Portugal: uma postura ativa na área da Energia? Se sim, porquê?

Page 1

espaço opinião

Portugal: uma postura ativa na årea da Energia? Se sim, porquê? O IPES - Instituto Português de Energia Solar, que integra entre os seus associados um número importante de empresas, entidades da årea do ensino superior e da uma discussão sobre o tema da Energia, direcionado para a Energia Solar nas suas múltiplas aplicaçþes.

Manuel Collares Pereira collarespereira@uevora.pt

imensas oportunidades sentam mesmo um dos aspetos da nossa crise. "# # # $% & ' que irão colocando o tema no contexto que consideramos ser o correto e que caminharão no sentido de apresentar sugestþes e soluçþes que julgamos poder e dever pro ( que queremos ter na årea da Energia? Queremos favorecer uma postura ativa, ou adotar a atitude passiva de sermos simplesmente compradores nossas necessidades? ' (

O contexto Portugal Ê um país como muitos outros, fortemente dependente de combustíveis fósseis, um recurso energÊtico de que não dispþe, isto Ê, que tem de importar. Portugal, tal como muitos outros países, preocupa-se com a questão das alteraçþes climåticas associadas à queima dos combustíveis fósseis. Portugal integra a União Europeia com quem partilha muitas das limitaçþes e preocupaçþes que sente na årea da Energia e tambÊm, nos dias de hoje, metas e pråticas de política energÊtica e ambiental. Portugal Ê uma economia pequena, à escala europeia, com uma atividade industrial ' relativos e absolutos, face às economias da maior parte dos seus parceiros europeus. Contudo Portugal possui uma identidade cultural e histórica a que corresponde uma ) # caraterísticas potenciadoras de vantagens importantes. Portugal possui uma população que Ê percecionada, em todo o Mundo, como sendo trabalhadora e empreendedora e que, hoje, apresenta jå níveis de educação que começam a aproximar-se de standards de países europeus do norte. Por último, importa referir que Portugal possui recursos energÊticos renovåveis abundantes, que incluem a hídrica, a eólica, a biomassa, a energia solar, a energia das ondas e outros.

Respondendo Ă pergunta Devemos começar por reconhecer que a pergunta ĂŠ legĂ­tima. É mesmo o tipo de per *

( ' $ + mos querer tudo. Na realidade, o nosso contexto (e independentemente dos tempos de crise que

0 %

4

Que queremos ter na ĂĄrea da Energia? Queremos favorecer uma postura ativa, ou adotar a atitude passiva de sermos simplesmente compradores e utilizadores dos recursos, tecnologia, equipamentos que nos permitem satisfazer as nossas necessidades?


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.