Dr. Thomas Schumacher*, Dr. Bernd Geropp** *Director de vendas, **Director geral F’IS - FAG Industrial Services (Herzogenrath)
Informação Técnico-Comercial
Around the clock, around the world Monitorização 24 horas por dia em todo o mundo Os diagnósticos online das máquinas estão a ganhar terreno Cada vez são mais as empresas que confiam na monitorização à base de diagnósticos de vibrações nas máquinas e equipamentos. Isto verifica-se principalmente nos denominados sistemas de monitorização “on-line” do estado (Online-Condition-Monitoring-Systems), que actualmente vivem um verdadeiro apogeu. O motivo deste interesse crescente reside muitas vezes na necessidade das indústrias, de conseguirem uma disponibilidade das máquinas superior a 95% para cumprir a produção planeada, com um quadro de pessoal de manutenção muito reduzido. O artigo explica a estrutura técnica actual deste tipo de sistemas de monitorização “on-line”, indica os casos de sucesso mais importantes e apresenta exemplos da aplicação prática destes diagnósticos à distância.
A indústria alemã gasta todos os anos mais de 100 mil milhões de euros na manutenção de máquinas e instalações. Nos grandes equipamentos industriais, como por exemplo na indústria da transformação do aço, as despesas anuais de manutenção ascendem a 5% a 10% do valor de aquisição do equipamento, o que representa um factor de despesas que não deveria ser menosprezado. Para além das inspecções periódicas em função das horas de funcionamento (a denominada manutenção preventiva), hoje em dia muitas equipas de manutenção só entram em acção quando já ocorreu uma avaria na máquina. Esta estratégia de choque pode ser viável em equipamentos redundantes ou pouco utilizados, mas de forma alguma em equipamentos e máquinas cruciais que requerem uma elevada disponibilidade. Estas máquinas necessitam de uma manutenção em função do seu estado. Existem diversos métodos de medição e controlo para determinar o estado actual da instalação e decidir, a partir das informações obtidas, se é necessário realizar uma reparação. A termografia, as análises de óleos e o diagnóstico das vibrações são métodos que têm dado excelentes resultados práticos, principalmente este último que permite detectar danos nos rolamentos e nas engrenagens quando ainda se encontra num estado inicial, de modo a permitir várias semanas de prévio aviso. Esta técnica também permite reconhecer com fiabilidade as irregularidades nos eixos em movimento, como por exemplo os desequilíbrios, os choques ou os erros de alinhamento.
A monitorização “on-line” está a impor-se Distinguimos entre os sistemas de monitorização “on-line” e “off-line”. Os sistemas “off-line são unidades móveis que o inspector utiliza para realizar periodicamente (por exemplo, em intervalos de seis a doze semanas) as inspecções das máquinas. Um sensor magnético regista os dados da medição no próprio local da máquina e o técnico analisa os dados junto à máquina ou mais tarde no escritório. Em contrapartida, os sistemas “on-line” estão instalados no próprio equipamento, monitorizando-o 24 horas através de
‘40 · MANUTENÇÃO
sensores e unidades automáticas de análise. Em caso de anomalias, o pessoal responsável é avisado automaticamente e o sistema fornece informações sobre o tipo de dano detectado. Os sistemas de monitorização “on-line” estão a impor-se cada vez mais. Isto deve-se à crescente redução dos quadros de pessoal e ao um aumento da necessidade da disponibilidade dos equipamentos (muitas vezes superior a 95%). Os sistemas de diagnóstico de vibrações “on-line” contribuem de forma decisiva para a realização desse objectivo. Os “alvos” típicos de uma monitorização “on-line” são, por exemplo, centrais eólicas, máquinas de papel, ventiladores de centrais eléctricas, bombas de grandes dimensões ou caixas de laminagem. Também a nível internacional podemos observar o aumento da tendência em equipar máquinas ou equipamentos com sistemas de monitorização “on-line”, situados em regiões muito remotas ou em locais de
Figura 1 . Através do diagnóstico on-line foi possível detectar este dano no rolamento com suficiente antecedência.