Jornal "O Serrinha"

Page 1

1

Preço: 1 Serrinha

Junho de 2011

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Serra de Água

Editorial Olá amiguinhos!!! É com muita alegria que estou de volta com novas notícias para partilhar convosco. Nesta última edição do ano, quero apresentar-vos as diversas actividades que fomos realizando ao longo do 3.º período. O ano lectivo chegou ao fim, desejo a todos umas boas férias! Boa leitura!!

Nesta edição: Trabalhos de E.E. Plástica

2

Pré-A/Visita à ETRS de Porto Novo

3

Chegou o Verão...

4

Curiosidades

5

História “O coelhinho Branco”

6

Dia Mundial da Criança

7

Os nossos textos

8

12.ª Exposição Regional de E.E. Plástica

9

Provérbios Populares/ Santos Populares

10

Dia Mundial do Ambiente

11

Visita à Reserva Natural Parcial do Garajau

12

Passatempos

13

Receitas do trimestre

15

Direcção: Docentes da escola Redacção: Alunos e professores


2

Trabalhos realizados nas aulas de E.E.Plástica

O Verão já chegou… e no decorrer das aulas de E.E. Plástica os alunos elaboraram lindos trabalhos!

Eis o resultado final...


3

Pré-B Durante o mês de Junho de 2011, e para explorar o projecto curricular da nossa sala, deslocamo-nos algumas vezes até à sala do 1º ano. A Professora Ilda apresentou diversas actividades relacionadas com a área de Matemática, Estudo do Meio e ainda realizámos algumas experiências. Todas as crianças participaram e cooperaram umas com as outras.

No mês de Maio de 2011, realizámos diversas actividades sobre o peixinho doméstico, para um concurso. Fizemos rimas/histórias sobre este tema. O Professor Ricardo fez uma música original para uma história sobre o peixinho laranja. Também realizámos alguns jogos relacionados com o peixinho doméstico.

Visita à ETRS de Porto Novo No âmbito do projecto ECOESCOLAS, no dia 24 de Maio, os alunos do 3.º e 4.º ano visitaram a ETRS do Porto Novo.


4

Chegou o Verão...

Toni 3.º Ano

João Pedro 3.º Ano

Stephanie 3º Ano

Mariana Isabel 1.º Ano

Ricardo e Marco Daniel 3.º Ano

Luís Francisco e Marco Aldónio 3.º Ano

Liliana e André 3.º Ano

Joana 3.º Ano


5

Sabias que...

Actualmente, existem mais de 400 raças de cães domésticos e todas elas são descendentes do lobo.

A extinção de espécies de seres vivos pode acontecer por motivos naturais; no entanto, hoje em dia, muitas

A

cada

dia

que

passa,

espécies animais estão a extinguir-se por causa de acti-

desaparecem espécies da

vidades humanas, tais como a caça, a pesca excessiva, a

superfície do nosso plane-

poluição, a procura de animais exótico sou selvagens para

ta.

captura e/ou comercialização, entre outras. A andorinha-do-mar é uma espécie colonial, ou seja, vive sempre em grupo. O macho oferece peixe à fêmea quando a quer "namorar". Fazem o ninho no meio de pedras ou escavando um buraco na areia, onde são colocados 1 a 3 ovos .

é ical p o r a t al rest a qu o l a f c i r ai o zón o do Am am a ã a m l t pu res ao" d a flo a r e nsid é co . eta" n a l p

Tal como os an imais, as planta s também necessitam der se alimenta r. Contudo, enqua nto que os anim ais ingerem outros seres vivos, as plantas fabricam o se u próprio alime nto.

O ar é um recurso indispensável para a vida humana. Sem ar não podemos respirar e sem respirar não conseguimos viver! É por isso que é tão importante preservar o nosso ar!

Por causa da exploração excessiva dos recursos florestais, dos cerca de 80 milhões de km2 de floresta que existiam no planeta, hoje em dia só existem cerca de 30 milhões - o que significa que já desapareceu cerca de 60% da área original das florestas! Se continuarmos a este ritmo, dentro de 50 anos terão desaparecido por completo as florestas naturais da Costa Rica, Malásia, Paquistão e Tailândia.


