igus® Lda.
Informação Técnico-Comercial
Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt · www.igus.pt
É nas travessas plásticas que os cabos se sentem melhor O novo sistema modular para separação interna nas calhas porta-cabos articuladas “E4.1“
separação interior totalmente novo optimizado na resistência ao desgaste, ao atrito e na montagem.
tria representam os factores decisivos para que os cabos tenham uma longa vida útil nas calhas.
Há já cerca de um ano que o programa completo das calhas porta-cabos articuladas universais “E4.1“ pode ser fornecido desde stock. Após vários anos de desenvolvimento e testes, a igus GmbH de Colónia lançou no mercado uma nova geração de calhas articuladas que reúnem praticamente todos os pontos fortes num só produto. Nesta nova geração entraram 25 anos de know-how do programa “E4“. Agora o maior fabricante mundial de calhas porta-cabos apresentou, para a “E4.1“, um sistema modular de
O objectivo do desenvolvimento dos novos separadores, foi criar um novo padrão para as calhas e também para tubos articulados que permita que as mangueiras e os cabos eléctricos possam ser colocados e separados rápida e facilmente para uma longa durabilidade. Ao mesmo tempo, procuraram ter o menor número de peças possíveis, sem diminuir a possibilidade universal de utilização do sistema “E4.1“.
O novo programa de separação interior da “E4.1”, apresentado agora na feira de Hannover, consiste apenas em seis componentes. Podem ser montados muito facilmente assim como combinados e dispostos praticamente como bem se entender, em breve também no configurador online. Trata-se de quatro separadores, um separador de encaixe para combinação com travessas de abertura, assim como travessas de encaixe.
Novo: sistema modular para a separação interior, resistente ao desgaste, ao atrito e de montagem optimizada para as calhas articuladas universais “E4.1“. São apenas seis componentes que podem ser rápida e facilmente montados assim como combinados e configurados como entender.
68 · MANUTENÇÃO
Novos testes de abrasão e desgaste O plástico tribologicamente optimizado como material, desempenha um papel decisivo. Embora a igus, especialista em calhas porta-cabos articuladas, pudesse aplicar metal sempre que isso fizesse sentido, todos os testes no laboratório da empresa comprovaram somente uma coisa: é nas travessas plásticas optimizadas à abrasão e protectoras que os cabos se sentem melhor. Quando comparadas com o alumínio estas são nitidamente mais resistentes à abrasão e mais elásticas. As travessas em alumínio em calhas porta-cabos podem sofrer deformações plásticas permanentes, são menos resistentes à torção e para além disso, condutoras eléctricas. O plástico e uma óptima geome-
Montagem rápida e desenho protector dos cabos A tarefa dos separadores standard é de assegurar por meio do seu apoio largo, uma grande força de retenção e um apoio seguro sob pressão. Através da geometria optimizada dos apoios, os cabos assentam praticamente sem desgaste ao longo do separador. Para uma montagem e desmontagem rápida, existem dois separadores com uma geometria especial estreita e unilateral. Estes são combinados com uma travessa de abertura rápida para uma montagem e desmontagem optimizada, que opcionalmente também poderá ser fornecida em versão basculante. Graças a esta travessa é possível abrir e colocar os condutores rapida-
Segurança, sob pressão: novo separador plástico com forma de geometria optimizada. Os cabos assentam praticamente sem desgaste ao longo do separador.
mente nas calhas porta-cabos numa só operação. A força de retenção da travessa de abertura rápida “E4.1“ foi mais uma vez melhorada, sendo possível alcançar agora 500 N de força de tracção. Para se poderem colocar muitos cabos finos separados e protegidos uns ao lado dos outros existem também os separadores estreitos. Estes separadores são particularmente compactos. Em quarto lugar: também fazem parte do sistema modular de montagem optimizada os separadores assimétricos. Em aplicações “de lado“ eles podem ser utilizados como espaçadores.
Elevada força de retenção, nada sai do sítio Quinto: A igus desenvolveu novos separadores com fixação. Estes, combinados com as travessas especiais de encaixe