espaço opinião
Portugal: uma postura ativa na årea da Energia? Se sim, porquê? O IPES - Instituto Português de Energia Solar, que integra entre os seus associados um número importante de empresas, entidades da årea do ensino superior e da uma discussão sobre o tema da Energia, direcionado para a Energia Solar nas suas múltiplas aplicaçþes.
Manuel Collares Pereira collarespereira@uevora.pt
imensas oportunidades sentam mesmo um dos aspetos da nossa crise. "# # # $% & ' que irão colocando o tema no contexto que consideramos ser o correto e que caminharão no sentido de apresentar sugestþes e soluçþes que julgamos poder e dever pro ( que queremos ter na årea da Energia? Queremos favorecer uma postura ativa, ou adotar a atitude passiva de sermos simplesmente compradores nossas necessidades? ' (
O contexto Portugal ĂŠ um paĂs como muitos outros, fortemente dependente de combustĂveis fĂłsseis, um recurso energĂŠtico de que nĂŁo dispĂľe, isto ĂŠ, que tem de importar. Portugal, tal como muitos outros paĂses, preocupa-se com a questĂŁo das alteraçþes climĂĄticas associadas Ă queima dos combustĂveis fĂłsseis. Portugal integra a UniĂŁo Europeia com quem partilha muitas das limitaçþes e preocupaçþes que sente na ĂĄrea da Energia e tambĂŠm, nos dias de hoje, metas e prĂĄticas de polĂtica energĂŠtica e ambiental. Portugal ĂŠ uma economia pequena, Ă escala europeia, com uma atividade industrial ' relativos e absolutos, face Ă s economias da maior parte dos seus parceiros europeus. Contudo Portugal possui uma identidade cultural e histĂłrica a que corresponde uma ) # caraterĂsticas potenciadoras de vantagens importantes. Portugal possui uma população que ĂŠ percecionada, em todo o Mundo, como sendo trabalhadora e empreendedora e que, hoje, apresenta jĂĄ nĂveis de educação que começam a aproximar-se de standards de paĂses europeus do norte. Por Ăşltimo, importa referir que Portugal possui recursos energĂŠticos renovĂĄveis abundantes, que incluem a hĂdrica, a eĂłlica, a biomassa, a energia solar, a energia das ondas e outros.
Respondendo Ă pergunta Devemos começar por reconhecer que a pergunta ĂŠ legĂtima. É mesmo o tipo de per *
( ' $ + mos querer tudo. Na realidade, o nosso contexto (e independentemente dos tempos de crise que
0 %
4
Que queremos ter na ĂĄrea da Energia? Queremos favorecer uma postura ativa, ou adotar a atitude passiva de sermos simplesmente compradores e utilizadores dos recursos, tecnologia, equipamentos que nos permitem satisfazer as nossas necessidades?