espaço apesf
o autoconsumo... A APESF – Associação Portuguesa das Empresas do Setor Fotovoltaico, no seu papel ativo na defesa e desenvolvimento do setor, pronunciou-se inĂşmeras vezes sobre a importância da publicação da nova legislação, que suportaria a produção descentralizada de eletricidade atravĂŠs de recursos endĂłgenos. O setor ansiava por “algoâ€? que alavancasse e suportasse o seu trabalho e, como jĂĄ defendido anteriormente, dinamizaria de forma inequĂvoca a manutenção e criação de empresas em que o core business fosse a venda e instalação de unidades de produção atravĂŠs de energias renovĂĄveis e nĂŁo renovĂĄveis, nomeadamente o solar fotovoltaico.
Eng.Âş Carlos Silva
Associação Portuguesa das Empresas do Setor Fotovoltaico
Com a publicação da Regulamentação para o Autoconsumo em janeiro passado acre
desenvolvimento. !"# $ %
& % ' (
) *
em termos económicos a instalação das unidades de produção. ! +paragem, / $ estå a pôr definitivamente em causa a sobrevivência de muitos dos profissionais do setor. 0 1 23 4 5 ' 6 7 ' entretanto vão aparecendo no mercado, cuja conformidade com a futura regulamentação Ê totalmente desconhecida, podendo levar à descredibilização do setor.
String: 1 x N
String: 2 x N String: 3 x N
String: M x N
String: 1 x N
kWh
String: 2 x N
Contador Consumo
kWh
RESP kWh
Q.E. da I.U. PE
DST
???
Quadro PV DC
Contador Produção kWh
DST
??? INVERSOR
Ao PE do QE
Quadro PV AC DST
9 : ; 4 ' ção de know-how. 0 < 0 ! = > se traduzirå na disponibilização a breve trecho de todas as informaçþes e esclarecimen : ' ( ) 6
A publicação do Decreto-Lei hå praticamente cinco meses levou à criação de uma falsa expectativa junto do mercado consumidor/ utilizador por, neste momento, não existirem respostas.