Monitorização e análise de condição aumentam e mantêm a eficiência na produção de papel

Page 1

Entrevista

Monitorização e análise de condição aumentam e mantêm a eficiência na produção de papel Na SAPPI GmbH, na Alemanha, a monitorização e análise de condição está muito longe do que era conhecido há alguns anos atrás. Graças à monitorização e análise de condição normalmente tudo corre de acordo com o planeado. A monitorização e análise de condição é um assunto muito importante para qualquer indústria. Contudo muitas vezes não é possível aplicar a monitorização e análise de condição a todos os equipamentos. Isto deve-se em parte ao facto de algumas empresas terem algumas limitações financeiras não permitindo assim uma ampla escala de monitorização. No entanto a longo prazo, a perda financeira após uma paragem não planeada é significativamente maior que o investimento necessário para um sistema on-line de monitorização e análise de condição Ainda que não pareça à primeira vista: Ehingen, uma pequena cidade do Danúbio, na Alemanha, província de Swabia, é a Meca na produção de papel, e a SAPPI Fine Paper da Europa instalou uma das suas sete fábricas de produção europeias neste local. Desde muito cedo, no início dos anos 90, a SAPPI implementou a primeira medida de monitorização e análise de condição e rapidamente descobriu que a monitorização do equipamento é essencial para uma operação competitiva e rentável. Os gestores da SAPPI responderam a algumas questões sobre o significado da monitorização e análise de condição em termos de competitividade sustentada.

A SAPPI Fine Paper Europe é uma das maiores fábricas de produção de papel. Que quantidade produz anualmente e que género de produtos produzem? Burkhard Köhn (Director Técnico): Só na fábrica de Ehingen produzimos anualmente cerca de 250,000 toneladas de papel. A SAPPI Fine Paper Europe, como um todo, tem uma produção anual de mais de 2,7 milhões de toneladas. O nosso papel revestido pasta química é sobretudo utilizado na preparação de papel de alto brilho para publicidade industrial, calendários artísticos impressos e portfólios artísticos.

Que problemas enfrenta com o equipamento que utiliza? Burkhard Köhn: Desconheço o que se passa nas outras indústrias, mas o nosso equipamento tem um grande número de potenciais áreas problemáticas. O equipamento tem 200 metros de comprimento e um completo sistema de transmissão e controlo, com um grande número de rolamentos e engrenagens. Existe o risco de um componente falhar quase em todo o lado.

O que faz para controlar o risco? Qual a importância do factor tempo no fabrico e fornecimento aos seus clientes? Burkhard Köhn: Nós fornecemos sobretudo grossistas que possuem elevadas expectativas em termos de qualidade e fiabilidade na entrega. Mas o factor tempo é muito decisivo no caso das máquinas falharem. Nós produzimos permanentemente durante quase 365 dias por ano. E por isso não é possível compensar nenhuma produção perdida durante a falha de uma máquina.

‘48 · MANUTENÇÃO

Burkhard Köhn: Desde o início que controlamos e monitorizamos a condição de funcionamento de parte dos equipamentos em risco, por este ser um factor decisivo para um funcionamento seguro e de confiança. Inicialmente, utilizávamos sistemas de medida autónomos, mas fomos mudando gradualmente para o sistema on-line da SKF. Uma falha num equipamento custa-nos 10,000 euros por hora, e por isso é lógico que o nosso objectivo seja a prevenção de falhas desnecessárias nas máquinas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.