renovĂĄveis em casa
sistemas de autoconsumo com e sem baterias – 1.ª PARTE Sistemas de autoconsumo são instalaçþes fotovoltaicas em locais onde exista rede elÊtrica pública e/ou gerador. Neste caso a produção de energia não Ê para venda mas para consumo do próprio local.
A energia que nĂŁo ĂŠ consumida durante o dia ĂŠ armazenada em baterias, para serem usadas durante a noite. A rede elĂŠtrica pĂşblica e/ou o gerador funcio gia e/ou no consumo de combustĂvel do gerador. A redução vĂĄria com a dimensĂŁo do sistema de autoconsumo.
Filipe Pereira $ % " $ & $'( ' $ # )
ZIVWYW 1,6 1,4 1,2 1 0,8 0,6 0,4
Esquema de funcionamento
0,2 0
! "
Figura 2 !
� 'SR½KYVEpnS SFXMHE
Figura 1 Sistema de autoconsumo.
Neste artigo serĂŁo abordadas instalaçþes de autoconsumo, com possĂveis aplicaçþes. SerĂĄ focado o funcionamento de uma instalação fotovoltaica de ! rĂsticas e os passos no dimensionado de uma instalação isolada.
SMA Sunny boy 240 DisponĂvel desde janeiro de 2013
Aurora Power one MICRO-0.25-I MICRO-0.3-I
Autoconsumo sem baterias " # $ # consumo instantâneo do nosso gerador fotovoltaico pelo que o pretendido Ê evitar que não existam excedentes de venda à rede precisamente porque provavelmente não haverå compensação económica (tarifa) ou então poderå haverå alguma troca de energia com a rede. É apresentada de seguida uma curva de consumos com uma curva do
% # $ ao longo do dia (24 horas/365 dias por ano).
94
# $ No caso em que a energia consumida ĂŠ menor do que a produzida, podemos instalar elementos automĂĄticos que ativem consumos " " # " como, por exemplo, a mĂĄquina de lavar loiça, aquecedores ou ar-condicionado. No mercado, existem produtos como Solarlog com IP ou o SMA Home Manager, que permitem aproveitar a energia em excesso durante o ' * $ + + $ das 15 horas ocorreu um excesso de produção de energia. AtravĂŠs deste sistema poderĂamos automatizar o funcionamento da mĂĄquina de lavar loiça para que o excedente nĂŁo seja vendido Ă rede.