6

Reconto e ilustração da História “O Coelhinho Branco”-1.º Ano

Era uma vez um coelhinho que foi à horta

A cabra cabrês ocupou a casa do coelho e

buscar couves para um caldinho e não

de lá não queria sair. O coelho pediu aju-

fechou a porta à chaves.

da ao galo.

Mas a cabra não saiu. O coelho pediu aju-

Depois veio a formiga que apesar de ser

da ao boi, mas ele fugiu assustado. O coe-

pequena era muito esperta e entrou pela

lho corava muito.

fechadura da porta.

A cabra foi-se embora e o coelho branco

Fez o caldinho de couves e convidou a sua

voltou para a sua casa muito contente.

amiga formiga Rabiga para jantar consigo.


7

Dia Mundial da Criança No dia 1 de Junho de 2011 festejou-se o Dia Mundial da Criança. De forma a assinalar este dia, a nossa escola deslocou-se à Vila da Ribeira Brava., como já é habitual. Foram diversas as actividades em que participamos: jogámos hóquei, fizemos slide, brincámos no insuflável, tomamos banho de espuma, praticámos actividades na piscina... Foi uma manhã muito divertida.!

Presente elaborado pelos alunos para o "Dia Mundial da Criança" nas aulas de E.E. Plástica.


8

Os nossos textos...

Amigos da Natureza

Eu, Toni, como sou um amigo da NatuAndava Benedita Cantando, dançando e estava feliz com o gato Hilário na ilha «jardim». Leandro, Manuel e Nélio olharam para os queijos redondos e saborosos, todos uns verdadeiros xerifes do zoo.

reza, agora e no futuro vou limpar as áreas sujas, reciclar o lixo, limpar as ribeiras, não vou cortar árvores porque são elas que purificam o ar e dão-nos oxigénio e vou cuidar da nossa água porque sem ela não podemos viver. Vou separar o lixo nos ecopontos: As pilhas vão para o pilhão. O vidro vai para o vidrão. As embalagens ficam no embalão. E o papel fica no papelão. Vou incentivar as pessoas a cuidarem da

Leandro 2.ºAno

A ndava B enedita c antando, d ançando e e stava f arta de g uiar na h umidade. I am à j aula, a L aura M argarida e o Nuno,

o lharam p ara o q ueijo do r ato s apateiro que t ratava do u rso

V ítor que trazia o x arope à z ebra. Margarida 2.ºAno

Natureza e a criarem mais espaços verdes.

Assim o nosso mundo ficará melhor! Toni 3.ºAno


9

12.ª Exposição Regional de Expressão e Educação Plástica A 12.ª Exposição Regional decorreu de 13 a 19 de Junho de 2011 e teve como título "Vai-se andando...(um olhar com arte sobre a Europa)". Foi solicitada, às escolas, a construção de uma figura humana como resultado da interpretação de artistas plásticos sorteados pelas escolas. O "nosso" artista chama-se Paul Klee(Alemanha). Os alunos recorreram a diversos tipos de materiais de desperdício para a construção da nossa figura humana. Esta foi trabalhada em função de duas grandes obras do artista Paul Klee que são: " prisioneiro" e "jardins da Tunísia". No final, os alunos foram unânimes no título da sua grande obra: "Prisioneiro nos jardins da Tunísia".

Concurso “Olha para mim” Os alunos desenharam o seu auto-retrato, respeitando o tema do concurso: "Olha para mim!". Também decoraram caixas de sapatos com diversos tipos de materiais, sendo o "papiermachê", o mais utilizado pelos alunos. Estas serviram de "moldura" aos auto-retratos.


10

Santos Populares No dia treze de Junho Santo António se demove São João a vinte e quatro E São Pedro a vinte e nove.

Filipe Santo António não é pobre Santo António não é rico

S. João é nome de Santo Muitos mais há no altar

Já o vi vender um cravo P'ra comprar um manjerico.

Mas por certo este é diferente É amigo e popular.

S. Pedro por ser velhinho

Humberto

Deve ter muito juízo Por isso Deus lhe entregou As chaves do Paraíso.

Carolina Aguiar e Sara

A todos os Santos Populares Eu escrevo esta quadrinha E peço que me arranje Com quem dar uma voltinha. Santo António e S. João Vão ao desafio cantar Nas barracas das sardinhas Espero poder passar.

