Jornal Escolar

Page 1

1 Publicação Trimestral nº 15

Preço: 1 Serrinha

Dezembro de 2009

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Serra de Água

Editorial Um novo ano começou e o nosso Serrinha regressou! É um jornal de toda a Comunidade Educativa onde, alunos, pais, professores...podem fazer valer as suas ideias, opiniões… Nesta edição podem ver algumas das actividade e trabalhos realizados na nossa escola ao longo deste período.

Boa leitura e Feliz Natal!

Direcção: Docentes da escola Redacção: Alunos e professores

Nesta edição: O Outono

2

Dia Internacional da Bibliotecas Escolares

3

Mini-basquete

4

Curiosidades

5

Halloween

6

Festa de S. Martinho

7

Os nossos textos...

8

Semana da pessoa com deficiência

9

Natal

10

Passatempos

12

Receitas de Natal

14


2

Chegou o Outono... O Outono O Outono começa a 22 de Setembro e acaba a 21 de Dezembro. No Outono as pessoas colhem as uvas, as maçãs e outros frutos típicos desta época. Nesta estação comemora-se o Halloween, o Rosário, o dia da Implantação da República e o Pão -por- Deus. Neste tempo, depois das férias começam as aulas, e devido à mudança de clima, usamos sempre roupas mais quentes. Na escola nós costumamos fazer uma salada de frutas para comemorar o Dia Mundial da Alimentação. No Outono as folhas secam e fazem vários tons e cores tais como: o vermelho, o laranja, o castanho e o amarelo. Às vezes olho para alguma árvore e vejo os lindos tons de Outono. Eu gosto do Outono porque fica tudo colorido!

Magna 4º Ano

Durante as aulas de Expressão Plástica fizemos lindos trabalhos sobre o Outono...


3

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares Visita de estudo à Biblioteca Municipal do Funchal No dia 21 de Outubro, para assinalar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa turma, juntamente com o 4º ano, realizou uma visita à nova Biblioteca Municipal do Funchal. Quando Chegámos à biblioteca fomos recebidos por uma senhora muito simpática, que nos levou para uma sala onde estava à nossa espera o escritor José Viale Moutinho. Ouvimos duas histórias muito engraçadas contadas pelo escritor : “Amadeu” e “ O Manuel Tolo”! Para além disto, ainda nos contou lengalengas, anedotas, adivinhas... Por último, fizemos uma visita guiada pelos arquivos da biblioteca, onde vimos jornais e livros muito antigos, pessoas a estudarem, outras a fazerem pesquisas….Também aprendemos como eram feitas as requisições dos livros. Aprendemos muita coisa nova nesta visita de estudo! Composição colectiva 2º Ano

Foi uma manhã muito divertida...


4

Mini- basquete... No dia 19 de Outubro, a nossa escola recebeu a visita da Associação de Basquetebol da Madeira, com o intuito de divulgar esta modalidade nas escolas. Neste projecto inscreveram-se os alunos de 4º ano . No decorrer dos jogos o entusiasmo era geral e era visível o espírito competitivo...


5

Sabias que...

Os presentes de Natal Diz-se que a tradição de entrega de presentes começou com os Reis Magos, mas a sua verdadeira origem remonta à época Romana.

Cartões de Natal A elaboração do primeiro cartão de Natal é atribuída ao Inglês Henry Cole que, em 1843, por não ter tempo de escrever cartas de felicitação aos seus amigos, encomendou a uma gráfica um cartão com a mensagem: “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”. A partir de 1870, o uso deste tipo de cartões generalizou-se pelo mundo inteiro.

Segundo conta a lenda, Rómulo, o primeiro rei de Romã, recebeu, no primeiro dia do ano, galhos cortados de um pomar. Este gesto foi considerado como bom sinal para o ano que vinha. Rapidamente este gesto se transformou num costume praticado em todo o mundo, sendo os presentes distribuídos entre o final de Dezembro e o início de Janeiro.

Carta ao pai Natal Escrever ao Pai Natal , pedindo-lhe presentes desejados, popularizou-se no século XIX. A principio as crianças deixavam as cartas na janela de sua casa e mais tarde começaram a ser enviadas por correio.

Os

ca

em gu e ns co pé. s lo em va

Actualmente podem ser enviadas por correio electrónico...

ir rm o d

A cidade m ais elevada do mundo é Lassa no Tibete.

O primeiro rato do computador era de madeira e tinha apenas um botão. Os crocodilos podem viver mais de 100 anos.

A floresta da Amazónia produz cerca de metade do oxigénio da Terra. mprio c o ã ua t via líng os ou r m a u p fa tem nsegue lim . A gira co ua e até com a líng u q a d dos

A palavra dinossauro é da autoria do cientista Richard Owen e significa “lagartos terríveis”


6

Halloween O dia de Halloween não passou despercebido na nossa escola. ..Realizaram-se várias actividades, nomeadamente uma bela exposição, organizada pela professora de Inglês, com abóboras decoradas que nós trouxemos de casa. Todos queriamos estar assustadores, por isso, cada um disfarçouse à sua maneira.

