Publi-Reportagem
Grundfos Portugal Tel.: +351 214 407 600 . Fax: +351 214 407 690 www.grundfos.pt
Visita de imprensa à instalações industriais da Grundfos na Dinamarca e na Alemanha por Luís Andrade Ferreira
Decorreu nos passados dias 24-26 de Abril de 2007 uma visita da imprensa especializada às instalações industriais da Grundfos situadas em Bjerringbro na Dinamarca, onde está situada a sede da empresa, e em Pfinztal (Söllingen) na Alemanha. Esta visita foi dirigida a jornalistas especialistas em assuntos relacionados com água e ambiente do Sul da Europa, uma das áreas de negócio mais importantes da empresa. A Públindustria participou, a convite da Grundfos, nesta visita.
1. INTRODUÇÃO A Gundfos foi fundada em 1945 por Poul Due Jensen. É hoje uma referência mundial na produção de bombas de água, produzindo anualmente mais de 10 milhões de bombas. A empresa está representada em 72 países. Cerca de 15 000 pessoas trabalham no grupo Grundfos em todo o mundo. Sendo uma empresa privada, actualmente cerca de 86% do capital da empresa pertence à Fundação Poul Due Jensen, tendo a família do fundador cerca de 12%, encontrando-se o restante capital distribuído pelos colaboradores da empresa. A Grundfos é reconhecida mundialmente pela fiabilidade dos seus produtos, credibilidade das soluções apresentadas e pela inovação constante dos seus serviços e produtos. O slogan da empresa BE>THINK>INNOVATE reflecte bem as preocupações da empresa na procura de novas e mais eficientes soluções para a utilização da água, recurso cada vez mais escasso e mal distribuído na superfície da Terra, face às cada vez maiores necessidades existentes.
O grupo de jornalistas que participou na visita às instalações da Grundfos.
2. VISITA ÀS INSTALAÇÕES DA GRUNDFOS DE BJERRINGBRO, DINAMARCA A visita às instalações industriais foi antecedida por uma apresentação da empresa por Carlo Prola, Vice Presidente Executivo do Grupo Grundfos. Nesta apresentação foram salientadas as principais realidades da empresa e, também, as actuais preocupações no desenvolvimento dos novos produtos. Assim, foi salientado que mais do que um fornecedor de bombas de água,
‘46 · MANUTENÇÃO
a Grundfos pretende ser um participante activo no encontro das soluções que melhor correspondam às necessidades dos seus clientes, minimizando os custos energéticos. Tal é conseguido optimizando a utilização dos sistemas de bombagem, adequando a sua capacidade às necessidades dos consumidores a jusante, através da constante pilotagem dos sistemas com recurso à electrónica, área em que a Grundfos foi pioneira em 1991. Por este facto e tendo em consideração que cerca de 85 % dos custos totais das bombas de água ao longo de todo o seu ciclo de vida se devem ao consumo de energia, qualquer ganho energético é sempre bem-vindo. O facto da empresa fabricar os motores que aplica, assim como desenvolve e fabrica os sistemas electrónicos integrados, permite uma maior eficácia no controlo do funcionamento das bombas. Para se ter uma ideia da importância que a empresa atribui aos problemas ambientais, foi salientado o facto de todas as bombas de água a desenvolver até 2009 devem consumir menos 5% de energia que as actuais, que já são consideradas das mais eficientes entre as existentes no mercado. Também, todos os novos produtos devem requerer uma menor quantidade de materiais para serem fabricados, o que implica entre outras coisas, menores desperdícios na fase de produção e uma optimização do projecto. Por fim, 90 a 99% dos materiais das bombas podem ser reciclados no fim da sua vida útil. Foi por outro lado afirmado que uma política sustentada de inovação só o pode ser se a empresa apostar decididamente em políticas activas de investigação e desenvolvimento. Cerca de 4% do turnover da empresa são aplicados nestas áreas, numa constante interacção com as universidades da Dinamarca e de outros países. Dentro da política de desenvolvimento de soluções integradas para os clientes, a Grundfos iniciou há alguns anos o desenvolvimento de uma nova linha de produtos, as bombas doseadoras, com uma aplicação particular em sistemas de tratamento e desinfecção de águas, tendo integrado a empresa alemã Alldos em 2005. O neto do fundador da empresa, também ele Poul Due Jensen, explicou o interesse da empresa no desenvolvimento de bombas doseadoras desde 1994, com o aparecimento de uma linha específica a partir dessa altura. A integração da empresa alemã Alldos, especialista neste tipo de bombas, permitiu ter acesso a novos produtos e a novos mercados, alargando a área de intervenção do Grupo Grundfos. A nova empresa, a Grundfos Alldos mantém a sua independência relativamente à investigação e desenvolvimento de novos produtos no sector das bombas doseadoras e aos sistemas de desinfecção.