Ao S. João e S. Pedro Faço quadras com rima Mas ao Santo António não faltam Os vizinhos cá de cima Ó meu rico Santo António És um Santo Popular

Gonçalo Carolina Andrade e Fábio Pedro

Na tua festa não falta Sardinha para assar.

Pesquisa realizada pelos alunos da turma de 4.º Ano


11

Dia Mundial do Ambiente

No âmbito do projecto EcoEscolas e para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, os alunos "meteram" as mãos nas tintas e elaboraram trabalhos de pintura, com o intuito de alertar/ sensibilizar a Comunidade Escolar para a preservação de um ambiente mais saudável . No final, realizaram um jogo: "Amigos do Ambiente", onde foram abordados os seguintes temas: limpeza, reutilização, reciclagem e poluição.


12

Visita à Reserva Natural Parcial do Garajau

No dia nove de Junho, nós (alunos de 3,º e 4.º anos), fomos visitar a RNPG. Quando lá chegámos, estavam à nossa espera dois responsáveis que nos explicaram o que é a Reserva, quando foi criada(1986), quais os seus limites e que espécies de seres vivos a habitam. Posteriormente, a Dr.ª Olga, bióloga, falou connosco sobre a “Biodiversidade” e ensinou-nos quês existem 5 tipos de seres vivos, os quais fazem parte da Natureza e devem ser respeitados e preservados. Num momento seguinte, cada um de nós escolheu um calhau e nele pintou um dos elementos protegidos na Reserva (ex: tartarugas, rais, lesma do mar, medusa, estrela do mar, o Mero…). A parte mais emocionante da visita, surgiu logo em seguida. Tinha chegado a altura de andarmos de bote na Reserva. Todos nós vestimos um colete salva-vidas e partimos à aventura. Foi espectacular ver as águas límpidas e “de cor azul”, a costa verdejante, um pequeno peixe voador, um barco que naufragou em (1963). O vento que nos batia no rosto era muito agradável e o sol brilhante aquecia-nos. Foi um passeio inesquecível! Vamos ter saudades deste dia!


13

Passatempos

Descobre nesta sopa de letras 8 cores diferentes.


14

Encontra a sombra que corresponde ao desenho. Diverte-te!

Liga os pontos e descobre qual ĂŠ o desejo da Magali.

Descobre as sete diferenças.


15

Receitas do Trimestre Gelado de chocolate com morangos Ingredientes: 2 folhas de gelatina 325 g chocolate culinária 5,5 dl natas 2 colheres (sopa) de manteiga 2 dl de leite 60 g de açúcar morangos q.b.

Preparação: Demolhe as folhas de gelatina. Parta 200 g de chocolate culinária em pedaços e misture com a manteiga e o leite. Leve ao lume, em banho-maria, até derreter. Retire do calor, acrescente a gelatina escorrida e deixe arrefecer. Bata 4 dl de natas, adicione o açúcar e bata mais um pouco, envolva no preparado de chocolate, já frio, e verta num recipiente. Leve ao congelador por 24 horas, mexendo de vez em quando. No dia seguinte, prepare o molho de chocolate, levando 1,5 dl de natas ao lume até ferverem. Corte 125 g de chocolate culinária em pequenos pedaços e verta as natas sobre esses, mexendo sempre. Quando servir, retire bolas de gelado e decore com o molho de chocolate, assim como morangos lavados e cortados ao meio.

Frango com arroz e natas Ingredientes: 250 g frango cozido desfiado 250 g arroz agulha cozido e quente 4 dl natas 2 c. sopa manteiga 1 c. sopa farinha de milho 6 c. sopa vinho branco 1 c. chá caril em pó q.b. sal e pimenta

Preparação: Derreta a manteiga e junte as natas até começar a ferver. Dilua a farinha no vinho e adicione lentamente às natas, mexendo sempre. Tempere com as especiarias e deixe engrossar. Adicione o frango cozido e desfiado, mexa e retire do lume. Num recipiente refractário e untado com manteiga espalhe o arroz e regue com o frango. Leve ao forno médio, previamente aquecido, durante 15 minutos. Bom Apetite!!!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.