case-study
IBC SOLAR aposta no autoconsumo, a chave para o futuro do setor energÊtico O Instituto Nacional da Segurança Social de Alicante foi uma das primeiras entidades públicas da Comunidade Valenciana com sistema de autoconsumo energÊtico. O projeto de 16,33 kWp, levado a cabo pela LuQentia e pela IBC SOLAR, permite evitar mais de 9100 kg de emissþes de CO2 . IBC SOLAR
A LuQentia, empresa de energia e formação, em conjunto com a IBC SOLAR, um dos integradores de sistemas fotovoltaicos lĂderes Ă escala mundial, completaram um dos primeiros sistemas de autoconsumo energĂŠtico nos quais investiu a Administração PĂşblica na Comunidade Valenciana. O projeto de 16,33 kWp foi instalado na cobertura do Instituto Nacional da Segurança Social de Alicante, situado na localidade de Elche.
Qualidade para garantir um alto rendimento No projeto de autoconsumo energĂŠtico direto, no INSS de Alicante, foram instalados um total de 71 mĂłdulos IBC PolySol 230 LS e 3 equipamentos da SMA Sunny Boy STP5000TL-21, produtos de marcas reconhecidas que asseguram a melhor qualidade para obter um alto rendimento. Os mĂłdulos fotovoltaicos IBC PolySol 230 LS, e IEC 61730, sĂŁo adequados para todo o tipo de construçþes de telhados, tanto para vivendas como para uso industrial. A sua texturização com ĂĄcido a nĂvel da cĂŠlula jĂĄ demonstrou melhorar a absorção da luz, caraterĂstica com a qual se obtĂŠm um maior rendimento.
44
Como prova de qualidade, a garantia de produto de 10 anos dos módulos IBC SOLAR Ê complementada com uma garantia linear de potência que, com a tolerância positiva de 0 atÊ 5 Wp, assegura que a perda de potência Ê inferior a 0,8% anual standard, durante os 25 anos de vida útil do produto. Os novos equipamentos monofåsicos sem transformador Sunny Boy 5000TL-21 estão especialmente indicados para serem instalados em soluçþes pequenas e mÊdias, que podem estar parcialmente afetadas por sombras, graças às suas duas entradas independentes e ao sistema OptiTrack Global Peak (sistema de seguimento do ponto de måxima potência). Contam com funçþes integradas para a gestão da rede, permitem a injeção de potência reativa ! "
Solução para a poupança, para a sustentabilidade A instalação foi dimensionada de forma otimizada com base no espaço disponĂvel na cobertura – com uma superfĂcie total de 300 m2 – e com o consumo mĂnimo residual dos escritĂłrios
Os módulos fotovoltaicos IBC PolySol 230 LS, pelas Normas IEC 61215 e IEC 61730, são adequados para todo o tipo de construçþes de telhados, tanto para vivendas como para uso industrial.
da entidade gestora. Para tal foi necessĂĄrio realizar uma anĂĄlise exaustiva, com o objetivo de # para conseguir a mĂĄxima poupança, sem que o sistema forneça energia Ă rede pĂşblica. O perĂodo de amortização foi calculado em 10 anos. Para determinar este dado, considerou-se por um lado a energia que se poupa no INSS ao instalar o sistema de autoconsumo (unicamente considerando o tĂŠrmino de energia, nĂŁo o tĂŠrmino de potĂŞncia). Por outro lado, tambĂŠm foi tido em conta o preço da energia poupada, que depende do perĂodo (horĂĄrio e de estação) em que houve o consumo antes de existir a instalação. O sistema, instalado com orientação Sul e uma inclinação de 15Âş, tem uma produção de energia anual estimada de mais de 23 025 kWh, com a qual se conseguirĂĄ uma poupança de emissĂľes de CO2 de mais de 9160,79 kg por ano. Esta instalação na Comunidade Valenciana supĂľe uma aposta conjunta da Administração PĂşblica em relação ao autoconsumo fotovoltaico e duas das empresas mais comprometidas com o setor, a LuQentia e a IBC SOLAR, que continuam a trabalhar pelo desenvolvimento da atividade fotovoltaica em Espanha e Portugal.