO PEDRINHO Opções de sauna seca e a vapor, duchas fria e escocesa, massagens terapêuticas e antiestresse. Terça a sexta: das 15h às 22h | sábado: das 12h às 20h | domingo e feriado: das 10h às 15h | Telefone: 2223-3370

CONVENIÊNCIA

ESPERIA STORE SPORTS Loja exclusiva com produtos oficiais do Esperia. Novidades, lançamentos e promoções de artigos esportivos e uniformes. Terça: das 9h às 20h | quarta e quinta: 14h às 20h | sexta: das 9h às 18h | sábado: das 10h às 14h LOJA DE TÊNIS Venda de acessórios e roupas para prática de tênis, encordoamento eletrônico ou digital e análise e diagnóstico de raquetes. Terça a sexta: das 16h à 20h | sábado, domingo e feriado: das 9h às 18h | Telefone: 2283-0383

DIVERSOS

ACADEMIA Segunda a sexta: das 6h às 22h | sábado: das 7h às 17h | domingo e feriado: das 7h às 16h - Faixa Etária: acima de 14 anos. ARQUIVO HISTÓRICO Disponibiliza um rico acervo de documentos, revistas e fotos raras, além de troféus e medalhas históricas do Clube. Visitas mediante agendamento. E-mail: arquivohistorico@esperia.com.br Telefone: 2223-3358 BIBLIOTECA Empréstimo de livros, disponibilização de jornais diários, revistas e HQs. Conta também com ambiente para estudo. Terça a sexta: das 10h às 18h | sábado: das 10h às 14h | Telefone: 2223-3307

INFANTIL

FRALDÁRIO Segunda: das 6h às 22h |terça a sexta: das 6h às 23h | sábado e domingo: das 6h às 21h |feriado: das 6h às 18h BRINQUEDOTECA Local de muita diversão e confraternização para as crianças. Sábado, domingo e feriado: das 10h30 às 16h30

BUFFET INFANTIL ECO KIDS Entre em contato e venha fazer a sua festa! Terça a sábado: das 9h às 19h | domingo, das 9h às 17h Telefones: 2221-2013 ou 2221-2021

RESTAURANTE E LANCHONETES

BOTECO FLORESTA Venha curtir os domingos sertanejos, com música ao vivo e deliciosos petiscos! Terça a sexta: das 16h às 22h | sábado, domingo e feriado: das 8h às 20h | Telefone: (11) 2089-1387 LA & KA CAFETERIA A cafeteria é o lugar ideal para aquela passadinha entre uma atividade e outra! Terça a sábado: das 8h às 20h | domingo e feriado: das 8h às 17h LANCHONETE 3AB Se você busca uma refeição rápida e um cardápio com muitas opções, esse é o lugar certo! Terça a sábado: das 7h às 23h | domingo e feriado: das 7h às 20h QUIOSQUE AS TIAS Diversas opções de lanches, sucos naturais e detox, crepes e pasteis. Terça a sexta: das 13h às 22h | sábado, domingo e feriado: das 10h às 19h QUIOSQUE CHURRASQUINHO DINIZ Porções, refrigerantes, cerveja, água e, é claro, churrasco! Terça a sexta: das 16h à 1h | sábado, domingo e feriado: das 8h às 19h QUIOSQUE KIBON Sorvetes e doces em geral, sucos e refrigerantes. Terça a sexta: das 10h à 21h | sábado, domingo e feriado: das 10h às 19h RESTAURANTE 3AB Buffet completo com opções de refeições balanceadas e saborosas sobremesas. Terça a sexta: das 12h à 15h | sábado, domingo e feriado: das 12h às 16h RESTAURANTE BOSQUE DAS SERINGUEIRAS Aqui, você encontra lanches, sucos, refrigerantes, café, cerveja, salgados e almoço com diversas variedades no cardápio. Terça a sexta: das 10h às 22h | sábado, domingo e feriado: das 7h às 20h CENTRAL DE ATENDIMENTO Serviço de Atendimento ao Associado - SAAS Terça a sexta: das 10h30 às 19h | sábado: das 9h às 14h | Fechado: das 12h às 13h | Telefone: 2223-3300 OUVIDORIA Reclamações, sugestões e dúvidas devem ser registradas por e-mail. E-mail: ouvidoria@esperia.com.br

SERVIÇOS

SALÃO DE BELEZA ZENSEI BODY HAIR Serviços de depilação, corte de barba e cabelo, além de manicure, esteticista e podóloga. Terça a sexta: das 10h às 20h |sábado: das 9h às 19h | domingo e feriado: das 10h às 15h Telefones: 2221-3363 / 2221-3051

31 REVISTA ESPERIA | NOV, DEZ, JAN

BELEZA


Tudo em um só lugar! Com um moderno parque gráfico e utilizando tecnologia de última geração a LITOCOMP está preparada para atender todos os tipos de impressões, desde as mais simples até as mais complexas; catálogos, folders, revistas, displays e projetos especiais. Impressão em PVC, PP, PS, PET, BOPP, vinil, lenticular 3D, papéis sintéticos, papéis metalizados, adesivos e impressão digital para a produção de impressos personalizados. LITOCOMP, garantia de um material diferenciado e com extrema qualidade.

Rua Rodolfo Miranda, 267 Bom Retiro (11) 3229.1522

www.litocomp.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.