informação tÊcnico-comercial
energia eólica: sensores para medição de posicionamento
! ! ! " # $ Quando a velocidade do vento excede o valor mĂĄximo permissĂvel para a saĂda do gerador, as
manter uma rotação constante. De modo contrårio, as pås são rodadas para uma posição ótima quando a velocidade do vento baixa novamente. Controlar ativamente a velocidade de rota tambÊm reduz o stress no rotor, da torre e das aumentadas.
Os sensores TemposonicsŽ são usados para ! " medem a posição com elevada precisão mesmo sob as condiçþes ambientais extremas em que as # $ micas tremendas e condiçþes de vento em cons
! " %
# $ & ' & $ nomeadamente nas turbinas instaladas no mar. ( )*+ + / necer sensores de alta performance e qualidade.
Artigo adaptado por Eng.Âş Helder Lemos, Fonte: N " U V + # V + W V )*+ +
Trancas do rotor 0
$ rotor da turbina eĂłlica estacionĂĄrias e posicionadas com precisĂŁo. 1 rolho tranca e destranca a turbina eĂłlica. A deteção da posição trancada/destrancada pode ser monitorizada com sensores de posição MTS. Sensores para turbinas eĂłlicas 3 TemposonicsÂŽ RH: Sensores de elevada performance para integração nos cilindros; 3 TemposonicsÂŽ RD4: EletrĂłnica separada para montagens com limitação de espaço; 3 TemposonicsÂŽ EH: Solução compacta com uma # 5# % uso geral. Principais caraterĂsticas 3 * ' # 6 3 A melhor imunidade EMC; 3 IP67 (RH, RD4), IP69K (EH); 3 Linearidade <Âą 0,01 % FS; 3 Repetibilidade <Âą 0,001 % FS; 3 Tempo de atualização atĂŠ 10 kHz; 3 Temperatura de operação -40° C a 75° C.
Figura 1 Feedback de posição absoluto da inclinação da ! " #$ # % &#%
64
Figura 2 Medição da posição nos cilindros que trancam % &#% ' (
BenefĂcios das turbinas eĂłlicas + # % manutenção, os sensores TemposonicsÂŽ # % J