Manutenção industrial seis sigma

Page 1

Artigo Técnico

C. Pereira Cabrita Professor Catedrático Departamento de Engenharia Electromecânica (UBI) Presidente do Conselho Científico e Tecnológico (Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã – Parkurbis) cabrita@ubi.pt Universidade da Beira Interior Departamento de Engenharia Electromecânica Edifício 1 das Engenharias 6201-001 Covilhã

Manutenção Industrial Seis Sigma RESUMO Na sequência dos trabalhos anteriores que temos vindo a publicar nesta revista de referência, relativos às filosofias Produção Magra, Seis Sigma, Sigma Magra, Manutenção Magra e Six Sigma Business Scorecard, propõe-se neste artigo a adopção das metodologias associadas à Produção Magra e à Seis Sigma, conjugadas com as práticas da Six Sigma Business Scorecard, com o objectivo de se criar uma estrutura de Manutenção Seis Sigma, no sentido de se poder avaliar o desempenho das actividades de manutenção com base nos níveis sigma. Atendendo à sua importância, apresentam-se previamente, de uma forma detalhada e exemplificativa, os conceitos e definições associados aos parâmetros Defeitos Por Unidade (DPU), Defeitos Por Oportunidade (DPO) e Defeitos Por Milhão de Oportunidades (DPM), característicos da Seis Sigma.

1. INTRODUÇÃO A filosofia Seis Sigma é uma prática fortemente disciplinada, de melhoria contínua, para ser aplicada em processos, produtos e serviços, com o objectivo de reduzir falhas e custos de produção. A sua ideia base consiste em que, se se conseguir avaliar quantas falhas ou defeitos se têm num determinado processo industrial, ou quantos erros se cometem em organizações de prestação de serviços ou na gestão estratégica global das empresas, então, de uma forma sistemática, conseguem-se discernir os procedimentos a adoptar para se eliminar essas falhas e atingir-se a meta “zero defeitos” ou “zero erros”, sendo a prevenção conseguida através da utilização de ferramentas estatísticas [1,2,3,4]. Em termos probabilísticos, quando aplicada à indústria, representa uma metodologia que assegura de uma forma quase perfeita os processos produtivos, impondo uma taxa máxima de produtos defeituosos de 3,4 por milhão (3,4 DPM – Defeitos Por Milhão). A Seis Sigma pode igualmente ser aplicada de forma global às organizações, com a finalidade de se avaliar e melhorar continuamente o seu desempenho no que respeita às mais valias conseguidas, como sucede com a filosofia Six Sigma Business Scorecard, proposta por Praveen Gupta [4], onde são tidos em consideração diversos parâmetros indicadores do desempenho económico e financeiro. Seguindo esta linha de pensamento, no sentido de se aproveitar as metodologias associadas à filosofia Seis Sigma sugere-se, de uma forma detalhada, a sua aplicação à Função Manutenção, utilizando as métricas daquela filosofia e os indicadores de desempenho técnicos e financeiros relativos a esta Função.

contínuo, onde a média μ de ocorrência desses acontecimentos é conhecida. Esta distribuição é bastante importante não só para a determinação da probabilidade da ocorrência de defeitos em produtos fabricados, mas também em manutenção industrial para o cálculo e para o conhecimento da probabilidade de se verificarem falhas nos equipamentos ou rupturas de stocks de materiais de manutenção. Por conseguinte, deve estar incluída nas ferramentas probabilísticas e estatísticas associadas aos departamentos de qualidade, de produção, e de manutenção, sendo obrigatório, como se torna evidente, que os responsáveis e os técnicos superiores desses departamentos dominem perfeitamente a sua aplicação, para que as metodologias associadas às filosofias Magra e Seis Sigma possam ser correctamente utilizadas. A distribuição de Poisson é caracterizada pela seguinte expressão [3]:

sendo P (x) a probabilidade de ocorrência de um acontecimento x, P a média aritmética de ocorrências desse acontecimento, e e = 2,718282 (base dos logaritmos naturais, ou constante de Neper). A média, a variância V2, e o desvio padrão V encontram-se relacionados da seguinte maneira:

2. CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE DPU, DPO E DPM 2.1. Distribuição de Poisson A distribuição discreta de Poisson encontra-se relacionada com a probabilidade da ocorrência de um determinado número de acontecimentos num dado intervalo de tempo ou num processo

6 · MANUTENÇÃO

Exemplo prático: num dado processo produtivo, onde se constata que a média diária de fabricação de produtos com defeito é de 2,25 produtos não conformes, calcular a probabilidade da ocorrência de 2, de 4 e de 6 produtos com defeito num determinado dia. Tem-se então:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Manutenção industrial seis sigma by cie - Issuu