Carolina 3º Ano


7

Festa de São Martinho No dia 11 de Novembro fizemos um magusto na nossa escola. Fizemos uma grande fogueira para assar as castanhas… e que deliciosas que elas estavam! Para além disto, no decorrera das aulas também fizemos lindos trabalhos alusivos a este dia e trabalhámos a lenda de S. Martinho...

Provérbios populares sobre o dia de S. Martinho

“Em dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho “

“No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho” “No dia de S. Martinho, abre o teu pipo e prova do teu vinho” “No dia de S. Martinho, assa as castanhas e molha-as com vinho” “No dia de S. Martinho, fura-se o pipinho, mas quem for honrado já o deve ter furado” “Pelo S. Martinho, comem-se as castanhas e prova-se o vinho”

Lenda de S. Martinho

“Pelo S. Martinho, deixa a água para o moinho”

Andreína 3º Ano

“Pelo S. Martinho, semeia a fava e o linho” “Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho” “Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho”

Pesquisa realizada pelos alunos de 2º Ano


8

Os nossos textos...

No meu quintal há um grilo muito engraçado. É todo verdinho e muito arrebitado. Adora pular. Começa de manhã e acaba ao jantar, Pula para aqui, pula para ali, é sempre a pular. Só come erva fresquinha e não se deixa apanhar. Gosto muito do grilo que vive no meu quintal. no 2º A o r Ped João

3º Ano

ré-B el P b a s I Ana 4 li n e Caro

o º An


9

Semana da Pessoa com Deficiência Para assinalar a semana da Pessoa com Deficiência, no dia 4 de Dezembro, alguns alunos do 3º e 4º ano, dramatizaram uma história sobre a diferença “As Estrelas do Mar e o Peixe Prateado, encontraram um amigo especial”. Contámos ainda com a presença da directora do CAP da Ribeira Brava, que no final da dramatização, sensibilizou os nossos alunos para a importância de respeitarmos todas as pessoas, mesmo aquelas que são diferentes.

Catarina 1º Ano

Joana 1º Ano

Vitor 1º Ano


10

Natal Feliz Natal em várias línguas Albanês – Gezur Krislinjden Alemão – Frohe Weihnachten Armênio – Shenoraavor Nor Dari yev Pari gaghand Basco – Zorionak Catalão – Bon Nadal Coreano – Chuk Sung Tan Croata – Sretan Božić

Margarida 1º Ano

Castelhano – Feliz Navidad ou Felices Pascuas Finlandês – Hyvää joulua Francês – Joyeux Noel Grego – Καλά Χριστούγεννα Inglês – Merry Christmas ou Happy Christmas Italiano – Buon Natale Japonês – Merii Kurisumasu (adaptação de Merry Christmas)

Fábio 3º Ano

Mandarim – Kung His Hsin Nien Neerlandês – Prettig Kerstfeest Romeno – Sarbatori Fericite Russo – S prazdnikom Rozdestva Hristova Sueco – God Jul Ucraniano – Srozhdestvom Kristovym

Pesquisa realizada pelos alunos de 4º João José 4º Ano


11

Recado ao menino Jesus Menino Jesus do céu Dá-me um avião Ou um automóvel Ou mesmo um balão

Catarina 1º Ano Um barco a motor O que te der jeito Qualquer prendezita Fico satisfeito

Menino Jesus do céu Escrevi-te lindo postal Para me mandares brinquedos Francisco e Caroline 4º Ano

No dia de Natal

Menino Jesus do céu De seda era o meu postal Não te esqueças da minha rua No dia de Natal!

Joana e Renata 4º Ano

Toni 2º Ano


12

Passatempos Sopa de Letras. Procura as palavras perdidas. Todos os sentidos são possíveis.

Lareira

Pai Natal

Bolas

Rodolfo

Chaminé

Árvore

Presépio

Meias

Natal

Neve

Trenó

Sinos


13

Descobre as sete diferenรงas.


14

Receitas de Natal Sonhos de Cenoura Ingredientes: 30 g de fermento de padeiro 0,5 dl de leite 250 g de farinha 500 g de cenoura cozida sal, óleo, açúcar e canela q.b. Preparação: Comece por dissolver o fermento em leite morno. Adicione a farinha, depois a cenoura, previamente feita em puré. Tempere com uma pitada de sal, amasse bem e tape com um pano. Coloque em local aquecido e deixe levedar. Em seguida, com uma colher retire pedaços de massa e ponha a fritar em óleo quente, virando-os de vez em quando. Retire com uma escumadeira e deixe a escorrer em papel absorvente. Passe-os por açúcar e canela enquanto estiverem mornos.

Roupa Velha

Preparação: Cortam-se aos bocadinhos a couve, o bacalhau e as batatas que sobraram da consoada. Picam-se alguns dentes de alho e alouram-se em azeite. Juntam-se as couves, o bacalhau e as batatas, mexe-se e deixa-se ao lume apenas o tempo necessário para aquecer bem. Atenção: Este prato é feito apenas com os restos da consoada, que já se fez mais abundante para que a roupa-velha possa ser feita no almoço do dia de Natal.

APONTA AÍ... A Festa de Natal, na nossa escola, realiza-se no dia 19 de Dezembro, pelas 10h. ATÉ BREVE!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.